Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Viagem ao Chuí
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Viagem ao Chuí

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Viagem ao Chuí
    Postado: 29 Dez 2020 as 19:18
Saudações guerreiros do pedal!
Estou iniciando uma viagem até o Chuí / RS, divisa com o Uruguai e ponto no extremo sul desde Brasil. Esta viagem é algo que venho programando faz bastante tempo (nas outras vezes sempre surgiu algum empecilho e não rolou). Além de conhecer um local novo, a ideia é espairecer um pouco a mente, após um ano 2020 sofrível em vários aspectos.
Planejei tudo de última hora: na semana do Natal comecei a ver rotas, programação, previsão do tempo, o que levar, de onde começar.. tudo na correria. O plano A seria seguir de ônibus, de Curitiba até Osório/RS (litoral norte do RS) no dia 28 a noite, e a partir de lá iniciar o pedal, cerca de 600km em 4 dias até o Chuí, seguindo pelas estradas litorâneas (BR101 e BR471). Há também os planos B e C em caso de imprevistos.

Seguirei sozinho, com bagagem mínima e sem qualquer apoio. Como o tempo é curto e dia 4 pretendo estar em Curitiba, não ficarei longos períodos conhecendo o que há pelo caminho. Devo passar a virada de ano na cidade de Rio Grande ou no Chuí, a depender de como tudo vai rolar. Retornarei para casa de ônibus, passando por Porto Alegre.

A bicicleta: Montada com um quadro Gravel da Cadence Bikes, numa configuração pra asfalto: pneus 700x32 lisos, transmissão 1X9 com coroa 44 e cassete 11-40, guidão drop e STI (essa carniça logo abaixo). De última hora consegui um bagageiro de canote, destes suspensos bem simples, só para não andar com mochila nas costas. Como a carga é pequena (uns 3kg), deve aguentar. Levando só o essencial: algumas roupas, ferramentas básicas, câmaras reservas, 2 caramanholas e pouco de comida. Vou pernoitar em hotéis, pousadas e almoçar onde encontrar pelo caminho. Nada de acampamentos ou cozinhar.




É isso, na medida que eu for encerrando os dias de pedal postarei aqui como foi: as impressões, métricas, alguma foto e etc.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 19:37
Mas sem quadro de cromoly você não é um cicloturista sério.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 19:44
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas sem quadro de cromoly você não é um cicloturista sério.


E que disse que sou cicloturista ou sério? 😂😂
Deixa isso pra certos foristas!

Editado por Jagwire - 29 Dez 2020 as 19:49
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 19:48
Bacana!
Gostei da configuração das coroas e cassete, depois posta o que achou, tenho vontade fazer isso com minha híbrida.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 19:56
velocidade final com a coroa 44? chega ao menos a 35km/h?
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 20:03
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

velocidade final com a coroa 44? chega ao menos a 35km/h?

Dá sim, de 44x11 a 90RPM roda a 48km/h com esses pneus. Apertando um pouco da pra bater 60, que é quando espana..
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 20:05
Deveria ter ido de aro 20, assim dava para fazer 90% da viagem num furgão e depois pagar de cicloturista.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 20:08
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Deveria ter ido de aro 20, assim dava para fazer 90% da viagem num furgão e depois pagar de cicloturista.


Se fosse 20 e dobrável então.. 😂😂
Praticamente nem pedalava!! 🤣🤣🤣

Editado por Jagwire - 29 Dez 2020 as 20:08
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 20:29
Agora eu vi vantagem.
Lembrou de levar uma camisa xadrez pra dar umas blogueiradas???
Isso aí, magrela na estrada e vento na cara.
👏👏👏👏
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 21:26
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Agora eu vi vantagem.
Lembrou de levar uma camisa xadrez pra dar umas blogueiradas???
Isso aí, magrela na estrada e vento na cara.
👏👏👏👏


