Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vou parar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vou parar

 Responder Página  <1 910111213 30>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Neilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2010
campos /rj
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2010 as 23:49

Mais uma pergunta Homáley, voce tava sobrando nas retomadas  logo nas saidas do retorno ?

E na subida inicial que voce falou, tb sobrou nela ?

Tem que ver onde seu rendimento foi mais fraco e focar neste ponto.

Voltar ao Topo
upcaraça Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2007
-
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar upcaraça Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2010 as 23:58
uma dúvida que me surgiu:
Em média, qual o tempo para pessoas como eu e o homaley por exemplo, que sempre pedalamos porem sem foco, consequir uma melhora razoavel para ser mais competitivo.
quando li o Friel, me lembro que ele tinha dito em média de 2 anos, seria +- este tempo, treinando de modo mais estruturado para se consequir adaptações a nivel de competição? 
 
abraços a todos do pedal.
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 00:07
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Originalmente postado por upcaraça upcaraça escreveu:

e ai homáley
 
prova é foda né
ainda mais que foi prova estadual, deve ter tido muito nego bom de pedal!
no geral como se sentiu? notou melhora no condicionamento com os treinos que tem feito? 
antes da prova o coracão ja estava disparado, e as pernas, meio bambas?
falo porque comigo, que ainda não participei de muitas provas esses sintomas são frequentes.
No mais boa sorte, e vamos continuar treinando porque esporte, como tudo na vida é persistencia
 
Upcaraça, meu sentimento foi de ter dado o máximo. Sofri muito e não foi suficiente. Paciência
Rolou ansiedade sim. E acho que isto é normal com todo mundo. Claro que em escalas diferentes.
Não estou tão decepcionado como a 3 meses atrás, mas com os caras que tô andando e a diferença de performance, creio que só persistência não será suficiente.
NÃO VOU MAIS PARAR, vou continuar treinando e competindo mas se já havia desencanado de ganhar alguma coisa; já desencanei de chegar junto com eles. Mas quem sabe um dia, ou quando mudar de categoria
Se bem que alguns deles também vão mudar.
Aliás, acho que isso daria outro tópico: porque em competições de road as categorias não são como no MTB ?
No MTB temos categorias 30-34, 35-39, 40-44, etc. NAs competições de speed são 30-39, 40-49, over 50, etc.
Pessoalmente acho a categorização do MTB mais justo. Na categoria 30-39, você obrigado um master "de verdade" com 39 anos a andar com um "garoto" de 30 anos recém saído da elite.
Acho que vou abrir outro tópico para esta discussão.
 
Essas divisões normalmente são feitas pelo número de participantes, se dividir de 5 em 5 anos vão largar poucos ao mesmo tempo, sem falar na logistica p/ fazer o dobro de largadas.
Porém, em competições válidas pelo ranking nacional as categorias são essas com intervalos de 5 anos.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 00:39
Originalmente postado por upcaraça upcaraça escreveu:

uma dúvida que me surgiu:
Em média, qual o tempo para pessoas como eu e o homaley por exemplo, que sempre pedalamos porem sem foco, consequir uma melhora razoavel para ser mais competitivo.
quando li o Friel, me lembro que ele tinha dito em média de 2 anos, seria +- este tempo, treinando de modo mais estruturado para se consequir adaptações a nivel de competição? 
 
abraços a todos do pedal.


Depende de vários fatores:

- Do ponto de partida: em que estágio vc se encontra atualmente em relação à prática de esportes aeróbicos; seu peso atual; se vc fuma/fumou ou não; seu nível de conhecimento sobre fisiologia e nutrição e até a história do esporte, etc. Outro ponto de partida importante tb é o genético: ele não é decisivo mas tem influência no processo.

- Há quanto tempo vc pedala? Quanto mais tempo, maior a base aeróbica, maior o desenvolvimento neuromuscular, maior a intimidade com a bike e com pessoas que pedalam, treinam e correm. Esse conhecimento de pessoas do meio é importante pois ganha-se muito (e evolui-se portanto) com a troca de idéias, experiências e com treinamento com quem anda mais forte. Vc pode ser ultra-disciplinado, metódico, dedicado e sistemático mas sempre chega um ponto em que é impossível "se puxar" além de um ponto no treinamento. E se vc tem que te puxe, vc ganha bastante em pouco tempo, além de se manter motivado.

- Qual sua disponibilidade de tempo? A maioria das pessoas pensa em termos de "tempo para treinar", mas outra disponibilidade importante é de tempo para descansar/recuperar, e ainda tempo para competir e ler/estudar/aprender/conversar sobre ciclismo. Quem tem mais tempo para tudo isso consegue evoluir mais rapidamente, embora um mínimo seja necessário pois os 3 sistemas (muscular, nervoso e cardio-respiratório) não se desenvolvem no mesmo ritmo, e quem comanda isso deve sempre ser o sistema mais lento (nervoso) senão os eventuais "ganhos" podem resultar numa lesão precoce.

- Como é o seu sistema de apoio: o Friel fala sobre isso no livro dele e realmente faz diferença os "apoios" que temos (ou não) para evoluir no ciclismo. Isso vai desde condições familiares e sociais até condições de clima e relevo. Mas eu ainda incluiria as "condições ciclísticas" do LOCAL onde vc vive e treina: quantidade e variedade de um monte de coisas que vão de lojas, provas, grupos de treinamento e pelotões, etc. Quem mora em locais com um calendário cheio e variado, grupos ativos e pelotes de vários níveis, muitas lojas com acesso fácil a equipamentos, ciclovias, comunidade que incentiva e promove o esporte, etc. tende a evoluir mais rapidamente tb.

- Dedicação e foco: a melhor escola pra competição é competir. Isso não significa entrar em qualquer provinha só pra correr todo final-de-semana, mas evitar competições por preguiça, medo, receio, o que for não ajuda tb. Desculpas sempre existem e preguiça é tão boa ou válida quanto chuva ou cansaço. Competir pra aprender tb não é o ideal, eu acredito em aprender competindo (são coisas diferentes). Competir pra treinar sim, principalmente se não tiver um grupo ou pelote onde vc possa simular isso de vez em qdo. Mas quando for competir, pense sempre em disputar, em vencer ou morrer tentando. Esse é o instinto de quem vence. O ideal é montar um calendário buscando informações sobre as provas de forma a aprender e treinar ao mesmo tempo em que vc acostuma com o ritmo e pega o gosto por sangue. Pra isso é importante disputar onde vc tem chance de evouir e se colocar ao invés de só ficar levando na cabeça (em outras palavras, espere chegar ao pódio da sua categoria antes de se inscrever na Elite LOL). E não se esqueça de reavaliar constantemente e não se acomodar, como aqueles eternos campeões da iniciantes.

Existem outras condições e fatores mas pensar de forma abrangente nesses termos pode ajudar a evoluir mais rápido, daqui a pouco surge alguém pra dar mais algumas idéias.

E boa sorte... pq sorte tb conta, e muito! LOL




Editado por Alex SP - 01 Nov 2010 as 00:42
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
upcaraça Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2007
-
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar upcaraça Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 01:06

É Alex,tenho muito que aprender ainda...

em relação ao peso, o meu problema sempre foi ganhar e nunca perder, hj estou com 56K e o maximo que cheguei quando malhava foi 61k, quando estava totalmente sedentário ficava fácil nos 53k. Agora, sempre gostei de esporte, hj tenho 30 anos, aprendi a andar de bike +- com 14 anos quando ganhei minha sundown RAIN DROP, era so alegria... rodei ate +- 18 anos, depois fui para academia pois me achava muito magro porem nunca foi minha praia então a uns 5 anos atraz comprei a speed e rodo com a galera daqui
o problema é que aqui na minha cidade são pouquissimas pessoas que rodam constantemente e mesmo assim de mtb, speed são +- uns 10, no maximo e treinando são eu e mais 2.  competição de speed então por aqui e dificil quando participo é de mtb nas cidades visinhas
 
este ano que comecei a treinar com mais consistencia e com mais teoria em ralação tanto a treino quanto a descanso e alimentação.
agora quanto ao apoio das pessoas... sou um ET na minha familia
até hj mãe não entende por que tenho que andar de bike, ou melhor ergometrica, terça, quarta e quinta hehehe. Outro dia fui no sitio do meu avô na cidade visinha meros 80KM ida e volta, foi o comentario geral da familia ...
 
no geral estou adorando tudo isso... tenho o ciclismo para min como projeto de longo prazo pro resto da vida, assim não fico me cobrando em demasia mesmo porque tenho que conciliar social e profissional com tudo isso né.
 
