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Guia de Pneus Michelin pra MTB XC 2019 - Escolha o ideal para você

Conheça os modelos, tecnologias e indicações dos pneus para cross-country oferecidos no Brasil

Seja para carros, motos, bicicletas ou aviões, a Michelin é uma das marcas de pneus mais conhecidas do mundo. Fundada em 1888, a Manufacture Française des Pneumatiques Michelin oferece atualmente no Brasil uma ampla linha de pneus de mountain biking, estrada e para uso urbano. Todos eles têm diversas tecnologias e diferenciais que fazem o fabricante ser reconhecido por inovações como a câmara de ar, o pneu dobrável, compostos duplos de borracha e até o Tubeless Ready.

Na matéria a seguir, você conhece mais detalhes e encontra dicas para encontrar o modelo ideal para sua bike de cross-country, seja para treinar ou competir.

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As tecnologias

Seja na carcaça, nos talões, na borracha ou na banda de rodagem (chamada pela marca de escultura), o fabricante francês tem diversas tecnologias. Confira mais detalhes abaixo.

Carcaças - Os pneus de XC da Michelin utilizam dois tipos de carcaça, a Race Shild e a Cross Shild. A primeira possui três camadas de 150 TPI e tem um projeto voltado para competições. A segunda têm três camadas de 110 TPI, sendo mais durável e robusta.

Uma observação importante é que a Michelin denomina nos TPIs também a quantidade de camadas. Ou seja, 3 x 150 TPI, são três camadas de 150 TPI. Para facilitar a leitura, colocamos apenas a denominação de TPIs, sem as camadas, já que é a característica mais importante.


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Borracha - Os pneus de XC da marca podem ser encontrados com borracha GumX 3D de composto triplo, GumX 2D de composto duplo e Mono-Compound. O composto é a dureza da borracha e, com a opção de mais compostos, o projetista pode optar por diferentes características em áreas distintas do pneu, como por exemplo ter um composto mais macio (e com mais aderência) nas laterais.


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Tubeless Ready - Todos os pneus de XC da Michelin disponíveis no Brasil podem ser montados sem câmara desde que você siga as recomendações da fábrica: usar aros UST, não ultrapassar a pressão máxima e utilizar líquido selante.

Proteção contra snake bite ("mordida de cobra") - Os pneus da Michelin possuem talão de kevlar com um reforço capaz de absorver impactos, reduzindo as chances de pneus ou câmaras serem perfurados ao serem presados entre o aro e algum obstáculo como uma pedra.

Linhas - Competition e Performance

A Competition é a linha premium da Michelin, indicada para pilotos profissionais de XC ou para quem deseja o máximo em desempenho que a marca pode oferecer. Já a linha Performance oferece uma boa combinação entre performance e uso moderado.

Jet XCR Competition

O Jet XCR é um pneu que aposta no baixo peso e em seu desenho minimalista para oferecer um elevado desempenho para competidores de cross-country. Logo de cara, nota-se os pequenos cravos centrais em forma de seta, que tem um desenho bastante contínuo para oferecer menor resistência contra o rolamento. Para garantir a tração em frenagens e acelerações, a marca apostou no composto GumX 2D.

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Abaixo da camada superior da banda de rodagem, uma camada de borracha especial e a carcaça flexível Race Shild de 3 X 150 TPI reduzem ainda mais a força que o ciclista precisa fazer para manter a bike em movimento, mesmo mantendo uma boa proteção contra furos. O modelo é comercializado como uma opção para terra batida e tempo seco, mas também pode ser utilizado no eixo traseiro em terrenos mistos.

Seus cravos de transição e cravos laterais mais contínuos e bastante rígidos melhoram a aderência nas curvas, permitindo que ele seja utilizado de forma mais agressiva do que seu desenho minimalista indica.

Ficha Técnica

Indicado para: XCM e XCO em terreno seco e duro ou terreno misto na traseira
Medidas disponíveis no Brasil: 29 x 2.25
Peso Divulgado: 600g
Borracha: GumX 2D
Tubeless: Sim
Carcaça: Race Shild 3 x 150 TPI
Preço sugerido: R$ 399.90

Mais informações na página do Jet XCR Competition no site da Michelin.

Force XC Competition

Atualmente, as provas de XC estão ficando cada vez mais técnicas, o que acaba exigindo o uso de pneus com um desenho de cravos mais agressivos. Além disso, quem pedada em condições mistas certamente terá benefícios em contar com um pneu mais parrudo, principalmente no eixo dianteiro.

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Para oferecer a melhor tração, o Michelin Force XC possui uma escultura com cravos mais pronunciados. A marca aposta no composto triplo GumX 3D com o centro da banda recebendo um composto um pouco mais duro, para proporcionar menor resistência ao rolamento, e um composto mais macio nas laterais para melhorar a tração em curvas. Abaixo da banda, existe uma capa de borracha especial que reduz a resistência contra o rolamento.

Outro detalhe é que a marca apostou na carcaça Cross Shield de 3 X 110 TPI nestes modelos, oferecendo mais proteção contra furos e mais estabilidade para as paredes laterais, o que permite o uso de pressões levemente inferiores sem que o pneu dobre demais nas curvas - mais uma boa notícia para quem quer usar o Force XC na frente.

Ficha Técnica

Indicado para: XCM e XCO em condições variadas
Medidas disponíveis no Brasil: 29 x 2.25 e 29 x 2.10
Peso Divulgado: 2.25 - 670g / 2.1 - 630
Borracha: GumX 2D
Tubeless: Sim
Carcaça: Cross Shild 3 x 110 TPI
Preço sugerido: R$ 369.90

Mais informações na página do Force XC Competition no site da Michelin.

Force XC Performance

Assim como seu irmão mais avançado da versão Competition, o Force XC Performance traz características que os tornam aptos a encarar trilhas e provas de cross-country em terreno variado, principalmente graças ao desenho de sua banda de rodagem. Apesar de perder alguns itens de puro desempenho, o modelo ganha em um quesito muito importante: a durabilidade.

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A vantagem na vida útil decorre do uso de uma carcaça de 3 x 60 TPI e da borracha de composto único. Além de pesar basicamente a mesma coisa que o Competition, este pneu possui caraterísticas como a construção tubeless ready e a qualidade comprovada da Michelin, sendo uma excelente opção para treinos ou mesmo para competidores que preferem gastar menos, mesmo que isso custe alguns segundos a mais na hora de cruzar a linha de chegada.

Indicado para: Treinos de XCM e XCO em condições variadas
Medidas disponíveis no Brasil: 29 x 2.25
Peso Divulgado: 670g
Borracha: Mono composto
Tubeless: Sim
Carcaça: 3 x 60 TPI
Preço sugerido: R$ 269.90

Mais informações na página do Force XC Performance no site da Michelin.

Dica do Pedal

Escolher um pneu depende, principalmente, do seu estilo de pedal e das trilhas que você pedala. Apesar disso, tente sempre procurar pneus com menor resistência ao rolamento na traseira e com mais aderência lateral na dianteira.

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A Michelin chega no Brasil com diversos modelos e em breve falaremos um pouco mais de pneus para outras modalidades. Fiquem atentos. Enquanto isso, visitem o site oficial da Michelin.


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