Essa fica pro Franco e demais veganos e/ou graveleiros 😅
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 21:27
Dia 1: Mostardas - Tavares
Bastou chegar na rodoviária de Curitiba dia 28 para comprar passagem e embarcar, que já precisei abortar o plano A: o ônibus que faria a rota até Osório no horário que eu desejava, era do tipo Double Deck, e nele não seria possível levar a bike, pois o bagageiro é reduzido. Tive que já acionar o plano B que é seguir até Porto Alegre, para de lá decidir qual caminho tomar: Pegar ônibus até o litoral do RS pra começar o pedal; pegar ônibus até Pelotas e de lá partir, ou simplesmente seguir no pedal a partir da capital gaúcha.
Embarquei às 21:30 num ônibus convencional, nele foi possível levar a bike inteira sem desmontar nada. Era apenas eu e 5 passageiros na viagem. Noite mal dormida naquele assento que não reclinava quase nada, e pra ajudar levei um capote homérico: na madrugada, dormindo, não sei como me deitei de lado nos dois bancos, daí numa freada rolei pro chão, batendo com as costas. Acordei meio assustado, uma moça que estava no fundo do ônibus veio me perguntar apavorada, se estava tudo bem. Disse que tudo beleza e me sentei, com uma dor desgraçada na lombar 😬.

Cheguei por volta de 9:30 em Porto Alegre. Viagem demorada, ônibus fez várias paradas. Céu limpo e sol forte, calor considerável. Observando o trânsito intenso na capital e redondezas, já desanimei em fazer este trecho no pedal. Tratei de comer e fui atrás de ônibus pro litoral, pra rota que me interessava. Não achei nada indo pra Osório com partida pela manhã, mas consegui passagem até Mostardas, que fica adiante de Osório, já no caminho pro sul. Embarquei 11:30, tive que remover a roda dianteira e selim da bike, pra que coubesse no bagageiro. Ônibus pinga pinga que levou 4 horas pra chegar em Mostardas. Não era bem o planejado mas foi o que deu pra arrumar.
Finalmente após 15h sacolejando em ônibus, pude pedalar um pouco: cheguei em Mostardas, tirei a bike do ônibus e a montei novamente, inspeção minuciosa em tudo, comi um pouco, ajustei a carga e fiz o trechinho entre Mostardas e Tavares, pouco menos de 30km percorrido em menos de 1h, só pra soltar as pernas, circular o sangue. Lombar dolorida ainda da porrada no ônibus.
Trecho bem plano, asfalto razoável, muitas retas e pouco movimento. Sol impiedoso e um certo calor. Notei um vento considerável que sopra do mar, que está sempre na minha esquerda (distante uns 10km). Entre eu e ele há a Lagoa do Peixe, onde existe um Parque Nacional. No meu lado direito há a gigantesca Lagoa dos Patos.


Por hoje é isso. Foi mais andar de ônibus do que pedal, mas cheguei onde precisava. Amanhã começa pra valer, fazer o trecho até a cidade de Rio Grande.
Na correria acabei até esquecendo de fotos, só tenho esses dois (péssimos) registros:

Bike com a carga na saída de Mostardas:


Placa na estrada indicando o início do parque nacional:





Segue o link do Strava: Confira minha atividade no Strava: https://strava.app.link/TM2fCewFCcb

https://www.strava.com/activities/4536106937



___________________
Resumo do dia:
* 27 km
* 53 minutos
* 30,5 Km/
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 21:35
Aí sim, heim!

Depois que sai de Pelotas e vira à esquerda na continuação da 471 aí sim é aventura

Poste sim as fotos pelo caminho.

Bom pedal!
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 21:44
Legal! Ainda beliscou uns troféus pela caminho!!

Pqp... o tombo deve ter sido engraçado
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 22:01
Originalmente postado por alant alant escreveu:

Aí sim, heim!

Depois que sai de Pelotas e vira à esquerda na continuação da 471 aí sim é aventura

Poste sim as fotos pelo caminho.

Bom pedal!


Isso é coisa pra quinta feira, espero eu!!
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2020 as 22:03
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Legal! Ainda beliscou uns troféus pela caminho!!

