Um dos acessórios mais importantes para se pedalar no fora de estrada são as sapatilhas! Elas devem conter diversas características para atender os atletas dos mais variados níveis de experiência!
Algumas características são boas para todos: leveza, conforto, respirabilidade, custo-benefício, beleza, praticidade. Outras são mais específicas, por exemplo a rigidez. Um profissional busca rigidez máxima, enquanto para um iniciante, menos rigidez se reflete em maior conforto na hora de descer e empurrar a bike por trechos mais difíceis.
Abaixo iremos apresentar as cinco sapatilhas Shimano para a prática do mountain bike, suas tecnologias e como isso se traduz no desempenho. Mas antes vamos entender um pouco melhor as tecnologias aplicadas nelas.
Tecnologias
Shimano Dynalast
Formato otimizado de sola, potencializa a eficiência da pedalada, reduzindo a perda de energia nos músculos.
SPD
O sistema de taco SPD (Shimano Pedaling Dynamics), é utilizado na modalidades fora de estrada por ter bom funcionamento em condições de lama, poeira, etc. A fixação dos tacos na sola das sapatilhas ganha ainda mais alcance do que o tradicional, com o sistema Expanded Cleat-Adjustment.
Silvadur
Com a aplicação da tecnologia antimicrobiana Silvadur, utilizando de íons de prata, a Shimano promete deixar as sapatilhas sem odores desagradáveis e sem perder as cores originais
Ultread
A Ultread é a tecnologia de sola de sapatilha de MTB da Shimano que oferece durabilidade e aderência extraordinárias. Aquela história de que borracha que adere bem se desgasta rápido ? A Ultread prova o contrário e mantêm o ciclista grudado tanto na bike quanto fora dela.
Upper Technology
De olho no conforto, os projetistas tomaram especial cuidado com o cabedal (a parte que reveste o pé), buscando um bom equilíbrio entre retenção e conforto.
BOA
Sistema de fecho em disco rotativo que permite realizar ajustes rápidos e precisos. Ao girar o disco com catraca, linhas são recolhidas, fazendo o aperto da sapatilha pouco a pouco.
Modelos de sapatilhas Shimano para XC
Agora sim, chegou a hora de apresentar os cinco modelos oferecidos pela Shimano, para te ajudar a escolher a sua:
Sapatilha Shimano XC1
É a primeira sapatilha da gama, porém já conta com tecnologias Shimano que conferem leveza, conforto e durabilidade para ciclistas iniciantes e entusiastas do esporte.
A XC1 foi concebida com três tiras de ajuste por velcro, almejando entregar um produto acessível aos novos praticantes da modalidade. Porém ela não é só mais uma sapatilha de entrada pois o fabricante tomou excepcional cuidado com o desenho dessas tiras, para proporcionar um ajuste com perfeito equilíbrio entre retenção e conforto. A tira superior tem design assimétrico, para aliviar as tensões na parte mais alta do pé.
Ficha técnica
Tecnologias: Dynalast, SPD, Upper Technology
Rigidez do solado: 5 de 12 na escala Shimano
Tamanhos: 38 a 50
Cores: preto / vermelho
Padrão de taco: SPD
Pedal sugerido: PD-M520
Fecho: 3 tiras
Material: sola em nylon com fibra de vidro, envolvida por borracha, cabedal em couro sintético
Peso: 334g no tamanho 42
Sapatilha Shimano XC3
Quando se olha para a XC3, a primeira coisa que se nota é a presença do fecho BOA. Característica geralmente de produtos de gama mais alta, porém já está presente desde o segundo produto da linha MTB da Shimano. O disco do sistema foi estrategicamente instalado na aba central assimétrica, permite um funcionamento suave e preciso.
O cabedal foi concebido buscando o mínimo de sobreposições possível, para maior conforto. Além disso é utilizado couro sintético perfurado, para maior respirabilidade.
O solado é feito em nylon reforçado com fibra de vidro, envolvido por borracha, portanto oferece boa rigidez, mas sem abrir mão do conforto de quem precisa caminhar em alguns trechos das provas de cross-country.
Já fizemos um teste da sapatilha Shimano XC3 aqui no Pedal, veja aqui.
Ficha técnica
Tecnologias: Dynalast, SPD, Upper Technology, BOA
Rigidez do solado: 5 de 12 na escala Shimano
Tamanhos: 36 a 52
Cores: preto / azul marinho
Padrão de taco: SPD
Pedal sugerido: PD-M520 ou PD-M540
Fecho: 1 BOA (L6), 1 tira
Material: sola em nylon com fibra de vidro, envolvida por borracha, cabedal em couro sintético
Peso: 332g no tamanho 42
Sapatilha Shimano XC5
Nessa sapatilha a Shimano entrega tecnologias para alto desempenho! Pra quem gosta das sapatilhas azuis, utilizadas pelos atletas de ponta apoiados pela Shimano, vai ter a grata surpresa de ver que a XC5 é oferecida nessa mesma cor!
