| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + | |
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
V-Break, este incompreendido. |
Responder ![]() |
Autor | |
Marsupial ![]() ![]() Bloqueado Registrado: 13 Ago 2013 Minas Gerais Desconectado Mensagens:51 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Enviado: 14 Ago 2013 as 09:37 |
Muitas pessoas torcem o nariz atualmente para os freios V-Break. E grande parte deste comportamento se deve àquelas bicicletarias de bairro que ionsistem em empurrar freios à disco mecânicos de qualidade duvidosa.
Para a grande maioria uma bike com V-Break Shimano vale menos do que a mesma bike com freio à disco mecânico WG. ![]() Certamente que algumas empresas montadoras de bikes também tem culpa por esta discriminação. A Soul até pouco tempo vendia seu modelo intermediário SL200 de 26" com freio à disco Zoom, que disputa com o WG o título de freio à disco mais podre do mercado. ![]() Da mesma forma que muitos perguntam "quando que um cubo Quando é melhor do que Shimano" podemos perguntar: quando que um freio à disco mecânico é melhor do que V-Break Shimano ou Avid? Em pouquíssimos e pontuais casos, isto é, concorrendo com freios à disco mecânico Avid ou Shimano, no máximo. Winzip, Tektro, Zoom, WG, todos discos mecânicos não são melhores no que se refere ao peso e poder de frenagem do que um combo composto por manetes Deore e V-Break M422 com sapatas Kool Stop. ![]() Certamente que uma trilha com lama e barro diminuem consideravelmente o poder dos V-Breaks e podem até mesmo danificar o aro caso uma pedrinha fique prensada entre a sapata de freio e a parede lateral do aro, mas isto é um risco menor se comparado ao aquecimento excessivo das pastilhas de disco ou empeno de disco provocado por uma poça d'água em um disco muito quente. Discos hidráulicos apresentam modulação e não utilizam cabos, são melhores e mais eficazes do que os V-Breaks, mas os V-Breaks não devem se envergonhar diante de freios à disco mecânicos. ![]() Se utiliza cabo, então o V-Break é melhor do que freios à disco mecânicos, com exceção de 2 ou 3 modelos em 2 marcas, Shimano e Avid. ![]() |
|
![]() |
|
HAIRTONNETO ![]() ![]() Registrado: 06 Dez 2012 CURITIBA Desconectado Mensagens:1910 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Lindo tópico.
Eu infelizmente aprendi isso do pior jeito possível. Certa vez (meados de 2005) montei uma bike com alívio (v-brake). Freiava pra kct, era top. Mas, o coraçãozinho sonhava com freio a disco. Foi o burrão lá que não entendia nada e pagou 250 reais num freio dianteiro Logan. Instalou bunitinho eeeeeeeeee... na hora de frear, não existia freio kkkkkkkk... lixo mesmo. Mas o burrão custava acreditar... molequinho ainda 15 ou 16 anos, juntei dinheiro SUADO lavando carros de familiares e etc... fui lá e troquei a pinça por um shimano mecânico (mais uns 300 reais). Ok, tive uma melhorazinha mas... o v-brake ainda dava uma SURRA, ainda era muito superior. Voltei pro v-brake e abandonei completamente os discos, estava revoltado de ter gasto tanto dinheiro. Até o dia que meu pai foi pro Paraguai, e sem eu pedir me trouxe um tektro hidráulico... instalei eeeeee... daí sim, daí eu senti o verdadeiro POWER do freio a disco, precisão, potência em qualquer situação, tudo. Tempos depois roubaram esta bike e montei outra com deore e freio hidráulico, mais top ainda. Aprendi da pior forma que freio a disco mecânico não presta pra nada e que v-brake da uma verdadeira surra neles. Freio a disco tem que ser hidráulico. Dezenas de pessoas dizem que o Avid bb7 com spd7 se equivale aos hidráulicos de entrada... não sei opinar se é verdade, mas eu custo muito a acreditar rsrsrsrsrs.
|
|
![]() |
|
Spyke ![]() ![]() Registrado: 11 Jun 2013 Belém Desconectado Mensagens:318 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
|
![]() |
|
Spyke ![]() ![]() Registrado: 11 Jun 2013 Belém Desconectado Mensagens:318 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Bug!
É isso ai cara, eu usei v-brake shimano acera por muiiiito tempo, e estava muito satisfeito com ele, exceto quando pegava lama....dai, quis fazer o gosto e comprar um a disco hidraulico, depois de muito guardar, comprei um alivio e, bem....o v-brake não perde de tanto assim não...
|
|
![]() |
|
BIRA ![]() ![]() Registrado: 10 Ago 2009 PARANA Desconectado Mensagens:2751 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
A Damatta de minha esposa tem os freios v-break Acera, cara, são violentos dimais.
![]() |
|
![]() |
|
Panela ![]() ![]() Registrado: 04 Mai 2009 Colatina-ES Desconectado Mensagens:177 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Utilizo os V-Breaks Acera, sempre cuido muito bem do meu freio, com limpeza e graxa branca nos conduítes, e posso falar, não fica tão atrás de Hidráulico de entrada não. Esses fds fui numa trilha com 4 amigos, eu e mais outro com V-break Alívio/ Acera e 2 de Disco Mecânico e 1 de hidráulico 395 e os v-breaks deram uma surra nos mecânicos, desci muito mais forte pois tinha a bike sobre controle, qualquer toque na manete ela já parava, já os mecânicos precisavam de muito mais força para apenas reduzir, o hidra desceu lado a lado. Por isso que digo, quando sair desses V-breaks é só pra hidráulicos Slx, XT ou equivalente. Ao meu ver a desvantagem dos V-breaks é o visual, um disco é muito mais bonito, mas mesmo assim não troco por WG nem a pau.
