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Guia de Pneus Kenda para MTB XC 2020 - Conheça os modelos

Confira mais detalhes da linha de pneus da Kenda de MTB e escolha o que se encaixa melhor no seu perfil de pedalada

O Mountain Biking é um esporte extremamente variado. Afinal, com modalidades que vão desde saltar rampas gigantescas até pedalar por centenas de quilômetros em um estradão, o que mais existe no mundo do MTB é a escolha de categorias. Obviamente, o mesmo vale para os pneus - que provavelmente são os itens que mais alteram, para pior ou melhor, o comportamento de uma bike.

No guia a seguir, separamos toda a linha de pneus da MTB da Kenda por categorias, com todos os modelos separados por categoria, com descritivo e indicação de uso.

Entendendo pneus de bicicleta

Partes e Características

Um pneu é um componente feito de diferentes partes, que tem como objetivo conectar a bike ao terreno. Ele é formado por diferentes partes que você conhece em detalhes no artigo Entendendo - Pneus de Bicicleta aqui do Pedal.

Banda de rodagem - Parte que entra em contato com o solo. Pode ser feita com diferentes compostos de borracha e ter diferentes formatos, dependendo da aplicação.

Parede lateral - É a parte do pneu que não entra em contato com o solo. O material de que ela é feito pode ser mais fino, leve e delicado ou mais grosso, resistente e estável. Ela pode ter uma ou mais camadas.

Carcaça - Parte interna que da estrutura ao pneu. Pode ser feita com diferentes tecidos, tendo diferentes camadas de proteção contra furos e auxilio de estabilidade lateral.

Talão - Parte que prende o pneu ao aro. Pode ser dobrável, feita de Kevlar, ou rígida, feita de arame.

TPI - Indica quantos fios o tecido tem por polegada. Quando maior o TPI, mais fina e flexível é a carcaça do pneu.

Nova tendência - Pneus Largos para Mountain Biking

Atualmente, existe uma tendência por pneus mais largos, independente da categoria do MTB. Isso porque, apesar de pesarem um pouco mais, os pneus mais largos oferecerem mais conforto, proteção contra furos e aderência. Além disso, quando o terreno não é liso, um pneu mais largo pode ser mais rápido do que um mais fino, já que ele é capaz de absorver melhor as pequenas irregularidades ao em vez de "bater" nelas, o que reduz a velocidade.

Vale destacar que, assim como o pneu, também é interessante apostar em aros mais largos. O aro mais largo da um maior suporte para o pneu, permitindo que ele tenha mais sustentação em curvas, algo bastante útil quando usamos pressões mais baixas, que maximizam ainda mais a tração, o conforto e a aderência.

Tabela de tamanhos - Pneus Kenda para MTB XC

Foto 74994

Tecnologias de carcaças para cross-country Kenda

Confira as principais tecnologias dos pneus Kenda indicados para a prática de MTB XC, seja ela presente na banda de rodagem ou na carcaça.

SCT - Sidewall Casing Technology - Camada de proteção lateral proporciona uma boa combinação entre leveza e proteção. Otimizado para montagem tubeless com selante e menos riscos de abrasões nas paredes laterais.

TR - Tubeless Race - A carcaça mais leve da Kenda com compatibilidade Tubeless. Não conta com camadas adicionais de proteção contra furos, sendo indicada para dias de corrida.

Tecnologias de banda de rodagem para cross-country Kenda

RC3 - Segundo a Kenda, trata-se do composto mais rápido da marca, utilizado para aplicações de alta gama ou bikes de corrida. Com ele, a resistência contra o rolamento é baixa e a tração no molhado é alta. Não indicado para uso em transporte.

DTC - Composto que combina duas borrachas diferentes. No centro, a banda aposta no aderente composto L3R Pro para os cravos centrais, com o composto Stick-E rubber nos cravos laterais, que são super aderentes e diversas condições de uso.

L3R Pro - Composto super versátil da Kenda, encontrado em pneus de XC para corridas, ele tem uma performance sólida, baixa resistência ao rolamento e bastante durabilidade, com baixo peso.

