MENU

Homem pedala 13,000km da Suécia para o Nepal, escala o Monte Everest e pedala de volta pra casa

Conheça a história de Göran Kropp, o sueco que superou qualquer limite em 1996

O aventureiro e alpinista sueco Göran Kropp impressionou a multidão de esportes radicais em 1996, quando ele andou de bicicleta 13.000 quilômetros da Suécia ao Nepal, escalou o Monte Everest sem oxigênio suplementar e depois voltou para casa com seu equipamento.

O fascínio de Kropp por escalar montanhas começou em 1972, quando ele tinha apenas seis anos de idade. Seu pai o levou até Galdhøpiggen, na Noruega, que é o pico mais alto da Escandinávia, a 2.469 metros ou 8.100 pés acima do nível do mar.

Foto 73978
    Amandina Morbeck

Depois de fazer uma breve passagem nas forças armadas, Kropp mirou em escalar os picos mais desafiadores do mundo. Antes de sua jornada para o Everest, ele conquistou seu primeiro pico principal, o Lenin Peak (localizado na fronteira entre o Tajiquistão e o Quirguistão) em 1988. Subiu Iliniza Sur, Cotopaxi, Illimani, Huayna Potosi, Illampu, Torre Muztagh, Pik Pobeda , e assim por diante.

Embora parecesse que ele não estivesse fazendo muito esforço, a impressionante jornada de Kropp foi realmente extremamente difícil. Kropp iniciou sua jornada épica no Monte Everest, saindo de Estocolmo em 16 de outubro de 1995 a bordo de uma bicicleta Crescent Ultima especialmente projetada. Ele começou com 238 libras de equipamentos e comida.Andou de bicicleta perto de 13.000 quilômetros e finalmente chegou ao acampamento base do Monte Everest em abril de 1996.

Foto 73985
    Fredrik Blomqvist (Blomqvist Produktion Sweden)

Quando Kropp chegou ao acampamento base do Everest, foi também quando oito alpinistas perderam a vida durante uma nevasca. Participou das atividades de resgate e recuperação, bem como a entrega de suprimentos médicos naquele dia.

Era apaixonado por desafios

Em um artigo que discute a experiência de Kropp, John Rothchild observou: “Antes de Kropp, mais de 900 pessoas haviam subido o cume do Monte Everest de maneira fácil (sugando ar enlatado), mas ninguém havia solado o caminho supermacho (sem ar enlatado, sem bagagem de aluguel de iaque, sem caddying de sherpas, sem comida no refeitório bem abastecido, sem viagem de avião para Katmandu). Kropp estava à altura do desafio.

Foto 73984
    Archiv Primus

Kropp andou de bicicleta para o Everest (a cerca de 13.000 quilômetros da Suécia), levou seu próprio equipamento para o acampamento base, escalou o solo da montanha sem oxigênio suplementar, alcançou o cume e depois voltou para casa. ”Só para ficar claro: Kropp contava apenas com sua própria força para carregar sua barraca e suprimentos até a montanha.

Renata, namorada de Göran, é a primeira mulher sueca a escalar o Everest
Renata, namorada de Göran, é a primeira mulher sueca a escalar o Everest    sverigesradio.se

O último desafio

Em 30 de setembro de 2002, Kropp morreu de uma queda enquanto escalava a rota da Air Guitar perto do francês Coulee em Vantage, Washington. Kropp alcançou o ponto de saída da subida quando seu equipamento arrancou da fenda. Ele caiu cerca de 15 metros e morreu com o impacto. Ele tinha apenas 35 anos. Ele teria feito muitos outros feitos lendários


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.