home

Impossível dizer se Wiggins entrou em zona cinzenta, diz Froome


19 OUT, 2016     Gustavo Figueiredo     2    



Depois do escândalo de vazamento de dados médicos sigilosos de diversas atletas, o britânico Bradley Wiggins ficou em maus lençóis. Isso porque, ficou constatado que ele consumiu o poderoso corticoide triamcinolona, capaz de reduzir drasticamente o peso e aumentar a potência do atleta.

imagem

Embora o medicamento indicado para alergias tenha sido consumido depois de uma autorização médica e nenhuma regra tenha sido quebrada, seu uso foi condenada por inúmeros ciclistas, principalmente por conta dos momentos em que ela foi usada - antes do Tour em 2011 e 2012, este último vencido por Wiggins, e também antes do Giro de 2013.

Em uma recente entrevista para o site Cyclingnews, Chris Froome, que já foi gregário de Wiggins, deu sua opinião sobre o assunto "É impossível dizer se ele estava operando em uma zona cinzenta. Sem saber exatamente as condições médicas dele, é impossível dizer", disse.

Porém, o próprio Froome afirmou desconhecer as alergias de seu ex-companheiro de Sky. "Já ví Wiggins usando inaladores e sei de sua asma, mas não sabia das alergias", explicou

Validade do Tour

"É uma pena discutir novamente a validade da vitória do Tour da França. Tem sido muito desafiante para os envolvidos como muitos membros de nossa equipe. Espero que as investigações acabem logo para poder focar na próxima temporada", disse.

Froome ainda afirma acreditar que mudanças no sistema de obtenção de liberação médica para substâncias normalmente proibidas devem acontecer para evitar casos suspeitos como o de Wiggins. "Acredito que médicos da UCI e da WADA devem examinar o atleta antes de liberar a TUE, tendo medicamentos padronizados para cada situação".

Vale lembrar que, em 2012, Froome foi o principal gregário de Wiggins em sua vitória no Tour. Em alguns momentos, o atual campeão da grande volta francesa mostrou ser superior ao seu líder - em uma etapa em subida, ele acelerou até despachar Wiggo, sendo chamado de volta pouco depois pela Sky.






Comentários

  • avatar

    Francisco   

    Francisco   

    Difícil saber se ele usou tentando se beneficiar dos medicamentos sem saber do histórico médico dele.
    3 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    New   

    New   

    Já vi sites comentando da estranha perda de peso de Froome nas vésperas do Tour também, nunca foi confirmado, mas é bem suspeito.
    3 ano(s) atrás - Denunciar




  • Relacionados