MENU

Guia Sense de Mountain Bikes 2023 - Conheça os modelos

Veja os modelos de MTB da Sense e escolha a melhor para o seu pedal

A Sense Bike é uma marca de bicicletas nacional, originária de Lagoa da Prata, que deu seus primeiros passos no mundo das bikes elétricas urbanas e, posteriormente, ampliou seu portfólio para incluir mountain bikes, estradeiras, bikes urbanas, gravel e também mountain bikes elétricas.

Com diversas iniciativas em prol do mundo da bike, duas fábricas em Manaus, distribuição na Europa e laboratório na África do Sul, a Sense é sem dúvida uma das melhores marcas nacionais.

Além de uma ampla gama de bicicletas para a maioria das modalidades, a Sense possui várias famílias de mountain bikes, com modelos para ciclistas de todos os níveis, desde iniciantes que querem passear na cidade e em estradas de terra, até pilotos profissionais de Enduro e cross-country competindo no mais alto nível.

No texto abaixo, você confere mais detalhes da gama de bicicletas para cross-country da Sense, composta pelas linhas Sense Invictus, Impact Carbon, Impact, Intensa, Rock Evo, Fun e One. Colocamos este guia como 2023, pois diz respeito aos modelos oferecidos na data deste artigo, mas vale notar que os modelos foram lançados inicialmente em 2022 e alguns em 2021. Nem sempre um modelo se renova no mesmo ano.

Além disso, confira mais detalhes da linha de All-Mountain da marca, composta pela gama Exalt de bikes full-suspension com quadro de carbono e pela Hardcore, bikes hardtail com desenho indicado para trilhas agressivas e quadro de alumínio.

Você pode também conferir nosso guia de mountain bikes elétricas da Sense que publicamos anteriormente. E também nosso guia das bikes speed Swift Carbon, que á a marca-irmã da Sense para o mundo da estrada (lembrando que as configurações foram atualizadas).

Índice - Guia MTB Sense

  1. Mountain Bike Cross-Country
  2. Sense Invictus
  3. Sense Impact Carbon
  4. Sense Impact
  5. Sense Intensa
  6. Sense Rock Evo
  7. Sense Fun
  8. Sense One
  9. MTB All Mountain
  10. Sense Exalt
  11. Sense Hardcore


Mountain Bike Cross-Country (MTB XC)

As mountain bikes de cross-country são ótimas opções para quem busca versatilidade, seja para competir, passear com os amigos ou se deslocar pela cidade.

A Sense possui várias opções de mountain bikes de alto desempenho para treinos e competições de cross-country, como as linhas Invictus full-suspension e Impact Carbon hardtail, que possuem quadros de fibra de carbono para atender aos ciclistas mais exigentes.

Se você quer alta performance, mas com um custo-benefício mais acessível, a Sense também oferece as linhas Impact e Intensa, com quadros de alumínio, além das linhas Rock Evo, Fun e One, perfeitas para iniciantes.

Independentemente da escolha, todas as mountain bikes da Sense possuem geometrias modernas, pilotagem agradável, alta qualidade de construção e acabamento de qualidade - agora, vamos ajudar você a escolher a sua.

Sense Invictus


No topo da linha de MTB XC está a Sense Invictus, a full suspension de fibra de carbono da marca que é usada pelos atletas da equipe Sense Factory Racing.

A linha possui um total de cinco modelos, sendo a Carbon Factory Team a de configuração mais alta - o modelo é uma réplica das bikes utilizadas por Luis Cocuzzi, Rubinho Valeriano, Giugiu Morgen, Leonardo de Castro e Marcela Lima, atletas da Sense Factory Racing.

Além dela, estão presentes o modelo Invictus Factory 2021/22, Invictus Evo, Invictus Comp e Invictus Pro, com diferentes configurações. Vale destacar que, nesta linha, a Invictus Comp e a Factory possuem garfos com 120mm, e que todas as bikes, menos a Pro e a Factory, são equipadas com canotes retráteis.

