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Guia de Pneus Michelin para estrada 2019 - Escolha o ideal para você

Tecnologias, preços e características dos pneus para bicicletas de estrada da Michelin

Fundada em 1888, a Michelin (Manufacture Française des Pneumatiques Michelin) oferece atualmente no Brasil uma ampla linha de pneus de mountain biking, estrada e para uso urbano. Todos eles têm diversas tecnologias e diferenciais que fazem o fabricante ser reconhecido por inovações como a câmara de ar, o pneu dobrável, compostos duplos de borracha e até o Tubeless Ready.

Na matéria a seguir, você conhece mais detalhes e encontra dicas para encontrar o modelo da Michelin ideal para seus pedais de estrada.

As tecnologias

Seja na carcaça, nos talões, na borracha ou na banda de rodagem (chamada pela marca de escultura), o fabricante francês tem diversas tecnologias. Confira mais detalhes abaixo.

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Carcaças - Os pneus de estrada da Michelin possuem diversas categorias de proteção para carcaça, com opções que oferecem mais desempenho ou resistência contra perfurações. Os pneus com o selo Aramid Protek e Aramid Protek+ possuem uma camada de Aramida (popularmente conhecido por " kevlar", o material dos coletes a prova de bala), inserida na região mais central da banda de rodagem. A diferença entre os dois é a maior densidade e capacidade de proteção dos Aramid Protek+.

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A marca ainda oferece modelos com a tecnologia Bead 2 Bead Protek, que estende esta proteção de talão a talão, reforçando a carcaça contra furos e cortes como um todo. Obviamente, aumentar o nível de proteção acaba elevando o peso do pneu.

Outro detalhe importante é que a marca oferece inúmeras opções de TPI. A carcaça de um pneu é feita de tecido e, quanto mais finos forem os fios (TPI maior), mais flexível e leve ela é. Por outro lado, fios mais grossos (TPI Menor), oferecem mais resistência contra furos e durabilidade. Uma observação importante é que a Michelin denomina nos TPIs também a quantidade de camadas. Ou seja, 3 x 150 TPI, são três camadas com 150 TPI cada (total de 450 TPI) - algo muitas vezes não utilizado por outros fabricantes e que pode gerar uma distorção na leitura dos dados.

Banda de rodagem - A marca aposta em diferentes desenhos de banda de rodagem. Pneus com o selo Grip Design possuem excelente aderência, inclusive nas curvas, com os modelos Hi-Grip Design ampliando esta aderência em condições variadas como a chuva.

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Compostos - Os modelos identificados pelo selo Bi-Compound possuem borracha mais dura no centro e mais macia nas laterais da banda. Com isso, a resistência contra o rolamento é reduzida quando a bike está em pé, garantindo mais velocidade. Por outro lado, quando a bike está deitada nas curvas, a aderência fica garantida por uma borracha mais macia.

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Já os pneus Grid Compound são os mais aderentes da linha, tendo a indicação para uso em todas as estações, inclusive em condições de chuva e neve (felizmente escapamos da neve no Brasil). Por outro lado, se o objetivo for a melhor durabilidade, os pneus X-Miles Compound possuem uma espessa camada de borracha resistente contra a abrasão.

Para quem busca o mais elevado desempenho, a Michelin aposta na tecnologia Race Compound, com borracha de baixa taxa de deformação que reduz a resistência contra o rolamento ao mínimo sem comprometer a aderência em pisos secos - a tecnologia é derivada diretamente das pistas de Moto GP.

Disc Brake Ready - Bikes equipadas com freios a disco podem se beneficiar com a tecnologia Disc Brake Ready que, segundo o fabricante, permite mais aderências nas frenagens graças a um composto especial de borracha.

Linhas - Performance e Power Competition

Apresentada em 2016, em um evento que tivemos o privilégio de estar presentes, a linha Power de pneus Michelin promete o melhor desempenho para a estrada, com alguns modelos prometendo redução de até 10 watts de potência do ciclista.

A marca ainda promete melhorias em todos os sentidos, afirmando que estes pneus são mais rápidos, resistentes a furos e duráveis do que a geração anterior. Já a linha Performance oferece uma boa combinação entre performance e uso moderado, sendo bastante indicado para treinos e pedais de estrada.

Michelin Lithion.3

Pertencente a linha Performance, o Lithion.3 é um dos pneus mais conhecidos da linha Michelin. Trata-se de um modelo indicado para treinos que pode ser usado tranquilamente em competições. Seus pontos mais fortes são a aderência em condições adversas e a longevidade, mesmo que isso aumente seu peso em alguns poucos gramas.

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Os segredos para estas características estão em sua construção, mais notadamente pela carcaça robusta de 3 x 60 TPI, e no composto de borracha Grip Compound, que aposta em um novo composto com Sílica que proporciona uma boa aderência, sem prejudicar o rolamento ou a durabilidade.

