MENU

História da Park Tool, o maior fabricante de ferramentas para bicicletas do mundo

De uma oficina de bicicletas para o mundo, história da Park Tool prova que a necessidade é a mãe da invenção

Quem já fez um reparo em uma bicicleta ou em qualquer outro equipamento mecânico sabe que a frase "tudo fica mais fácil com a ferramenta correta" é uma grande verdade. Mas, o que fazer quando você precisa realizar um trabalho para o qual não existem ferramentas? Oras, se você for Howard Hawkins ou Art Engstrom, a resposta é simples: faça sua própria ferramenta!

Art Engstrom (dir) e Howard Hawkins (esq)
Art Engstrom (dir) e Howard Hawkins (esq)    Park Tool / Reprodução

Nascido em 1932, Howard comprou a Hazel Park Radio and Bicycle, uma loja de bicicletas em Minnesota, em 1956, juntamente com seu amigo e companheiro de negócios Art Engstrom. Logo de cara, a engenhosidade da dupla fez diferença no tempo gasto na manutenção das bikes que entravam na loja.

Uma das primeiras invenções foi um cavalete que permitia girar a bike em diferentes posições para simplificar a manutenção - ele foi criado com alguns pés de mesa, um eixo de caminhonete e mais algumas sucatas para criar um mecanismo de retenção revolucionário.

O cavalete original
O cavalete original    Park Tool / Reprodução

Na época, a Schwinn era o mais importante fabricante de bicicletas dos Estados Unidos, a as bikes da marca eram extremamente comuns - a empresa tinha uma força gigantesca.

A mãe da invenção

O bom trabalho realizado nas bikes da Schwinn permitiu que o negócio se expandisse rapidamente. Ao mesmo tempo, a década de 1960 foi marcada por uma enorme evolução mecânica nas bicicletas. Isso quer dizer que serviços simples como arrumar um pneu furado, trocar um raio quebrado ou mesmo reparar um cubo foram substituídos por tarefas cada vez mais complexas.

A primeira loja da dupla
A primeira loja da dupla    Park Tool / Reprodução

Com isso, a dupla viu-se criando cada vez mais ferramentas específicas para bicicletas, algo ainda não existente no mercado. A "novidade" não passou desapercebida, e rapidamente outras lojas de bike da região pediram para que Howard e Engstrom vendessem cavaletes semelhantes - é claro, com uma pegada muito mais profissional.

Algumas das primeiras ferramentas Park Tool
Algumas das primeiras ferramentas Park Tool    Park Tool / Reprodução

Depois do cavalete, foram criadas bancadas de alinhamento de rodas, um cavalete duplo para oficinas, ferramentas de alinhamento de quadros e muito mais, o que culminou na criação de uma linha de ferramentas para o consumidor final. Em uma virada interessante, até a própria Schwinn passou a comprar as ferramentas da dupla.

Com os negócios e as vendas de ferramenta em alta, a pequena loja de bicicletas também cresceu bastante, rapidamente deixando sua sede original na White Bear Avenue por um espaço muito maior e mais duas filiais.

A loja esteve presente entre as 10 melhores representantes da Schwinn por 15 anos consecutivos, tendo vencido como melhor bike shop dos Estados Unidos em 1977. Em 1980, as três unidades foram vendidas para que toda a atenção fosse dada para o negócio de criação de ferramentas.

Lenda de perfil baixo

De Merckx a Schurter, passando por Fisher e Ritchey, o mundo das bikes é repleto de nomes lendários. Porém, curiosamente, o de Hawkins não é um deles. Apesar disso, se você anda de bike, muito provavelmente já teve contato com alguma ferramenta da Park Tool.

