MENU

Fox Live Valve - Conheça o novo sistema de suspensão eletrônica da Fox

Novo sistema eletrônico de controle de suspensão da Fox promete mais velocidade, conforto e tração

Sistemas de suspensão eletrônica para bicicletas não são exatamente uma novidade. Afinal, quem viveu nos anos 1990 certamente chegou a ver alguns projetos e produtos ainda bastante embrionários surgindo e desaparecendo do mercado - atualmente, alguns fabricantes ainda apostam neste tipo de tecnologia, mas sempre sem grande sucesso.

Agora, com a chegada do sistema Live Valve, a Fox promete levar o conceito de suspensões eletrônicas alguns passos adiante, com o uso de um sistema muito mais completo e complexo, que conta com inúmeros sensores espalhados pela bike - o modelo é derivado de aplicações automobilistas já utilizadas pelo fabricante.

Foto 69294
    Divulgação

Como Funciona?

O cérebro que comando o sistema fica na unidade de controle central. Segundo a Fox, a abertura das válvulas pode ser alterada em apenas três milissegundos - cem vezes mais rápido do que uma piscada de olhos. Para obter os dados, o Live Valve aposta em sensores de inclinação no quadro e em acelerômetros nas rodas capazes de medir inúmeros detalhes da bike, detectando a aceleração da suspensão e se a bike está subindo, descendo ou no ar.

A bateria de íon-lítio carregada por USB conta com os botões que ligam, desligam e modificam o funcionamento e ajustes do sistema. Nela, é possível escolher 5 modos de uso que alteram a sensibilidade da suspensão à impactos. Os botões alteram o tempo que a suspensão fica aberta entre um impacto e outro. Assim, quando o ciclista passa por um trecho liso, um timer trava a suspensão depois de um intervalo pré-determina. O interessante é que esse intervalo é menor nas descidas e maior nas subidas.

Segundo a Fox, o Live Valve é capaz de "prever" em que situação a bicicleta e o ciclista se encontram, oferecendo a melhor configuração possível para os amortecedores. Em descidas, por exemplo, as suspensões ficaram sempre macias para melhorar a tração e o controle. Já nas subidas, o Live Valve bloquearia a suspensão mais rapidamente, permitindo assim mais eficiência de pedalada.

Vídeo de apresentação



Mais informações no site da Fox.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.