 
 
 
 
 
 
 


Editado por upcaraça - 01 Nov 2010 as 01:44
Voltar ao Topo
OsmarMM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2010
Cotia - SP
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OsmarMM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 14:02
Pessoal, eu estou acompanhando esse tópico faz tempo e notei uma coisa, estamos entrando muito na parte teórica (que é muito importante), e em resultados também, mas notei que falta uma coisa que ouvi falar pouco aqui, o prazer de pedalar...
Estou falando isso pq o excesso de treino me prejudicou muito no ano passado e nunca mais fui o mesmo, estava treinando muito, muito mesmo... um pouco antes de me ferrar devido ao excesso de treino, fiquei em 7° no GP Ravelli de MTB CAT SUB-30(chegando junto com alguns da CAT Elite), fiz uma média de 29,5km/h em 52 km de prova de MTB, cheguei 12min após o Rubéns Donizete (estava numa forma física ótima) 1,68m, 62kg, 7% de gordura no corpo... mas me empolguei com tudo isso, meu corpo já estava no limite... fazia Spinning 2x/semana, treinava de bike 3x/semana e academia 5x semana... nada de mais pra um PROFISSIONAL, que não é meu caso, mas me esqueci disso... resultado: um dia treinando em São Roque/SP passei mal, vomitei, tive caimbras (coisas que nunca foram comuns comigo), dor no peito e quase desmaiei, parei o treino e depois continuei até chegar em casa (meu joelho direito pediu arrego tbm)... não consegui treinar na naquela semana, fiquei mal mesmo... na academia os professores me orientaram para eu ir no médico e ele disse que eu estava muito bem de saúde, porem não estava respeitando meu corpo...
resultado: imagreci uns 4kg, nunca mais fui o mesmo na bike e as subidas ficaram muito mais dificeis q antes...
Minha ansia por melhores resultados custou caro, muito caro...
 
Cuidado com o excesso galera!!!
Abraço, Osmar
 
Osmar Morales
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 16:00
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Calma cara, uma hora você chega la, veja bem, vc treinou 3 meses estruturados e ainda assim de MTB. 
Isso de categoria é muito relativo, aqui nem categoria Master A tem pra vc ter idéia, é um pelotão Open de 45 caras de todo jeito. Totalmente heterogêneo, so tem mais homogeneidade na elite. No resto, você treinando como ta fazendo chega lá, não se preocupe.


Concordo totalmente com o Landim.. nao tem segredo galera, é so continuar treinando... pegar uma boa "carcaça" que voce vai começar a sobrar so na última arrancada... depois vai tá aguentando a última arrancada mas sem força pro sprint.. até que de repente, voce tá disputando sprint com a galera...

Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 16:14
Originalmente postado por OsmarMM OsmarMM escreveu:

Pessoal, eu estou acompanhando esse tópico faz tempo e notei uma coisa, estamos entrando muito na parte teórica (que é muito importante), e em resultados também, mas notei que falta uma coisa que ouvi falar pouco aqui, o prazer de pedalar...
Estou falando isso pq o excesso de treino me prejudicou muito no ano passado e nunca mais fui o mesmo, estava treinando muito, muito mesmo... um pouco antes de me ferrar devido ao excesso de treino, fiquei em 7° no GP Ravelli de MTB CAT SUB-30(chegando junto com alguns da CAT Elite), fiz uma média de 29,5km/h em 52 km de prova de MTB, cheguei 12min após o Rubéns Donizete (estava numa forma física ótima) 1,68m, 62kg, 7% de gordura no corpo... mas me empolguei com tudo isso, meu corpo já estava no limite... fazia Spinning 2x/semana, treinava de bike 3x/semana e academia 5x semana... nada de mais pra um PROFISSIONAL, que não é meu caso, mas me esqueci disso... resultado: um dia treinando em São Roque/SP passei mal, vomitei, tive caimbras (coisas que nunca foram comuns comigo), dor no peito e quase desmaiei, parei o treino e depois continuei até chegar em casa (meu joelho direito pediu arrego tbm)... não consegui treinar na naquela semana, fiquei mal mesmo... na academia os professores me orientaram para eu ir no médico e ele disse que eu estava muito bem de saúde, porem não estava respeitando meu corpo...
resultado: imagreci uns 4kg, nunca mais fui o mesmo na bike e as subidas ficaram muito mais dificeis q antes...

Minha ansia por melhores resultados custou caro, muito caro...

 

Cuidado com o excesso galera!!!

Abraço, Osmar

 


Nada pessoal, apenas avaliando a parte operacional/tecnica do exemplo acima... =p

Nesse caso faltou orientação, principalmente em relação ao excesso na musculação. Isso baseando-se no pouco que li até agora.

Enfim, o exemplo acima serve pra gente buscar mais conhecimento teorico/orientacao de profissionais pra gente evitar chegar nesse estado de esgotamento. (P/ quem tem tempo e dinheiro para levar o esporte mais a sério)

De todo jeito, muitos iniciantes no esportes acabam virando vitimas do entusiasmo (já passei/passo por isso).

Qnto mais vc treina, melhor voce fica.. e esse querer mais acaba levando vc a um ritmo q a gente n consegue manter por muito tempo.

Enfim, o melhor eh a gente tentar treinar numa quantidade q a gente vai conseguir manter por anos... (pra quem quer o ciclismo a longo prazo)

Nao adianta querer treinar 18 horas por semana durante uma temporada, se na proxima voce nao vai conseguir aumentar ou mesmo manter essa carga.

O ideal é voce procurar uma carga q vc possa ir evoluindo/aumentando aos poucos... esse é o caminho. Menos é MAIS!

;)



Editado por ericoduarte - 01 Nov 2010 as 16:16
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 16:27
Originalmente postado por upcaraça upcaraça escreveu:

É Alex,tenho muito que aprender ainda...



em relação ao peso, o meu problema sempre foi ganhar e nunca perder, hj estou com 56K e o maximo que cheguei quando malhava foi 61k, quando estava totalmente sedentário ficava fácil nos 53k. Agora, sempre gostei de esporte, hj tenho 30 anos, aprendi a andar de bike +- com 14 anos quando ganhei minha sundown RAIN DROP, era so alegria... rodei ate +- 18 anos, depois fui para academia pois me achava muito magro porem nunca foi minha praia então a uns 5 anos atraz comprei a speed e rodo com a galera daqui

o problema é que aqui na minha cidade são pouquissimas pessoas que rodam constantemente e mesmo assim de mtb, speed são +- uns 10, no maximo e treinando são eu e mais 2.  competição de speed então por aqui e dificil quando participo é de mtb nas cidades visinhas

 

este ano que comecei a treinar com mais consistencia e com mais teoria em ralação tanto a treino quanto a descanso e alimentação.

agora quanto ao apoio das pessoas... sou um ET na minha familia

até hj mãe não entende por que tenho que andar de bike, ou melhor ergometrica, terça, quarta e quinta hehehe. Outro dia fui no sitio do meu avô na cidade visinha meros 80KM ida e volta, foi o comentario geral da familia ...

