home

GP San Luis de Ciclismo 2015 - Brasil faz dobradinha no pódio


12 JAN, 2015     Péricles    
     


As ciclistas brasileiras estrearam as competições na Argentina com um excelente resultado no GP San Luis de Ciclismo de Estrada, que foi realizado neste sábado, 10 de janeiro. Luciene Ferreira, representante da equipe Funvic/São José dos Campos, conquistou a segunda colocação, seguida de perto pelas irmãs Clemilda Fernandes e Janildes Fernandes, ambas da Seleção Brasileira, que terminaram com a terceira e quarta colocações. A competição foi válida pelo ranking internacional UCI e reuniu várias equipes profissionais da Europa, servindo de aquecimento para o Tour de San Luis, também na Argentina, que terá início neste domingo (11), seguindo até a próxima sexta-feira (16).

imagem

O GP San Luis aconteceu na localidade de Juana Koslay, em San Luis (Argentina). As ciclistas tiveram que percorrer 76,5km para definir a vencedora da terceira edição da competição. A vitória ficou com a britânica Hannah Barnes, da equipe United Health Care, que completou o percurso em 2h02min29s. As brasileiras Luciene Ferreira e Clemilda Fernandes completaram o pódio com o mesmo tempo da vencedora. Janildes Fernandes terminou na 4ª colocação, Daniela Lionço na 15ª colocação, Ana Paula Polegatch na 59ª colocação e Camila Coelho na 90ª colocação.

Apesar de se envolver em um acidente na terceira volta, Clemilda fez uma grande prova de recuperação e acredita que o resultado poderia ter sido ainda melhor. “A prova foi bastante agitada desde o início. Por ser o primeiro desafio, é natural que todas as atletas queiram mostrar serviço, então o ritmo foi alto e acabou ficando um pouco perigoso. Na terceira volta acabei me envolvendo em um pequeno acidente, mas consegui me recuperar e retornar rapidamente para a corrida. Estou feliz pelo resultado alcançado”, declarou Clemilda.

Já a vice-campeã, Luciene Ferreira, teve que controlar o nervosismo para subir no segundo posto. “Estava bastante nervosa e tensa no início, mas com o decorrer da prova fui ficando mais confortável e finalizei o dia com o segundo lugar, que me deixou ainda mais animada para o Tour de San Luis”, destacou Luciene.

Entre as demais classificações, o Brasil ainda ficou com o título em duas oportunidades. Na classificação geral por equipes, a Seleção Brasileira garantiu o título, enquanto na classificação geral de Metas Volantes, Luciene Ferreira terminou em primeiro lugar.

Para a Tenente Renata Gavinho, responsável pelo ciclismo na FAB (Força Aerea Brasileira) e membro da Comissão Técnica da Seleção Brasileira no Tour de San Luis, a prova foi surpreendente. Renata também aproveitou para destacar a importancia do encontro que teve com todas as atletas na noite que antecedeu a competição. “Na noite desta sexta, nos reunimos com todas as atletas e fiz uma apresentação sobre o espirito de equipe, passando vídeos motivacionais e acredito que isso também foi muito importante para alcançarmos esse primeiro resultado positivo. Tivemos uma prova muito rápida. O percurso plano proporcionou que a velocidade fosse bastante alta, então tudo era um pouco imprevisível. Tínhamos muitas atletas em condições de lutar pelo pódio e conseguimos conquistar a terceira posição com a Clemilda. Todas as outras atletas também fizeram um ótimo trabalho e estão de parabéns. Agora precisamos descansar e pensar na estreia do Tour de San Luis”, declarou Renata.

Programação


10/01 - GP San Luis (76,5km) – J. Koslay
11/01 – 1ª Etapa Tour de San Luis (80,2km) – El Durazno/El Durazno
12/01 – 2ª Etapa (74,1km) – V. Mercedes / V. Mercedes
13/01 – 3ª Etapa (63,4km) – Merlo/Merlo
14/01 – 4ª Etapa/CRI (12,8km) - El Durazno/El Durazno
15/01 – 5ª Etapa (62,6km) – V. de la Quebrada / Mirador del Potrero
16/01 – 6ª Etapa (80,4km) – San Luis / San Luis


Comentários



Relacionados