MENU

Ciclistas idosos têm sistema imunológico mais forte, afirma estudo

Um recente estudo constatou o que algumas pessoas já desconfiavam: idosos que andam de bicicleta tendem a ter um sistema imunológico mais forte. O estudo foi destaque no programa Ten O’Clock News, do canal BBC, no dia 8 de março.

Foto 66874

O trabalho foi publicado no Aging Cell journal acompanhou 125 ciclistas de longa distância e, apesar da idade variando entre 55 e 79 anos, seus sistemas imunológicos funcionam como os de jovens de apenas 20.

Segundo a pesquisa, o segredo está na produção de células T, a resposta imunológica para novas infecções, que se mantém praticamente inalterada com o passar dos anos para aqueles que pedalam. Os pesquisadores afirmam que, a partir dos 20, existe um declínio de 2 ou 3% na produção deste tipo de célula a cada ano, o que deixaria as pessoas mais suscetíveis a diversas doenças, inclusive o câncer.

Os pesquisadores ainda explicaram que as células T são produzidas em uma glândula localizada no peito chamada Timo. Segundo eles, esta glândula diminui de tamanho com o passar dos anos em pessoas sedentárias, reduzindo a capacidade imunológica do corpo.

"Como os ciclistas tem o sistema imunológico semelhante ao de uma pessoa de 20 mesmo tendo 70 ou 80 anos, eles tem mais proteção contra qualquer tipo de problema", explicou a professora Janet Lord, do Instituto de Inflamações e Envelhecimento da Universidade de Birmingham e co-autora do trabalho.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.