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Rumores - Shimano XTR 12v |
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Fabio
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Postado: 06 Set 2017 as 13:35 |
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Parece que finalmente a Shimano vai se render. Também, depois até da Sunrace lançar 12V. O cassete terá 10-51, só para dizer que bateu a Sram, só que usará um NOVO tipo de freehub. Mais um padrão.
Junto vai chegar também novos freios XTR de 4 pistões. Isso realmente precisa, pois o XTR é muito fraco. Editado por Fabio - 06 Set 2017 as 13:59 |
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rafael_rtg
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Fontes????
Não achei nada aqui....
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rafael_rtg
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E corrigindo, quem lançou k7 12v foi a Sunrace e não a Suntour....
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Fabio
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Corrigi |
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Vinicius Trevisan
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Não tem fontes? Também não encontrei nada sobre.
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https://www.strava.com/athletes/1206610
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rafael_rtg
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É bem imprevisível que lancem algo do tipo na Shimano Fest... Normalmente os rumores sempre se espalham pela midia la fora antes de chegar aqui...
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furukawa
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Cadastrado em: 22 Jun 2012 Floripa Offline Mensagens:1927 |
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gladiator25
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Cadastrado em: 13 Jan 2009 Almenara - MG Offline Mensagens:2164 |
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A Shimano jamais usaria algo existente no mercado, eles são muito malas, vide o que fazem com os discos de freios que são muito bons mas somente center lock (exceto o XT) que não sei por qual milagre existe de 6 furos e os cubos ainda com esferas. O Fábio, foi você quem comprou um freio XTR e não curtiu muito? Estou curioso pra ver o escalonamento, se vai ter aquele bom e velho gap monstruoso que só a Shimano sabe deixar nos cassetes. Preço com certeza será facada, sem contar que deverá ficar no mínimo 1 ano ou mais restrito ao XTR. |
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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5 Cannondale Scalpel Giant ATX Pro (Saudades) Caloi Aluminum Monark M. Bike Monark Monareta |
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lemarco
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Cadastrado em: 28 Jun 2005 Sabará - MG Offline Mensagens:5805 |
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Na fonte fala que por enquanto ainda são rumores, mas com certeza de 90%. Mas é só questão de tempo.
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rafael_rtg
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Hummm...
Então são rumores que foram ouvidos na Eurobike de 2017... Então se esses rumores se concretizarem, so veremos esse grupo no lançamento da linha 2019, isso apenas para XTR ainda, para chegar no XT, provavelmente no de 2020... Tem muita água para rolar ainda...rs Esses rumores também são espalhados na mídia para tranquilizar investidores... Porque o centro da atenções nas MTB, desde o ano passado, é indiscutivelmente da SRAM... Ai os representantes soltam esses pequenos rumores, para não ficarem com aquela cara de paisagem que não estão fazendo nada ou não sabem o que fazer...
Editado por rafael_rtg - 06 Set 2017 as 16:35 |
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newhouse
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Cadastrado em: 01 Set 2011 Embu - SP Offline Mensagens:2578 |
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Interessante que enquanto os grupos de mtb da shimano tão devagar e sempre, os grupos de estrada tão de vento em poupa. Agora até o Claris vai ter cabeamento interno, se eles não aumentarem o preço vai vender que nem água.
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rafael_rtg
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As bikes de estrada é uma questão de tradição, as melhorias visam apenas trazer mais precisão, controle, estabilidade, e o foco esta nos freios a discos e os tais medidores de potencia embutidos no pedivela... Do outro lado a Sram, de olho no mercado de Gravel e Adveture Road, um pouco menos tradicional, esta aperfeiçoando o cubo XD-R, ou seja em breve veremos um Eagle nas bikes de estradas... Um k7 12 velocidades, 10-42 ou 10-46 bem escalonado seria interessante... Daria para usar com uma Coroa 46 dentes tranquilo, e teria a mesma abrangência de um pedivela duplo 52-36 e 50-34, com k7 11-32....
Editado por rafael_rtg - 06 Set 2017 as 17:15 |
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Fabio
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Talvez esteja atrás por tradicionalismo. Já tem sistema sem fio e como disse, caminhando para sistema de 1 coroa.
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Paindinbuu
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Um Claris R2000 vai ser muito bacana e um tapa na cara da SRAM e MicroSHIFT. Mas vai custar uma porrada, o Sora R3000 custa 300 dólares o grupo, mas o sti separado vendem por 150, ou seja, só o grupo todo tem bom custo beneficio e nem todo mundo quer/pode comprar o grupo todo. Fora compatibilidade com os grupos antigos que é perdida com o cabeamneto interno. Um STI Sora R3000 custa o preço de um 105 se comprado os dois separados, e é assim no mundo inteiro, não sei se é a shimano que sobe o valor da peça avulsa ou os vendedores que aumentão o preço artificialmente pra impedir que os grupos antigos encalhem nos estoques. |
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Paindinbuu
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Cadastrado em: 19 Abr 2017 junqueirópolis Offline Mensagens:139 |
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Pra ter 10-42 (Exagero em bikes de estrada) teria que ser de pelos menos umas 15 marchas pra não ter gap longo entre os dentes, senão uma coroa não vai ser uma opção, principalmente no asfalto |
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jh1991
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Agora vai
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Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1 |
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VitorMaia
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Esse 10-45 deve ser o pipoco
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rafael_rtg
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Sera que agora vai... Interessante ter duas opções de k7, mas me pergunto porque não 10-46 ao invés de 10-45, substituindo o atual 11-46...