 

no geral estou adorando tudo isso... tenho o ciclismo para min como projeto de longo prazo pro resto da vida, assim não fico me cobrando em demasia mesmo porque tenho que conciliar social e profissional com tudo isso né.

 

 

 

 

 

 

 

 


Dando minha opiniao baseando-se na minha evolução.

Qndo comprei uma speed, sobrava até qndo o pessoal subia uma lombada.. n precisava nem de ladeira. Mas sempre tive uma ótima resistencia, o problema era qndo a velocidade tava alta e a alternancia de ritmo. Enfim, sempre sobrava nos pedais. Isso que importa.

Resumindo: Achava q era melhor mudar de esporte.

Teimoso e cansado de sempre chegar por ultimo ou de ver 5 ou 6 ir embora qndo aparecia uma ladeira. Resolvi procurar como evoluir. Descobri esse forum que me levou a conhecer certas obras como o Friel.

Acho que depois de uns 6 meses seguindo 80% do que lia nos livros a evolução foi mto rapida. Comecei a deixar de sobrar. Depois comecei a chegar com a turma da frente (sonho de todo ciclista iniciante). Comecei a competir e até ganhei uma prova estreante (desafio br232 - recife).

O que eu tirei disso tudo: Basta ter conscistencia e treinar certo que voce chega lá mais rápido.

Mesmo q voce nao queira treinar de forma sistematica. Faça o seguinte:

Tá 100%? Treine forte. Tá cansado/Fadigado? Pega leve. Um dia voce chegará lá, só vai demorar um pouco.



Editado por ericoduarte - 01 Nov 2010 as 18:10
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
OsmarMM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2010
Cotia - SP
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OsmarMM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 17:08

ericoduarte vc tem toda razão, devemos procurar orientação se possivel...

Eu sempre levei o ciclismo a sério, cuido da alimentação, infelizmente não tenho tempo nem dinheiro para uma assessoria, mas sempre vou para competições para ganhar ou chegar o melhor possivel e não sou mais um iniciante do esporte, pedalo a mais de 16 anos, e nunca tive nenhum problema nem parecido e aconteceu... 
conheço várias técnicas para subida, sprint, passo... utilizo algumas, mas o problema é que sempre estamos tentados a treinar um pouco mais que o ideal para o corpo e O DESCANSO TAMBÉM FAZ PARTE DO TREINAMENTO.
 
Mas meu recado é em relação ao prazer de pedalar, mesmo levando o ciclismo a sério, que eu levo, treinando com vontade, seguindo uma displina nos treinos, acordando cedo no domindo... vai ter dia que não estaremos legais, provas que não iremos bem, por vários motivos e se não tiver o prazer, iremos abandonar provas ficar frustrados e até abandonar o esporte...
 
A teoria é fundamental, de uns 5 anos pra cá pedalo com medidor de frequência cardíaca por exemplo, eu melhorei muito principalmente os treinos de explosão... procuro melhorar o giro em subidas, pois sempre tive muita força e baixo giro na pedalada, sempre q possivel sigo planilhas de treinos específicos, mas... quando saio pra pedalar em grupo e fazemos os famosos rachas em subidas imensas e fortes, sprints em determinados locais só pra sacanear o cara que está junto é que me divirto mesmo, e o prazer em chegar na frente de todo mundo em uma subida muito longa que todo mundo odeia, ou fazer aquela fuga em um treino e ninguem te alcançar, são coisas que me animam em pedalar e acreditem ou não me ajudam muito a evoluir...
Osmar Morales
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 18:05
Originalmente postado por OsmarMM OsmarMM escreveu:

ericoduarte vc tem toda razão, devemos procurar orientação se possivel...


Eu sempre levei o ciclismo a sério, cuido da alimentação, infelizmente não tenho tempo nem dinheiro para uma assessoria, mas sempre vou para competições para ganhar ou chegar o melhor possivel e não sou mais um iniciante do esporte, pedalo a mais de 16 anos, e nunca tive nenhum problema nem parecido e aconteceu... 

conheço várias técnicas para subida, sprint, passo... utilizo algumas, mas o problema é que sempre estamos tentados a treinar um pouco mais que o ideal para o corpo e O DESCANSO TAMBÉM FAZ PARTE DO TREINAMENTO.

 

Mas meu recado é em relação ao prazer de pedalar, mesmo levando o ciclismo a sério, que eu levo, treinando com vontade, seguindo uma displina nos treinos, acordando cedo no domindo... vai ter dia que não estaremos legais, provas que não iremos bem, por vários motivos e se não tiver o prazer, iremos abandonar provas ficar frustrados e até abandonar o esporte...

 

A teoria é fundamental, de uns 5 anos pra cá pedalo com medidor de frequência cardíaca por exemplo, eu melhorei muito principalmente os treinos de explosão... procuro melhorar o giro em subidas, pois sempre tive muita força e baixo giro na pedalada, sempre q possivel sigo planilhas de treinos específicos, mas... quando saio pra pedalar em grupo e fazemos os famosos rachas em subidas imensas e fortes, sprints em determinados locais só pra sacanear o cara que está junto é que me divirto mesmo, e o prazer em chegar na frente de todo mundo em uma subida muito longa que todo mundo odeia, ou fazer aquela fuga em um treino e ninguem te alcançar, são coisas que me animam em pedalar e acreditem ou não me ajudam muito a evoluir...


Oi Osmar.

Concordo com vc. Nao quis falar que voce era iniciante, nao tinha como eu saber. :)

Mas de todo jeito, é um erro recorrente em muitos que iniciam.. talvez até natural, o exagero!!

Com certeza nao tem coisa melhor que deixar a galera comendo poeira... seja numa corrida ou no pedal de sabado com a turma

ps: Eu acredito que o DESCANSO é a parte mais importante do treinamento

Editado por ericoduarte - 01 Nov 2010 as 18:07
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 19:38
Pessoal,

E SE:

1 - Eu jogasse todos os livros de treinamento sobre ciclismo fora.
2 - Apagasse todos os links para personais na net.
3 - Procurasse a galera local para treinar.
4 - Fizesse entre 250 a 300 km por semana.
5 - Andasse forte quando tivesse descansado, leve qndo tivesse cansado.
6 - Comer bem.
7 - Dormir bem.

Iria andar bem?

So refletindo sobre tanta coisa sobre treinamento pra quem no maximo vai disputar umas provinhas e andar com a galera ;)
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
OsmarMM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2010
Cotia - SP
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OsmarMM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 20:03
Originalmente postado por ericoduarte ericoduarte escreveu:

Originalmente postado por OsmarMM OsmarMM escreveu:

ericoduarte vc tem toda razão, devemos procurar orientação se possivel...


Eu sempre levei o ciclismo a sério, cuido da alimentação, infelizmente não tenho tempo nem dinheiro para uma assessoria, mas sempre vou para competições para ganhar ou chegar o melhor possivel e não sou mais um iniciante do esporte, pedalo a mais de 16 anos, e nunca tive nenhum problema nem parecido e aconteceu... 

conheço várias técnicas para subida, sprint, passo... utilizo algumas, mas o problema é que sempre estamos tentados a treinar um pouco mais que o ideal para o corpo e O DESCANSO TAMBÉM FAZ PARTE DO TREINAMENTO.

 

Mas meu recado é em relação ao prazer de pedalar, mesmo levando o ciclismo a sério, que eu levo, treinando com vontade, seguindo uma displina nos treinos, acordando cedo no domindo... vai ter dia que não estaremos legais, provas que não iremos bem, por vários motivos e se não tiver o prazer, iremos abandonar provas ficar frustrados e até abandonar o esporte...

