home

GFNY Brasil 2018 - Conservatória - Prova reúne 1500 atletas neste fim de semana

Percurso longo tem 158.4km, com uma altimetria positiva de 2.832m. Já o percurso médio tem 88,4km, com altimetria positiva de 1.615m


3 AGO, 2018     Gustavo Figueiredo    



Em sua segunda edição no Brasil, o GFNY Brasil - Gran Fondo New York - será disputado neste domingo (5), em Conservatória, no Sul Fluminense. Com cerca de 1.500 ciclistas inscritos, a maior maratona de ciclismo do mundo terá a prova clássica, com percurso longo de 160km, e médio, com 88km. Para este ano, mais da metade do percurso será inédito com a inclusão de duas novas serras do histórico Vale do Café.

Foto 69003
   Divulgação

“Os ajustes para este foram aprovados pelos embaixadores do Gran Fondo New York Brasil e por centenas de ciclistas que realizaram simulações da prova nos últimos meses”, afirma Maria Luisa Jucá, organizadora da GFNYBrasil. “O percurso longo ficou com 158.4km, com uma altimetria positiva de 2.832m. Já o percurso médio tem 88,4km, com altimetria positiva de 1.615m.”

Criada para atletas profissionais e amadores ávidos por desafios de resistência, a grande festa do ciclismo mundial traz a experiência "Be a Pro for a Day", que simula um verdadeiro Grand Fondo italiano, com largada em massa, controle de tempo por chip, sinalização, fechamento total ao trânsito na maioria do percurso, batedores, carros de apoio mecânico, resultados baseados nos tempos gerais, medalha aos participantes e troféus e prêmios para campeões gerais.

Ciclistas profissionais como Daniela Genovesi - a maior atleta de ciclismo amador de longa distância - Ana Polegatch, Priscila Benício, Otávio Bulgarelli, Alvimano Reis e Hugo Prado, entre outros, confirmaram presença na prova. Entre as personalidades, os ex-atletas Bernardinho e Fernanda Venturini, o músico Dado Villa-Lobos, o ator Rodrigo Hilbert e da música e a cineasta Izabel Jaguaribe. Clubes de ciclismo de todo o Brasil estão inscritos, assim como participantes da Alemanha, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Espanha, EUA, Israel Itália, Polônia, Portugal e Uruguai.

Além da prova, o GFNY Brasil oferece muitas atrações para ciclistas e seus familiares. No sábado, a partir das 18h, no Hotel Acalanto, o técnico Bernardinho, bicampeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei e que se tornou ciclista amador, ministra uma palestra motivacional. Também no sábado, às 16h, acontece a palestra com o médico Fabrício Braga, do Laboratório de Performance Humana, sobre saúde e desempenho.

A GFNY Brasil Expo, na sexta-feira e no sábado, reunirá dezenas de expositores que levarão produtos inéditos com valores diferenciados para participantes. O GFNY Brasil Food Truck Park é o espaço de confraternização do evento com alimentação saudável e cervejas artesanais. No domingo, depois da prova, ciclistas e toda a "família" GFNY Brasil comemoram a realização de mais uma edição do evento na Pasta Party.

O legado positivo para Conservatória e o município de Valença é uma das preocupações das sócias Fernanda Venturini e Maria Luisa Jucá. Parte da escola municipal da cidade será reformada para receber a feira. Parte do valor arrecadado com inscrições VIP será usado para beneficiar o hospital municipal local. Outro legado positivo é o aquecimento da economia da região, principalmente para hotéis, restaurantes e mercados.

"O evento beneficia a região de Valença não só no dia da prova, mas durante treinos oficiais que promovemos ao longo do ano. Toda a cidade se envolve e vibra com o GFNY Brasil", analisa Maria Luisa Jucá, sócia do GFNY Brasil e pioneira na realização de eventos de ciclismo no estado do Rio de Janeiro como Tour do Rio e Copa Rio de Janeiro de Ciclismo, que não conta com o apoio do Estado do Rio de Janeiro ou do Ministério do Esporte.

A expectativa é grande para a segunda edição da prova, que teve sua estreia elogiada por muitos participantes que retornam para encarar o percurso renovado em 2018. Mais que uma competição de ciclismo, o GFNY Brasil reuniu em 2017 milhares de aficionados pelo pedal e acumulou elogios.

“Uma das mais importantes provas do mundo do ciclismo pela excelência de sua organização”, definiu o técnico Bernardinho, que completou a prova de 160km no ano passado e está inscrito para a mesma distância neste domingo.

O GFNY Brasil, que não conta com o apoio do Estado do Rio de Janeiro ou do Ministério do Esporte, tem patrocínio AB Intercar, Specialized e Klabin. Caixa e Spoleto são co-patrocinadores. Entre os parceiros do evento estão Pinkcheeks, Shimano, SpecialTrip, Acritur/Prefeitura de Valença, Essential Nutrition e Gu. A Polícia Rodoviária Federal confirmou suporte aos ciclistas para reforçar a segurança.


Comentários



Relacionados