Aguardemos o lançamento para saber mais detalhes, mas uma coisa é certa, em se tratando de XTR custara 02 rins, e só posso vender 01... Pelos rumores usaram uma versão reduzida dos atuais freehubs shimano, então demais marcas de cubos ainda terão que ter acesso ao projeto para poderem começar a produzir seus cubos, e provavelmente poderão fazer o mesmo que no Sram XD, ao invés de lançarem freehubs novos compatíveis com os cubos antigos, possivelmente irão desenvolver apenas para cubos/rodas novas.... Prevejo que demore de 02 anos para esse padrão chegar no XT, e talvez uns 03 para se "popularizar"...
Editado por rafael_rtg - 17 Mai 2018 as 11:23 |
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Fabio
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Pensei a mesma coisa, por que não 10-46. Mas aí fazer 45, estão assumindo que o salto para 46 era muito grande como muita gente reclama hoje do 11-46
Quando ao cubo, mais um padrão pro consumidor. |
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Vinacowboy
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Cadastrado em: 02 Set 2015 Sorriso-MT Offline Mensagens:625 |
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o bom é com essas novas tecnologias e novos produtos, acaba ficando cada vez mais baratos os desatualizados 10v... que pra mim é o melhor custo benefícios hj kkkkkkk
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siga-me https://www.strava.com/athletes/11510101
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Fabio
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De custo benefício ninguém bate um 2x10 hoje. 9V nem digo, pois o range é limitado e 3 coroas já era e 8V quase não se encontra mais num nível aceitável. |
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RuanRAC
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No meu caso to usando 11-42 com coroa 32 e 10v, no meu uso e no meu caso dá tranquilo
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rafael_rtg
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O range dos 9V era limitado, hoje usam k7 11-36, e na configuração 2X9 com pedivela 22-36 tem o mesmo range do Deore M6000 com k7 11-42 e pedivela 26-36...
Mas o futuro daqui uns anos é o alívio virar 2x10 Shadow Plus...
Editado por rafael_rtg - 17 Mai 2018 as 12:55 |
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Daniel Moreira
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Me tirem uma duvida, por favor.
Ao ler todos os comentários, eu me pergunto. O que a shimano ganha com isso? (lançar o negócio só pra linha mais top) Nao é bem mais fácil pro consumidor simplesmente continuar com Sram? O shimano vai ser melhor que o Sram por causa de um dente a mais no cassete, mas vai ser vendido só pra uma parcela bem pequena de consumidores.
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misera
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Cadastrado em: 07 Jul 2015 belo horizonte Offline Mensagens:3742 |
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A shimano ainda tem a maior parcela do mercado , se pegar câmbios e trocadores pedivela elas provavelmente equipam uns 70% de todas as bicicletas do mundo.
Estavam perdendo mercado nesse nicho de 1x qualquer coisa porque quem queria ia pros outros por questão de falta de opção. Em questão de ser só pra linha mais top é assim com qualquer fabricante , se vc quer ter a última novidade tem que gastar mais e comprar a linha top , assim eles recuperam o custo de pesquisa e desenvolvimento do produto. Se vc não quer gastar porque acha que o beneficio e irrisório pro seu caso mais tem vontade de ter produto similar seja por qual motivo for tem que esperar o bagulho se popularizar , ai vc pode ter a "mesma tecnologia" por um preço mais baixo e material de pior qualidade em teoria. Editado por misera - 17 Mai 2018 as 13:14 |
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jh1991
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Queria que o "eagle da shimano" fosse lançado diretamente no alívio? kkkkkkkkkkk cada coisa...
Editado por jh1991 - 17 Mai 2018 as 13:20 |
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Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1 |
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misera
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Cadastrado em: 07 Jul 2015 belo horizonte Offline Mensagens:3742 |
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A propósito o xt já é vendido somente pra uma parcela menor de consumidores , lançar a mesma tecnologia mais atual em toda a linha provavelmente so ia fazer ele vender menos ainda , varias pessoas iam preferir um alivio ou deore com custo bem menor do que gastar uma puta grana so pra ter uma embreagem no câmbio uma catraca com 2 dentes a mais ou qualquer outra porcaria que inventem.
