MENU

Giro 2020 #14 - Ganna vence crono e português Almeida amplia vantagem na rosa

Jovem campeão mundial de contrarrelógio massacra concorrência na crono individual

Filippo Ganna (Ineos Grenadiers), atual campeão mundial de contrarelógio, segue imbatível em competições de crono. Na etapa 14 do Giro d'Italia 2020, o jovem italiano massacrou a concorrência, terminando sua apresentação com 42:20 - seu companheiro Rohan Dennis, ex-campeão mundial da modalidade, ficou em segundo lugar com um tempo 26 segundos mais lento.

Crédito: Giro d''Italia / Divulgação
Crédito: Giro d''Italia / Divulgação

Dentre os favoritos para a camisa rosa, Brandon McNulty (UAE Team Emirates) foi o mais rápido no percurso com subidas e 34.1km de extensão. Ele fechou em terceiro lugar e subiu de décimo primeiro para quarto na geral.

O camisa rosa João Almeida (Deceuninck-QuickStep) conseguiu defender bem sua liderança, ampliando sua vantagem em 16 segundos sobre Wilco Kelderman (Sunweb) ao fechar hoje na sexta colocação. Mesma sorte não teve o italiano Vincenzo Nibali (Trek-Segafredo), que perdeu quase um minuto e meio para o líder da competição.

Esta é a terceira vitória de Ganna neste Giro, sendo que ele já venceu a crono da etapa inicial e chegou a vestir a camisa rosa. Depois disso, ele ainda levou mais uma ao vencer a quinta etapa da competição. Na prova, a Ineos já levou 4 estágios.

"É uma vitória muito importante para mim e este Giro estamos com uma equipe muito forte. Vencemos de todas as maneiras e isso nos deixa felizes. No começo me senti ok, tivemos alguma subidas que não foram muito fáceis, mas a perna final fui muito muito bem e comecei a me sentir cada vez melhor", afirmou o vencedor.

Classificação geral e próxima etapa

Se hoje tivemos um dia importante na disputa pela geral, amanhã teremos um dia decisivo. Hoje, apesar de Almeida ter ampliado um pouco sua vantagem, as maiores diferenças certamente foram os desempenho brilhante do norte americano Brandon McNulty e a perda de tempo de Nibali. Amanhã, porém, tudo isso vai virar de pernas para o ar.

Crédito: Giro d''Italia / Divulgação
Crédito: Giro d''Italia / Divulgação

Com 185km, um percurso super montanhoso e chegada ao alto do Piancavallo, subida onde Marco Pantani garantiu seu Giro em 1998, trata-se de um dia certamente feito para os escaladores mais puros do pelotão. Tanto é que, em 2017, o montanhista Nairo Quintana utilizou a subida para tomar a rosa de Tom Dumoulin, um passista que sobe bem - em teoria, o mesmo pode acontecer com João Almeida amanhã, já que ele também não é um escalador puro.

Apesar de serem grandes as chances de Almeida perder a rosa na etapa 16, se seus adversários não conseguirem distancia-lo amanhã, as chances do atleta chegar até o fim do giro na liderança começam a tornarem-se reais.

Afinal, a subida do Piancavallo,a Cima Pantani deste Giro, tem 14.5km de extensão com média de 9.4% e diversos trechos com quase 15% de inclinação. Certamente trata-se de uma etapa para definir quem não vai ganhar esta edição da grande volta italiana

Resultados da etapa

1 Filippo Ganna (Ita) Ineos Grenadiers 0:42:40
2 Rohan Dennis (Aus) Ineos Grenadiers 0:00:26
3 Brandon McNulty (USA) UAE Team Emirates 0:01:09
4 Thomas De Gendt (Bel) Lotto Soudal 0:01:11
5 Josef Cerny (Pra) CCC Team 0:01:16
6 Joao Almeida (Por) Deceuninck-Quickstep 0:01:31
7 Tanel Kangert (Est) EF Pro Cycling 0:01:33
8 Jonathan Castroviejo Nicolas (Spa) Ineos Grenadiers 0:01:44
9 Wilco Kelderman (Ned) Team Sunweb 0:01:47
10 Jan Tratnik (Slo) Bahrain McLaren 0:02:00

Classificação Geral


1 Joao Almeida (Por) Deceuninck-Quickstep 54:28:09
2 Wilco Kelderman (Ned) Team Sunweb 0:00:56
3 Pello Bilbao (Spa) Bahrain McLaren 0:02:11
4 Brandon McNulty (USA) UAE Team Emirates 0:02:23
5 Vincenzo Nibali (Ita) Trek-Segafredo 0:02:30
6 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe 0:02:33
7 Domenico Pozzovivo (Ita) NTT Pro Cycling
8 Fausto Masnada (Ita) Deceuninck-QuickStep 0:03:11
9 Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe 0:03:17
10 Jai Hindley (Aus) Team Sunweb 0:03:33


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.