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Guia de tecnologias de pneus Chaoyang

Marca oferece pneus com diferentes TPIs, compostos e proteções para todo tipo de terreno

Em muitos casos, fabricantes de pneus de bicicletas costumam construir um mesmo modelo de pneu, mas com diferentes especificações. Isso quer dizer que, muitas vezes, o desenho da banda de rodagem pode ser o mesmo, mas o composto da borracha, a construção da carcaça e outros detalhes técnicos podem variar, tendo influência direta no desempenho e no preço do pneu.

Criamos este guia para ajudar você a navegar nas diferentes tecnologias dos pneus da Chaoyang. Com isso, aliado com nosso guia de pneus de MTB XC Chaoyang Phanton, esperamos ajudar você a encontrar a melhor opção para o seu estilo de pilotagem e tipo de pedal.

Para quem quer entender mais, também temos esse ótimo artigo sobre a estrutura dos pneus de bicicleta, com todas as definições.

Conhecendo a Chaoyang, a marca de pneus da ZC Rubber

Muita gente ainda pensa que produtos vindos da Ásia são itens "genéricos", sem muita preocupação com projeto e qualidade. Mas a grande verdade é que muitas marcas famosas "de grife" são produzidas em fábricas asiáticas e seguem rígidos padrões de qualidade.

Com a Chaoyang não é diferente. A marca faz parte do grupo ZC Rubber, que foi fundado ainda em 1958 e produz pneus para diversas marcas famosas de bike e também para veículos de outros segmentos.

O grupo é líder na Ásia, com 10 plantas de produção, somando mais de 35 mil funcionários. O grupo é o maior exportador de pneus de bicicleta para o Brasil e a marca Chaoyang foi a mais vendida no país em 2018 e 2019.

Também no Brasil, os pneus Chaoyang equipam as bikes da Sense, Groove, Houston, Audax, Athor, Nathor e Lotus, mostrando o comprometimento com o mercado nacional.

Tecnologias de carcaça Chaoyang

A carcaça é basicamente a estrutura do pneu. Normalmente, ela é feita de uma combinação de tecidos e outros materiais que conferem o formato, o tamanho e as características básicas do pneu.

Variando o material e a técnica de construção, é possível alterar detalhes como peso, rigidez, resistência contra furos e até mesmo a resistência ao rolamento.

Variação de TPI

Um pneu com TPI maior será mais leve, macio e confortável, já que o tecido da carcaça é mais fino. Valores menores de TPI indicam um pneu mais pesado e menos confortável, porém mais robusto e resistente.

Os pneus Chaoyang estão disponíveis, dependendo do modelo, em: 120, 60, 30 e 27 TPI.

Proteção contra furos

Na carcaça, muitas vezes o fabricante aplica camadas de materiais de proteção para prevenir furos ou conferir capacidades estruturais diferentes para o pneu. O material desta camada e onde ela está posicionada influenciam diretamente não só na capacidade do pneu resistir à perfurações, mas também em suas características de pilotagem e até calibragem.

Pneus de Mountain Bike

Proteção contra furos - Banda de rodagem

Este tipo de proteção normalmente é composta por uma cinta de material resistente a perfurações na parte mais vulnerável do pneu: o centro da banda de rodagem. Com isso, consegue-se uma ótima proteção contra perfurações sem acrescentar muito peso ao pneu.

MTB - Proteção - Banda de Rodagem
MTB - Proteção - Banda de Rodagem

Além disso, este tipo de proteção ainda mantém as laterais dos pneus apenas com a carcaça como estrutura. Assim, sua capacidade de deformação e de absorção de impactos segue inalterada, deixando o pneu mais "macio".