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rafael_rtg
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Cadastrado em: 10 Fev 2016 SP Offline Mensagens:2574 |
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É a mesma coisa de perguntar porque a Motorola tem a linha Moto C, E, G e X... A mesma coisa que perguntar porque a Mizuno tem uns 04 ou mais níveis de tênis para corrida... Porque a Pirelli fabrica vários compostos diferentes para seus pneus... No mundo capitalista não tem ninguém bonzinho não meu amigo, tudo é friamente calculado, e se eles veem que tem mercado para vender um lançamento com lucro exorbitante para uma pequena parcela, eles vão fazer isso...
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Daniel Moreira
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Sim to ligado nisso.
A questão não é por que a shimano coloca sua novidade só na linha top, mas por que colocar só na linha top sendo que já tem a Sram fazendo o mesmo em linhas inferiores. Ou seja, o que a Shimano está fazendo não é novidade. Não entendo como é que eles vão conseguir vender... Os caras nem lançaram algo que nem é mais novidade há muito tempo. Estou me referindo principalmente ao cog menor pq o dente a mais no mair cog é quase nada em comparação com um dente a menos no menor... Certo?
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fzpereira
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Cadastrado em: 27 Set 2013 Lages/SC Offline Mensagens:735 |
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Se este XTR 12v for realmente verdade, será que veremos alguém utilizando um "protótipo" neste final de semana na 2ª etapa da copa do mundo de XCO? (assim como o Nino usou o Eagle eTap na 1ª etapa)
Quando será que a Sram vai lançar de fato o Eagle eTap? Tanto um quanto outro estão bem longe do meu bolso!
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Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
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Daniel Moreira
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Cadastrado em: 16 Jan 2017 São Paulo Offline Mensagens:514 |
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Sem contar que já tem gente fazendo gambiarra pra quebrar shimano e Sram.
Vi esses dias no youtube o carinha que ta dando os pulos dele sozinho e ja "criou" um cassete 9-52 em freehub padrão shimano... Acho que no final quem vai sair ganhando é a Gambi mesmo.
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ghd
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
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A Sram fez exatamente a mesma coisa. A questão é que ela entrou nessa há mais tempo e ja lançou a versão de menor custo (GX Eagle). A Shimano fará o mesmo, daqui 1 ano ou um pouco mais essa tecnologia desce pro XT. |
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ghd
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
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Ele não usou etap na primeira etapa. |
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fzpereira
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Cadastrado em: 27 Set 2013 Lages/SC Offline Mensagens:735 |
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Sim, utilizou. Só ver nas fotos dele durante o evento.
Exato! O Eagle se não me engano foi lançado em 2016 (ou 2015). Somente no final de 2017 é que ela lançou uma versão de menor custo, o GX Eagle. A Shimano seguirá a mesma vibe, certeza!
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Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
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ghd
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
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Ele passeou com o etap nos dias anteriores a competição. Na prova ele não usou etap. |
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jh1991
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Cadastrado em: 24 Out 2016 bh Offline Mensagens:1582 |
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Não usou, mas como vc falou que tem fotos, nos mostre fotos dele usando na CORRIDA
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Se inscrevam no youtube.
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rafael_rtg
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Cadastrado em: 10 Fev 2016 SP Offline Mensagens:2574 |
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Ele usou apenas no treinamento/reconhecimento...
A bateria do Etap é bem menor comparada ao Di2 da Shimano, e no MTB o kit 1x, o cambio traseiro é muito mais utilizado que nas Road Bike, diminuindo muito sua autonomia... Pessoal das road já critica um pouco a bateria nos Sram Etap, que duram cerca de 1.000 Km, e nas MTB esse rendimento seria menor ainda... O Henrique fez uma calculo bem por cima, falando que o Di2 nas Speed tem autonomia de cerca de 3 Mil, e nas MTB 1x cerca de 1.200 com a mesma bateria... Então a bateria do Etap teria autonomia para cerca de 500 km ou menos no Eagle... Então se a Sram quer entra no mercado Eletrônico do Eagle, primeiro tem que melhorar sua autonomia...
Editado por rafael_rtg - 17 Mai 2018 as 14:10 |
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RuanRAC
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12v já tem sram pra isso, ser só 12v é pouco pra uma verdadeira inovação, deve vir logo eletrônico e talvez com alguma função automática.
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rafael_rtg
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Cadastrado em: 10 Fev 2016 SP Offline Mensagens:2574 |
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Pode apostar que usara o DI2.... So não entendi a função automática? O Di2 faz isso no cambio dianteiro 2x ou 3x... Mas no traseiro não tem muita logica, precisaria de um sistema completo que analisaria Cadencia, Potencia, Velocidade, Inclinação, etc, para poder ter algo automático que antecipe as trocas rs....
Editado por rafael_rtg - 17 Mai 2018 as 14:14 |
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fzpereira
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Calmaaaa... mas não se IRRITE!!!! Se tão falando que ele usou o Eagle eTap apenas no reconhecimento, usou. Ponto!
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