 

A teoria é fundamental, de uns 5 anos pra cá pedalo com medidor de frequência cardíaca por exemplo, eu melhorei muito principalmente os treinos de explosão... procuro melhorar o giro em subidas, pois sempre tive muita força e baixo giro na pedalada, sempre q possivel sigo planilhas de treinos específicos, mas... quando saio pra pedalar em grupo e fazemos os famosos rachas em subidas imensas e fortes, sprints em determinados locais só pra sacanear o cara que está junto é que me divirto mesmo, e o prazer em chegar na frente de todo mundo em uma subida muito longa que todo mundo odeia, ou fazer aquela fuga em um treino e ninguem te alcançar, são coisas que me animam em pedalar e acreditem ou não me ajudam muito a evoluir...


Oi Osmar.

Concordo com vc. Nao quis falar que voce era iniciante, nao tinha como eu saber. :)

Mas de todo jeito, é um erro recorrente em muitos que iniciam.. talvez até natural, o exagero!!

Com certeza nao tem coisa melhor que deixar a galera comendo poeira... seja numa corrida ou no pedal de sabado com a turma

ps: Eu acredito que o DESCANSO é a parte mais importante do treinamento
 
Erico nem esquenta, até os macacos velhos cometem erros bobos ou graves e nem percebem, por empolgação as vezes tbm, que é meu caso muitas vezes rsrsrs...
 
Agora esse post acima é para refletir mesmo... me lembro um post desse forum mesmo que dizia: "nos anos 70 era assim" uma filmagem acho q de 78 de uma galera que pedala até hj treinando na época, demais... rsrsrsrsrs
 
Abraço, Osmar
 
Osmar Morales
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 22:05
Mestre Clythio, continuo meu treinamento.
Depois dos 17 min de sofrimento do sábado, resolvi que ontem faria o longão conforme programação para os domingos.
 Porém amanheceu chovendo. Sái tarde e como o tempo era curto fiz um 2 X 20 min, mais um giro até voltar pra casa, total de 2 hs e 50km
Hoje também amanheceu chovendo, porém após estiar ás 15:00hs; (calma galera, estou de férias após 4,5 anos), saí pro longão. Fiz 3,5 horas de pedal com 2 horas no L2.
Amanhã vou descansar e quarta vou pro 5 X5; quinta 3 X 20, sexta descanso e sábado força, e domingo longão (aí entra no esquema proposto)
Devo participar de mais 1 ou 2 provas ainda este ano
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 22:45
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Originalmente postado por upcaraça upcaraça escreveu:

uma dúvida que me surgiu:
Em média, qual o tempo para pessoas como eu e o homaley por exemplo, que sempre pedalamos porem sem foco, consequir uma melhora razoavel para ser mais competitivo.
quando li o Friel, me lembro que ele tinha dito em média de 2 anos, seria +- este tempo, treinando de modo mais estruturado para se consequir adaptações a nivel de competição? 
 
abraços a todos do pedal.


Depende de vários fatores:

- Do ponto de partida: em que estágio vc se encontra atualmente em relação à prática de esportes aeróbicos; seu peso atual; se vc fuma/fumou ou não; seu nível de conhecimento sobre fisiologia e nutrição e até a história do esporte, etc. Outro ponto de partida importante tb é o genético: ele não é decisivo mas tem influência no processo.

- Há quanto tempo vc pedala? Quanto mais tempo, maior a base aeróbica, maior o desenvolvimento neuromuscular, maior a intimidade com a bike e com pessoas que pedalam, treinam e correm. Esse conhecimento de pessoas do meio é importante pois ganha-se muito (e evolui-se portanto) com a troca de idéias, experiências e com treinamento com quem anda mais forte. Vc pode ser ultra-disciplinado, metódico, dedicado e sistemático mas sempre chega um ponto em que é impossível "se puxar" além de um ponto no treinamento. E se vc tem que te puxe, vc ganha bastante em pouco tempo, além de se manter motivado.

- Qual sua disponibilidade de tempo? A maioria das pessoas pensa em termos de "tempo para treinar", mas outra disponibilidade importante é de tempo para descansar/recuperar, e ainda tempo para competir e ler/estudar/aprender/conversar sobre ciclismo. Quem tem mais tempo para tudo isso consegue evoluir mais rapidamente, embora um mínimo seja necessário pois os 3 sistemas (muscular, nervoso e cardio-respiratório) não se desenvolvem no mesmo ritmo, e quem comanda isso deve sempre ser o sistema mais lento (nervoso) senão os eventuais "ganhos" podem resultar numa lesão precoce.

- Como é o seu sistema de apoio: o Friel fala sobre isso no livro dele e realmente faz diferença os "apoios" que temos (ou não) para evoluir no ciclismo. Isso vai desde condições familiares e sociais até condições de clima e relevo. Mas eu ainda incluiria as "condições ciclísticas" do LOCAL onde vc vive e treina: quantidade e variedade de um monte de coisas que vão de lojas, provas, grupos de treinamento e pelotões, etc. Quem mora em locais com um calendário cheio e variado, grupos ativos e pelotes de vários níveis, muitas lojas com acesso fácil a equipamentos, ciclovias, comunidade que incentiva e promove o esporte, etc. tende a evoluir mais rapidamente tb.

- Dedicação e foco: a melhor escola pra competição é competir. Isso não significa entrar em qualquer provinha só pra correr todo final-de-semana, mas evitar competições por preguiça, medo, receio, o que for não ajuda tb. Desculpas sempre existem e preguiça é tão boa ou válida quanto chuva ou cansaço. Competir pra aprender tb não é o ideal, eu acredito em aprender competindo (são coisas diferentes). Competir pra treinar sim, principalmente se não tiver um grupo ou pelote onde vc possa simular isso de vez em qdo. Mas quando for competir, pense sempre em disputar, em vencer ou morrer tentando. Esse é o instinto de quem vence. O ideal é montar um calendário buscando informações sobre as provas de forma a aprender e treinar ao mesmo tempo em que vc acostuma com o ritmo e pega o gosto por sangue. Pra isso é importante disputar onde vc tem chance de evouir e se colocar ao invés de só ficar levando na cabeça (em outras palavras, espere chegar ao pódio da sua categoria antes de se inscrever na Elite LOL). E não se esqueça de reavaliar constantemente e não se acomodar, como aqueles eternos campeões da iniciantes.

Existem outras condições e fatores mas pensar de forma abrangente nesses termos pode ajudar a evoluir mais rápido, daqui a pouco surge alguém pra dar mais algumas idéias.

E boa sorte... pq sorte tb conta, e muito! LOL


Caramba... se o Alex SP e o Clythio juntos pegarem pra organizar e formar um team eles dão trabalho pra neguinho ai viu Wink.
Um mostra o caminho e outro da as fórmulas necessáriasShocked.

