MENU

Hidratação Ideal

Recentemente o piloto Abraão de Azevedo da equipe Sundwon/Centauro, que vem sendo treinado por Hugo Prado Neto, da Overtehtop Consultoria Esportiva, conquistou o título de Campeão Brasileiro de MTB Maratona. Parabéns Abraão!

Hugo Prado ficou com a sétima colocação e estava liderando com Abraão, mas teve problemas com sua bike. Outra surpresa estava por vir, o atleta Bruno César Gomes também levou o título de Campeão Brasileiro da categoria Infantil. Parabéns Bruno!

Isso é mais uma prova do profissionalismo de Hugo. Parabéns toda equipe Overthetop!


Segue mais um dos seus artigos enviados para nós do www.pedal.com.br

Hidratação Ideal


O calor está chegando e uma boa hidratação será um dos principais determinantes da performance de cada atleta ou biker que está pedalando no calor intenso. É fato que apenas 2% de desidratação do peso total do corpo atrapalha a performance. A desidratação pode causar super aquecimento e colapso do sistema circulatório. Juntamente com a perda de água no suor, se perde também: eletrólitos; que são importantes para contração e relaxamento muscular.

Para entender a desidratação é importante saber o que causa a sede. A sede depende de dois fatores: o volume de sangue do seu corpo e a concentração de eletrólitos no seu sangue. Quando você perde fluídos durante o exercício através do suor, seu volume de sangue diminui e isso resulta num aumento da concentração de eletrólitos no seu sangue, o que estimula a sede.

Beber apenas água em competições ou exercícios que duram menos de 1 hora não tem problema, mas quando se bebe apenas água, você satisfaz a sua sede antes de ter consumido fluídos suficientes para retornar o volume de sangue e a concentração de eletrólitos para níveis normais. Hidratação com apenas água para eventos de mais de 4 horas pode causar HIPONATREMIA, ou “intoxicação por água”. Isso é o resultado de uma diluição do sódio no sangue por causa do aumento do volume de sangue e a perda do sódio excessivo durante o suor.

Estudos mostram que o nosso corpo absorve mais fluídos quando adicionamos eletrólitos tais como sódio na água. Em um estudo alguns voluntários beberam apenas água e outros beberam água com sódio após exercícios que causaram uma desidratação de 2-3% do peso do corpo. Os voluntários que beberam apenas água restabeleceram 68% dos fluídos que haviam perdido e os voluntários que beberam água e sódio restauraram 82% dos fluídos que haviam perdido.

Porque essa diferença? Os voluntários que beberam apenas água satisfizeram a sede deles mais rápido por dois motivos: quando eles ingeriram água isso causou um crescimento no volume de sangue eliminando o elemento de sede relacionado ao volume de sangue. O outro motivo é que apenas água dilui sódio no sangue, resultando numa diminuição da concentração de sódio em apenas 15min. Neste caso, o corpo “fecha” a sede para manter uma concentração de sódio saudável não deixando a propagação da diluição de sódio.

Já nos voluntários que beberam a solução de sódio e água a concentração de sódio se manteve alta no sangue desses voluntários. A adição de sódio na água ajudou a manter o fator de dependência do sal do mecanismo de sede, fazendo com que os voluntários continuassem bebendo. Isso levou a uma restauração de fluidos do corpo completo.

Então como você sabe que o seu sports drink(gatorade, aceelerade, marathon) é uma boa bebida de hidratação? Para um sports drink ser efetivo no combate a desidratação, ele tem que conter 75 miligramas de sodium para cada 250ml de líquido. Essa pequena quantidade de sódio no sports drink ajuda a manter o equilíbrio de fluídos e eletrólitos do corpo.

Em resumo, recomendo que os atletas passem a ingerir mais sports drink para não terem maiores problemas, mesmo que o evento seja curto(menos de 1hr). Se o evento for curto, tente beber um sports drink 45min antes da competição para ter garantia de que seu volume de sangue e níveis de eletrólitos (sais) estejam saudáveis para competição. Daqui pra frente o clima só esquenta e quem vacilar com hidratação vai pagar um preço bem caro na competição principal ou no pedal de fim de semana. Se cuidem!


Conteúdo Relacionado

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.