Ficha Técnica

Indicado para: Treinos e competições de estrada
Medidas disponíveis no Brasil: 700 x 25 / 700 x 23
Peso Divulgado: 225g (700 x 23)
Borracha: Grip Compound
Talão: Aramida
Carcaça: 3 x 60 TPI
Preço sugerido: A partir de R$ 169,90

Mais informações na página no Michelin Lithion.3 no site da Michelin.

Michelin - Power All Season

Um pneu indicado para quem quer um excelente desempenho em condições adversas de estrada como a chuva. Segundo a marca, o Power All Season possui 40% mais aderência longitudinal e pode ser até 85% mais aderente em curvas. - tudo graças ao desenho Hi-Grip da banda de rodagem e a borracha Grip Compound.

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Muitas vezes, pedalar em condições molhadas acaba aumentando as chances de furo, já que os detritos ficam mais facilmente grudados no pneu. Por isso, o modelo ainda conta com a tecnologia de proteção Proteck+. A marca sustenta que ele economiza 5 watts do ciclista, sendo 44 segundos mais rápido em um percurso de 40km realizado com velocidade média de 35km/h.

Ficha técnica

Indicado para: Estrada com condições adversas
Medidas disponíveis no Brasil: 700 x 25
Peso Divulgado: 270g (700 x 25)
Borracha: X-Miles Compound
Talão: Aramida
Tubeless: Não
Carcaça: 3 x 60 TPI
Preço sugerido: R$ 379,90

Michelin Power Endurance

Os pneus Power Endurance foram pensados para quem deseja um excelente desempenho, mas com um dose adicional de proteção contra furos. Segundo a marca, o modelo é 20% mais resistente do que seu predecessor graças a construção em Aramida Protek+. Além disso, ele tem composto duplo com laterais que oferecendo aderência no molhado para curvas e centro a base de sílica, que reduz a resistência contra o rolamento.

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A marca afirma que este modelo conta com nível máximo de proteção contra furos, 10% mais aderência longitudinal e 35% mais aderência lateral se comparado ao anterior. Além disso, com a redução de resistência contra a rolagem em 8,6 watts, ele é 63 segundos mais rápido em um trajeto de 40km com média de 35km/h.

Ficha Técnica

Indicado para: Treinos e competições de estrada com máxima proteção contra furos
Medidas disponíveis no Brasil: 700 x 28 / 700 x 25 / 700 x 23
Peso Divulgado: 220g (700 x 23)
Borracha: X-Miles Compound
Talão: Aramida
Tubeless: Não
Carcaça: 3 x 110 TPI
Preço sugerido: A partir de R$ 349,90

Michelin Power Competition

Como o nome diz, o Power Competition é um pneu de altíssimo desempenho, indicado para competições. Segundo a marca, ele possui uma rodagem 25% mais eficiente do que as versões anteriores, o que se traduz em 10 watts a menos na hora de pedalar. Para obter este resultado, foram utilizadas tecnologias derivadas dos pneus "verdes" para carros, que visam reduzir o nível de emissões e o consumo de combustível.

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Além disso, a Michelin criou um novo composto, feito de borracha natural, elastômeros de última geração e sílica. Assim, o ciclista ganha 85 segundos em um percurso de 40km feito com uma velocidade média de 35Km/h, 10% mais aderência longitudinal e 35% mais aderência lateral. Sua carcaça de 3 x 180 TPI proporciona uma rodagem suave ao mesmo tempo que a tecnologia de proteção Aramid Proteck ajuda a evitar furos sem acrescentar muito peso.

Ficha Técnica

Indicado para: Competições de ciclismo de estrada
Medidas disponíveis no Brasil: 700 x 25 / 700 x 23
Peso Divulgado: 195g (700 x 23)
Borracha: Race Compound
Talão: Aramida
Tubeless: Não
Carcaça: 3x60 TPI
Preço sugerido: R$ 379,90

Mais informações na página no Michelin Power Competition no site da Michelin

Modelos e tecnologias em resumo

Confira na ilustração abaixo um resumo de todas as tecnologias e produtos que você conheceu neste material. Com ele, encontrar o pneu ideal para seus pedais de estrada fica ainda mais simples.

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Dica do Pedal

Em uma bike de estrada, os pneus traseiros costumam sofrer mais desgaste do que o dianteiro. Isso acontece porque, além de serem responsáveis por transmitir a potência do ciclista para o asfalto, o eixo traseiro ainda recebe um peso maior do que o dianteiro.

Outro detalhe importante é que, geralmente, o pneu de trás fura mais do que o da frente. O motivo é que, normalmente, o pneu dianteiro levanta o objeto perfurante, deixando o traseiro mais suscetível a perfuração.

Por outro lado, o pneu dianteiro é responsável pela aderência nas curvas e, na maioria das vezes, um escorregão no eixo da frente fatalmente resulta em um tombo, o que nem sempre acontece quando a traseira escorrega. Por isso, quando for escolher seus pneus, uma boa opção é apostar em algo um pouco mais durável e robusto na traseira e um pneu mais leve e aderente na dianteira.

Mais informações no site da Michelin.


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