MENU

Guia Sense Grom 2020 - Como escolher a bike correta para os seus filhos

Muito mais do que uma bicicleta infantil, conheça mais detalhes da linha Sense Grom

A infância e a adolescência definem basicamente quem você será na vida adulta. Via de regra, e é claro que felizmente existem muitas exceções, quem foi uma pessoa sedentária nas primeiras fases da vida tende a continuar assim na vida adulta, carregando com isso todos os problemas de saúde relacionados à falta de atividades físicas. Por isso, estimular hábitos saudáveis nos mais jovens é uma tarefa muito importante que, infelizmente, nem sempre é simples - ainda mais em um mundo onde a diversão eletrônica está literalmente na palma das mãos, exigindo esforço físico zero.

Irmãos aproveitando a vida outdoor
Irmãos aproveitando a vida outdoor    Pedro Cury

Experiência Própria
Hoje com 40 anos de idade, o primeiro contato do autor deste texto com a bike aconteceu mais ou menos há 36 anos. Naquela época, as bikes para crianças eram pesadas, com freios duros e uma construção bem simples. Ao longo dos anos, em vez deste cenário melhorar, as coisas aparentemente pioraram, já que além de continuarem sendo pesadas e mal construídas, as bikes "infantis" ainda perderam ainda mais qualidade, ganhando peças de plástico. A bem da verdade, hoje o que nós mais vemos são brinquedos no formato de bicicleta e nada mais.

Pedro Cury, editor aqui do Pedal lembra de uma época, com mais ou menos 10 anos de idade, em que a bicicleta de BMX tinha uma manete de freio de plástico... ao frear mais forte, a manete dobrava e o freio não funcionava como deveria! Ou seja, isso quer dizer que existem bicicletas infantis, que são construídas e se comportam como um brinquedo, não sendo uma opção ideal para uso esportivo.

Ao chegar na pré-adolescência, quem queria um pouco mais de desempenho era obrigado a comprar uma bike para adultos e adapta-la ao seu tamanho. Via de regra isso significava usar uma mesa mais curta e o banco mais pra frente, o que obviamente era uma solução não ideal. Outro detalhe é que componentes como a suspensão dianteira utilizavam molas claramente projetadas para pessoas mais pesadas e não para "fisguelos" de 45kg.

Porque a Sense resolveu entrar no segmento Grom ?

Segundo Henrique Ribeiro, CEO da Sense. A grande motivação da linha Grom é criar uma melhor porta de entrada para o mundo do ciclismo, com um produto de qualidade e visual compatível com de uma mountain bike de verdade. Dessa forma, os mais jovens podem realmente querer progredir no esporte e não apenas ter a bicicleta como um brinquedo.

Bicicleta boa que nem a do pai
Bicicleta boa que nem a do pai    Pedro Cury

Além disso, afirma Henrique, levar esses jovens para o ciclismo desde cedo ajuda a balancear o tempo entre o mundo virtual dos smartphones e o mundo outdoor da "vida real", trazendo valores como independência, liberdade, companheirismo e até mesmo ajudando nas tomadas de decisão.

Levar esses jovens para o ciclismo ajuda a balancear o mundo virtual e a vida real


Sense Grom - Muito mais que uma bicicleta infantil

Apresentada há alguns meses, juntamente com o restante da linha Sense Bike 2020, a linha Grom chega com a proposta de mudar um pouco este cenário, com bikes criadas para garotos e garotas que realmente gostam da sensação de pedalar e encarar desafios de verdade.


Isso quer dizer que seus modelos são construídos com quadros de alumínio de qualidade, sendo equipadas com pneus, freios e demais componentes com capacidade para suportar o uso e abuso que espera-se de uma mountain bike. No guia abaixo, separamos por idade as opções desta linha, explicando suas características técnicas.

Qual a Sense Impact ideal para meu filho ?

Na tabela, temos um resumo das idades e tamanhos recomendados das bikes Grom. Em seguida, falamos de suas características técnicas.

Foto 73993

Sense Impact 16

Entre 3 e 6 anos ou 91cm e 119cm de altura

Depois de ter seus primeiros contatos com a bicicleta, de preferência apostando nos modelos de equilíbrio e sem os pedais, chega a hora do jovem ter seus primeiros desafios movidos com a força dos pedais. Porém, nesta idade, qualquer quilo adicional na bicicleta representa uma grande carga adicional para o ciclista, já que ele deve pesar apenas algumas dezenas de quilos.