Geometria
Geometria da linha Sense Invictus - foto: divulgação / Sense
Geometria da linha Sense Invictus - foto: divulgação / Sense

A geometria de todos os modelos é a mesma, de acordo com a tabela abaixo. Trata-se de uma geometria moderna para bicicletas de cross-country, com destaque para o ângulo da caixa de direção em 67 graus e a presença de canote retrátil em diversos modelos, o que ajuda demais o controle em situações técnicas.

Pra quem é indicada
A Sense Invictus é indicada para quem compete ou quer ter o máximo de desempenho no mountain bike cross-country olímpico ou maratona. É uma bike capaz de encarar qualquer situação dessas modalidades com ótimo desempenho.

Além disso, mesmo para quem só quer fazer um pedal longo no fim de semana, a suspensão traseira e a geometria versátil fazem da Invictus uma boa opção, até mesmo pelo maior conforto quando comparada com uma hardtail - por isso, ela é uma bike indicada para o XC e para o trail.

Fizemos uma análise técnica da geometria e cinemática da Sense Invitus nesse artigo. Apesar das configurações dos componentes hoje serem diferentes, a análise desses quesitos continuam válidas

Sense Invictus - Configurações
Sense Invictus Factory Team
Configuração completa Sense Invictus Factory Team
Suspensão: Fox Factory 32 SC 100mm/110mm
Relação: Shimano XTR.

Sense Invictus Factory
Configuração Completa Sense Invictus Factory
Suspensão: Fox 34 120mm/110mm
Relação: SRAM XX1 AXS

Sense Invictus Evo
Configuração Completa Sense Invictus Evo
Suspensão: Fox 34 120mm/110mm
Relação: Shimano XT

Sense Invictus Comp
Configuração completa Sense Invictus Comp
Suspensão: RockShox Reba 100mm/110mm
Relação: SRAM NX Eagle

Sense Invictus Pro
Configuração Completa Sense Invictus Pro
Suspensão: RockShox Recon Gold 100mm/110mm
Grupo: Shimano Deore 12v

Sense Impact Carbon


A linha Impact Carbon combina peso baixo com o desempenho de pedalada que apenas uma bicicleta sem suspensão traseira pode oferecer. Além de sua geometria moderna e design integrado, a bicicleta conta com um lay-up especial de fibras de carbono Mitsubishi HR 40, para criar o equilíbrio ideal entre rigidez e conforto, graças ao sistema Flex-Stays e ao canote de selim com diâmetro de 27.3mm.

Ao todo, são quatro modelos: a Impact Carbon Pro é a mais básica, seguida pela Impact Carbon Comp, Impact Carbon Evo e pela Impact Carbon Factory Team, a bike escolhida por Giugiu Morgen para suas diversas vitórias pelo país.

Geometria
Geometria da linha Impact Carbon - divulgação: Sense
Geometria da linha Impact Carbon - divulgação: Sense

Todos os modelos da linha usam o mesmo quadro, criado para ser uma hardtail de alto desempenho, com foco em trilhas apertadas, mas sem perder a capacidade de encarar trilhas mais técnicas e circuitos de XCO de nível mundial.

Para quem é indicada?
A Impact Carbon é a bike ideal para treinos e competições de XC, especialmente nas modalidades onde a velocidade é primordial, como na maratona ou em circuitos de XCO que não justifiquem uma full suspension.

Trata-se de uma linha de bikes leves e rápidas, mas que também funcionam bem em pedais menos compromissados e rolês com os amigos no final de semana. Por ser uma bike leve, ela pode ser uma boa opção para ciclistas mais leves e não tão potentes, e também para as mulheres, sendo este o caso de Giugiu Morgen, atleta que se beneficia com uma bicicleta de massa reduzida.

Teste - Sense Impact Carbon Comp 2020
testamos a Sense Impact Carbon Comp versão 2020, trazendo nossas impressões completas.