Aderência

A Kenda tem uma indicação de aderência. Confira abaixo.

Foto 74995

Pneus Kenda para Cross-Country

No Brasil, a categoria mais praticada do MTB é o cross-country. Uma boa bike de XC é leve e ágil nas subidas, mas também precisa se virar bem em descidas técnicas, principalmente quando falamos em provas de Cross-Country Olímpico (XCO). Por isso, um pneu de XC tem que oferecer um bom mix entre baixo peso, tração e resistência contra furos, sempre mantendo uma capacidade alta de rolar com baixa resistência contra o terreno.

A largura dos pneus para XC varia bastante, mas ao longo dos anos os pneus estreitos como o 1.95 foram caindo em desuso. Hoje em dia, pneus com larguras de 2.3, 2.35 e até 2.4 são comuns em bicicletas de cross-country maratona ou olímpico.

Kenda Booster Pro

O Booster Pro é um pneu leve e rápido, porém com cravos mais agressivos na banda de rodagem para permitir uma boa tração em curvas, subidas e descidas. Segundo a Kenda, trata-se de um dos pneus de XC mais leves do mercado, unindo leveza, velocidade e aderência.


Detalhes técnicos

Tamanhos 29'': 2.80", 2.60", 2.40", 2.2"
Banda de rodagem agressiva: Otimizada para rodagem e tração nas curvas;
Composto de pneu Race: Alta aderência e velocidade, principalmente em terreno duro, solto sobre duro e pedregoso;
Carcaças: TR (Tubeless Race) / SCT (Proteção contra furos)
Tubeless ready: sim
Talão: Dobrável
TPI: 120

Uso indicado - Treinos e provas de Cross-Country Maratona ou Olímpico, com foco em percursos técnicos que exigem um pneu rápido e aderente.

Velocidade: 5
Aderência: 5
Durabilidade: 3

Confirma mais detalhes e medidas na página do Kenda Booster Pro.

Kenda Saber Pro

Com um desenho minimalista em sua banda de rodagem, o Saber Pro foi criado para ser um pneu super rápido de cross-country, com tração e aderência sendo proporcionadas por um composto de borracha especial chamado R3C e por uma carcaça de alto volume. Segundo a Kenda, trata-se de um pneu para quem deseja vencer corridas.



Detalhes técnicos

Tamanhos 29'': 2.60", 2.40", 2.20", 2.05". 2.0"
Composto R3C: O composto mais rápido e aderente de Kanda, usado nos pneus de XC de alto desempenho da marca
Carcaças: TR (Tubeless Race) / SCT (Proteção contra furos)
Tubeless ready: sim
Talão: Dobrável ou arame
TPI: 120 ou 60

Uso Indicado - Pneu para alto desempenho e velocidade em treinos e provas de XC, com banda central de baixa resistência ao rolamento, cravos laterias para curvas e carcaça de alto volume.

Velocidade: 5
Aderência: 4
Durabilidade: 3

Mais medidas e informações na página do Kenda Saber Pro.

Kenda Karma Pro


Com composto duplo de borracha, com o centro da banda mais durável e as laterias mais macias, trata-se de um pneu para uso variado, capaz de encarar piso duro e pequenas quantidade de lama. Segundo a Kenda, é um pneu que pode ser usado em provas de XC e também em bikes de trail.


Detalhes técnicos

Tamanhos 29": 29": 2.20", 1.90"
Banda de rodagem: Desenho específico para dianteira e traseira, cravos pequenos e quadrados para boa rodagem
Composto:Duplo DTC para mais durabilidade e aderência / L3R PRO para mais versatilidade
Carcaça: SCT
Tubeless ready: Depende do modelo
Talão: Dobrável ou Arame
TPI: 120 ou 60

Uso Indicado - XC técnico e trail riding com capacidade de rodar no terreno seco ou com um pouco de lama.

Velocidade: 4
Aderência: 4
Durabilidade: 3

Mais informações e medidas na página do Kenda Karma Pro.

