| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Mountain Biking > Competições MTB e afins
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - XT 2x10 ou Sram 1x12
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

XT 2x10 ou Sram 1x12

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
joao.v29 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mar 2019
Canoinhas
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de joao.v29 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: XT 2x10 ou Sram 1x12
    Enviado: 25 Mar 2019 as 13:20
Olá pessoal sou novo no fórum e tenho uma dúvida, eu tenho uma bike 29 com a relação Shimano XT 2x10 11-42 com coroas de 26-38. Logo estou interessado em trocar a relação dela e fiquei muito em dúvida por que a outra relação que irei por é o novo NX 1x12 11-50 e eu colocaria uma coroa de 34d à 38d! Poderiam me ajudar por favor! Aceito opiniões e dicas !! eu sou nível médio consigo manter uns 27 de média em 35 km de estradao com 600 de elevação e também participo de algumas provas!! Me ajudem a escolher e me desculpem qualquer erro!!
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Mai 2014
Natal/RN
Desconectado
Mensagens:2823
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 13:24
qual tua bike hoje? pergunto pq o upgrade é legal (eu faria primeiro 1x10 para testar) mas pode não ser prioritário 
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
joao.v29 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mar 2019
Canoinhas
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de joao.v29 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 13:27
Olá minha bike é uma Vzan Everest pró 29 bem leve apesar de ser alumínio!!
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 13:29
O mais próximo da sua relação atual seria a coroa 34.
Porem vc vai perder marcha leve.
Voltar para o topo
joao.v29 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mar 2019
Canoinhas
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de joao.v29 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 13:32
E eu estou hoje com a relação citada Shimano XT 2x10
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 13:37
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 13:49
Vc esta com a relação que considero quase perfeita, rs...

Em usabilidade, na minhão opinião, só perde para Eagle, porem com k7 10-50 com coroa 34, por ser 1x...

Não substituiria para o NX Eagle com 11-50.... Com a coroa 34 vc vai perder muito no plano, com 36 vc vai perder muito na leve....


Editado por rafael_rtg - 25 Mar 2019 as 13:50
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
joao.v29 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mar 2019
Canoinhas
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de joao.v29 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 13:52
Sim é muito boa ela troca de marcha super bem!! Porém será que o NX em provas e trilhas não se sai melhor?
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 13:57
Depende das provas e trilhas...

Estradão que vc comentou, onde acontecem muitas provas, não é trilha, e ter uma relação com uma velocidade final melhor ajuda....

Em provas mais técnicas, mais travadas, com single track, etc... A velocidade final não é um fator tão decisivo...   

Ai você que tem que analisar qual seu perfil... A vantagem do 2X é que vc tem um cambio que te atende em ambos os terrenos, no 1x, ainda mais com pouco range, terá que escolher um perfil...


Originalmente Postado por joao.v29 joao.v29 Escreveu:

Sim é muito boa ela troca de marcha super bem!! Porém será que o NX em provas e trilhas não se sai melhor?


Editado por rafael_rtg - 25 Mar 2019 as 13:59
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 15:41
Pense em usar o kit NX com cassete GX.
Ou ainda pegar o GX, a diferença de preço maior entre NX e GX é justamente o cassete.
Pode não parecer, mas 11-50 para 10-50 tem uma grande diferença.
Voltar para o topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:655
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pimenta86 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 16:55
Eu nao compraria NX ou GX para seu uso, nao sao para competicao. Nessa media que vc anda vc vai estourar eles facil facil.
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 17:00
Originalmente Postado por pimenta86 pimenta86 Escreveu:

Eu nao compraria NX ou GX para seu uso, nao sao para competicao. Nessa media que vc anda vc vai estourar eles facil facil.


Concordo que NX não foi feito pra competição, mas o que tem a ver media em estradao com ele aguentar ou não?
Eu acho que ele não aguenta é justamente trilha mais fechada que exige trocas constantes e sob esforço.
Voltar para o topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:655
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pimenta86 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 17:10
Conhecido que brutaliza nos estradoes, postou sabado no Straga.

Voltar para o topo
joao.v29 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mar 2019
Canoinhas
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de joao.v29 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 21:17
Originalmente Postado por pimenta86 pimenta86 Escreveu:

Eu nao compraria NX ou GX para seu uso, nao sao para competicao. Nessa media que vc anda vc vai estourar eles facil facil.
Foi isso que eu pensei cara!! o nx não parece ser tão forte quanto o xt!!
Voltar para o topo
joao.v29 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mar 2019
Canoinhas
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de joao.v29 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 21:23
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Pense em usar o kit NX com cassete GX.
Ou ainda pegar o GX, a diferença de preço maior entre NX e GX é justamente o cassete.
Pode não parecer, mas 11-50 para 10-50 tem uma grande diferença.
Sim o gx iria atender à tudo que preciso, porém o problema é o preço que muda bastante do nx para o gx por conta do freehub XD que precisa trocar também! :/
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mar 2019 as 10:51
Se for para ir de 11-50 pense sobre usar um conjunto XT 11v com cassete 11-50.
Tem vários casos de sucesso de uso dessa combinação, além de mais barato e menos frágil que o NX.
Voltar para o topo
joao.v29 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mar 2019
Canoinhas
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de joao.v29 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mar 2019 as 10:57
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Se for para ir de 11-50 pense sobre usar um conjunto XT 11v com cassete 11-50.
Tem vários casos de sucesso de uso dessa combinação, além de mais barato e menos frágil que o NX.
muito obrigado pela dica amigo vou analisar
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mar 2019 as 11:10
Originalmente Postado por pimenta86 pimenta86 Escreveu:

Conhecido que brutaliza nos estradoes, postou sabado no Straga.