Ôoo pessoal, já que vocês tem tanto essa pegada race monta um team pedal.com.br e participem de provas como a Claro, VO², vai ser legal, dô o maior apoio moral.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2010 as 18:56
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Mestre Clythio, continuo meu treinamento.
Depois dos 17 min de sofrimento do sábado, resolvi que ontem faria o longão conforme programação para os domingos.
 Porém amanheceu chovendo. Sái tarde e como o tempo era curto fiz um 2 X 20 min, mais um giro até voltar pra casa, total de 2 hs e 50km
Hoje também amanheceu chovendo, porém após estiar ás 15:00hs; (calma galera, estou de férias após 4,5 anos), saí pro longão. Fiz 3,5 horas de pedal com 2 horas no L2.
Amanhã vou descansar e quarta vou pro 5 X5; quinta 3 X 20, sexta descanso e sábado força, e domingo longão (aí entra no esquema proposto)
Devo participar de mais 1 ou 2 provas ainda este ano


caríssimo - não sei qual a tua característica como ciclista, mas EU SOBRARIA muito rápido NESSE CIRCUITO, que não considero muito "ciclístico", não.
fizeram 42 de média nesse carrousel?.... nas contas de quem?
com certeza o tempo longe da road pesou, faça seus planos para o ano que vem, reserve uns 2 meses sem intervalos abaixo de 20 minutos, deixe a tolerância ao lactato cair, o VO2max também, para construir uma base aeróbica boa, mas dessa vez mantenha o trabalho de força/sprint uma vez por semana - é a minha sugestão... faça o menor treino da semana um 2x20.. é o que vou fazer para 2011, já que 2010 fiz atalhos e remendos na minha preparação, que comecei em março.
Outra coisa é competir mais - tem que ter ritmo, condicionamento psicológico, etc.
E o mais legal foi ouvir o "não vou parar".
E também saber que aos poucos foi passando outros sobrados, torrados, queimados.. pavios curtos...
abraços!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2010 as 19:00
Originalmente postado por ericoduarte ericoduarte escreveu:

Pessoal,

E SE:

1 - Eu jogasse todos os livros de treinamento sobre ciclismo fora.
2 - Apagasse todos os links para personais na net.
3 - Procurasse a galera local para treinar.
4 - Fizesse entre 250 a 300 km por semana.
5 - Andasse forte quando tivesse descansado, leve qndo tivesse cansado.
6 - Comer bem.
7 - Dormir bem.

Iria andar bem?

So refletindo sobre tanta coisa sobre treinamento pra quem no maximo vai disputar umas provinhas e andar com a galera ;)


Se conseguir conciliar 5+6+7 com 4, e ainda pudesse se dar ao luxo de sempre treinar esses 300km nos horários da galera, você seria... UM PROFISSIONAL!!!!!!!!!
No mais, claro que ninguém realmente precisa de livros, treinadores, ciclo-computador, monitor cardíaco, powermeters, para ser um bom ciclista...
Os grandes do passado eram todos instintivos, e sujeitos com ENORME CAPACIDADE DE RECUPERAÇÃO, que é a chave da sobrevivencia ao treinamento mal estruturado ou sobrecarregado - antigamente, era a valência que selecionava os bons dos outros - se o cara, novato, suportasse grande carga de treino, daí era um talento... rs...
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2010 as 21:54
Homaley, vc esta registrando de alguma forma o tempo de treino em cada zona alvo ? Quanto tempo esta fazendo a cada semana, e acumulado no mes, nas zonas Recovery, Endurance, Tempo, Limiar de Lactato, Vo2Max, Endurance Anaerobico ?

Para a prova que vc citou, me parece que vc precisa treinar muito teu Vo2max e EA... tem feito isso ? No seu plano abaixo, me parece 90% do tempo abaixo de L4 (LT), o que nao vai resolver tuas provas de circuito... achei que é longão demais pra estimular corretamente as zonas "altas"...

Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Mestre Clythio, continuo meu treinamento.
Depois dos 17 min de sofrimento do sábado, resolvi que ontem faria o longão conforme programação para os domingos.
 Porém amanheceu chovendo. Sái tarde e como o tempo era curto fiz um 2 X 20 min, mais um giro até voltar pra casa, total de 2 hs e 50km
Hoje também amanheceu chovendo, porém após estiar ás 15:00hs; (calma galera, estou de férias após 4,5 anos), saí pro longão. Fiz 3,5 horas de pedal com 2 horas no L2.
Amanhã vou descansar e quarta vou pro 5 X5; quinta 3 X 20, sexta descanso e sábado força, e domingo longão (aí entra no esquema proposto)
Devo participar de mais 1 ou 2 provas ainda este ano
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2010 as 22:08
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Homaley, vc esta registrando de alguma forma o tempo de treino em cada zona alvo ? Quanto tempo esta fazendo a cada semana, e acumulado no mes, nas zonas Recovery, Endurance, Tempo, Limiar de Lactato, Vo2Max, Endurance Anaerobico ?

Para a prova que vc citou, me parece que vc precisa treinar muito teu Vo2max e EA... tem feito isso ? No seu plano abaixo, me parece 90% do tempo abaixo de L4 (LT), o que nao vai resolver tuas provas de circuito... achei que é longão demais pra estimular corretamente as zonas "altas"...

Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Mestre Clythio, continuo meu treinamento.
Depois dos 17 min de sofrimento do sábado, resolvi que ontem faria o longão conforme programação para os domingos.
 Porém amanheceu chovendo. Sái tarde e como o tempo era curto fiz um 2 X 20 min, mais um giro até voltar pra casa, total de 2 hs e 50km
Hoje também amanheceu chovendo, porém após estiar ás 15:00hs; (calma galera, estou de férias após 4,5 anos), saí pro longão. Fiz 3,5 horas de pedal com 2 horas no L2.
Amanhã vou descansar e quarta vou pro 5 X5; quinta 3 X 20, sexta descanso e sábado força, e domingo longão (aí entra no esquema proposto)
Devo participar de mais 1 ou 2 provas ainda este ano
Acunha, tenho tudo anotado, desde março. Apesar de que antes tava assim 10 min forte, 10 min de giro, etc.
Depois das orientações do Clythio, passei a anostar 20 min no LT + 10 min de giro + 20 min no LT, etc.
 Posso postar, sem problemas.
Com relação ao plano para o resto da semana, tô seguindo a linha do Clythio, com a diferença que ontem fiz o longão. O 5 X5 é no VO2, o 3 X 20 é no LT o treino de sábado são as arrancadas mais sprint (mudou na última semana), voltando ao longão no domingo. Tô respeitando hj e sexta-feira para descansar.
O que vc sugere ? O que vc mudaria no meu planejamento desta semana ?
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2010 as 22:57
Homaley, correndo o risco de tomar uma bronca do professor, eu (se fosse EU) faria tambem 7x3 uma vez por semana, em intensidade superior à que esta fazendo 5x5...  tem tambem o treino que o Landim esta fazendo, em L3 alto com tiros de 10seg a cada 3min, durante uma hora (dá 20 tiros!)... pelo menos sao os treinos que estao me ajudando a acompanhar o pelotao do Jockey e 100boleto onde tenho andado...  o Prof. Clythio nao gosta, mas faço 6x1 as vezes tambem, sendo que o 1min tem que ter intensidade acima do que faço em 3min...
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2010 as 23:10
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Homaley, correndo o risco de tomar uma bronca do professor, eu (se fosse EU) faria tambem 7x3 uma vez por semana, em intensidade superior à que esta fazendo 5x5...  tem tambem o treino que o Landim esta fazendo, em L3 alto com tiros de 10seg a cada 3min, durante uma hora (dá 20 tiros!)... pelo menos sao os treinos que estao me ajudando a acompanhar o pelotao do Jockey e 100boleto onde tenho andado...  o Prof. Clythio nao gosta, mas faço 6x1 as vezes tambem, sendo que o 1min tem que ter intensidade acima do que faço em 3min...
Acunha, tenho feito; conforme orientação do "Clythimachiel":
 
 
Terça= 5 X 5
Quarta = 2 ou 3 X 20 (depende das pernas)
Quinta= 7 X 3
 
Apenas adaptei esta semana, devido aos treinos de domingo e ontem. MAs posso fazer o 7 X 3 amanhã. O que acha ?
 
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2010 as 23:23
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Upcaraça, meu sentimento foi de ter dado o máximo. Sofri muito e não foi suficiente. Paciência


Opa!

Quem sou eu pra dar palpite aqui, já que nem em competição vou... Gosto dos pegas com a galera e tá de bom tamanho...

Mas acho que existe algo muito importante que todo atleta deve contemplar em suas metas, e que apesar de óbvio, na nossa preocupação em evoluir, nos esquecemos.

