home

Giro d'Italia 2017 #21 - Emden vence ITT, Dumoulin é campeão


28 MAI, 2017     Gustavo Figueiredo     10    
     


O holandês Tom Dumoulin (Sunweb) lutou nas montanhas da italianas com tudo o que pode para entrar com a menor desvantagem possível no contra-relógio final. No papel, ele precisava tirar 53 segundos de Nairo Quintana para conquistar a vitória ao fim da etapa 21.

imagem
Foto:br Giro d'Italia / Divulgação

No trajeto de pouco menos de 30km, Dumoulin fez o segundo melhor tempo do dia, cruzando a meta com um tempo 15 segundos maior do que Jos van Emden (Team LottoNl-Jumbo), o vencedor da etapa.

Porém, a tensão foi carregada por Nairo Quintana (Movistar) até o fim, já que o colombiano cruzou a meta com um tempo apenas 31 segundos inferior ao que ele precisava para levar o rosa para a Colômbia. Com o resultado, Dumoulin coloca em seu currículo sua primeira vitória de Grande Volta, tornando-se de quebra o primeiro holandês a vencer o Giro.

Diferente do que se esperava, Quintana fez um excelente contra-relógio, garantindo assim sua segunda colocação na competição. O terceiro posto ficou para Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida). Depois do excelente desempenho ontem, o francês Thibaut Pinot (FDJ) não andou bem hoje, fechando em quarto na geral.

Resultados da etapa

1 Jos Van Emden (Ned) Team LottoNl-Jumbo 00:33:08
2 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb 00:00:15
3 Manuel Quinziato (Ita) BMC Racing Team 00:00:27
4 Vasil Kiryienka (Blr) Team Sky 00:00:31
5 Joey Rosskopf (USA) BMC Racing Team 00:00:35
6 Jan B‡rta (Cze) Bora-Hansgrohe 00:00:39
7 Georg Preidler (Aut) Team Sunweb 00:00:51
8 Bob Jungels (Lux) Quick-Step Floors 00:00:54
9 Jan Tratnik (Slo) CCC Sprandi Polkowice 00:00:57
10 Andrey Amador (CRc) Movistar Team 00:01:02

Classificação geral final

1 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb 90:34:54
2 Nairo Quintana 0:00:31
3 Vincenzo Nibali 0:00:40
4 Thibaut Pinot 0:01:17
5 Ilnur Zakarin 0:00:56
6 Domenico Pozzovivo 0:03:11
7 Bauke Mollema 0:03:41
8 Bob Jungels (Lux) Quick-Step Floors 0:07:04
9 Adam Yates 0:08:10
10 Davide Formolo 0:15:17


Comentários

  • avatar

    Binotto    Blumenau - SC

    Binotto    Blumenau - SC

    Desculpe Nilmar mas tenho que discordar. Quintana não foi, não atacou, ou está se guardado para o TDF ou tava sem pernas mesmo. Quem atacou foi o Nobali, esse sim fez de tudo e mais um pouco contra o DUmoulin. O Quintana além de sempre ficar na roda da Movistar, e quando o gregário abria ele não ia, também ficou na roda do Nibali nos ataques. Da forma como vocÊ colocou, parece que deram chance para o Dumouli, mas não foi isso. Tanto é que na etapa 20 o PINOUT fez um ataque monstro e ele, o Quintana e mais o Nibali se juntaram para quebrar o Dumoulin, mas não deu certo. O fato é que Quintana não fez o que tinha que fazer nas montanhas, mesmo com o timasso da Movistar. O Nibali atacou de todas as formas mas a Bahrein não tava aquilo tudo. E Dumoulin usou bem os TTs e ainda usou sua capacidade em manter o ritmo nas montanhas , sem querer acompanhar os ataques. Fora que o Nibali realmente atacou naquela etapa do problema do Dumoulin, e Quintana foi junto. Enfim. Dumoulin fez o que tinha que fazer, os outros molengaram.

    2 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Antonio Pereira   

    Antonio Pereira   

    Foi sem dúvida um grande GIRO .vi uma entrevista do gigante Nairo e por duas etapas pedalou com febre o que comprometeu um pouco sua performance. Nibali usou uma estratégia de espera e na última semana lutou bravamente .Dumoulin foi a surpresa mas ganhou por cagada literalmente lembrando que Nairo e Nibali reduziram a diferença naquela etapa e poderiam despachar Dumolin mas não fizeram por respeito. Eu esperava Quintana, Nibali e Tibaut mas parabens ao holandês
    2 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Nilmar   

    Nilmar   

    o chamado da natureza acabou ajudando o Dumoulin. Nibali e principalmente Quintana, por causa da ética, não tiraram muito tempo na etapa rainha e ali era o divisor de águas... de repente pode ter até sido proposital por parte do Dumoulin. nas outras etapas com montanhas, sempre tinha trecho que possibilitava o retorno do Dumoulin, mas, justamente na etapa rainha, chegada no topo. onde ele iria ficar uns três minutos acontece o que aconteceu.
    2 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    ToneGuns    Lajeado - RS

    ToneGuns    Lajeado - RS

    Merecido para o Tom Dumoulin. Foi um gigante durante toda a volta, inclusive onde não era seu maior chão. Parabéns ao holandês.
    2 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Jeferson   

    Jeferson   

    Realmente uma grande volta que há tempo não se via. Competitiva, empolgante, top 10 indefinido até o ultimo momento.
    A grande falta foi a SKY que sofreu com a grande queda no início da competição.

    2 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    armando   

    armando   

    o giro fica em boas mãos.
    2 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Mario Bialuz   

    Mario Bialuz   

    Se não fosse o apelo da natureza, Tom Dumoulin ganharia com folga. Parabéns, viva o ciclismo. Obrigado Espn por transmitir mais uma vez essa fantástica corrida do ciclismo mundial... E o Tour de France vem aí.
    2 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Jc   

    Jc   

    Tom Dumolidor
    2 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Binotto    Blumenau - SC

    Binotto    Blumenau - SC

    Que Giro, fazia muito tempo que não assistia uma grande volta tão disputada assim. Dumoulin foi um herói, gladiador, digno de ser um ídolo do ciclismo a partir de agora. Isso porque a Sunweb é um time muito fraco (olhe a grade de ciclistas), e a Movistar veio pra arrasar, destruir, time fortíssimo que fez um Giro perfeito, colocou o Quintana na cara do gol em toda montanha, e o colombiano hum, não foi. Não só não foi como, além de ficar de roda da Movistar quase o giro inteiro, ficou na roda do Nibali, esse sim, deu porrada pra todo lado, apesar do Bahrein não ser aquele time todo. E lá atrás, ressurgindo dos ataques, puxando o pelotão inteiro montanha acima sempre estava quem? Dumoulin, ele que nem escalador é. Parecia filme. No final, a Sunweb é pequena demais para o Dumoulin, a Movistar carregou o Quintana até esse segundo lugar, e o Níbali, esse sim merecia ter ficado com o segundo lugar na Geral, pois além de ter de se virar sozinho em vários momentos, foi quem mais atacou, e nas duas etapas finais levou de roda o Quintana. Aliás se o Quintana for assim para o Tour de France, vai passar vergonha. Só tem que trocar esse apelido de Holandês voador do Dumoulin, tem que colocar um mais porrada do tipo, Gladiator, Iron Man, sei lá (risos).
    2 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Luciano   

    Luciano   

    Fantástico ,Dumoulin demoliu os tempos,
    2 ano(s) atrás - Denunciar




  • Relacionados