MENU

Giro 2020 #18 - Stelvio derruba Almeida e bagunça classificação geral

Uma das montanhas mais míticas do Giro foi palco da melhor etapa desta grande volta

No início da etapa 18 do Giro d'Italia 2020, ninguém poderia esperar que o estágio com passagem pelo Stelvio, um das montanhas mais típicas do Giro, poderia causar tantas alterações na disputa pela classificação geral.

Giro 2020 Etapa 18 Credito: Giro d''Italia
Giro 2020 Etapa 18 Credito: Giro d''Italia

Isso porque, além de destruir completamente o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep), a longa escalada ainda cobrou um preço elevado para Wilco Kelderman (Team Sunweb), até então o principal favorito para vestir a camisa rosa no fim da competição e segundo colocado na geral. Para Almeida, que agora é quinto na geral, resta saborear o resultado de um Giro espetacular. Apenas o primeiro de muitos desta jovem promessa de apenas 22 anos.

A etapa terminou com vitória de Jai Hindley (Sunweb), companheiro de Kelderman que superou Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) com certa facilidade no sprint final. O terceiro a cruzar a meta foi Pello Bilbao (Bahrain McLaren), 46 segundos depois. Kelderman ficou apenas em quinto, cruzando a meta mais de dois minutos depois, claramente exausto depois do estágio.

Na geral Kelderman lidera, mas é seguido de seu companheiro Hindley por apenas 12 segundos. O terceiro posto está com Geoghegan Hart, precisando recuperar 15 segundos para liderar - certamente, o Giro entra em sua reta final completamente aberto.

Sprint final




Stelvio decisivo

Durante a subida do Stelvio, que tem nada menos do que 25km de extensão e boa parte acima dos 2 mil metros de altitude, a Sunweb colocou seus homens na frente para desestabilizar Almeida. Vale destacar que o pelotão dos favoritos era o primeiro na estada - naquele momento não havia fuga.

Giro 2020 Etapa 18 Credito: Giro d'Italia
Giro 2020 Etapa 18 Credito: Giro d'Italia

Ainda na parte inicial da rampa, ainda faltando 48km para a chegada, o português começou a perder tempo de forma acelerada, indicando claramente que aquele seria seu último dia na liderança. Pouco depois, outros atletas começaram a sobrar. Ainda com a Sunweb na frente e de forma bastante inesperada, Wilko Kelderman começou a mostrar sinais de fraqueza.

Neste momento, a Ineos colocou o monstruoso passista Rohan Dennis na frente, trabalhando para Tao Geoghegan Hart e acelerou o passo, fazendo Kelderman perder o contato com os ponteiros. Para desespero de holandês, o único "gregário" remanescente na frota da Sunweb era Jai Hindley, que naquele momento estava em quarto na geral, com um pé no pódio.

Com isso, Hindley seguiu montanha acima com Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) e seu companheiro Dennis - o maior responsável por toda a reviravolta de hoje, com um desempenho assombroso na montanha.

No topo da montanha repleta de neve, um visivelmente cansado Kelderman não conseguiu fechar sua jaqueta corta vento, fundamental para evitar que o corpo do atleta congele durante aa descida, e foi exatamente isso que aconteceu com o holandês.

Com a descida do Stelvio terminada, os atletas ainda tiveram que escalar mais uma montanha, o Torri di Fraele, onde Keldermen fez o que pode para minimizar o estrago. Por sorte dele, a próxima etapa é plana, e em teoria ele terá tempo para se recuperar.

Com Dennis fora do jogo no inicio da escalada, Geoghegan Hart foi forçado a puxar sozinho, tentando ampliar sua vantagem para seus concorrentes. Sem nenhuma obrigação de trabalhar, Hindley seguiu a montanha inteira de roda, economizando energias para vencer na aceleração final.

No sábado, teremos mais subidas no Giro, com a competição terminando no domingo com um contra relógio plano, de apenas 15km, onde Kelderman leva certa vantagem. Resta saber se ele terá pernas para encarar o vigésimo estágio, que tem chegada ao alto e mais de 5 mil metros de escaladas, e se depois disso ele estará recuperado do estágio de hoje.

Resultados da etapa

1 Jai Hindley (Aus) Team Sunweb 6:03:03
2 Tao Geoghegan Hart (GBr) Ineos Grenadiers
3 Pello Bilbao (Spa) Bahrain McLaren 0:00:46
4 Jakob Fuglsang (Den) Astana Pro Team 0:01:25
5 Wilco Kelderman (Ned) Team Sunweb 0:02:18
6 Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe 0:04:04
7 Joao Almeida (Por) Deceuninck-Quickstep 0:04:51
8 Vincenzo Nibali (Ita) Trek-Segafredo
9 Hermann Pernsteiner (Aut) Bahrain McLaren

Classificação geral

1 Wilco Kelderman (Ned) Team Sunweb 77:46:56
2 Jai Hindley (Aus) Team Sunweb 0:00:12
3 Tao Geoghegan Hart (GBr) Ineos Grenadiers 0:00:15
4 Pello Bilbao (Spa) Bahrain McLaren 0:01:19
5 Joao Almeida (Por) Deceuninck-Quickstep 0:02:16
6 Jakob Fuglsang (Den) Astana Pro Team 0:03:59
7 Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe 0:05:40
8 Vincenzo Nibali (Ita) Trek-Segafredo 0:05:47
9 Fausto Masnada (Ita) Deceuninck-Quickstep 0:06:46
10 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe 0:07:28


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.