No dia em que você tomar um couro, lembre-se que enquanto você treinava duro, os outros treinavam duro também. O mundo gira para todos. Então, não fique com o peso do mundo nos ombros.

No dia em que você der couro nos demais, procure não se esquecer de que na próxima vez, eles virão com a faca nos dentes também. Estar na frente é ser o alvo a superar.

Coisa boba mas fácil de esquecer, e tem sua importância no cenário.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2010 as 23:29
Aproveitando o tópico e a boa vontade dos mais experientes...
Tenho feito alguns exercício passados para o Homáley, porém participo apenas de competições de MTB e cerca de 85%  do volume do meu treinamento é com a MTB no asfalto. Ao iniciar esses exercícios surgiram algumas dúvidas:

Qual a percepção do esforço e %FCM no L2?

Acho que não é bem a praia de vocês, mas como eu posso conciliar o treino de MTB com esses exercícios, já que (eu acho) além da necessidade do treino técnico o MTB  apresenta maior oscilação de ritmo.


Voltar ao Topo
upcaraça Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2007
-
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar upcaraça Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 00:37
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Homaley, correndo o risco de tomar uma bronca do professor, eu (se fosse EU) faria tambem 7x3 uma vez por semana, em intensidade superior à que esta fazendo 5x5...  tem tambem o treino que o Landim esta fazendo, em L3 alto com tiros de 10seg a cada 3min, durante uma hora (dá 20 tiros!)... pelo menos sao os treinos que estao me ajudando a acompanhar o pelotao do Jockey e 100boleto onde tenho andado...  o Prof. Clythio nao gosta, mas faço 6x1 as vezes tambem, sendo que o 1min tem que ter intensidade acima do que faço em 3min...
 
já fez os treinos do dvd do carmichael criterium?
a primeira parte do dvd são 7*2min com 1min de descanso entre series, as ultimas series e dificil de manter a mesma intensidade das primeiras
faço uma vez por semana e acho muito bom, o treino de 1 hora passa rapidinho que nem noto! 
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 01:29
DVD Criterium do Carmichael é muito bom, para treino em rolo, que o Homaley não usa.
Tiros de 3 minutos, 5 minutos, fazem um pico nítido em algumas semanas, sustentável por mais algumas semanas, somente.
Como o nosso amigo Homaley não tinha calendário nítido, nenhuma grande competição como objetivo, evitamos isso - apenas tentamos agregar mais capacidade anaeróbica e elevar VO2 max e Limiar de Lactato lentamente, sem torrar, sem overtraining, sem burnout, melhorando a recuperação e a motivação, por conta da rotina de treinamento mais humana, menos carga horária, etc.
Fiquei curioso com isso que ele relatou, de ir passando ou juntando outros sobrados depois da segunda volta... o que acontecia então, os caras iam de roda ou sobravam, torrado?
Você ficou rodando de cara pro vento ou teve ajuda de alguém? Se é que nesse circuitinho "torradeira" adianta revezar.. subindo, arrancando, ou descendo curto... não adianta nada - não dá para "jogar" o ciclismo.. é circuito medíocre, mesmo, típico dos nossos eventos "farrapeiros".. rs..
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 01:38
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

DVD Criterium do Carmichael é muito bom, para treino em rolo, que o Homaley não usa.
Tiros de 3 minutos, 5 minutos, fazem um pico nítido em algumas semanas, sustentável por mais algumas semanas, somente.
Como o nosso amigo Homaley não tinha calendário nítido, nenhuma grande competição como objetivo, evitamos isso - apenas tentamos agregar mais capacidade anaeróbica e elevar VO2 max e Limiar de Lactato lentamente, sem torrar, sem overtraining, sem burnout, melhorando a recuperação e a motivação, por conta da rotina de treinamento mais humana, menos carga horária, etc.
Fiquei curioso com isso que ele relatou, de ir passando ou juntando outros sobrados depois da segunda volta... o que acontecia então, os caras iam de roda ou sobravam, torrado?
Você ficou rodando de cara pro vento ou teve ajuda de alguém? Se é que nesse circuitinho "torradeira" adianta revezar.. subindo, arrancando, ou descendo curto... não adianta nada - não dá para "jogar" o ciclismo.. é circuito medíocre, mesmo, típico dos nossos eventos "farrapeiros".. rs..
Clythio, ficou eu e mais um revezando. À medida  que íamos rodando, fomos passando alguns ciclistas que foram abandonando.  Imagino que ficaram com "medo" de tomar volta. Por isto foram parando aos poucos. Eu e meu colega sobrado fizemos força até o vassourão pegar.
Pra vc ter uma idéia dos 25 que largaram, a chegada foi com 8 no sprint e cerca de 2 min depois mais 2 sobrados revezando pra não tomar volta também. Teve mais um que chegou sozinho, mas não tomou volta por 200 mts.
Ou seja, chegaram 11.
quando vc diz que a intenção era "irmos devagar" , estou ciente disto. Não esperava mesmo um desempenho ultra melhor logo de cara.
Ah!! Esqueci de dizer; que não consegui fazer o giro de uma hora na sexta. Ou seja, fiquei sem pedalar quinta e sexta. Pode ter travado um pouco as perans.
E não senti absolutamente nada de diferança na road. POde ser pelo pouco tempo que fiquei na prova ( no longão de ontem a lombar doeu pra c...)
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 10:25
Homaley, caso vc nao tenha percebido tambem estou aprendendo com o Clythio - meu mestre de balé he he he... ele me passou muita coisa sobre treino de potencia que eu nao aprendi em livro nenhum, só com ele mesmo... Dito isso, tome meus comentarios com recuo, pois o que esta funcionando pra mim pode nao funcionar para vc (veja o ultimo comentario do Clythio, o objetivo dele era diferente ao montar seu treino)...

Meu comentario sobre treinos curtos tem uma questao de fundo... vc tem que treinar aquilo que vai correr... nao significa treinar igual, mas treinar para performance em uma situacao especifica... nao da pra treinar focando num granfondo e numa prova de circuito de 1.500m... e se nao tiver uma base, nem adianta forcar no especifico... Entao o que eu quero dizer com treinos de 3min ou mesmo 1min é que se voce quer fazer outras provas de circuito e nao sobrar, vai ter que simular essas situacoes no teu treino... voce deve lembrar exatamente a sensação no momento que sobrou do grupo... tente reproduzi-la nos teus treinos, de forma controlada e consistente, e de forma a fazer "uma volta a mais" a cada vez que conseguir reproduzir essa situacao... pode ser no rolo, pode ser na rua... pode ser na base da força, pode ser no giro.... na ultima prova que fiz nesse estilo (circuito curto, 2 retornos), terminei com o pelotao, mas a cada saida de curva eu girava 110/120 rpm para nao perder a roda da frente e nao torrar as pernas... o pelote acelerava de 25 para 50km/h e depois parava...
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 12:47
Tb acho que se vai correr circuitos tem que tirar um dia pra simular essa situação. 

Outra coisa, onde vc ficou posicionado na prova? Atrás, no bolo ou na frente?
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 13:15
Originalmente postado por upcaraça upcaraça escreveu:

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Homaley, correndo o risco de tomar uma bronca do professor, eu (se fosse EU) faria tambem 7x3 uma vez por semana, em intensidade superior à que esta fazendo 5x5...  tem tambem o treino que o Landim esta fazendo, em L3 alto com tiros de 10seg a cada 3min, durante uma hora (dá 20 tiros!)... pelo menos sao os treinos que estao me ajudando a acompanhar o pelotao do Jockey e 100boleto onde tenho andado...  o Prof. Clythio nao gosta, mas faço 6x1 as vezes tambem, sendo que o 1min tem que ter intensidade acima do que faço em 3min...
