Que bike é essa?
Curiosidade mesmo
Voltar para o topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 29 Nov 2016
P. das Missões
Desconectado
Mensagens:428
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JcFiebig Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mar 2019 as 11:11
Eu ficaria de 2x10 pra estradão e trilha leve. Aliás, eu uso 2x10, hahaha.
Essa semana surgiu a possibilidade de trocar a bike por uma com NX e foi justamente por ser NX, pelos cálculos que fiz e etc. que resolvi não trocar, embora seja um quadro muito superior ao meu, achei que o câmbio não vale a troca.

Diz aí, vc usa prolongador de gancheira pra usar cassete 11x42?
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar para o topo
joao.v29 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mar 2019
Canoinhas
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de joao.v29 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mar 2019 as 11:17
Originalmente Postado por JcFiebig JcFiebig Escreveu:

Eu ficaria de 2x10 pra estradão e trilha leve. Aliás, eu uso 2x10, hahaha.
Essa semana surgiu a possibilidade de trocar a bike por uma com NX e foi justamente por ser NX, pelos cálculos que fiz e etc. que resolvi não trocar, embora seja um quadro muito superior ao meu, achei que o câmbio não vale a troca.

Diz aí, vc usa prolongador de gancheira pra usar cassete 11x42?
uso sim mano e fica muito bom as trocas por não exceder os 14 dentes de diferença nas coroas!
Voltar para o topo
Joao Angú Ver Drop Down


Registrado: 14 Mai 2018
Brasil
Desconectado
Mensagens:384
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Joao Angú Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mar 2019 as 16:00
Eu também sou da mesma opinião do RuanRac, testaria antes o 1X10 para já ter uma base bem legal de decisão.
Voltar para o topo
AlexSantin Ver Drop Down


Registrado: 05 Out 2016
Fco Beltrão/PR
Desconectado
Mensagens:197
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AlexSantin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 10:10
Olha, eu sou ferrenho defensor do 1x, mas no seu caso, onde não parece ter muita altimetria, velocidade final é importante.

Se a troca é necessária pois a relação velha "acabou", acho que vale a pena. Mas se sua relação esta boa e a troca é meramente pra entrar na onda do 1x, ai sei lá viu, melhor pensar bem.

Considerando que a troca é necessária, ou vc quer fazê-la independente da relação antiga estar boa, o que não vejo problema, pense na relação final.

Sempre falo que a magia do eagle não é o 50, mas sim o 10. Se vc vai 2x por 1x por questão peso, os cassetes 11x50, 11x46 não são os mais leves do mundo, em contrapartida, os XD precisam do freehub e custam uma fortuna, mas são os que oferecem ótima final sem perder marcha leve.

Veja, para manter a relação que vc tem hoje só eagle com coroa 34, e ainda perde nos dois lados.

Resumo: quer partir para o 1x, mete bala, eu acho bem melhor que 2x, mas pense em qual dos extremos vc quer perder, leve ou pesada, pq isso vai acontecer, não adianta se iludir.


Como sugestão, na própria linha que o pessoal comentou, vc poderia ir para um 1x11 com cassete 11x46 e um XT ou SLX. Tem um custo aceitável, manutenção boa e serve na tua bike. Caso não se adapte, pode voltar para 2x11.
Voltar para o topo
joao.v29 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mar 2019
Canoinhas
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de joao.v29 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 10:46
Muito obrigado ajudou muito ^^ outra coisa que estava pensando é por o XT 1x11 com cassete 11-50 e rodar com coroa de 36
Oq acha?
Aí colocaria grupo XT com o cassete sunrace de 11-50
Oq acha?
Voltar para o topo
AlexSantin Ver Drop Down


Registrado: 05 Out 2016
Fco Beltrão/PR
Desconectado
Mensagens:197
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AlexSantin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 11:06
Originalmente Postado por joao.v29 joao.v29 Escreveu:

Muito obrigado ajudou muito ^^ outra coisa que estava pensando é por o XT 1x11 com cassete 11-50 e rodar com coroa de 36
Oq acha?
Aí colocaria grupo XT com o cassete sunrace de 11-50
Oq acha?


A princípio parece que o XT não serve para 11x50, mas como o amigo falou ali pra cima, a depender do quadro, ou um alongador de gancheira, dizem que fica muito bom.

Agora, vc parece já estar num nível bom, será que um 11x46 com coroa 36 não rola? Digo isso pq muitas vezes a gente se assusta que fica meio pesada, e de inicio pode realmente pesar, mas depois de alguns pedais consegue dar conta, e acho até que ajuda no condicionamento, em especial se tem interesse em competições.

Quando comecei usava 2x11 com 11x42 e 26x36, era uma leve "muito leve" até. Achava que era impossível usar uma relação mais pesada. Hoje uso 1x11 (GX) 10x42 e coroa 32, e estou cogitando seriamente aumentar para coroa 34.
Voltar para o topo
Gutonobre Ver Drop Down


Registrado: 27 Mar 2017
Campo Grande-MS
Desconectado
Mensagens:135
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gutonobre Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Mai 2019 as 12:19
Meu relato:

Tive uma Scale 750 e usava relação XT 2x10 (38x24 / 11-42), depois de 2 anos passei a bike pro meu filho e entrei em um Scale 930 com relação XT 3x10 (22x32x42, se não me engano / 11-42) que eu gostava muito, pois me fala uma excelente velocidade final. Faz menos de um mês que surgiu a oportunidade de colocar um grupo SRAM GX Eagle com coroa 34 e me acostumei muito bem, inclusive já estou pensando me subir para a 36 para diminuir o uso dos COGs menores em retas e até mesmo em pequenas subidas.
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X