MENU

Henrique Avancini - carreira, títulos e história

Confira um resumo da carreira

Henrique Avancini, campeão mundial de cross-country maratona em 2023, anunciou em 22 de agosto de 2023 sua aposentadoria como atleta profissional de mountain bike. Segundo Avancini, que revelou a decisão numa coletiva de imprensa em São Paulo, a decisão já vinha sendo amadurecida há algum tempo. Ele contou os bastidores da decisão num documentário, onde diz que a filha, a fé e toda bagagem adquirida com sua história o levaram a repensar a carreira .

Avancini em 2008 e 2023: carreira marcada por títulos que elevaram o Brasil a um patamar nunca antes visto no MTB - Foto: Pedal / Michele Mondini
Avancini em 2008 e 2023: carreira marcada por títulos que elevaram o Brasil a um patamar nunca antes visto no MTB - Foto: Pedal / Michele Mondini


Veja abaixo alguns pontos a carreira do atleta:
Publicidade



Quem é Henrique Avancini

Natural de Petrópolis, na região serrana do Rio, Henrique cresceu na oficina do pai, Ruy Avancini, e ganhou a primeira bike refeita com peças da oficina aos oito anos. Ruy acompanha o filho até hoje, como membro da equipe. Dali, o fluminense começou a despontar na modalidade aventureira do ciclismo e disputou competições nas categorias infantojuvenil, juvenil, junior, sub23 até alcançar a elite. Com 68kg, o atleta de 34 anos tem 1,76m de altura e uma filha, Liz, de quatro anos, fruto do relacionamento com sua esposa, Izabella Avancini.

Por que anunciou o fim da carreira como atleta?

Coletiva em São Paulo, onde atleta anunciou aposentadoria
Coletiva em São Paulo, onde atleta anunciou aposentadoria    Fábio Piva

O anúncio pegou a todos de surpresa. Apesar de anunciar a saída da Cannondale Factory Racing em 2022 e a volta à Caloi, algumas fontes do setor já indicavam que esse movimento já era uma sinalização de encaminhamento para fechar a carreira. Mas ninguém imaginou que tal decisão chegasse a menos de um ano do anúncio da formação do novo time da Caloi.

O atleta revelou a decisão junto com o anúncio do documentário "O Meu Motivo", onde revela os bastidores dos últimos três anos de sua carreira, incluindo a conturbada saída da Cannondale, o anúncio da volta à Caloi, a formação da nova equipe e como começou o processo do anúncio de sua aposentadoria.

Avancini no Shimano Fest 2023, menos de uma semana antes de anunciar aposentadoria, tirou fotos com fãs
Avancini no Shimano Fest 2023, menos de uma semana antes de anunciar aposentadoria, tirou fotos com fãs    Cesar Delong


Principais títulos de Avancini

Primeiro título mundial de Avancini no XCM - Foto: 3Epic
Primeiro título mundial de Avancini no XCM - Foto: 3Epic

Em 2013, Avancini conquistou o primeiro título na Elite no XCO do Brasileiro de MTB. Isso depois de outros nove títulos conquistados anteriormente nas categorias de base. A partir daí, Avancini conquistou os títulos nacionais de 2015, 2016, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e o último, em São José dos Campos, em julho de 2023. Em 2014 e 2017, o atleta garantiu o vice-campeonato.

O atleta de Petrópolis iniciou sua jornada internacional com participações em Copas do Mundo em 2009. Em 2018, conquistou o primeiro título mundial de cross country maratona, na Itália. Em 2021, conquistou o segundo lugar no Mundial de Short Track, em Val di Sole, também na Itália. Em 2020, mais uma vez deixou seu marco na história do esporte: foi o primeiro brasileiro a vencer uma etapa de XCO da Copa do Mundo de Mountain Bike, em Nové Mesto na Moravé, República Tcheca. Em 2021, alcançou a quarta vitória em disputas do short track em Copas.

Publicidade


Bicampeonato de Avancini no XCM
Bicampeonato de Avancini no XCM    Michele Mondini

O último grande título foi ainda em agosto de 2023, com a vitória pela segunda vez do Mundial de XCM, que foi sediado na Escócia num megaevento que reuniu inúmeras modalidades do ciclismo. O ouro de Avancini foi o único conquistado pelo Brasil no Mundial.

Por quais equipes o atleta passou?

Avancini apresenta bike da Caloi em sua nova equipe
Avancini apresenta bike da Caloi em sua nova equipe    Pedro Cury

Avancini correu pela Sundown entre 2008 e 2009. Em 2012, o atleta com 23 anos, assinou com a Caloi para compor o Caloi Elite Team. Em 2015, Avancini assinou com o time da Cannondale para disputar as provas de mountain bike. Segundo o relato disponível no documentário (que pode ser visto mais abaixo), houve um desgaste com a equipe no decorrer de sua passagem por ela, culminando num encerramento de contrato antes da hora. Até que em janeiro de 2023, Avancini anunciou sua volta para a marca nacional, montando um time com outras três futuras promessas do mountain bike brasileiro: Ulan Galinski, Cainã Oliveira e Sabrina Oliveira.

Publicidade


Avancini ainda vai disputar provas?

Henrique Avancini não vai aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024
Henrique Avancini não vai aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024    Felipe Almeida

O atleta anunciou que não vai disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na Rio2016, Avancini ficou em 23º na disputa do XCO, vencida pelo suíço Nino Schurter. Em 2021, em Tóquio, Avancini fechou a mesma disputa em 13º, tendo o inglês Tom Pidcock levado o ouro olímpico.

Documentário da carreira

Assista abaixo O Meu Motivo, documentário que conta a trajetória e a decisão do atleta de Petrópolis:



Agradecemos ao Henrique Avancini por todas as alegrias proporcionadas para nós, fãs brasileiros, e nos sentimos privilegiados de acompanhar de perto sua história.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.