Sense Impact 16
Sense Impact 16    Pedro Cury

Construída ao redor de um alumínio hidro formado 6061 T4 / T6 de dupla espessura e cabeamento interno, a Impact 16 pesa apenas 7.9kg, mesmo sendo equipada com largos pneus de 2.125'' de largura, com grandes cravos e banda creme - detalhe que virou praticamente uma marca registrada da linha 2020 da Sense. Outro grande diferencial presente em toda a linha Grom são as pedivelas com tamanhos adequados para pernas menores. No caso da Impact 16, ele tem apenas 95mm e move um coroa de 25 dentes. Combinado com um pinhão de 14 dentes, a relação é adequada para a força dos ciclistas desta idade.


Outro ponto que também funciona a favor dos mais jovens são os freios a disco Tektro com rotores de 140mm. Eles permitem paradas eficientes, mesmo quando a força nas mãos não é das maiores. A geometria segue os mesmo padrões das bicicletas para adultos da Sense, que normalmente apostam em uma caixa de direção mais relaxada para proporcionar estabilidade e um entre-eixos relativamente curto para manter a agilidade, sendo este o caso também da Impact 16.

Geometria da Sense Impact 16
Geometria da Sense Impact 16

Ficha Técnica

Quadro: Sense alumínio hidroformado 6061 T4-T6 / Cabeamento Interno
Caixa de direção: Neco H125 Integrado
Guidão: Sense 25.4x470mm
Avanço: Sense 40mm
Manoplas: Sense
Canote: Sense 27.2 X 250mm
Abraçadeira: Sense 31.8
Selim: Sense
Freio Dianteiro: Tektro Disc Mecânico
Freio Traseiro: Tektro Disc Mecânico
Disco Dianteiro: Tektro 140mm
Disco Traseiro: Tektro 140mm
Movimento Central: Sense 113mm
Pedivela: Sense 25D 95mm
Corrente: KMC Z410
Cassete: Sense 14D
Roda Dianteira: Sense Disc 16"
Roda Traseira: Sense Disc 16"
Pneu: MTB 16" Classic Edition
Câmara: CST 16"
Peso divulgado: 7.9 kg
Preço sugerido: R$1.490

Mais informações na página da Impact 16. Encontre em uma loja Sense perto de você.

Sense Impact 20

Entre 6 e 8 ou 109cm e 131cm de altura

Nesta fase da vida, os jovens ficam maiores não só no tamanho e no peso, mas também na ousadia. Uma bicicleta para esta faixa etária já precisa ser um pouco mais complexa para satisfazer os gostos mais exigentes. Por isso, a Impact 20 já conta com um detalhe que faz bastante diferença na hora de encarar caminhos mais esburacados: a suspensão dianteira, que neste caso tem 63mm de curso. Além disso, seu quadro é ainda mais avançado do que o da Impact 16, já que ele é construído com tubos de alumínio 6061 T4 / T6 hidro formado com tripla espessura.

Foto 73953

As frenagens ficam a cargo de um par de freios a disco mecânicos TX805 da Shimano mordendo rotores de 160mm. Os pneus 2.25'' com banda creme são montados sobre aros de alumínio com parede dupla, conjunto que promete uma boa resistência e baixo peso. Selim e manoplas também foram especialmente escolhidos para se adaptarem com a anatomia dos mais jovens.


Porém, o que realmente faz mais diferença nesta bike é que ela possui uma transmissão com oito velocidades, o que amplia demais os desafios que o piloto pode encarar. O conjunto é formado por uma pedivela de 127mm movendo uma coroa de 28 dentes. Ela trabalha com um cassete Shimano G31 11 / 34 e um câmbio traseiro Shimano Altus - tudo com direito a cabeamento interno tanto para o freio quanto para o câmbio traseiro. A ergonomia e a pilotagem da bike ficam por conta de uma geometria propícia para terrenos mais agressivos, combinados com detalhes como a mesa de apenas 40mm e com guidão extra-largo de 580mm.

Sense Impact 20
Sense Impact 20

Ficha Técnica

Quadro: Sense Alumínio Hidroformado 6061 T4-t6 / Cabeamento Interno
Suspensão: Suntour XCT-JR-l Disc 63mm
Caixa de direção: Neco H115 Integrado
Guidão: Sense 31.8x580mm
Avanço: Sense 40mm
Manoplas: Sense
Canote: Sense 31.6x300mm
Abraçadeira: Sense 35
Selim: Sense
Trocador Direito: Shimano SL M315 8v
Freio Dianteiro: Shimano BR TX805 Mecânico
Freio Traseiro: Shimano BR TX805 Mecânico
Disco Dianteiro: Sense 160mm
Disco Traseiro: Sense 160mm
Câmbio Traseiro: Shimano Altus Rd M310 8v
Movimento Central: Neco 113mm
Pedivela: Sense 28D 127mm
Corrente: KMC Z8
Cassete: Shimano HG31 11x34
Roda Dianteira: Sense Disc 20" Parede Dupla
Roda Traseira: Sense Disc 20" Parede Dupla
Pneu: Vee Tire Co. Crown 20 X 2.25 Classic Edition
Câmara: Chaoyang
Peso divulgado: 11.1 kg
Preço Sugerido: R$1.890

Mais informações na página da Impact 20. Encontre em uma loja Sense perto de você.

