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Fran Ventoso confirma ter se machucado com freio a disco na Paris-Roubaix

O ciclista Fran Ventoso da Movistar acaba de confirmar em uma longa carta aberta ter realmente se machucado ao bater em um freio a disco na última Paris-Roubaix. Depois de dizer ser favorável em relação a inovações como quadros de carbono, grupos de 11 velocidades e até câmbios eletrônicos, o atleta criticou duramente a introdução dos freios a disco no pelotão e ainda afirmou que outro ciclista se machucou com o equipamento na mesma prova.

Para facilitar o entendimento, traduzimos um trecho da carta para você. Depois, colocamos a carta na íntegra em Inglês e também traduzida pelo Google com algumas correções para melhorar. Confira os textos a seguir.

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Fran Ventoso depois do acidente. Foto: Twitter / Reprodução


Confira abaixo um trecho da carta escrita pelo atleta

"Na Paris-Roubaix, somente duas equipes utilizaram discos. Com oito bicicletas cada uma, somavam-se 16 bikes carregando 32 discos no pelotão. Deixe-me levá-lo para 130km de prova: em um setor de paralelepípedos, aconteceu um engavetamento com ciclistas caindo para todos os lados. Eu consegui frear mas não evitei a batida no ciclista que estava a minha frente. Eu não cheguei a cair, mas minha perna bateu na traseira da bike dele. Continuei pedalando mas, logo em seguida, pude olhar para minha perna e vi claramente uma parte da membrana que cobre a Tíbia. Desci da bicicleta, me joguei para a grama que estava a minha direita, cobri meu rosto em descrença e comecei a me sentir mal. Eu só podia esperar pelo carro da equipe e pela ambulância com muitas coisas passando pela minha cabeça.

Teria sido má sorte? Eu acho que não. Alguns quilômetros depois, os pensamentos que eu tinha na minha cabeça tornaram-se reais. Isso porque, 15km depois do meu incidente, Nikolas Maes da Etixx-Quick Step entrou exatamente na mesma ambulância que eu estava com uma ferida profunda em seu joelho, causada por outro freio a disco, um dos 32 no pelotão. Com isso, uma pergunta vem a mente imediatamente: o que vai acontecer quando forem 396 discos na prova com 198 ciclistas lutando ferozmente por posições?"

Carta completa em inglês

On disc brakes
I’ve spent thirteen years in the pro cycling peloton and another thirteen moving up the ladder in youth categories. That makes it 26 years on my bike, training every day, enjoying what I like most, my passion. Since I was six, I’ve enjoyed racing, and I continue to do so. I’m so happy to have turned my vocation into a dream job.

Just like in any other sport, cycling has evolved in many technical aspects. However, it has not done so in others in a way we’d all have liked.

Through all these years, I’ve witnessed many improvements on different parts of the bike and cycling apparel. We started off with steel, then aluminum, and later on, carbon. That last one came here to stay, since it was as rigid as we needed while also offering lightness. We’ve also stopped using toeclips for clipless pedals, much more comfortable, effective and secure. Days are long gone when we used hairnet helmets: modern ones are now lighter, beautiful to the eye and offer absolute security guarantees when you use them.

I’ve also seen very important improvements on gearing. My first bike had one chainring and three sprockets; nowadays, we use two chainrings, even three, and 11 sprockets… and I’m certain it won’t end there. Technology evolution has been a sort of trial and error: getting to this point hasn’t been easy. I remember how easily chains were broken when we first used ten sprockets: links that broke, because of materials still not as resistant as it was required… it still happens today. We could also talk about the revolution that has brought the electronic shifting. When it was first shown and used, we all were surprised and made early judgments: it’s not necessary, it might not work well, carrying batteries seems wrong, having to connect your bike to AC is bonkers… And now, we can’t imagine our bikes without it.

My point is: two years ago, we started seeing disc brakes put on cyclocross bikes, and the rumour was that there could be a chance that they be tested in road cycling events.

Beforehand, I want to make this clear: I’m so in favor as anyone else that cyclocross professionals or participants in sportives enjoy the advantages of disc brakes during their rides.

But then, there’s pro road cycling events. Was there really anyone who thought things like Sunday’s wouldn’t happen? Really nobody thought they were dangerous? Nobody realized they can cut, they can become giant knives?