 

já fez os treinos do dvd do carmichael criterium?

a primeira parte do dvd são 7*2min com 1min de descanso entre series, as ultimas series e dificil de manter a mesma intensidade das primeiras

faço uma vez por semana e acho muito bom, o treino de 1 hora passa rapidinho que nem noto! 


Sei que é pedir demais... mas voce poderia passar pra gente qual a sequencia de exercicios nesse dvd do carmichael? Eu tinha o dvd e o treino anotado.. mas meu pc pifou. =/
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 14:20
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:


Originalmente postado por ericoduarte ericoduarte escreveu:

Pessoal,

E SE:

1 - Eu jogasse todos os livros de treinamento sobre ciclismo fora.
2 - Apagasse todos os links para personais na net.
3 - Procurasse a galera local para treinar.
4 - Fizesse entre 250 a 300 km por semana.
5 - Andasse forte quando tivesse descansado, leve qndo tivesse cansado.
6 - Comer bem.
7 - Dormir bem.

Iria andar bem?

So refletindo sobre tanta coisa sobre treinamento pra quem no maximo vai disputar umas provinhas e andar com a galera ;)
Se conseguir conciliar 5+6+7 com 4, e ainda pudesse se dar ao luxo de sempre treinar esses 300km nos horários da galera, você seria... UM PROFISSIONAL!!!!!!!!!No mais, claro que ninguém realmente precisa de livros, treinadores, ciclo-computador, monitor cardíaco, powermeters, para ser um bom ciclista...Os grandes do passado eram todos instintivos, e sujeitos com ENORME CAPACIDADE DE RECUPERAÇÃO, que é a chave da sobrevivencia ao treinamento mal estruturado ou sobrecarregado - antigamente, era a valência que selecionava os bons dos outros - se o cara, novato, suportasse grande carga de treino, daí era um talento... rs...


Oooww mestre, fala sério.. 250 a 300 km por semana é uma média de km por semana no maximo razoavel... pra quem tem até 40 anos. Ciclista de estrada.

Generalizando: 250km a 300km/7dias = 35 a 42 km por treino. Acredito que isso seja o minimo que alguem que queira disputar alguma prova deve treinar...

Qndo tava no alojamento da equipe pinda, era mais de 100 km todo dia... hehehehe.

De todo jeito, acho que vc ta de gozação!!!!!!!! heheheheheh


ps: n tou falando de iniciante, mas pra ciclista que compete e jah tem pelo menos 1 ano nas pernas.

Editado por ericoduarte - 03 Nov 2010 as 14:23
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 15:14
Eurico, vc falou 40 por dia na teoria ou na pratica ? ... onde fica a especificidade do treino neste caso, e onde ficam os periodos de recovery para provocar a adaptação necessaria após cada treino ?
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 15:48
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Eurico, vc falou 40 por dia na teoria ou na pratica ? ... onde fica a especificidade do treino neste caso, e onde ficam os periodos de recovery para provocar a adaptação necessaria após cada treino ?


Oi acunha... eu so planifiquei a km durante os dias da semana (generalizei)... Pra da uma visao de que 250km a 300km por semana nao eh grande coisa.

Tem os dias que a gente so pedala 30 km girando como tem os pedais longos de fds, de 120 km.. além dos dias em que nao se pega na bike. normalmente a média da 250 a 300 km/semana...

Claro que jah tive as loucuras de fazer mais de 200 km num unico treino... isso qndo vou treinar com a galera de Jampa que vai todo ano pro L'etape... hehehe...

Atualmente eu treino baseando-se em horas/semana/ano... meu alvo normalmente sao 12h/semana e o resultado disso em km dah entre 250 a 300 km.

Claro que eu faço toda aquela distribuiçao baseando-se no livro do joel.


Mas nao vou mais comentar nesse assunto para nao atrapalhar o desenrolar do topico... :)

Editado por ericoduarte - 03 Nov 2010 as 15:59
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 16:17
1- Mestre "SpLinter", quando você disse que nos 2 primeiros meses de 2011, não fazer nenhum intervalo abaixo de 20min;  vc quis dizer apenas tiros no LT. Correto ?
2- Quanto a seguir o planejado, "no problem". Apesar de haver uma certa frustação no meu relato (afinal, como disse o Alex em outro post neste tópico, a gente sempre entra em uma corrida para ganhar e/ou no mínimo um pódio), prefiro da forma que vc está orientando. Não quero "um ponto fora da curva" agora e ao longo do ano que vem continuar da forma que tá. Se vc me disser que resultados só em 2012, não tem problema. Até mesmo porque devido a trabalho, família, vida social, etc ( como a maioria aqui) nã consigo ser xiita na aplicação do treino. Nestes 3 meses teve semana que não treinei devido a compromissos profissionais. Então se com 3 meses seguidos a risca já não era de se esperar grande melhora imagina, com este buracos.
3- Tranquilo Acunha. Sei que vc deu sua opinião tentando ajudar e colaborar. Blz. MAs não psso seugir "dois senhores" ao mesmo tempo. Vou na do Clythio por enquanto.
4- Hoje, fiz um 8 X 3 min. Talvez nunca tenha feito tão sofrido. Só lembrava do pelote me alcançando. Ah e também te xinguei muito Clythio, rs rs rs rs rs rs.
5- Melhora significativa na speed = ( Troquei meu antigo cassete 11-23 por um 11-25) Como  o trajeto onde eu treino tem muita subida, muitas vezes chegava a hora do intevalo (descanso) bem no início de uma subida. Conclusão: subia travado para não subir muito a FC.
Por que hj fiz 8 e não 7 X 3 ? A última subida é mais íngreme e longa. Pra  manter a cadência (em torno de 100rpm) a FC subiu pro VO2 máx e demorei 3 minutos para vencê-la.
É isto
 
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 16:24
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

1- Mestre "SpLinter", quando você disse que nos 2 primeiros meses de 2011, não fazer nenhum intervalo abaixo de 20min;  vc quis dizer apenas tiros no LT. Correto ?




2- Quanto a seguir o planejado, "no problem". Apesar de haver uma certa frustação no meu relato (afinal, como disse o Alex em outro post neste tópico, a gente sempre entra em uma corrida para ganhar e/ou no mínimo um pódio), prefiro da forma que vc está orientando. Não quero "um ponto fora da curva" agora e ao longo do ano que vem continuar da forma que tá. Se vc me disser que resultados só em 2012, não tem problema. Até mesmo porque devido a trabalho, família, vida social, etc ( como a maioria aqui) nã consigo ser xiita na aplicação do treino. Nestes 3 meses teve semana que não treinei devido a compromissos profissionais. Então se com 3 meses seguidos a risca já não era de se esperar grande melhora imagina, com este buracos.

3- Tranquilo Acunha. Sei que vc deu sua opinião tentando ajudar e colaborar. Blz. MAs não psso seugir "dois senhores" ao mesmo tempo. Vou na do Clythio por enquanto.

4- Hoje, fiz um 8 X 3 min. Talvez nunca tenha feito tão sofrido. Só lembrava do pelote me alcançando. Ah e também te xinguei muito Clythio, rs rs rs rs rs rs.

5- Melhora significativa na speed = ( Troquei meu antigo cassete 11-23 por um 11-25) Como  o trajeto onde eu treino tem muita subida, muitas vezes chegava a hora do intevalo (descanso) bem no início de uma subida. Conclusão: subia travado para não subir muito a FC.

Por que hj fiz 8 e não 7 X 3 ? A última subida é mais íngreme e longa. Pra  manter a cadência (em torno de 100rpm) a FC subiu pro VO2 máx e demorei 3 minutos para vencê-la.

É isto

 


Concordo com vc Homáley. Pega um plano e segue!! hehehe
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 18:16
Originalmente postado por ericoduarte ericoduarte escreveu:

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Eurico, vc falou 40 por dia na teoria ou na pratica ? ... onde fica a especificidade do treino neste caso, e onde ficam os periodos de recovery para provocar a adaptação necessaria após cada treino ?