Pqp... o tombo deve ter sido engraçado


Viu só, no girinho ainda deu uns top10 (o que não deve ser nada pois pouquíssima gente anda por essas bandas 🤣)

Tombo foi estilo uma manga caindo da árvore: direto pro chão e rolando...
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2020 as 06:44
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Legal! Ainda beliscou uns troféus pela caminho!!

Pqp... o tombo deve ter sido engraçado


Viu só, no girinho ainda deu uns top10 (o que não deve ser nada pois pouquíssima gente anda por essas bandas 🤣)

Tombo foi estilo uma manga caindo da árvore: direto pro chão e rolando...

Essa parte de q deve ter pouca gente q passa pelo trecho a gente omite.
Mas importante ressaltar que os primeiros sempre fazem de carro ou moto.
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2020 as 08:44
boa. Cicloviagem eu faço assim mesmo. Amarra tudo na bike, muda de roupa e vai leve, dormindo em pousada

sempre tive curiosidade sobre essa rota, acho que foi asfaltada recentemente. O vento deve ser cruel

ride on
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2020 as 09:10
Pena ter visto somente agora, conheço muito a região e poderia dar algumas dicas. Teria válido muito a pena ter descido em Palmares do Sul e dar uma passadinha na lagoa do bacupari. Lugar lindo, única coisa que estraga é o vento, sempre forte.

Planeje bem o Trecho Rio Grande X Santa Vitória do Palmar! São 220km, uns 150km é puro deserto, somente a rodovia de pista simples sem acostamento, com mato e plantação de arroz nas laterais. Tem que matar esse trecho em um dia, se não irá ficar desabrigado! Não existe nem posto de gasolina! No máximo algumas propriedades rurais.









Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2020 as 09:13
Ahhh, e aproveite a Cidade de Rio Grande. Único local neste trajeto com uma relevância turística, onde poderá aproveitar algo. Restante do trecho é inóspito. 

Aqui tem os horários da Balsa entre São José do Norte e Rio Grande.

https://www.riogrande.rs.gov.br/consulta/index.php/servicos-turisticos/detalhes+3952,,transporte-coletivo.html#:~:text=Balsa%20(S%C3%A3o%20Jos%C3%A9%20do%20Norte%20para%20Rio%20Grande)&text=%2D%20Hor%C3%A1rios%3A%20segunda%20a%20s%C3%A1bado%3A%20%C3%A0s%208h%2C%2010h%2C,%3A%209h%2C%2014h%20e%2017h.

A última sai as 17hs de são josé do norte. 


Editado por gm1987 - 30 Dez 2020 as 09:15
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2020 as 18:31
Dia 2: Tavares - Rio Grande
Iniciei em Tavares o trecho até Rio Grande com seus 126Km.
O sol deu as caras já pela manhã, amostra do que seria aquele pedal: sol forte, calor mesmo nenhuma nuvem no céu pra amenizar. De início o vento estava suave, sem atrapalhar. A ideia era chegar no ponto final rápido, sem muitas paradas. No começo asfalto razoável: há uma faixa de acostamento com 50cm de largura e dá pra rodar nela, com alguma atenção. Em certos trechos há alguns buracos e areia e é bem áspero na maioria do tempo, o que reduz a rolagem dos pneus e trás um pouco de vibração na bike. Tudo plano como sempre e com infinitas retas. Essas fotos mostram como é (são de trechos bons, sem buraco, nos ruins a bike pulava ruim e era difícil segurar o celular com uma mão e o guidão com outra):






