MENU

Guidão Speeco Aero Breakaway Bar promete mais aerodinâmica com apoio para os braços

Modelo que no momento tem aprovação da UCI funciona como uma mistura de guidão tradicional e aerobar

Não é de hoje (nem de ontem), que os ciclistas profissionais sabem que guidões mais estreitos oferecem vantagens na aerodinâmica da bike - vide a bike do Adam Hansen. Além disso, quem já viu uma prova de ciclismo certamente notou atletas pedalando com os antebraços apoiados no guidão, simulando uma posição de contrarrelógio.

Guidão Speeco Aero Breakaway Bar
Guidão Speeco Aero Breakaway Bar

Na verdade, pedalar com o tronco paralelo ao chão e com os braços apontados para frente é a posição que oferece mais vantagens aerodinâmicas para um ciclista. Com este conceito, a holandesa Speeco criou o guidão Aero Breakaway Bar, que une as vantagens de um modelo tradicional e de um clip (ou aerobar), comumente encontrado em bikes de TT.

O modelo foi desenvolvido em parceria com o ciclista Jan-Willem van Schip, que atualmente corre pela equipe pro-continental BEAT Cycling Club, com um guidão de apenas 32cm de largura - os mais comuns tem entre 38 e 42cm.

Guidão Speeco Aero Breakaway Bar
Guidão Speeco Aero Breakaway Bar

Curiosamente, o modelo inverte a lógica do guidão tradicional, apostando em uma mesa bem curta, com 70mm, pareado com hoods longos, para colocar os trocadores em uma posição idêntica aos tradicionais. A diferença é que, com o novo formato, o atleta ganha um apoio côncavo para os braços, simulando uma posição de TT sem quebrar as regras da UCI - ao menos até o momento.

Outro detalhe interessante é que o guidão tem "flare", com os drops ficando mais abertos e para fora do que os hoods. Com isso, o atleta tem mais alavanca para sprints e acelerações segurando na parte inferior.

Guidão Speeco Aero Breakaway Bar
Guidão Speeco Aero Breakaway Bar

O modelo ainda conta com um suporte integrado para computador e cabeamento interno compatível com a maioria das bikes no mercado. O peso não foi divulgado e, se você ficou interessado em um, ele deve custar 1500 Euros (cerca de 10 mil reais). Porém, é preciso fazer um adiantamento de 500 Euros, ou pouco mais de 3 mil reais, para ter o seu.

Mais informações no site da Speeco.


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.