At Paris-Roubaix, only two teams used them. With eight riders each, that makes it sixteen, carrying a total 32 disc brakes into the peloton. Let me take you to 130km into the race: into a cobbled section, a pile-up splits the field, with riders falling everywhere. I’ve got to break [brake] but I can’t avoid crashing against the rider in front of me, who was also trying not to hit the ones ahead. I didn’t actually fall down: it was only my leg touching the back of his bike. I keep riding. But shortly afterwards, I have a glance at that leg: it doesn’t hurt, there’s not a lot of blood covering it, but I can clearly see part of the periosteum, the membrane or surface that covers my tibia. I get off my bike, throw myself against the right-hand side of the road over the grass, cover my face with my hands in shock and disbelief, start to feel sick… I could only wait for my team car and the ambulance, while a lot of things come through my mind.

Just a stroke of bad luck? I don’t thing so: few kilometers later, one of the thoughts I had sitting in the gutter becomes real.

15km after my incident, Nikolas Maes, a rider from Etixx-Quick Step, comes into the very same ambulance I’m sitting in. There’s a deep wound in his knee, produced by another disc, one of those 32. One question comes inevitably and immediately to one’s mind: what will happen when 396 discs get into a race where 198 riders ferociously battle for position?

Disc brakes should have NEVER arrived into the peloton, not at least as we know them right now. I haven’t met any rider who has run out of braking power with traditional brakes; I haven’t known anyone who didn’t see his wheels skidding when you brake with all power you’ve got, no matter traditional or disc brakes. Then: why using them?

Conversely, there are lots of problems to change wheels after a puncture; added trouble for neutral service, which has to carry three or four different sets of wheels to help you out in case your team car is not around… and the most worrying thing, as I stated before, is that disc brakes in its actual concept are giant knives, ‘machetes’ when crashing against or crashed by them at a certain speed. And in some points, we reach 80, 90, 100 kilometres per hour.

I’ve been lucky: I didn’t get my leg chopped off, it’s just some muscle and skin. But can you imagine that disk cutting a jugular or a femoral artery? I would prefer not to.

All of this happens because the international riders’ association –the CPA–, national riders’ associations, international and national feds, teams and, above all of them, OURSELVES, PROFESSIONAL RIDERS, are not doing anything. We always think that it’s not a problem if it doesn’t happen to ourselves. We always wait for horrible things to happen in order to take measures. Sooner or later, it could happen to anybody: it’s a matter of probability, we’ve all got the same. Pro riders should take a look beyond our own belly. Others tell us what we should do, but we just can’t forget WE’VE GOT THE POWER TO CHOOSE, AND WE SHOULD MAKE A CHOICE.

Carta completa traduzida pelo Google

Eu passei treze anos no pelotão de ciclismo profissional e outros de treze subindo nas categorias de base. Isso faz com que seja 26 anos na bike, treinando todos os dias, aproveitando o que eu mais gosto, minha paixão. Desde que eu tinha seis anos, eu gosto de corridas e vou continuar correndo. Estou muito feliz por ter virado a minha vocação para um trabalho de sonho.

Assim como em qualquer outro esporte, o ciclismo tem evoluído em muitos aspectos técnicos. No entanto, ele não o fez em outros de uma maneira que nós todos teríamos gostado.

Através de todos estes anos, eu testemunhei muitas melhorias em diferentes partes do vestuário e da bicicleta. Nós começamos com aço, em seguida, alumínio, e mais tarde o carbono. Essa última veio aqui para ficar, uma vez que é tão rígida como precisávamos ao mesmo tempo que oferece leveza. Nós paramos de firma-pé e agora usamos pedais de encaixe, muito mais confortável, eficaz e seguro. Dias são longos ido quando usado capacetes hairnet: os modernos estão agora mais leve, bonito aos olhos e oferecer garantias de segurança absolutas quando você usá-los.

Eu também vi melhorias muito importantes na transmissão. Minha primeira bike tinha uma coroa e três pinhões; hoje em dia, usamos duas coroas, mesmo três, e 11 pinhões, e estou certo de que não vai parar por aí. A evolução da tecnologia tem sido uma espécie de tentativa e erro: chegar a este ponto não tem sido fácil. Lembro-me de quão facilmente correntes foram quebradas quando usado pela primeira vez dez velocidades: links quebrados por causa de materiais ainda não é tão resistentes como era necessário ... ainda acontece hoje.

Podemos também falar sobre a revolução que trouxe a troca eletrônica. Quando foi exibido pela primeira vez, todos nós fomos surpreendidos e fizemos pré-julgamentos: não é necessário, ele pode não funcionar bem, carregando baterias por parecer errado, ter de ligar sua bike na tomada é maluco ... E agora, não podemos imaginar nossas bicicletas sem ele.