Após 50km fiz uma parada rápida em Bojuru, único povoado significativo no caminho: comi um pouco e abasteci as garrafas. Voltei pra estrada e neste momento o calor já era infernal. Logo após retomar viagem o perrengue do dia: estava num raro trecho onde há árvores à direita da pista quando um marimbondo entrou entre o capacete e o óculos, picando a testa acima da sombrancelha direita. Parei a bike, tirei o inseto e o ferrão. Uma dor desgraçada no local, inchou e deu uma certa dor de cabeça. Ficou meio ruim enxergar com o olho direito, supercílio bem inflamado.
O jeito foi montar na bike e pedalar, seguir em frente com dor mesmo. Tudo muito deserto: nenhum comércio, raras casas (muitas com aparência de abandonadas), e chegava a ficar 10 minutos sem passar um veículo. Vi alguns andarilhos, em geral parados nas raras sombras. Há bastante trecho alagado às margens da estrada, onde plantam arroz. Nos trechos mais secos, algum gado, várias plantações de cebola e um pouco de pinus.
Rodei mais 1h30 e avistei um boteco à direita: peguei o arenoso acesso até ele e entrei pra comprar água. O proprietário boquiaberto ao me ver pedalando naquele sol. Após abastecer retomei viagem e a partir deste ponto o vento aumentou consideravelmente: um constante vento cruzado, as vezes seguido por rajada mais forte. Vinha rodando na casa de 30Km/h e a partir de então precisou fazer um pouco de força pra rodar em 27Km/h. Foi pouco mais de 1h15 nesta batida até finalizar. O asfalto piorou bem neste trecho: a faixa de acostamento destruída e a pista de rolagem ruim, com muito remendo mal feito. Fiz mais uma pausa no único posto de combustível que encontrei, abasteci e comi mais um pouco. Passava de 13h quando cheguei em São José do Norte, onde peguei a balsa que faz a travessia até a cidade de Rio Grande. Pro meu azar, havia acabado de partir uma, tive que esperar um bom tempo. O local de embarque da balsa é bem bagunçado, sequer há uma placa indicando o local exato onde pega a embarcação. Vários bêbados e mendigos xaropes, que fazem fila pra pedir algo.
Agora estou aqui em Rio Grande, cidade portuária e com muita construção antiga. Descansar hoje aqui, a lombar incomoda um pouco ainda do episódio no ônibus, mas o que pega mesmo é a picada do marimbondo: dolorido e irritante, lateja como se tivesse espetando um prego na testa. Torcer pra isso melhorar, pra não incomodar o pedal de amanhã.
O tempo deu uma virada também: ventania e armando um temporal agora no fim da tarde, de olho nisso também.

Segue o link do Strava:

https://www.strava.com/activities/4540462813
https://strava.app.link/qYdnl6gfEcb




Foto da travessia na balsa:





___________________
Resumo do dia:
* 126 km
* 4h22
* 28,8 Km/h
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Dez 2020 as 17:34
Lombar tá escorrendo.

Show demais, mesmo com o capote.

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2021 as 17:45
E aí, não teve fim essa viagem?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2021 as 20:30
Bem quando ia dar o relato do trecho problemático que o GM alertou? Da sinal de vida aí, Jagwire! Tá tudo bem contigo?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2021 as 21:41
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

E aí, não teve fim essa viagem?


Tá ansioso hein amigão!! Calma que tô digitando e já posto. Ruim de internet pra essas bandas, e fazer o texto fotos no celular é dose..
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2021 as 22:02
Dia 3: Rio Grande - Chuí:

Chegou o dia de enfrentar o longo pedal até o ponto final, com seus 240Km de lugares ermos e inóspitos. Deixei tudo ajeitado na noite anterior e acordei 5h30. Olho pela janela ainda e uma chuva lascada. Virou o tempo ao anoitecer e nada de melhorar. Estava escuro ainda, resolvi dormir mais um pouco. Acordei às 6h30 estava pior ainda, céu carregado. Tomei café e fiquei no aguardo. Somente por volta de 7h30 começou a amenizar, ficou uma garoa fraca. Saí na rua, vi que tinha chance de melhorar (a previsão do tempo falava em chuva apenas na madrugada), então peguei a bike e parti. Muitos cachorros nas ruas de Rio Grande, levei alguns corridões. Cheguei na BR392 (pedagiada, movimento grande mas com bom acostamento). As nuvens foram embora em função de uma ventania braba. Perto do acesso pro Chuí parei nesta placa pra tirar uma foto, e logo depois o vento derrubou a bike...mau sinal:




Era cerca de 9h quando cheguei no trevo da derradeira BR471 que leva até Chuí. Estrada mais estreita, acostamento ruim e movimento considerável. Logo no início tem esta placa que indica o trecho ser remoto mesmo:



Bastou pedalar uns 2km pra notar algo terrível: o vento era 100% contrário, me batia de frente, como se fosse uma parede invisível. Como há poucas árvores ao lado da pista, não tinha alívio, era sofrível pedalar e difícil manter linha reta. As vezes invadia a pista e não era possível escutar os carros vindo, por conta do vento. Bastava parar de pedalar que em 5 metros a bike parava completamente. Segui nesta batalha, fazendo bastante força por uma hora, onde rendeu míseros 18km. Atropelei uma cobra no acostamento e quase uma tartaruga. Sol forte, achei uma sombra pra parar e comecei a fazer contas: faltava uns 200km e naquele ritmo, só chegaria à noite no destino, teria que pedalar um bom trecho noturno (isso aguentando manter aquele ritmo por um dia todo). No caminho já não há muito comércio, e por ser dia 31/12 as chances de pegar tudo fechado após um horário era grande. Fiz um vídeo do vento bizarro, e essa foto aqui (não sei se dá uma dimensão). A bike foi pro chão novamente, empurrada por esse nosso inimigo invisível (nos sites de meteorologia, verifiquei que os ventos estavam entre 30 e 45km/h naquele dia, vindo do sul, ou seja, batendo de frente com quem vem na estrada, no sentido que eu seguia).



Após pensar um pouco, vi que era burrice continuar naquele cenário: a chance de dar uma zebra, e passar a noite ao relento era enorme. Cogitei tocar até a praia da Capilha, pouco antes da reserva do Taim (faltava 40km), e se fosse o caso ficar por lá e encarar um acampamento selvagem (dormir no tempo, usando a areia como colchão e travesseiro), mas vi que era bobagem. Pensei em voltar pra Rio Grande, pernoitar e seguir muito cedo no outro dia, como era a ideia pra hoje, mas lembrei de outro detalhe: há um ônibus que sai de Pelotas para o Chuí às 13h. Fiz as contas e vi que apurando no pedal dava tempo (estava uns 60km de lá e tinha 2h30). Então dei meia volta e pau na bike. O trecho de BR471 tinha o vento me empurrando, deu pra acelerar bem. Nos 40km finais até Pelotas era vento cruzado, atrapalhava mas não dava pra perder tempo com isso. Chegando em Pelotas cruzei uma ponte enorme sobre um rio, movimento bem alto. Troquei até a rodoviária onde cheguei 12:45. Fui correndo comprar passagem e veio o balde de água fria: já tinha esgotado, tudo vendido. Frustrado, já pensava num plano B quando escutei no outro guichê a atendente falando sobre ônibus extra pra Santa Vitória do Palmar, cidade que fica 20km do Chuí. Nem pensei duas vezes e comprei pra lá. Ônibus saía em 20 minutos, fui correndo pro portão de embarque desmontar as rodas da bike pra caber no apertado bagageiro. Consegui ajeitar tudo e deu tempo de embarcar, nem almocei.
Viagem seguir por cerca de 4h, ônibus velho pinga pinga,que parava a todo instante pra pegar ou liberar pessoas. Cheguei até a dormir um pouco.
Por volta de 17h desembarquei em Santa Vitória. Ajeitei a bike e fui atrás de comida e água. Tratei de reservar hospedagem no Chuí. Meia hora depois estava na estrada, pra completar aquela batalha. Vento estava até pior que pela manhã (felizmente abortei o pedal em tempo). Na beira da estrada há um gigante parque eólico, maior da América do Sul, que se estende por dezenas de quilômetros. Os enormes cataventos giravam freneticamente: aquela ventania é ótima pra isso, horrível pra ciclismo.