Honey Badger XC Pro

Versão mais leve e rápida do Honey Badger Pro, pneu de trail e uso variado da Kenda. Para isso, foram modificados o tamanho e o espaçamento dos cravos, permitindo que o pneu rode mais rápido, retendo sua aderência em terrenos secos, pedregosos ou com lama leve.

Foto 74889

Detalhes técnicos

Tamanhos 29": 2.20", 2.05"
Carcaça: Sem proteção, TR (Tubeless Race) / SCT (Proteção contra furos)
Composto: Composto duplo DTC, com centro da banda de borracha mais dura e laterais mais macias e aderentes;
negrito]Tubeless ready: Depende do modelo
Talão: Dobrável ou Arame;
TPI: 120 ou 60.

Uso indicado - XC técnico e trail moderado, em terrenos variados que vão do piso duro ou duro com cobertura solta até lama leve, passando por pisos pedregosos.

Velocidade: 3
Aderência: 4
Durabilidade: 3

Mais informações na página do Kenda Honey Badger XC Pro.

Kenda Regolith

Versatilidade, pilotagem confiável e estabilidade são, segundo a Kenda, os fatores mais positivos do Regolith. O pneu possui três opções de carcaça, incluindo uma para e-bikes, e uma banda com desenho agressivo, com composto duplo de borracha.


Detalhes Técnicos

Carcaça: TR (Tubeless Race), SCT (Proteção contra furos) e EMC (Reforçada para e-Bikes);
Banda: Composto duplo com cravos centrais para velocidade e laterais para tração;
Tubeless ready: Sim
Talão: Dobrável
TPI: 120

Uso indicado - Pilotagem agressiva e rápida, em terrenos secos e molhados, com desempenho confiável e vasta gama de aplicações.

Velocidade: 4
Aderência: 5
Durabilidade: 4

Mais informações na página do Kenda Regolith Pro.

Kenda Kozmik Lite II Pro

Com desenho otimizado para dianteira e traseira, trata-se de um pneu semi-slick com foco na velocidade sobre terrenos secos e com uma pequena cobertura solta, mas que também é uma excelente escolha para pavimento molhado.


Detalhes Técnicos

Banda: Composto R3C para alta performance, DTC para aderência e durabilidade ou L3RP para versatilidade.
Carcaça: Sem proteção, TR (Tubeless Race) / SCT (Proteção contra furos)
Talão: Dobrável
TPI: 120

Uso indicado - Para terrenos duros ou com pequena cobertura solta, ideal para competições ou pedais casuais, com boa tração em pavimento molhado.

Velocidade: 5
Aderência: 3
Durabilidade: 3

Mais informações na página do Kenda Kenda Kozmik Lite II Pro.

Small Block 8

Com desenho otimizado para dianteira e traseira, trata-se de um pneu de XC com uma ampla gama de utilização, funcional tanto para treinos quanto para corridas. Seu desenho possui cravos variados, com baixa resistência ao rolamento.


Detalhes técnicos

Banda: Duplo DTC para mais durabilidade e aderência
Carcaça: SCT (Proteção contra furos) / DHC (Reforçada para Downhill)
Tubeless ready: Sim
Talão: Dobrável ou Arame
TPI: 120 ou 60

Uso Indicado - Pneu de uso variado, indicado para XC competitivo ou treinamento. Desenho de banda mais apropriado para terrenos secos e batidos.

Velocidade: 5
Aderência: 4
Durabilidade: 3

Mais informações na página do Kenda Small Block 8.

Escolha o pneu ideal pra você

Com uma grande variedade de trilhas e objetivos diferentes, escolher um bom pneu para sua bike de XC é o primeiro passo para tirar dela o desempenho adequado. Mas, seja como for, lembre-se que tudo evolui e que, o que era verdade ontem já não será mais amanha. Por isso, se estiver buscando um pneu novo pra sua XCzeira, pense em optar por um modelo um pouco mais largo.

A Kenda também possui pneus para outras modalidades de mountain biking e também de ciclismo em geral. Veja mais informações no site oficial da Kenda.


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Comentários

Opa, Adriano. Ainda não!

Gostaria de trocar os pneus da minha bike para rodar no asfalto, qual seria o modelo?

Tem um guia para speed?