Sense Impact Carbon - Configurações
Sense Impact Carbon Factory Team
Configuração completa Sense Impact Carbon Factory Team
Suspensão: Fox Factory 32 SC 100mm
Transmissão: Shimano XTR

Sense Impact Carbon Evo
Configuração completa Sense Impact Carbon Evo
Suspensão: Fox Performance 32 SC 100mm
Transmissão: Shimano XT

Sense Impact Carbon Comp
Configuração completa Sense Impact Carbon Comp
Suspensão: RockShox Reba SL 100mm
Transmissão: SRAM NX Eagle

Sense Impact Carbon Pro
Configuração completa Sense Impact Carbon Pro
Suspensão: RockShox Gold RL 100mm
Transmissão: Shimano Deore

Sense Impact


A linha Impact da Sense é o carro chefe da marca quando falamos em desempenho com custo-benefício. Ao todo, são quatro modelos construídos ao redor de um quadro de alumínio hidroformado com geometria moderna e cabeamento integrado, passando por dentro da mesa.

A Impact Race está no topo da gama desta linha, que ainda ainda conta com a Impact SL, Impact Comp e Impact Evo, nomes que já entraram para o vocabulário do mountain biker brasileiro que adora fazer trilhas, mas não abre mão de participar de algumas competições de XCO e XCM.

Geometria
Geometria linha Impact - divulgação: Sense
Geometria linha Impact - divulgação: Sense

Há alguns anos, a Sense Bike vem liderando a corrida pela modernização das geometrias de bicicletas no mercado nacional, com a linha Impact sendo uma das grandes responsáveis por isso.

A atual geração da bike conta com números atuais, que prometem oferecer controle e estabilidade em trilhas e pista de cross-country de todos os níveis, como a caixa com 68.5 graus ou a rabeira com apenas 435mm de comprimento.

Para quem é indicada?
Mountain bikers iniciantes que já querem começar com um equipamento mais avançado e ciclistas de nível intermediário estarão bem servidos com a linha Impact em alumínio da Sense.

Mesmo ciclistas mais fortes e que gostam de acelerar vão se sentir em casa nesta bike, já que todas as suas versões possuem pacotes equilibrados de componentes, sempre apostando em pneus de ótima qualidade e rodas relativamente leves - dois detalhes que fazem muita diferença na pilotagem.

Sense Impact - Configurações
Sense Impact Race
Configuração Completa Sense Impact Race
Suspensão: RockShox Recon RL 100mm
Transmissão: SRAM GX Eagle

Sense Impact SL
Configuração Completa Sense Impact SL
Suspensão: RockShox Recon RL 100mm
Transmissão: Shimano SLX

Sense Impact Comp
Configuração Completa Sense Impact Comp
Suspensão: RockShox Judy Silver TK Air 100mm
Transmissão: Shimano Deore 12v

Sense Impact Evo
Configuração Completa Sense Impact Evo
Suspensão: RockShox JUDY Silver TK 100mm
Transmissão: Shimano Deore 12v

Sense Intensa


Nascida como a versão feminina da Impact, a Intensa agora é uma linha que ganhou vida própria, com dois modelos para mulheres que buscam uma ótima companheira para os pedais.

A linha conta com dois modelos, a Intensa Evo e a Comp, com a primeira sendo a versão mais avançada. Para manter o peso baixo e a ergonomia, as bikes desta linha são feitas em alumínio de tripla espessura, com geometrias que funcionam melhor com as proporções do corpo feminino.

Para quem é indicada
Uma boa opção para mulheres que estão começando a pedalar e querem encontrar mais conforto, principalmente por conta da geometria e o do uso de itens específicos como o selim felinino Selle Royal 1216DRN Vivo Ladies e os freios a disco hidráulicos.

Geometria
Geometria da linha Intensa - divulgação: Sense
Geometria da linha Intensa - divulgação: Sense

O grande segredo da Intensa está justamente em seus ângulos e comprimentos, criados especificamente para oferecer controle e conforto para as mulheres. A bike, por exemplo, tem um tubo superior bem mais curto, já que mulheres costumam ter os braços mais curtos e as pernas mais longas quando comparadas com homens.