Levei mais de uma hora pra furar a ventania e enfim chegar no Chuí, quando o relógio já marcava 19h. Tratei de logo achar a hospedagem, banho e ir atrás de lugar pra comer. A avenida principal é que faz a divisa entre o centro de Chuí e o Uruguai: num lado é Brasil, no outro é o país vizinho. Achei um lugar aberto do lado de lá e pude matar a fome. Já estava escuro quando voltei pra pousada. No caminho tirei essa foto.



Cheguei e só queria saber de dormir, nem sei se houve alguma queima se fogos na virada.

A ideia é no dia seguinte explorar a região, ir até a praia. Na sequência faço o relato aqui e as impressões.
Este dia não foi fácil: chuva, sol, vento, ventania e mais vento. Mudança de planos correria... Mas enfim cheguei onde queria, meio que por caminhos tortuosos mas cheguei.


Link do Strava:

https://www.strava.com/activities/4546517043
https://strava.app.link/Bya8xplMHcb

___________________
Resumo do dia:
* 130 km
* 5h30
* 23,7 Km/h
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2021 as 22:30
Essa foto de próximo posto a 100km é assustadora.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2021 as 23:01
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Agora eu vi vantagem.
Lembrou de levar uma camisa xadrez pra dar umas blogueiradas???
Isso aí, magrela na estrada e vento na cara.
👏👏👏👏


Essa fica pro Franco e demais veganos e/ou graveleiros 😅

Vc não entende nada do mundo fashion. Invejoso.

Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2021 as 23:19
Sensacional !
Realmente essa foto de "próximo posto a 100k" é assustadora.

Tomou a melhor decisão, não dá p arriscar de ficar pelo caminho no vento contra.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2021 as 23:41
Pois é, e nada garante que ele esteja aberto o dia todo, numa véspera de ano novo..
Nem com motor na bike dava pra furar aquele vento, ou melhor, dava se tivesse um estoque de baterias 🤣
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2021 as 01:43
Boa!

Lembro que quando passei aí pela 471, de carro, lógico , tinha até umas placas perguntando se tinha feito a revisão, se tinha certeza que queria prosseguir e lembrando que era 200km até a próxima cidade
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2021 as 08:16
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Agora eu vi vantagem.
Lembrou de levar uma camisa xadrez pra dar umas blogueiradas???
Isso aí, magrela na estrada e vento na cara.
👏👏👏👏


Essa fica pro Franco e demais veganos e/ou graveleiros 😅

Vc não entende nada do mundo fashion. Invejoso.



🤔 Seu fashionista. Combinador de Caramanhola com meia.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2021 as 08:18
O bom é que você tá contando os perrengues, tem muito relato de viagem que só conta a parte boa. Vai um desavisado e se lasca.
Doido demais.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2021 as 10:35
Dia 4: Vagando por Chuí e arredores

Dia 1º de janeiro, era hora de dar uma volta pra conhecer a região. Logo cedo fui à barra do Chuí, conhecer a praia e o farol mais ao sul do país. Pedalzinho de 9km, ventania como sempre e sol ardido. A praia é enorme, faixa de areia que se perde de vista. algum movimento em certos pontos mas na maioria bem deserta. Mar bravo de água fria.



Fiquei um tempo por lá e segui pela areia até o farol: acesso fechado, área militar, só dá pra ver de longe:





Próximo a ele fica o Arroio Chuí, rio que faz a divisa entre os países neste ponto. É esse à direita na foto, onde ele desemboca no mar.



Voltei pra cidade já era perto do almoço. Difícil achar algo aberto, encontrei um único restaurante do lado uruguaio da avenida. Dei uma boa volta pela cidade, meio bagunçada e com bastante lixo espalhado, o vento tomba as lixeiras e tudo sai voando na avenida principal. Muito cachorro e morador de rua também. A fronteira em si parece viver do comércio nos free shop, há vários deles, todos obviamente fechados no feriado, alguns falidos ou abandonados. Não tem aquele aspecto caótico como Cidade de Leste no Paraguai, com infinitos camelôs e comércio de armas e drogas meio livre nas ruas, mas esta fronteira uruguaia está longe de ser bonita aos olhos. Talvez quem goste de comprar toda sorte de tranqueiras ache interessante. Tem muito sujeito matuto, que fica de olho em quem é de fora, convém certa atenção.
Apos almoçar, peguei novamente a estrada: o plano era conhecer a praia do Hermenegildo, distante uns 30km. Metade dele pela BR471 e outro trecho por uma estrada menor. Vento judiava bastante e o movimento de carros era grande. Por volta de 15h cheguei na tal praia: muita gente na areia e nas ruas beira mar. Só mais uma praia de ondas bravas e vento incessante. Um povo esquisito me encarando, garotos acelerando moto barulhenta pra cima e pra baixo. Até pensei em prender a bike num poste e descer pra areia, mas fiquei com receio que não encontraria ela na volta, deixei quieto.