Dino Skin

Uma camada de Kevlar3 posicionada abaixo da banda de rodagem cria uma barreira de proteção contra perfurações sem acrescentar muito peso ao pneu. Trata-se de um material extremamente denso, utilizado inclusive em coletes a prova de bala.
Nível de resistência contra perfuração: 5

Shark Skin +

Uma camada de nylon 40 x 40 de alta resistência oferece o segundo maior nível de proteção contra furos para pneus de trilha da Chaoyang. Segundo a marca, o material protege a região da banda não só contra perfurações, mas também contra rasgos.
Nível de resistência contra perfuração: 4

Shark Skin

Semelhante à opção anterior, a Shark Skin aposta em uma camada de Nylon um pouco mais fina para quem precisa de um pneu leve, mas que ainda resista contra furos causados por objetos cortantes como vidro e outros detritos.
Nível de resistência contra perfuração: 3

Hippo Skin

Uma fita de proteção feita com um composto de kevlar e borracha posicionada abaixo da banda oferece 1.5mm de proteção contra furos em pneus para bikes urbanas sem alterar demais as características de conforto do pneu.
Nível de resistência contra perfuração: 3

Proteção contra furos - Total

Este tipo de proteção extende-se por todo o pneu, criando uma barreira não só contra perfurações na banda, mas também contra rasgos na lateral. Além disso, ela pode conferir características de reforço estrutural ao pneu.

MTB - Composto Duplo 2C
MTB - Composto Duplo 2C

Com isso, mesmo que o peso seja maior, muitas vezes é possível rodar com pressões menores sem que o pneu dobre, por exemplo.

B to B Pro

O mesmo material utilizado no Shark Skin +. Porém, esta camada estende-se por toda a carcaça do pneu, indo de talão à talão (ou bead to bead em inglês). Além disso, os pneus com esta etiqueta possuem uma camada de borracha na lateral do pneu, aumentando ainda mais a resistência, mas também a estabilidade lateral do pneu - ideal para bikes de downhill ou outras modalidades extremas
Nível de resistência contra perfuração: 5

B to B

Basicamente a mesma construção do B to B Pro, porém sem a camada adicional de borracha nas paredes laterais do pneu. Com isso, modelos com esta tecnologia possuem uma excelente proteção contra furos em todas as direções, mas sem o peso extra da camada estabilizadora.

Proteção contra furos - Lateral

MTB - Proteção lateral
MTB - Proteção lateral

Para evitar cortes nas laterais em terrenos com muitas pedras ou mesmo para estabilizar melhor o pneu, a proteção apenas nas paredes laterias pode ser uma boa opção. Além disso, em montagens sem câmara, elas permitem uma retenção mais eficiente do ar, já que a parede lateral fica menos porosa.

S + SP

Este pneu combina a proteção do Shark Skin Plus e a estabilidade do sistema de sistema de proteção lateral para oferecer uma rodagem super estável e confiança em locais com muitas pedras e riscos de cortes na lateral. Segundo a marca, as camadas adicionais na parece facilitam a montagem sem câmara, já que é preciso menos selante para evitar que o ar pare de escapar pelos poros do tecido.

SPS


O Shark Skin Protection oferece uma boa proteção contra cortes e danos nas laterias dos pneus, mas sem o peso adicional criado pela camada de estabilização na parede do pneu.

Pneus de Estrada

Proteção banda de rodagem

Asfalto - Proteção - Banda de rodagem
Asfalto - Proteção - Banda de rodagem

Rhino Skin

Trata-se de uma camada de proteção ultra-resistente, capaz até de evitar a perfuração de uma tachinha. Para isso, ela aposta em uma camada de 5mm de borracha elástica - muito indicado para pneus de bicicletas urbanas.
Nível de resistência contra perfuração: 5

Hippo Skin

Uma fita de proteção feita com um composto de kevlar e borracha posicionada abaixo da banda oferece 1.5mm de proteção contra furos em pneus para bikes urbanas sem alterar demais as características de conforto do pneu.
Nível de resistência contra perfuração: 3

Compostos dos Pneus

A borracha da qual é feita a banda de rodagem pode variar não só em sua dureza, mas também em sua composição química. Isso altera suas características de elasticidade e aderência. Além disso, a Chaoyang possui a capacidade de utilizar diferentes compostos de borracha em áreas variadas do pneu e em profundidades diferentes da banda.

Pneus de Mountain Bike

Composto Triplo 3C

O destaque da linha fica para os pneus com a tecnologia de composto triplo 3C, com indicações para XC, AM e DH. A tecnologia permite diferentes camadas de dureza da borracha, permitindo criar as condições ideias entre tração, resistência ao rolamento e estabilidade dos cravos.