Além disso, a caixa de direção com 68.3 graus oferece um mix entre controle nas descidas e estabilidade em baixas velocidades, especialmente nas subidas, onde o equilíbrio é mais difícil.

Sense Intensa - Configurações
Sense Intensa Evo
Configuração Completa Intensa Evo
Garfo: RockShox Judy 100mm
Transmissão: Novo Shimano Deore 2x10

Sense Intensa Comp
Configuração Completa Intensa Comp
Garfo: RST Blaze 100mm
Transmissão: Shimano 3x9

Sense Rock Evo


A Sense Rock sempre foi uma bike muito querida pelo consumidor brasileiro no mercado de entrada mais avançado. Por isso, a Rock Evo aposta na configuração de componentes de nível intermediário e em um quadro feito com alumínio hidroformado para agradar este público em cheio.

Para quem é indicada?
A Rock Evo pode ser uma boa opção para o iniciante que não quer gastar muito, mas quer uma bike capaz de acompanhar os amigos mais experientes nas trilhas, de preferência com foco na diversão, mesmo que ela seja uma “diversão acelerada”.

Para isso, a bike aposta em componentes consagrados como a suspensão dianteira Judy Silver TK, nos pneus Michelin Force e em novidades promissoras como o novo grupo Shimano Deore 2x10

Geometria
Geometria da Sense Rock Evo 2023 - divulgação: Sense
Geometria da Sense Rock Evo 2023 - divulgação: Sense

A Rock Evo aposta em um projeto de geometria adequada para trilhas de nível intermediário e estradão de terra. Além disso, seus ângulos e comprimentos proporcionam agilidade na pilotagem, o que pode ser uma ótima opção para quem quer usar a bike também na cidade

Sense Rock Evo
Configuração Completa Sense Rock Evo
Suspensão: Judy TK Coil 10mm
Transmissão: Shimano Deore 2x10

Sense Fun


Uma bike que inspira diversão, seja no nome, nas cores ou na construção e escolha dos componentes. Mesmo sendo uma linha mais de entrada, a bike já conta com cabeamento semi-interno e freios a disco hidráulico.

Ao todo, são dois modelos montados ao redor do mesmo quadro feito com tubos de alumínio de dupla espessura, com a Sense Fun Evo sendo a mais avançada e a Sense Fun Comp e mais básica, com o preço mais acessível.

Para quem é indicada?
Trata-se de uma boa bike para quem está começando a pedalar por cidades, trilhas e estradas de terra e quer ter uma experiência positiva, livre de problemas mecânicos, desconfortos e componentes de baixa qualidade, que quebram com facilidade.

Apesar de simples, os componentes de ambas as bikes apresentam qualidade aceitável, sendo originários de marcas reconhecidas como a Shimano e a Michelin. Para atender a um público que não necessariamente é super forte na bike, ambas as versões vem com relações que privilegiam as marchas leves, indicadas para as subidas.

Geometria
Geometria - linha Fun
Geometria - linha Fun

Trata-se de uma bike de passeio, mas capaz de rodar com tranquilidade em trilhas e estradas de terra. Nela, o conforto é garantido pelo menor comprimento do tubo superior, combinado com uma caixa de direção mais alta, que coloca o ciclista em uma posição adequada para pedaladas mais longas sem forçar os braços e as costas.

Sense Fun - Configurações
Sense Fun Evo
Configuração Completa Sense Fun Evo
Suspensão: RST Blaze Travel 100mm
Transmissão: Shimano 2x9

Sense Fun Comp
Configuração Completa Sense Fun Comp
Suspensão: RST Gila 100mm
Transmissão: Shimano 2x8

Sense One


A One é a opção mais em conta da Sense quando o assunto é mountain bike. Isso porque, apesar de ser simples e ter um preço competitivo, ela é capaz de encarar estradas de terra, trilhas e passeios urbanos com a mesma naturalidade.

Para isso, o único modelo desta linha tem suspensão dianteira de 100mm, pneus de uso misto, freios a disco hidráulico e quadro em alumínio, com componentes que inspiram qualidade e durabilidade.

