Nos anos 1990 o Brasil, assim como boa parte do mundo, foi invadido pela grande onda do mountain biking (MTB). Naquela década, o esporte que nasceu nos anos 1970 nos Estados Unidos já estava relativamente maduro, reunindo assim características únicas: o MTB é um dos poucos esportes no mundo capaz de unir com tanta harmonia predicados como saúde, liberdade e contato com a natureza - por isso, não é a toa que ele arrebatou o planeta há mais de 30 anos, tornando-se a modalidade mais praticada do ciclismo.
No embalo desta onda, já no ano de 2005, nasceu no Brasil a Ox da Amazônia, marca de bicicleta criada por um grupo de pessoas que, há apenas alguns anos, havia se apaixonado pelo ciclismo e pelos esportes em geral. Pouco depois, animados com a ideia de oferecer produtos capazes de contribuir com a saúde e o bem-estar das pessoas, o mesmo grupo criou uma marca de bicicletas mais avançadas, a Oggi, em 2011.
"Nós amamos o esporte e também o ciclismo. Criamos a Oggi para poder atender o mercado nacional e, no futuro atender, as demandas mundiais. Em 2011 iniciamos as operações no polo industrial duas rodas de Manaus, afim de melhorar o custo benefício e competitividade, com produtos de alta qualidade. Essa mudança permitiu que investíssemos muito em tecnologia, e hoje nosso parque industrial está páreo com as melhoras fabricas do mundo. Atualmente produzimos bikes de máxima qualidade, tanto em equipamento quanto em processos", comentou David Peterle, sócio diretor da marca.
Ao longo dos anos, a marca apresentou grandes sucessos de mercado como a linha Oggi Big Wheel, bikes que é uma das grandes responsáveis pela popularização das bikes aro 29 no Brasil.
Há alguns anos, a marca também apresentou uma novidade muito bacana e pouco comum no mercado: o seguro de um ano contra roubos em diversas bikes da marca. Algo que infelizmente faz bastante diferença em muitas cidades do Brasil.

"Com certeza essa foi uma das campanhas que mais nos orgulhou. Conseguimos trazer segurança ao nosso consumidor sem embutir o custo disso no valor das bikes. Realizamos pesquisas de mercado que mostravam que muitos ciclistas tinham medo de investir um valor mais alto na bike com medo de assaltos. Mediante a isso, pensamos em uma solução para nosso consumidor pedalar tranquilo, e pensando apenas em se divertir nas pedaladas", afirmou David.
Produtos e propósitos alinhados
Segundo David, o processo que norteia o desenvolvimento de uma bike da Oggi é o mesmo utilizado na criação da própria marca.
"Nossa missão é o aperfeiçoamento constate. Queremos estar sintonizados com tudo o que existe de mais moderno. Por isso, o proposito de nossos produtos está ligado com nossas origens. A Oggi se posiciona com a frase "more than bicycles, que remete ao benefício que queremos entregar para nossos consumidores. A ideia é que eles tenham a sensação de ter adquirido um produto que supera as expectativas e com um bom custo-benefício", afirmou David, explicando que além de qualidade, a marca ainda se propõe a criar produtos alinhados com o mercado.
Aqui no Brasil, por exemplo, a demanda por bicicletas de trilha é muito elevada. Até por isso a linha 2021 da Oggi terá modelos diferentes. Porém, até pelas dimensões continentais do Brasil, ele acredita que nosso mercado seja muito mais variado do que isso.
"No Brasil a demanda é muito maior por que as pessoas preferirem a mountain bike até para o uso urbano. Mesmo assim, a Oggi tem produtos para todas as demandas, respeitando sempre as tendências regionais. Para isso, temos departamentos de engenharia divididos para as modalidades Speed, Urbano e MTB", explicou David.
Na linha urbana, por exemplo, você conheceu duas elétricas da marca que merecem destaque. A Lite Tour E-500 com seu visual elétrico super discreto e a Oggi Flex 700, indicada para descolamentos urbanos mais descompromissados.
De olho no futuro
Uma das maiores características do mountain biking é a constante melhoria das bicicletas. Apesar disso também acontecer nas bikes de estrada, a verdade é que, ano sim ano não, o mountain biking passa por uma revolução
Por isso, o fabricante aposta em uma estratégia de oferecer produtos com preço competitivo, alinhados com as tendências do mercado. Em 2018, a marca apresentou a full-suspension Cattura, que chegou com quadro de carbono e preço bastante atrativo.
Depois de se familiarizar com as bikes de suspensão integral, a marca apresentou a Cattura T-20, um dos destaques da Oggi no Shimano Fest 2020. A bike, que é indicada para mountain biking cross-country, conta com uma geometria bem progressiva e 120mm de suspensão em ambas extremidades - um pacote moderno pelos padrões atuais do mercado, que em teoria permite que o ciclista ataque com mais confiança um terreno mais agressivo.
"O primeiro aspecto no desenvolvimento de uma geometria é a segurança. Nós buscamos desenvolver um produto que garanta o máximo de segurança para nossos clientes. Não temos medo de aplicar reforços onde for preciso e temos um cuidado especial com a qualidade das soldas. Mas, quando criamos uma bike, queremos que ela ofereça as melhores respostas nas arrancadas e acelerações, sem nunca perder de vista o conforto e a boa postura. Por isso, acreditamos em uma filosofia de oferecer performance e conforto", afirmou David.
Conforme David nos explicou, este tipo de filosofia independe das pessoas que trabalham na empresa, já que ela está ligada ao DNA da marca. "A importância do DNA da marca é que ele norteia o seu futuro, te dando uma base para trabalhar no presente. Com ele, você consegue ser reconhecido pela sua característica, e ao mesmo tempo ser valorizado por isso. O nosso DNA está 100% ligado ao nosso propósito de produtos", afirmou David.
Oggi nas competições
Criada a alguns anos e atualmente comandada por ninguém menos do que Edu Ramires, lenda do esporte recentemente entrevistada aqui pelo Pedal, a Squadra Oggi é a equipe oficial do fabricante. Assim como acontece com outras times maiores, a Oggi também oferece diversas opções de bikes para que seus atletas possam desempenhar melhor em terrenos variados em provas de XCO e XCM.
"As bikes de cross-country modernas estão ficando cada vez mais leves e a cada dia que passa vemos mais a participação das bikes com suspensão integral. Para aquelas pistas de XC com mutas descidas, saltos e trechos técnicos, elas oferecem uma grande vantagem. Ao mesmo tempo, as travas ficam cada vez mais eficientes e, conforme as full-suspension perderem mais peso, elas vão aparecer cada vez mais nas pistas", finalizou David.
Vídeo nova fábrica Oggi Bikes
Veja todos os modelos e mais informações sobre a marca e equipe no site da oficial da Oggi.
Relacionados