MTB - Composto triplo 3C
MTB - Composto triplo 3C

3C - XC

Com três compostos diferentes, trata-se do composto mais avançado da Chaoyang para pneus de XC. No centro da banda, a borracha tem dureza média, oferecendo boa tração e resistência contra o rolamento. Para grudar nas curvas, a borracha dos cravos laterais é macia. Além disso, os cravos tem uma base de borracha dura, o que evita distorções em curvas, acelerações e frenagens, deixando a pilotagem mais previsível.

3C - AM

Assim como seu primo para cross-country, o 3C - AM tem tem três tipos de composto de borracha. Porém, ele tem duas diferenças fundamentais: o composto de borracha nos cravos laterais é super macio, com os centrais sendo macios. Com isso, ele oferece mais grip do que o 3C - XC, sendo indicado para pneus de all-mountain e enduro.

3C - DH

A Chaoyang criou o composto 3C - DH para a condição super-extrema de uma prova de downhill, onde cada milésimo de segundo conta. Para isso, ele conta com três compostos de borracha, sendo os cravos laterias extremamente macios e com os centrais super macios. Com isso, mesmo que a durabilidade não seja elevada, a tração é excelente.

Composto duplo 2C para MTB

Muitas das vantagens de um composto triplo, porém com uma construção mais simples e, por conta disso, normalmente com preço mais competitivo.

Foto 76099

2C MTB

Composto duplo com os cravos centrais feitos de uma borracha mais dura, que oferece durabilidade e menor resistência ao rolamento. Os cravos laterias são feitos de borracha macia para oferecer tração nas curvas - indicado para pneus de XC.

2C - AM

Composto duplo indicado para pneus de all-mountain, enduro e free-ride, com borracha super macia nos cravos centrais e macia nos laterias. Apesar de oferecer menos durabilidade do que o 2C MTB, ele tem mais tração.

Outras aplicações para MTB

Com compostos variados de borracha, a Chaoyang ainda apresenta algumas tecnologias de uso mais específico para pneus super leves, rápidos ou aderentes.

MTB - Compostos variados
MTB - Compostos variados

Silica Control

Composto duplo com borracha macia nos cravos laterias e intermediária nos centrais. Indicada especialmente para provas rápidas de cross-country, de preferência em terrenos mais lisos.

S.Lite

Trata-se da borracha mais leve da Chaoyang, utilizada na construção de seus modelos de cross-country com o menor peso como os Chaoynag Merlin.

DH Slug

Trata-se de um composto duplo de borracha para quem deseja o máximo de aderência em toda a banda de rodagem. Para isso, toda sua parte externa é feita com borracha extremamente macia, com o miolo sendo feito uma borracha bem dura, capaz de absorver as vibrações do terreno.

Pneus de Estrada

Encontrar a borracha ideal para uma bike de estrada é complexo, já que quanto maior a aderência, maior será a resistência ao rolamento. Por isso, a Chaoyang aposta em diferentes combinações de borracha com sílica, que reduz o atrito entre os átomos de borracha, para encontrar soluções para esta complexa equação.

Asfalto - Compostos
Asfalto - Compostos

Silica Maxx

Pneus com esta etiqueta são indicados para corridas especiais de ciclismo de estrada. Segundo a marca, eles oferecem baixa resistência contra o rolamento e bastante aderência, mesmo que isso comprometa sua durabilidade.

Silica Speed

Pneus com esta tecnologia de borracha são indicados para quem deseja encarar treinos e competições com uma boa combinação entre desempenho, aderência e durabilidade. Além disso, trata-se de um um composto indicado para climas variados.

Silica Training

Composto duplo indicado para pneus de treinamento em condições de clima variado com alta durabilidade. Para não interromper seu pedal com furos, eles costumam ser combinados com tecnologias de proteção contra furos como o Shark Skin e o Hippo Skin.

Silica

Composto simples normalmente encontrado em pneus com uma boa combinação entre desempenho e economia.

2C - Road

Com esta tecnologia, a Chaoyang promete pneus de composto duplo de alto desempenho, mas com as paredes laterias coloridas.

Conheça mais sobre a Chaoyang

A Chaoyang é parte da ZC Rubber e produz pneus para bicicletas, motocicletas, carros, caminhões leves e pesados e ATVs. No Brasil, a marca apoia competições importantes e está presente em bicicletas de diferentes fabricantes nacionais, sendo distribuída pela LM Bike.