Após essa incursão frustrada peguei o caminho de volta, sentido Santa Vitória do Palmar. Movimento só aumentava, atropelei uma cobra de uns 70cm, que se embolou na roda e quadro da bike, tive que parar pra tirá-la. Nesta estrada o que não falta é cadáver de cobra por toda extensão.
Por volta de 17h cheguei em Santa Vitória, arrumei hospedagem e por lá pernoitei, para no dia seguinte pegar o ônibus e iniciar a longa viagem de volta pra casa.

Link do Strava:
https://www.strava.com/activities/4550688087
https://www.strava.com/activities/4550688110


___________________
Resumo do dia:
* 73 km
* 2h45
* 26,5 Km/h



Editado por Jagwire - 02 Jan 2021 as 12:00
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2021 as 14:01
Parabéns pela coragem.
Eu nunca faria uma viagem dessa
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2021 as 11:13
Finalizando a viagem e volta pra casa:

Dia 02/01 desmontei a bike e embarquei de Santa Vitória do Palmar pra Pelotas, de lá segui pra Porto Alegre e na sequência tomei o ônibus pra Curitiba, onde cheguei hoje por volta de 8h, após quase 24h dentro de ônibus. Pra fechar, montei a bike e fiz os derradeiros 10km até em casa, encerrando esta longa jornada.

Agora minhas impressões sobre tudo:
Viagem foi legal, apesar de todos os contratempos que foram aparecendo, de alguma forma consegui contornar e chegar no destino que era o Chuí. A bike se comportou perfeitamente, nenhum furo de pneu ou problema mecânico. Com um pouco mais de tempo poderia ter pedalado por mais lugares, mas os trechos que percorri, cada gota de suor valeram a pena. O Chuí em si não tem nada de muito especial, só o aspecto simbólico de ser o começo do Brasil (ou o final dele, dependendo de como se olha 😂). Não é um local com grande atributo turístico mas vale a visita. Só voltaria se fosse de passagem para conhecer o litoral do Uruguai, talvez uma viagem pra um futuro de fronteiras abertas, pós pandemia.

Fica o meu agradecimento a todos que de alguma forma apoiaram a viagem. Era um local que eu queria conhecer há muito tempo, e desta vez deu certo. Pra encerrar, deixo a seguinte frase:

" Se você tem um sonho, um objetivo ou meta para atingir, vá atrás dele, se programe, se empenhe e faça acontecer, com certeza a satisfação ao final compensará todo esforço!"




______________________
Resumo geral:
* 356km
* 13h30
* 26,3 km/h

Editado por Jagwire - 03 Jan 2021 as 11:22
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2021 as 18:05
Parabéns pela jornada, bom que deu tudo certo.
Boa frase motivacional aí no final.
👏👏👏👏🏆🏆🏆🏆
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2021 as 20:41
Parabéns pela viagem e valeu por compartilhar conosco.
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2021 as 08:08
muito louco, deve ser que nem o final sul do estado de SP. Uma longa praia que dá num rio, vento e mar na cara
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2021 as 11:47
Fiz esse vídeo com imagens da viagem:
https://youtu.be/yZXzrsA96RE

Valeu pessoal!
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
RafaCesino Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2019
Joinville
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaCesino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2021 as 11:58
Parabéns pela coragem Fábio. E obrigado por compartilhar sua aventura!
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X