MENU

Giro 2020 #21 - Tao Geoghegan Hart, de 126º para campeão em três semanas

Ineos comemora vitória dupla com Filippo Ganna levando a última etapa do GT italiano

Há cerca de três semanas, quando começou o Giro d'Itália 2020, ninguém poderia imaginar que Tao Geoghegan Hart, atleta da Ineos Grenadiers, seria o grande campeão da prova, depois de vestir a camisa rosa por exatamente nenhuma etapa - apenas onde interessa, no pódio final em Milão.

Tao Geoghegan Hard vence o Giro - Crédito Ineos Grenadiers
Tao Geoghegan Hard vence o Giro - Crédito Ineos Grenadiers

Isso porque, no primeiro estágio da competição, ele fechou apenas em 126º, economizando as pernas pensando no duro trabalho que ele faria para seu capitão, o também britânico Geraint Thomas. Porém, depois de que Thomas abandonou o Giro por conta de uma queda ainda na primeira semana, o londrino de apenas 25 veio galgando posições até que ontem, na última chegada ao alto do GT, ele igualou seu tempo com o também novato Jai Hindley (Sunweb).

No percurso de apenas 15.7Km, ele superou Hindley, que correu de camisa rosa, por uma margem de 39 segundos. Com isso, Geoghegan Hart terminou a competição como campeão, com Hindley termiando em segundo lugar. Wilco Kelderman (Sunweb) fechou o pódio na classificação geral.

O vencedor da etapa foi o campeão mundial de contrarrelógio Fellipo Ganna (Ineos Grenadiers). O italiano venceu todas as três etapas de crono deste Giro. O segundo lugar do dia ficou com Victor Campenaerts (NTT Pro Cycling) com Rohan Dennis (Ineos Grenadiers) em terceiro.

"Nem em meus sonhos mais selvagens poderia imaginar que seria possível isso acontecer quando o Giro começou na Sicília quase um mês atrás. Toda minha carreira sonhei em fazer um Top 10, quem sabe um Top 5 em uma corrida dessa magnitude, então é algo tão completamente diferente que acho que vai demorar um pouco para a ficha cair", afirmou o vencedor.

Quilômetro Final



Na primeira parte da prova, os tempos de Hindley e Geoghegan Hart estavam bem similares. Porém, na segunda metade do curto e plano percurso, o background de contrarrelógio do atleta da Ineos começou a fazer a diferença. Pedalando com marchas visivelmente mais pesadas, o britânico abriu distância da metade pra frente.

"Meu diretor esportivo disse que tinha 10 segundos de vantagem. Eu só soube que estava indo bem quando ele começou a gritar para eu tomar muito cuidado nas últimas curvas. Não é sempre que seu diretor pede para você tirar o pé em um contrarrelógio de 15km", explicou Tao.

"Eu vou aproveitar. É incrível. Sou dedicado e acordo todos os dias ansioso para pedalar minha bicicleta, amando minha vida e sendo grato pela honra e pela posição incrível de fazer parte desta equipe e participar desta corrida tão bonita", finalizou o campeão.

Resultados da etapa

1 Filippo Ganna (Ita) Ineos Grenadiers 0:17:16
2 Victor Campenaerts (Bel) NTT Pro Cycling 0:00:32
3 Rohan Dennis (Aus) Ineos Grenadiers
4 Joao Almeida (Por) Deceuninck-Quickstep 0:00:41
5 Miles Scotson (Aus) Groupama-FDJ
6 Josef Cerny (Cze) CCC Team 0:00:44
7 Chad Haga (USA) Team Sunweb
8 Brandon McNulty (USA) UAE Team Emirates 0:00:46
9 Kamil Gradek (Pol) CCC Team 0:00:47
10 Jan Tratnik (Slo) Bahrain McLaren

Classificação geral

1 Tao Geoghegan Hart (GBr) Ineos Grenadiers 85:40:21
2 Jai Hindley (Aus) Team Sunweb 0:00:39
3 Wilco Kelderman (Ned) Team Sunweb 0:01:29
4 Joao Almeida (Por) Deceuninck-Quickstep 0:02:57
5 Pello Bilbao (Spa) Bahrain McLaren 0:03:09
6 Jakob Fuglsang (Den) Astana Pro Team 0:07:02
7 Vincenzo Nibali (Ita) Trek-Segafredo 0:08:15
8 Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe 0:08:42
9 Fausto Masnada (Ita) Deceuninck-Quickstep 0:09:57
10 Hermann Pernsteiner (Aut) Bahrain McLaren 0:11:05


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.