Howard Hawkins
Howard Hawkins    Park Tool / Reprodução

De uma pequena bike shop em Minessota, a Park Tool tornou-se a maior fabricante de ferramentas especializadas de bike do mundo. Ao longo dos anos, a marcar colecionou centenas de petantes, que começaram com a criação do mecanismo de retenção do cavalete original e passaram por clássicos como o famoso cortador de pizza com formato de bike Penny Farthing - catalogo de novos produtos da marca não para de crescer.

Foto 75443

Em 2000, Howard passou o bastão de comando da Park Tool para seu filho Erick, que esta no comando da empresa até hoje. Em 2013, quando a marca completou 50 anos, a sede oficial tinha 24 mil metros quadrados e mais de 300 ferramentas no catálogo, empregando quase uma centena de pessoas diretamente - isso para não falar nos milhares de outros empregos gerados ao redor do mundo

Howard faleceu em Janeiro de 2015, deixando como legado aquela que, com certeza, é a mais reconhecida marca de ferramentas de bike do planeta.

"O co-fundador da Park Tool nunca foi uma figura amplamente reconhecida no círculo da bike. Porém, sua morte na última semana nos lembra do impacto que ele teve na vida de ciclistas e mecânicos ao redor de todo o mundo", foram as palavras escritas na revista Bicycling na época do falecimento de Howard.

Hoje, o trabalho de Howard Hawkins e Art Engstrom está cada vez mais presente na vida dos ciclistas do mundo. Até porque, no ano de 2019, a marca tinha representação oficial em mais de 50 países.

No Brasil

No Brasil, a Park Tool é oficialmente importada e distribuída pela ISAPA desde 2016. Aqui, a marca tem trabalhos muito legais como a Escola Park Tool, que oferece cursos de capacitação para mecânicos profissionais e amadores, sempre com as ferramentas e técnicas criadas pela própria Park Tool.

Kit de Sangria Park Tool
Kit de Sangria Park Tool

Outro projeto muito interessante no Brasil é o Clube Park Tool, que é uma seleção de oficinas de bicicletas com excelência em serviços técnicos no país.

Clube Park Tool

Uma loja participante do Clube Park Tool possui uma grande variedade de ferramentas e profissionais super gabaritados, sendo capaz de realizar serviços em bicicletas das mais diversas modalidades, mesmo as mais avançadas e modernas.

“Sabemos que as lojas do Clube Park Tool são referências em serviços técnicos para bikes em suas respectivas regiões. Conhecemos as lojas, identificamos quais têm perfil para serem homologadas pela Park Tool, estreitamos nosso relacionamento e oferecemos um kit de 275 ferramentas para que a loja se torne participante do Clube Park Tool” explicou Marcel Balog, gerente de marcas da Isapa.

Como fazer parte do Clube Park Tool ?

A loja de bicicletas ou oficina especializada deve contatar seu representante ISAPA e manifestar interesse.

Benefícios para os participantes do Clube Park Tool:
- Participar de uma rede exclusiva de assistência técnica de bicicletas homologada pela Park Tool.
- Recomendação da loja como centro de referência em mecânica de bicicletas.
- Anúncio personalizado e direcionado da loja nas principais redes sociais.
- Descontos especiais na Escola Park Tool para até 2 técnicos por loja (15% à vista ou 5% para pagamento no cartão em até 10x).

Ferramentas de Destaque

A Park Tool tem ferramentas voltadas tanto para bike shops quanto pra consumidor final. Uma diferença é que para bikeshops as ferramentas costumam ser mais robustas, por terem uso intenso, sendo assim maiores e mais pesadas. Também são especificísticas algumas vezes, como o alinhador de gancheira, de rodas e o kit para sangria de freios.


Já pro consumidor, existem excelentes opções de canivetes multi-ferramentas para bicicletas, kits de reparos de emergência para pneus, espátulas para soltar talão, chaves de raio e diversas opções de kit chave allen. Se você tem uma bike mais leve, vale a pena considerar a compra de um torquímetro.

Você pode ver as ferramentas e ter mais informações no site da Park Tool.


Conteúdo Relacionado

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.