Oi acunha... eu so planifiquei a km durante os dias da semana (generalizei)... Pra da uma visao de que 250km a 300km por semana nao eh grande coisa.

Tem os dias que a gente so pedala 30 km girando como tem os pedais longos de fds, de 120 km.. além dos dias em que nao se pega na bike. normalmente a média da 250 a 300 km/semana...

Claro que jah tive as loucuras de fazer mais de 200 km num unico treino... isso qndo vou treinar com a galera de Jampa que vai todo ano pro L'etape... hehehe...

Atualmente eu treino baseando-se em horas/semana/ano... meu alvo normalmente sao 12h/semana e o resultado disso em km dah entre 250 a 300 km.

Claro que eu faço toda aquela distribuiçao baseando-se no livro do joel.


Mas nao vou mais comentar nesse assunto para nao atrapalhar o desenrolar do topico... :)
Km engana muito, pois tudo depende da Intensidade. Com apenas 20km dá pra fazer um treino forte, tipo esses tiros 7x3, mais cansativo que 60km na boa.
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 18:35
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Originalmente postado por ericoduarte ericoduarte escreveu:

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Eurico, vc falou 40 por dia na teoria ou na pratica ? ... onde fica a especificidade do treino neste caso, e onde ficam os periodos de recovery para provocar a adaptação necessaria após cada treino ?
Oi acunha... eu so planifiquei a km durante os dias da semana (generalizei)... Pra da uma visao de que 250km a 300km por semana nao eh grande coisa. Tem os dias que a gente so pedala 30 km girando como tem os pedais longos de fds, de 120 km.. além dos dias em que nao se pega na bike. normalmente a média da 250 a 300 km/semana... Claro que jah tive as loucuras de fazer mais de 200 km num unico treino... isso qndo vou treinar com a galera de Jampa que vai todo ano pro L'etape... hehehe... Atualmente eu treino baseando-se em horas/semana/ano... meu alvo normalmente sao 12h/semana e o resultado disso em km dah entre 250 a 300 km. Claro que eu faço toda aquela distribuiçao baseando-se no livro do joel. Mas nao vou mais comentar nesse assunto para nao atrapalhar o desenrolar do topico... :)

<FONT style=": #ffefd5">Km engana muito, pois tudo depende da Intensidade. Com apenas 20km dá pra fazer um treino forte, tipo esses tiros 7x3, mais cansativo que 60km na boa.


Com certeza. KM é apenas um resultado de uma equação com duas variaveis tempo e esforço.

O que estou afirmando é quem em média, o resultado do tempo que eu tenho para treinar e a intensidade que aplico, gera entre 250 a 300 km por semana.

Just that.
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 19:36
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

nas zonas Recovery, Endurance, Tempo, Limiar de Lactato, Vo2Max, Endurance Anaerobico


Alguém pode me explicar sobre essas zonas, pra que cada uma serve e a porcentagem da FC que elas trabalham?
Voltar ao Topo
thiagopdn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2010
Gurupi-TO
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagopdn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 20:02
Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

nas zonas Recovery, Endurance, Tempo, Limiar de Lactato, Vo2Max, Endurance Anaerobico


Alguém pode me explicar sobre essas zonas, pra que cada uma serve e a porcentagem da FC que elas trabalham?


ai gente vamos pesquisar mais um pouquinho e largar a preguiça pra la....
mas segue ai as zonas de treinamentos:

Zona de Manutenção (restauração) – 50 a 60% da FCmax
Essa faixa de intensidade é utilizada no trabalho com iniciantes, no retorno das atividades após um período de interrupção, na recuperação após treinos exaustivos ou em aquecimentos. Nela, nosso organismo usa a gordura como principal fonte de combustível, mas é necessário um longo tempo de atividade para perder peso.

Zona Aeróbia Lipolítica (queima de gordura) – 60 a 70% da FCmax
Essa zona de intensidade é usada para melhorar o condicionamento físico aeróbio. Por usar os lipídios como principal fonte energética, ela é a ideal para quem deseja diminuir os percentuais de gordura corporal. Quanto maior for a duração dos treinos, melhores serão os resultados.

Zona do Limiar Aeróbio (endurance/ resistência) – 70 a 80% da FCmax
Esta zona é a ideal para os atletas que praticam esportes que exigem grande resistência, como ciclismo, triathlon, corrida e futebol. Nessa faixa, a capacidade funcional do organismo melhora consideravelmente, pois existe um aumento do número de vasos sanguíneos, da ventilação pulmonar, do vigor físico e do volume de sangue bombeado. Nela, 50% das calorias queimadas são provenientes dos carboidratos e 50% das gorduras. Por isso, é fundamental manter uma alimentação balanceada.

Zona Mista (limiar anaeróbio) – 80 a 90% da FCmáx
Os principais benefícios dessa faixa são a melhora do VO2Max (máximo de oxigênio que nosso corpo consome durante o exercício) e uma maior tolerância do organismo ao ácido lático. Isto significa que você vai melhorar sua resistência e não irá se cansar tão facilmente. Ela é ideal para atletas que disputam provas de estradas e precisam percorrer grandes distâncias durante um longo tempo. Nesta zona, a quantidade de calorias queimadas é superior às das três anteriores, mas a principal fonte de energia do organismo são os carboidratos. Por isso, ela não serve para quem deseja apenas perder peso.

Zona de Esforço Máximo – 90 a 100% da FCMÁX
Esta faixa é indicada para indivíduos de esportes de velocidade ou potência, como os 100 metros rasos do atletismo ou provas de curta distância na natação. Esta zona é tão intensa que só deve ser utilizada por pessoas que estão em ótima forma física. O ideal é que ela seja intercalada com treinos em outras faixas para evitar os riscos de lesões musculares.

Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 22:19
Tiago, a grande falha dessas zonas é que sao baseadas em frequencia cardiaca maxima... eu sou adepto da escola do Friel e Coogan, que advogam em favor de uma tabela baseada na frequencia cardiaca (ou potencia se possivel) onde ocorre o seu Limiar de Lactato (LT)...
A tabela fica assim :
L1 - recuperacao ativa... <68% do LT
L2 - endurance... 69 a 83% do LT
L3 - tempo... 84 a 94% do LT
L4 - threshold... 95 a 105% do LT
L5 - Vo2max... >106% do LT
L6 - capacidade anaerobica
L7 - potencia neuromuscular
Uma das vantagens (entre outras) desta abordagem é que o seu LT vai mudando conforme vc se torna mais treinado, e portanto a exigencia dos treinos tambem vai subindo tambem...
Voltar ao Topo
thiagopdn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2010
Gurupi-TO
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagopdn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2010 as 12:24
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Tiago, a grande falha dessas zonas é que sao baseadas em frequencia cardiaca maxima... eu sou adepto da escola do Friel e Coogan, que advogam em favor de uma tabela baseada na frequencia cardiaca (ou potencia se possivel) onde ocorre o seu Limiar de Lactato (LT)...
A tabela fica assim :
L1 - recuperacao ativa... <68% do LT
L2 - endurance... 69 a 83% do LT
L3 - tempo... 84 a 94% do LT
L4 - threshold... 95 a 105% do LT
L5 - Vo2max... >106% do LT
L6 - capacidade anaerobica
L7 - potencia neuromuscular
Uma das vantagens (entre outras) desta abordagem é que o seu LT vai mudando conforme vc se torna mais treinado, e portanto a exigencia dos treinos tambem vai subindo tambem...


Acunha para calcular por exemplo as minhas zonas...
o calculo do fc que eu sei e 220 - 24 = 196
como ficaria as zonas em cima do 196?? por exemplo
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 910111213 30>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X