MENU

iFood Pedal - Em parceria com a Tembici, iFood cria plano de aluguel de eBikes para entregadores

Além de bicicletas elétricas com aluguel mais barato, o projeto ainda conta com ponto de apoio e descanso; e curso de capacitação para entregadores

Não é de hoje que serviços de entregas de alimentos e compras como o iFood ocupam cada vez mais espaço nos hábitos de consumo de muita gente, principalmente de quem vive em grandes, e normalmente caóticos, centros urbanos. A verdade é que, mesmo antes da pandemia, muita gente já havia percebido que sair de casa nem sempre é a melhor solução para resolver as coisas.

iFood Pedal
iFood Pedal    Midori de Lucca

Com isso, os serviços de entrega e também a quantidade de entregadores vem crescendo no Brasil e no mundo de forma consistente. Além da simplicidade e da segurança, a bike é um modal limpo, sustentável e que ajuda o meio ambiente. Além disso, ela ainda é um meio de transporte bastante acessível para o entregador - por isso, alugar uma bicicleta para fazer entregas pode ser uma boa fonte de renda.

Pensando em como melhorar essa experiência e o dia-a-dia de quem faz entregas de bike, o iFood e a Tembici, empresa especializada no aluguel de bicicletas, criaram o iFood Pedal, um serviço de aluguel de bicicletas elétricas exclusivo.

Escutar o ciclo-entregador foi o ponto de partida

Com cerca de 7 mil entregadores bikers cadastrados na plataforma apenas na cidade de São Paulo, uma das premissas do projeto foi escutar os entregadores e entender o que poderia ser feito para facilitar seu cotidiano - para isso, o primeiro passo para a criação do iFood Pedal foi aplicar uma democrática pesquisa de opinião.

iFood Pedal
iFood Pedal    Midori de Lucca

No trabalho, muitas informações relevantes foram descobertas como, por exemplo, o fato de que 81% dos entregadores moram nas regiões afastadas e precisam se deslocar até as áreas centrais, onde as entregas são mais concentradas.

Além disso, 41% deles destacaram a importância de ter um ponto de apoio para descansar, ir ao banheiro, comer, tomar água e recarregar o celular - ao lado da bike, a principal ferramenta de trabalho do entregador.

Assim, o iFood criou um lugar especialmente pensado para apoiar o entregador, onde ele pode não só retirar e entregar tudo o que é necessário para trabalhar, mas também descansar e relaxar, em um ambiente limpo, agradável e confortável.

Ponto de apoio iFood Pedal - O ponto de apoio iFood Pedal está localizado na rua Fradique Coutinho, número 540, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Lá, além de receber máscaras, álcool em gel, capacete e bag, o entregador ainda encontra espaço para descansar, beber água, usar o banheiro e aproveitar para recarregar o celular.


Aberto das 10h às 23h, o local ainda possui micro-ondas, lugar para comer, ar-condicionado. WiFi Gratuito, equipamentos de segurança, Palestras de conscientização e Curso Pedal Responsa (mais detalhes abaixo).

Mais do que isso, o ponto de apoio fica a poucos quarteirões de distância da estação Fradique Coutinho do Metrô, um ponto muito importante para quem vem de longe. As instalações modernas e com visual agradável caíram no gosto de entregadores como Rodrigo Cruz, um dos muitos que já utilizam o iFood Pedal:

Realmente é um ótimo espaço. Tem conforto, ar-condicionado e também as tomadas para a gente usar.



É importante destacar que, além do ponto de apoio de Pinheiros, o iFood tem planos para ampliar a estrutura para outros locais da cidade.

Modelo de aluguel diferenciado

Obviamente, ciclistas mais casuais e ciclo-entregadores utilizam a bike de maneiras diferentes. Quem usa a bicicleta para lazer ou deslocamento, normalmente precisa de um período mais curto de aluguel. Por isso, os planos mais comuns não funcionam muito bem para o entregador, que normalmente precisa passar algumas horas com a bicicleta.

No caso do iFood Pedal, os entregadores têm direito a dois períodos de quatro horas por dia com a bike, com um intervalo de quatro horas entre eles. O valor semanal do plano é de R$ 9,90, mais um adicional de 1 real para a retirada da bike, com duas retiradas permitidas por dia no máximo - caso o período seja ultrapassado, será cobrado um valor de 5 reais por hora adicional.

