Seção de Fotos Vazia Freios a disco - Você precisa deles ? - Pedal
home

Freios a disco - Você precisa deles ?


9 JAN, 2001     Pedro Cury    
     


Quando comecei a praticar o MTB em 1989, fiquei impressionado com a força de frenagem dos clássicos cantilevers. Nos últimos anos, os v-brake se tornaram populares provando ser muito mais fortes que os antigos cantilevers. Como a velocidade e a dificuldade das trilhas vem aumentado drasticamente, os freios a disco chegaram como a solução para vários problemas mas será que você realmente os necessita?

Na minha opinião, os freios a disco são indispensáveis para os competidores de Downhill. Creio que os discos ainda não são leves o suficiente para se tornar padrão no Cross-Country, por mais que muitos estejam usando.

Todos sabemos que instalar freios a disco na bike não é nada barato pois além de custar muito mais caro que um V-brake, você vai precisar comprar cubos novos e adaptadores. Muitos instalam os discos no roda da dianteira por ser mais fácil e mais barato.

Como gosto de pedalar na lama notei que o aro traseiro sempre fica mais sujo do que o dianteiro, sujando as sapatas de freio e piorando o poder de frenagem. Mas todos dizem que a roda dianteira é a que para a bike e eu concordo, mas qualquer V-brake bem regulado pode parar a roda dianteira muito bem. A roda traseira é a que recebe mais abuso como pedras, raízes e lama. O aro traseiro é o que mais amassa e/ou empena com este abuso e assim as laterais do aro perdem a modulação e o poder de frenagem. Por isso meu conselho é que se possível instalar os discos na frente e atras mas se a grana estiver curta instale primeiro na roda traseira.

Um grande fator a se levar em conta na hora de comprar freios a disco é saber se seu quadro e garfo são compatíveis. Hoje em dia a maioria das suspensões possuem furacão para a pinça do disco, mas a maioria dos quadros de mountain bike com mais de um ano ainda não os possui. Existe uma grande variedade de adaptadores mas como cada fabricante opta por um tipo de furação não e tão fácil acha-los.

Outro fator que devemos levar em conta na hora de "investir" nos discos, é o tipo de trilha que você freqüenta diariamente. Se suas trilhas são secas e sem muitas pedras e/ou raízes, um bom par de V-brakes será o suficiente para parar sua bike por mais pesada que ela seja. Já se você mora onde as trilhas estão freqüentemente molhadas os discos te ajudaram muito.

Se você quiser tirar onda, os discos certamente chamarão toda a atenção nas ruas mas também chamará a atenção de ladrões. Já os competidores do Downhill tem os discos como uma peça básica mas lembre-se que os freios a disco tem suas vantagens e desvantagens:

Vantagens

Como são muito fortes e sensíveis, você necessita de pouca forca para acionar a manete e assim parar a bike, podendo utilizar esta forca para segurar o guidom e pedalar.
Não são afetados por fatores externos como lama, chuva e problemas como roda empenada ou aro amassado.
Tem muito mais modulação.
Desvantagens

A manutenção requer experiência em mecânica e paciência
Fazer sangria do fluido hidráulico regularmente ou quando o conduite arrebentar.
Em certos modelos ,as pastilhas de freio arrastam (draging) sendo difíceis de regular.
São mais pesados que qualquer V-brake.


Flavio Martins
flaviom@unisys.com.br


Comentários