Impact 24

Entre 8 e 12 ou 120cm e 152cm de altura

Na pré-adolescência e no início da adolescência, quem realmente gosta de andar de bicicleta precisa de um modelo capaz de encarar todos os tipos de trilha. Até porque, nesta idade já é possível acompanhar adultos e outros jovens um pouco mais velhos com bem mais desenvoltura. Por isso, a Impact 24 já possui um pacote de componentes mais avançado, que conta com um câmbio traseiro Shimano Altus de 9 velocidades e tecnologia Shadow trabalhando sobre um cassete 11x42 dentes de grande amplitude.

Sense Impact 24
Sense Impact 24

O modelo também é montado ao redor de um moderno quadro de alumínio 6061 T4 / T6 hidro formado com tripla espessura, com os impactos sendo filtrados por uma suspensão dianteira Suntour XCT JR com 80mm de curso. Neste modelo, a Sense apostou em uma pedivela com 152mm com coroa de 30 dentes - pode não parecer muito, mas o menor diâmetro da roda 24 aumenta a multiplicação quando comparado à uma 29, o que deixa as marchas mais leves para subidas inclinadas.


O modelo já aposta em detalhes bem interessantes de geometria, como por exemplo uma caixa de direção com 68 graus, que permite atacar com mais segurança as trilhas mais inclinadas. Além disso, a mesa é bem curta, tendo apenas 60mm, sendo combinada com um guidão de 620mm de largura - tudo para facilitar a transposição de trechos com maior dificuldade técnica.

Sense Impact 24
Sense Impact 24

Assim como em suas irmãs, as rodas são um dos maiores destaques, com a Impact 24 rodando com aros de alumínio com parede dupla montados com pneus 2.125'' com banda creme. Outros detalhes como o cabeamento interno, o canote com micro ajuste e o selim especial completam o pacote da Impact 24.

Ficha Técnica

Quadro: Sense Alumínio Hidroformado 6061 T4-t6 / Cabeamento Interno
Suspensão: Suntour XCT-JR-l Disc 80mm
Caixa: Neco H115 Integrado
Guidão: Sense 31.8x620mm
Avanço: Sense 60mm
Manoplas: Sense
Canote de selim: Sense 31.8x350mm
Abraçadeira: Sense 35
Selim: Sense
Trocador direito: Shimano Altus SL M2000 9v
Freio Dianteiro: Shimano BR TX805 Mecânico
Freio Traseiro: Shimano Br TX805 Mecânico
Disco Dianteiro: Sense 160mm
Disco Traseiro: Sense 160mm
Câmbio traseiro: Shimano Altus Rd M2000 9v
Movimento central: Neco 113mm
Pedivela: Sense 30d 152mm
Corrente: KMC Z9
Cassete: Sense 9V 11 X 42D
Roda Dianteira: Sense Disc 24" Parede Dupla
Roda Traseira: Sense Disc 24" Parede Dupla
Pneu: Vee Tire Co. Crown 24 X 2.125 Classic Edition
Câmara: Chaoyang
Peso divulgado: 12.3 kg
Preço sugerido: R$2.290

Mais informações na página da Impact 24. Encontre em uma loja Sense perto de você.

Conclusão

Apesar de custarem mais do que as tradicionais bicicletas para criança disponíveis no mercado, a linha Grom da Sense aposta em um conceito diferente, já que tratam-se de bicicleta de verdade. Outro detalhe é que, assim como acontece com uma roupa de qualidade, as bikes desta linha - ao menos em teoria - devem durar por um bom período de tempo, podendo ser passada de irmão para irmão durante a fase de crescimento.

Para mais informações, acesse o site oficial da Sense Bike.


Relacionados

Comentários

Os preços tornam inevitável a comparação com os das grandes marcas internacionais. Esperava algo um pouco mais acessível. A aro 16 por 800/1000 já seria mais cara do que qualquer outra e bem menos dos que as importadas.

Parabéns a Sense, fiquei impressionado com a qualidade de uma aro 20 que vi esses dias... lembro que quando fui comprar a do meu filho foi uma dificuldade, felizmente achei um modelo da Caloi que, apesar de algumas peças simples tinha freios bons (v brake aluminio), 7 marchas e geometria adequada, regulei as manetes para adequar a mão pequena e no mesmo dia ele aprendeu a pedalar sem rodinas...



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.