Um detalhe interessante é que o iFood criou inclusive um plano para quem deseja trabalhar apenas aos finais de semana. Neste caso, o valor de final de semana é de apenas R$ 3,90, iniciando na sexta ao meio dia.

"A gente entendeu que o tempo de uso da bicicleta precisava ser maior do que o plano originalmente desenhado", explicou Nicole Barbieri, Head de negócios em São Paulo, Pernambuco e Bahia da Tembici, responsável pelo aluguel das bikes.

"Então, hoje eles conseguem ficar quatro horas seguidas com a bicicleta, e também o plano de assinatura é semanal, algo que a gente também entendeu nas pesquisas que estava mais alinhado com as necessidades deste perfil", complementou.

Para utilizar o iFood Pedal, que atualmente têm cerca de 500 bicicletas, com perspectiva de expansão, o entregador precisa cadastrar-se e selecionar um plano no aplicativo, pagando com cartões de crédito, débito ou no dinheiro, no próprio ponto de apoio.

A bike do iFood Pedal

As bike utilizadas pelo iFood Pedal é uma eBike urbana com pedal assistido. Ou seja, ela ajuda o ciclista enquanto ele pedala, não possuindo acelerador ou capacidade de andar só com a energia do motor. Além disso, para atender a legislação no Brasil, ela tem um limite de assistência em 25km/h. Pelo mesmo motivo, ela ainda possui espelho retrovisor, campainha e computador de bordo - as lanternas de LED são automáticas e começam a piscar com a bike em movimento.

iFood Pedal
iFood Pedal    Midori de Lucca

Trata-se de uma bicicleta robusta e bem construída, que aposta no projeto com motor central para manter o centro de gravidade baixo e longe das extremidades. O modelo aro 24 com pneus 2.125 e freios a tambor aposta no robusto cubo de marcha Shimano Nexus de 3 marchas que você conheceu nesta matéria com a hierarquia dos grupos urbanos da Shimano.

Além disso, ela tem outros detalhes bem interessantes para quem vai rodar pela cidade, como o pezinho e o bagageiro frontal com as laterais abertas, que acomodam uma ampla variedade de "bagagens". No painel, existe um nicho para acomodar o celular e um indicador de nível de bateria.

Felizmente, o canote de selim tem uma boa amplitude de regulagens, acomodando ciclistas de estaturas variadas. Segundo a Tembici, ela tem autonomia de até 60km.

Curso de capacitação Pedal Responsa

Contar com uma boa estrutura de apoio e condições exclusivas de aluguel são apenas dois dos pilares que sustentam o projeto do iFood Pedal. Isso porque, embora tudo isso seja muito importante, existe uma ferramenta fundamental para a o dia-a-dia do entregador biker: a informação.

Por isso, em parceria com o Instituto Aromeiazero, o iFood Pedal aposta no curso de capacitação Pedal Responsa, criado com todo o conhecimento acumulado por esta ONG que promove uma visão integral da bicicleta como transporte, expressão artística, trabalho, lazer, esporte e ferramenta de mudança social.

iFood Pedal
iFood Pedal    Midori de Lucca

Criado especialmente para entregadores que utilizam bikes elétricas, o curso é totalmente online, composto por 5 vídeos enviados via Whatsapp. Nele, informações sobre o uso das bikes, segurança no trânsito, cuidados com a saúde e comunicação na entrega são apresentados de forma simples e direta.

Na conclusão do curso, o entregador ainda recebe um kit com jaqueta corta vento, camiseta, power bank e garrafinha de bicicleta.

Como fazer parte do iFood Pedal?

Para se cadastrar no iFood Pedal, baixe o app para entregadores e siga o seguinte passo-a-passo:
1) Na home do app, clique no box Bikes Elétricas Tembici;
2) Escolha o plano semanal (ou final de semana);
3) Faça o login na sua conta Tembici com o mesmo usuário e senha do app;
4) Cadastre seus dados e a forma de pagamento;
5) Assine o plano e pronto!

Vídeo de apresentação



Para mais informações, acesse o site do iFood.


Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.