Geometria
Geometria da linha One 2023 - divulgação: Sense
Geometria da linha One 2023 - divulgação: Sense

A One é uma bike de entrada, com geometria condizente com o que essa faixa de consumidores procuram em uma bicicleta, que basicamente é uma pilotagem simples e natural, com um foco adicional no conforto.

Apesar disso, ela já tem um caixa de direção um pouco mais aberta, com seus 69.5 graus estando anos luz à frente de bikes um pouco mais antigas, que usavam caixas de 71 e, às vezes, até 72 graus - terrível quando a bike vai para a terra.

Para quem é indicada?
Consumidores que procuram uma boa bike para começar a pedalar em trilhas, ou querem apenas pedalar pelas ruas e parques de sua cidade, estarão muito bem servidos com a Sense One.

Trata-se de uma bike versátil, durável e capaz de oferecer uma experiência super positiva para quem está dando as primeiras girafas no pedal.

Sense One
Configuração completa da Sense One
Suspensão: Render de 100mm com corpo em magnésio
Transmissão: Shimano 21 marchas

MTB All Mountain

O All-Mountain é a categoria do MTB que mais remete às raízes do esporte. Com um espírito menos competitivo, o rolê do all-mountain e do enduro normalmente é mais focado na diversão das descidas, curvas e saltos, e menos no rendimento nas subidas.

Para isso, as bikes de all-mountain tendem a ser um pouco mais pesadas. Porém, a pequena massa adicional é amplamente compensada pela suspensão com mais curso, pneus mais parrudos, canote retrátil e outros itens que, no fim do pedal, certamente vão colocar um sorriso no seu rosto.

Sense Exalt


A Exalt é uma bicicleta full-suspension com quadro em fibra de carbono Mitsubishi M40/60 criada especificamente para descer rápido, mas sem perder a capacidade de subir sem “lenga lenga”. Afinal, para descer bem, convém chegar no topo da montanha sem se cansar demais.

Ao todo, são cinco versões da Exalt com diferentes opções de curso de suspensão e componentes. O modelo topo de linha é a Exalt LT (Long Travel) Factory, bike utilizada por Bernardo Cruz, atleta da Sense Factory Enduro, para arrepiar nas trilhas e saltos ao redor do mundo. Como o nome diz, ela tem mais curso de suspensão, ficando com 160mm na frente e 140mm atrás - a Exalt LT Evo e a Exalt LT Comp utilizam garfos de 150mm.

Além delas, a linha ainda conta com a Exalt Trail Evo, a Exalt Trail Comp, bikes equipadas com suspensão dianteira de 140mm, com 135mm de curso na traseira - são modelos especialmente indicados para quem quer fazer um rolê menos agressivo, ou está vindo de uma bike de cross-country.

Geometria
Geometria da linha Exalt - divulgação: Sense
Geometria da linha Exalt - divulgação: Sense

Apesar de utilizarem o mesmo quadro, as versões LT e Trail da Exalt tem algumas diferenças de geometria, especialmente pelo uso de uma suspensão com mais curso e de uma caixa de direção excêntrica na versão Factory, que abre a caixa para 65.5 graus, melhorando a estabilidade em terrenos mais agressivos.

As outras versões da bike tem o ângulo de caixa divulgado em 67 graus, um bom meio termo entre agilidade e estabilidade. Mas, seja qual for o caso, a linha Exalt sempre vem equipada com canotes retráteis e pneus agressivos, ótimos para rodar com segurança em qualquer tipo de trilha.

Para quem é indicado?
A Exalt LT Factory é uma bike de enduro de alto desempenho, indicada para quem realmente quer o máximo de controle e velocidade nas descidas, sem se preocupar muito com a velocidade nas subidas - até por isso, seu shock é de mola.

O restante da linha LT, com a Evo e a Comp, são indicadas para quem quer rendimento nas descidas, mas prefere uma bike um pouco mais capaz nas subidas. Já as versões trail da bike são ainda mais ágeis montanha acima e em trilhas apertadas, mas também estão anos luz à frente de uma bicicleta de XC quando falamos em descidas.