Neste modelo já vemos a aplicação de mais uma tecnologia Shimano além das já presentes mas versões apresentadas acima: a XC5 já possui em sua construção a leve borracha Ultread em seu solado, que oferece uma combinação improvável: aderência superior e alta durabilidade.
Outra característica que surge no modelo XC5 é a possibilidade de fixação de travas, por meio de roscas instaladas na ponta da sola, que recebeu um design que confere maior rigidez que as "irmãs" que apresentamos anteriormente.
Neste modelo o disco BOA foi posicionado na porção superior do peito do pé, enquanto uma tira com velcro faz o ajuste da extremidade inferior do peito do pé.
Ficha técnica
Tecnologias: Dynalast, SPD, Upper Technology, BOA, Ultread, instalação de travas no solado
Rigidez do solado: 7 de 12 na escala Shimano
Tamanhos disponíveis: 38 a 50 em largura padrão, 38 a 48 na versão mais larga
Cores: preto / verde musgo / azul
Padrão de taco: SPD
Pedal sugerido: PD-M8100
Fecho: 1 BOA (L6), 1 tira
Material: sola em nylon com fibra de vidro, envolvida por borracha Ultread, cabedal em couro sintético + tela
Peso: 300g no tamanho 42
Sapatilha Shimano XC7
Nesse modelo, a primeira coisa a se notar é a aplicação de dois discos BOA. Um para a porção superior do peito do pé, como na XC5, e outro que ajusta a região de centro e ponta do pé, substituindo a tira de velcro do modelo anterior.
Enquanto os modelos apresentados acima têm solado em nylon com fibra de vidro, outra tecnologia é introduzida na XC7: a fibra de carbono que oferece alta rigidez, alcançando a nota 9 da escala Shimano, que vai até 12.
Ficha técnica
Tecnologias: Dynalast, SPD, Upper Technology, BOA, Ultread
Rigidez do solado: 9 de 12 na escala Shimano
Tamanhos disponíveis: Padrão: 38, 39 - 47 em meios números, 48, 49, 50; Larga: 38, 39 - 47 em meios números, 48, 49, 50
Cores: preto / vermelho / branco
Padrão de taco: SPD
Pedal sugerido: PD-M8100
Fecho: 2 BOA (L6), guia de zona de força
Material: sola em nylon com fibra de carbono, envolvida por borracha Ultread, cabedal em couro sintético + tela
Peso: 320g no tamanho 42
Sapatilha Shimano XC9 - S-Phyre
A linha de produtos S-Phyre é composta pelos produtos topo de gama, independente da modalidade. Ou seja, agrega os produtos que trazem as melhores tecnologias para alcançar o maior desempenho.
Para MTB a XC9 é o modelo da linha S-Phyre e entrega todas as tecnologias de ponta que a marca possui. Tanta tecnologia combinada culminou na produção de uma das sapatilha mais leves da história, ficando abaixo dos 300g de peso.
O solado em fibra de carbono e borracha Ultread, possui um sistema de travas ajustáveis e, como profissionais raramente descem da bike e buscam o máximo de rigidez, a rigidez alcançada no modelo é de 11 na escala de 12 níveis.
O cabedal foi cientificamente otimizado para oferecer o melhor ajuste e desempenho ao pedalar, e recebe dois discos BOA do modelo mais moderno Li2. Basicamente a XC9 S-Phyre é o sonho de consumo de todo ciclista!
Ficha técnica
Tecnologias: Dynalast, SPD, Upper Technology, BOA, Ultread, Silvadur
Rigidez do solado: 11 de 12 na escala Shimano
Tamanhos disponíveis: Padrão: 36, 37, 38, 39-47 em meios números, 48; Larga: 38, 39-47 em meios números, 48
Cores: preto / azul / branco
Padrão de taco: SPD
Pedal sugerido: PD-M9100
Fecho: 2 BOA (Li2), guia de zona de força
Material: sola em composto de fibra de carbono, envolvida por borracha Ultread, cabedal em microfibra couro sintético + tela
Peso: 296g no tamanho 42
Sapatilhas para outras modalidades
Apresentamos aqui os modelos para mountain biking cross-country. Porém, a Shimano possui sapatilhas para todas as modalidades do ciclismo, incluindo estrada, gravel, enduro, downhill, além de modelos casuais e fitness.
Um dos destaques é a Sapatilha para Gravel Shimano RX8 que já apresentamos aqui. A Shimano não ficou pra trás e conseguiu produzir um produto para atender os anseios do pessoal do Gravel, essa modalidade que não para de crescer mundialmente.
Onde comprar Sapatilhas Shimano ?
As sapatilhas Shimano são distribuídas oficialmente no Brasil pela Blue Cycle. Você pode ver os detalhes também no site oficial da Shimano.
Relacionados