MENU

Freicycle - Bike elétrica mais leve do mundo pesa apenas 6.8kg

Protótipo criado por engenheiro alemão teve peso confirmado pelo Guinnes Book

Construir uma bike de estrada que pesa apenas 6.8kg, o limite mínimo permitido em provas com a chancela da UCI, não é a tarefa mais fácil do mundo. Tanto é que, quase sempre, bikes nesta zona da balança são vendidas por suas marcas com grande destaque para o baixo peso.

Crédito: Freicycle
Crédito: Freicycle

Agora, imagine então uma bike que, além de pesar 6.872kg, ainda possui um sistema de pedal assistido elétrico? Este é o caso da Freicycle, a e-bike mais leve do mundo.

Segundo esta matéria do site Eletric Bike Report, trata-se de um protótipo exclusivo, construído ao redor de um quadro Merida Scultura Superlite LTD - a marca foi confirmada e homologada pela Guinnes World Records.

Crédito: Freicycle
Crédito: Freicycle

O modelo foi criado pelo alemão Dennis Freiburg, engenheiro mecânico e demorou um ano para ser concluída. Ela foi construída na cidade de Dortmund e aposta em um sistema com um motor elétrico com um rolete que fica encostado no pneu traseiro para transmitir a potência - para momentos de pedalada "acústica", o rolete pode ser desacoplado para economizar as pernas do ciclista.

A bateria fica embutida em uma caramanhola especial, que ainda conta com o botão liga desliga do sistema. O inventor afirma que ela é capaz de apoiar o ciclista com até 600 watts de potência, com a bateria tendo autonomia de até 38km. Desligando o limitador de 25km/h, ela é capaz de atingir até 48km/h.

Crédito: Freicycle
Crédito: Freicycle

No mais, a bike aposta em componentes de gama elevada, como a transmissão SRAM Red, freios ferradura Dura-Ace. Todo o sistema de propulsão pesa apenas 2kg.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo



Mais sobre Bikes Elétricas

Já andou em uma bike elétrica ? Sabia que existem até mountain bikes capazes de encarar todo tipo de terreno ? E melhor, elas podem te ajudar e não te deixar mais preguiçoso! Conheça um pouco mais sobre as E-MTBs aqui.


Conteúdo Relacionado

Comentários

Para mim se tivéssemos motorista educados, povo civilizado e ruas bem pavimentadas eu diria que esse seria o futuro da minha locomoção diaria

Se tem motor não é bicicleta.



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.