Sense Sense Exalt LT Factory - Configurações
Sense Exalt LT Factory
Configuração completa Sense Exalt LT Factory
Suspensão: FOX FLOAT 36 factory Kashima 160mm / FOX FLOAT DHX2 140mm.
Transmissão: Shimano XTR

Sense Exalt LT Evo
Configuração completa Sense Exalt LT Evo
Suspensão: FOX FLOAT 36 Performance Elite 150mm / FOX FLOAT DPX2 140mm
Transmissão: Shimano XT

Sense Exalt LT Comp
Configuração completa Sense Exalt LT Comp
Suspensão FOX FLOAT 36 Rhythm 150mm / FOX FLOAT X PERFORMANCE 140mm
Transmissão: Shimano SLX

Sense Exalt Trail Evo
Configuração completa Sense Exalt Trail Evo
Suspensão: Fox Float 34 Performance 140mm | Shox Fox Float DPS 135mm
Transmissão: SRAM GX Eagle Lunar

Sense Exalt Trail Comp
Configuração completa Sense Exalt Trail Comp
Suspensão: FOX FLOAT 34 Performance 140mm / FOX FLOAT DPS 135m
Transmissão: Shimano Deore 1x12

Sense Hardcore


A Sense Hardcore é uma hardtail diferente, criada para quem quer entrar com o pedal direito no mundo do trail e do enduro, mas não quer investir em uma bicicleta com suspensão integral.

Com dois modelos, a Hardcore Comp R com garfo de 150mm e a Hardcore Comp com garfo de 140mm, esta linha aposta em um quadro de alumínio super resistente, com geometria agressiva, canote retrátil e pneus grandes, criando um pacote capaz de encarar descidas inclinadas, saltos e curvas com total tranquilidade.

E se você está pensando que não dá para andar de enduro com uma bike hardtail, confira este teste do Pedal.com.br com a Sense Hardcore e confira mais detalhes de nossa opinião sobre a bike, e o que dá ou não da para fazer com ela - acredita, ela é surpreendente.

Geometria
Geometria da linha Hardcore - divulgação: Sense
Geometria da linha Hardcore - divulgação: Sense

A geometria da Hardcore é completamente diferente da de uma hardtail convencional de cross-country, e esse é o grande segredo desta bicicleta. Com o tubo de selim pequeno, é possível usar canotes retráteis com mais curso. Além disso, a caixa de direção com 65 graus aumenta demais a estabilidade da bike.

Além disso, o modelo foi criado para ser usado com mesas pequenas, e por isso os números de alcance são relativamente longos. No geral, trata-se de uma bike que funciona perfeitamente bem quando a trilha aponta para baixo.

Para quem é indicada?
Trata-se da bike ideal para quem quer uma hardtail capaz de ir muito além do rolê do cross-country. Com geometria agressiva e bastante curso na suspensão, a Hardcore é uma bike que prima pela diversão - afinal, poucas coisas são mais divertidas do que dar canseira no pessoal das full-suspension usando uma rabo duro.

Teste - Sense Hardcore Comp R
Quando foi lançada, tivemos a chance de testar a Sense Hardcore Comp R e ter uma impressão completa da bike.

Sense Hardcore - Configurações
Sense Hardcore Comp R
Configuração completa Sense Hardcore Comp R
Suspensão: Suspensão RockShox Silver TK 150mm
Transmissão: Shimano Deore 12v

Sense Hardcore Comp
Configuração completa Sense Hardcore Comp
Suspensão: RockShox Silver TK 140mm
Transmissão: Shimano Deore 11v

Conclusão

Seja nas trilhas de cross-country, enduro, trail ou mesmo em um pedal mais tranquilo em parques, cidades e ciclovias, a Sense Bike tem opções para todos os tipos de pedal de MTB.

Além disso, o fabricante nacional é reconhecido por suas bikes com boa qualidade, garantia e bom custo-benefício. Mas, se você não está procurando uma MTB, confira esses e demais modelos das bikes Sense, em seu site oficial.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.