Meu ponto é: há dois anos, começamos a ver travões de disco colocados em bicicletas cyclocross, eo boato era de que poderia haver uma chance de que eles sejam testados em eventos de ciclismo de estrada.

De antemão, quero deixar isso claro: Eu sou tão a favor quanto qualquer outra pessoa que os profissionais de cyclocross ou participantes de esportivos utilizem das vantagens de freios a disco durante os seus passeios.

Mas então, não há pro eventos de ciclismo de estrada. Havia realmente qualquer um que pensava coisas como domingo não iriam acontecer? Realmente ninguém pensou que eles eram perigosos? Ninguém percebeu que eles podem cortar, eles podem se tornar facas gigantes?

Em Paris-Roubaix, apenas duas equipes usaram. Com oito pilotos cada, que torna mais dezesseis anos, transportando um total de 32 freios de disco para o pelotão. Deixe-me levá-lo para 130 km para a corrida: em uma seção de paralelepípedos, uma pilha-up divide o campo, com os pilotos caindo em todos os lugares. Eu tenho que quebrar [freio], mas não posso evitar bater contra o piloto na minha frente, que também estava tentando não bater aqueles à frente. Eu realmente não cair: foi só minha perna tocar a parte de trás de sua bicicleta. Eu continuo andando. Mas pouco tempo depois, eu tenho um olhar para essa perna: não dói, não há uma grande quantidade de sangue cobrindo-o, mas eu posso ver claramente parte do periósteo, a membrana ou superfície que cobre minha tíbia. Eu saio de bicicleta, jogar-me contra o lado direito da estrada sobre a grama, cobrir o rosto com as mãos em choque e descrença, começa a se sentir doente ... eu só poderia esperar para o meu carro da equipe ea ambulância, enquanto um monte de coisas vêm em minha mente.

Apenas um golpe de má sorte? Eu não coisa assim: poucos quilómetros depois, um dos pensamentos que eu tinha sentado na sarjeta torna-se real.

15 km após o meu incidente, Nikolas Maes, um piloto de Etixx-Quick Step, entra na mesma ambulância Eu estou sentado. Há uma ferida profunda no joelho, produzido por um outro disco, um daqueles 32. Uma pergunta vem inevitavelmente e imediatamente à mente: o que vai acontecer quando 396 discos entrar em uma corrida onde 198 pilotos feroz batalha para a posição?

Os travões de disco nunca deveria ter chegado no pelotão, pelo menos não como os conhecemos agora. Eu não conheço qualquer piloto que ficou sem poder de travagem com freios tradicionais; Eu não conheci ninguém que não viu suas rodas derrapando quando você freia com todo o poder que você tem, não importa freios tradicionais ou disco. Então: por que usá-los?

Por outro lado, existem muitos problemas para mudar as rodas depois de um furo; problema adicional para o serviço neutro, o que tem que levar três ou quatro diferentes conjuntos de rodas para ajudá-lo no caso de seu carro da equipe não está por perto ... e a coisa mais preocupante, como eu disse antes, é que os freios a disco em seu próprio conceito são facas gigantes, 'facões' quando bater contra ou caiu por eles a uma determinada velocidade. E, em alguns pontos, chegamos a 80, 90, 100 km por hora.

Eu tive sorte: Eu não se minha perna cortada, é apenas um pouco de músculo e pele. Mas você pode imaginar esse disco de corte de um jugular ou a artéria femoral? Eu preferiria não.

Tudo isso acontece porque os pilotos internacionais "associação -o CPA-, os pilotos nacionais das associações, feds internacionais e nacionais, equipes e, acima de todos eles, nós, pilotos profissionais, não está fazendo nada. Nós sempre pensamos que não é um problema se isso não acontecer a nós mesmos. Nós sempre esperar que as coisas horríveis a acontecer, a fim de tomar medidas. Mais cedo ou mais tarde, pode acontecer a qualquer um: é uma questão de probabilidade, todos nós temos o mesmo. Pro pilotos deve ter um olhar além de nossa própria barriga. Outros dizem-nos o que devemos fazer, mas nós simplesmente não podemos esquecer Nós temos o poder de escolher, e devemos fazer uma escolha.

Discos de produzir cortes. Desta vez era eu; hoje, que pode ser mais grave e acontecem aos outros.



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