MENU

Circuito Grangiro estreia neste fim de semana em Búzios

Evento será exclusivo para atletas inscritos, sem público, mas com transmissão ao vivo

Release de imprensa
O Circuito Grangiro faz sua estreia neste domingo, dia 14 de março, em Búzios com uma prova de mountain bike. Promovido pela Effect Sport e com patrocínio da Enel Distribuição Rio, via lei de incentivo do governo do estado, e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, o evento seguirá rígido protocolo de segurança, de acordo com as regras vigentes e estará preparado para receber os participantes com todos os cuidados exigidos atualmente.

Grangiro
Grangiro


Com inscrições encerradas, os atletas que garantiram suas vagas vão competir em dois percursos, o “Esporte”, com 40 km e o percurso “Pro”, com 60km e trechos mais técnicos, ambos com a chancela da equipe Caloi Henrique Avancini Racing, responsável por assinar a direção técnica da prova. A disputa será transmitida, ao vivo e na íntegra, através do canal do Grangiro no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=Hyt73RFyRzU e contará com apresentação do jornalista e ciclista Zimbrão e com comentários técnicos do treinador Helio Souza, a partir das 6h de domingo.

As largadas dos dois trajetos serão no Clube Aretê Búzios, onde os atletas também terão a experiência de pedalar em trechos Gravel (modalidade híbrida que mistura mountain bike e speed) da pista de ciclismo Aretê, assinada por Walter Tuche e pelo arquiteto Alexandre Feu. Outros pontos de destaque da prova são a praia das Caravelas, a trilha das Borboletas e a praia Pontal do Peró. Os ciclistas dos dois percursos ainda passam por outros trechos desafiadores até chegarem novamente ao Clube Aretê Búzios.

Além das provas, o Circuito Grangiro também desenvolve ações sociais nos locais em que organiza as competições. Comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o evento irá plantar 500 mudas de árvores em Búzios, com o apoio da Prima Ambiental, contribuindo para o reflorestamento da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil.
Ruy Avancini - Diretor Técnico do Circuito Grangiro
Ruy Avancini - Diretor Técnico do Circuito Grangiro


Além da preocupação com o meio ambiente, o Circuito abraça a causa da mobilidade e geração de emprego e renda. Uma parceria com a ONG Transporte Ativo irá oferecer oficinas para jovens e adultos de Búzios que estiverem interessados em aprender mais sobre o ciclismo como negócio. Ao todo, 12 participantes terão a oportunidade de participar da oficina que vai acontecer sexta (12/03) e sábado (13/03) e será ministrada por Eduardo Bernhardt e Fabio Nazareth, especialistas em mecânica “on the go“, ou seja, solucionar problemas no caminho. Os dois profissionais têm experiência de anos viajando de bicicleta de forma autônoma fazendo a mecânica de suas bikes e de terceiros. O objetivo é fomentar o empreendedorismo no segmento do ciclismo através da preparação de novos mecânicos de bike.

Protocolo de segurança
A arena de competição será um ambiente controlado, assim como todas as áreas que fazem parte do evento. Entre as medidas, estão: delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo; todo staff do evento com máscara e viseira de proteção, além de luvas (se necessário); disponibilização de lixeiras específicas para o descarte das máscaras, mantendo a preocupação com a coleta seletiva; área de pódio reservada aos cinco primeiros colocados gerais feminino e masculino, para evitar aglomeração.

Além dessas medidas, diversas outras estão sendo tomadas, como relatado nas comunicações anteriores.


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.