Seção de Fotos Vazia FPMTB organiza abaixo assinado para construção de pista de MTB - Pedal
home

FPMTB organiza abaixo assinado para construção de pista de MTB

Ciclistas de todo o estado se juntam para construção da pista


28 NOV, 2010     Péricles    



A FPMTB, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Claro, estão construindo uma pista de Mountain Bike (MTB) das modalidades Dirt Jump e Pump Track na cidade de Rio Claro, interior paulista, localizada na Rua 3-A entre as Avs. 54 e 56.

A iniciativa surgiu após a Prefeitura de Rio Claro decidir revitalisar a área do canteiro central da Av. Brasil (local da pista), a qual estava sem utilização, com mato crescendo no local e atraindo ratos, baratas e marginais.

Agora, o projeto da Prefeitura de Rio Claro busca implantar uma série de
infraestruturas esportivas no local, transformando-a num Complexo Esportivo de inúmeras modalidades, com equipamentos de ginástica, quadras de areia para vôlei e futebol, campo de malha, pista de caminhada e de bicicleta, etc. as quais irão beneficiar toda a comunidade local com a disponibilização de infraestrutura esportiva, recreacional e de lazer e projetos sociais que serão realizados no local, além de valorizar os imóveis do entorno.

Após ser consultada por Dú Altimari, prefeito de Rio Claro, sobre o interesse em se implantar infraestrutura para bicicleta no local, a FPMTB, que está sediada em Rio Claro, concordou em fornecer a prefeitura o projeto, a supervisão técnica e o acompanhamento da obra gratuitamente devido ao interessem em se desenvolver o MTB na cidade em que a entidade está sediada e, em contrapartida, a prefeitura irá fornecer a matéria prima, mão de obra e maquinário para sua construção, os quais apresentam um custo baixíssimo para a Prefeitura.

Dentre as estruturas voltadas para a bicicleta que serão implantadas no local estão duas modalidades do mountain bike: Dirt Jump (DJ) e Pump Track (PPT). O DJ é constituído de rampas nas quais os ciclistas realizam saltos e manobras, sendo que haverão rampas de níveis iniciantes, amador e profissional, possibilitando a prática de todos, desde crianças que nunca tiveram contato com a modalidade até de atletas profissionais. Já o PPT é constituído de um circuito com curvas e pequenas elevações de até 50 cm de altura, no qual o objetivo é dar o maior número de voltas possível sem pedalar, somente impulsionando a bicicleta com a força do corpo. A modalidade é muito popular em países como Canadá, EUA e países europeus devido a sua versatilidade e segurança, possibilitando a iniciação de inúmeras crianças ao esporte.

O primeiro estágio (já em andamento) é a construção da pista de Dirt Jump, que será uma das melhores e mais modernas do estado, trazendo pilotos de toda região para treinar diariamente no local. Após sua conclusão terá inicio o segundo estágio da obra que é a construção do Pump Track, a qual será uma das maiores pistas em extensão do país e a primeira a ser construída em local público.

“Em 2011 a FPMTB pretende implantar no local um pólo de nossa escola de bicicleta, a qual atenderá mais de 3.000 crianças do município anualmente, tirando-as das ruas através de uma atividade esportiva e educativa. A estrutura que está sendo construída é uma das mais modernas pistas de Dirt Jump de todo o estado, trazendo atletas de toda região para treinar no município e também possibilitando a realização de campeonatos estaduais e nacionais no local, projetando o nome da cidade como referência no esporte” – Afirmou Clayton Palomares, presidente da FPMTB.

As obras já estão em andamento e causam alvoroço na comunidade local, que está ansiosa pelas mudanças que estão acontecendo. Embora a maioria da população local aprove as mudanças, algumas opiniões são contrárias, principalmente as dos que desconhecem a finalidade dos grandes morros de terra e do trânsito das maquinas no local.

Devido a isto e precavendo-se de interesses contrários a implantação de estrutura para o mountain bike no local, a FPMTB esta realizando um abaixo assinado envolvendo os moradores locais e a população rio clarense, bem como abrangendo os ciclistas de todo estado, para que a pista que está sendo construída fique no local permanentemente para o desenvolvimento e a prática desportiva no local, o que irá contribuir diretamente com: a retirada de crianças das ruas destinando-as a um ambiente saudável de fruição, prática esportiva, recreacional e de lazer; a vinda de atletas de toda região para treinarem no município e motivarem a revelação de atletas locais.

Além da implantação de projetos sociais, esportivos e culturais no local; o surgimento de novas modalidades de comércio, prestação de serviços e, consequentemente, a geração de empregos, renda e aumento na arrecadação de impostos municipais; a realização de eventos de âmbitos local, regional, estadual, nacional e internacional no local; além de outros benefícios diretos a cidade e seus munícipes.

Para tal, é necessário que os interessados enviem o nome completo e número do RG para o email fpmtb@cbmtb.com com o título: “Abaixo Assinado”. A entidade não divulgará a lista de nomes para preservar a privacidade dos adeptos a campanha em prol da manutenção da pista no local, sendo utilizado somente para apresentação ao Ministério Público, se necessário.

No próximo sábado, dia 20, a FPMTB está organizando junto aos ciclistas de Rio Claro e região um mutirão para finalizar alguns obstáculos da pista e, assim, dar início a utilização do local pela comunidade para a prática do mountain bike. O objetivo é que seja finalizado o trajeto da linha “kids” para que as crianças da comunidade já tenham onde dar suas primeiras pedaladas.


Comentários



Relacionados