![]() |
|
![]() |
|
haole ![]() ![]() Registrado: 31 Jul 2013 SG / CF -RJ Desconectado Mensagens:65 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Uso o v brake acera em uma aluminum upada...o bichinho é potente mesmo...já capotei em uma subida...kkkkkk
Uso um disco mecânico shimano em uma gt zaskar...também é bom... Já fiz pedal com hidráulico e é realmente sem comparações...mais sinceramente ???? Meu nível (nível=uso)de pedal não exige um hidráulico. Só de não ter os aros agarrando nas pastilhas já vale... Abraço
|
|
![]() |
|
BIRA ![]() ![]() Registrado: 10 Ago 2009 PARANA Desconectado Mensagens:2751 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
POTENCIA NÃO É NADA SEM CONTROLE!! Um bom freio justifica a marca, sinceramente, prefiro os v-breaks. Estou procurando pra comprar um quadro de mtb que seja bom na faixa de uns 450 dilmas mas ja vou optar por colocar freios deore v-break. Alguem me indica um bom quadro nesse valor? vou usa-lo somente em estradões.
|
|
![]() |
|
JoaoMarcos ![]() ![]() Banido Registrado: 21 Jun 2013 Brasil - MG Desconectado Mensagens:122 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
antes de instalar o shimano hidráulico m446 tinha um par de v-brake winzip com sapatas baradine posso afirmar que eles não faziam feio perante o m446 muito macios e seguravam muito e ótima modulação, além de um ótimo custo benefício cerca de sessenta reais com as sapatas baradine, lógico que o hidráulico tem vantagens por não precisar de regulagem, continuar funcionando mesmo em condições de chuva e lama.
|
|
![]() |
|
Bullseye ![]() Registrado: 05 Jan 2013 Sao Paulo Desconectado Mensagens:299 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Sinceramente o grande salto foi com os cantilevers depois disso os ganhos não sao em saltos e sim parciais em relação ao controle e poder de frenagem... Bem regulados todos funcionavam a contento com um ou outro problema.
A grande questão do freio a disco não digo que seja na frenagem e sim nos ganhos secundários como andar com aros empenados, não travar a roda com barro e serem melhor com água e lama. E no caso de freios mecânicos a disco um bom v break e melhor. |
|
![]() |
|
FPavão ![]() ![]() Registrado: 17 Dez 2010 Porto Alegre Desconectado Mensagens:1732 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
http://www.urbandictionary.com/define.php?term=retrogrouch
Vocês todos são retrogrouchs. Eu também... |
|
Fernando Pavão
|
|
![]() |
|
BIRA ![]() ![]() Registrado: 10 Ago 2009 PARANA Desconectado Mensagens:2751 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Sshuashaushaushuashau todos temos no DNA uma parcela de clunkers IMG] ![]() Editado por BIRA - 14 Ago 2013 as 13:19 |
|
![]() |
|
velocycle ![]() ![]() Registrado: 25 Jan 2011 Brasil Desconectado Mensagens:7101 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Pessoal vamos ficar ligados nesta confusão, pois vejo isso em vários tópicos, é um erro bastante comum, então ai vai a dica. Assim como Pé de Vela é uma coisa diferente de Pedivela. V-Break não é correto e sim V-Brake. PÉ DE VELA ![]() PEDIVELA ![]() BREAK V-BRAKE ![]() ![]() |
|
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
|
|
![]() |
|
Marsupial ![]() ![]() Bloqueado Registrado: 13 Ago 2013 Minas Gerais Desconectado Mensagens:51 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Até em alguns carros importados, principalmente os muscle cars dos anos 70 está escrito "brake" no freio de estacionamento, um pedal que substitue o nosso freio de mão. De fato é brake e não break. Bem lembrado. ![]() |
|
![]() |
|
flaviosplatter ![]() ![]() Registrado: 16 Out 2009 Guarulhos Desconectado Mensagens:1061 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Troquei meu grupo Acera pelo Alivio e mesmo assim continuo no V-brake, pois 300 pilas a mais no grupo só pra ter freio, achei muita coisa e preferi comprar uma sapatilha com esse valor. Penso que não é algo do outro mundo essa mudança, pois os meu freios tem uma boa pegada no acionamento e não vejo a necessidade de trocar para disco, a não ser por simples estética.
|
|
![]() |
|
Wanderchris ![]() ![]() Registrado: 21 Jul 2013 SJCampos-SP Desconectado Mensagens:14 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Boa tarde a todos!!!
Primeira vez por aqui!!!! Já acompanho o fórum a bastante tempo, mas é a primeira vez que posto!!! Tem um tempo que eu cai na bobeira de trocar meus V-brakes por disco mecânico(WG) pior coisa que eu fiz... parecia que eu não tinha freio!!!!!! esse ano eu dei um talento na magrela que estava precisando e fiz uns UP's comprei um grupo acera zero bala... para mim, foi um excelente custo x beneficio... o freio bem reguladinho não me deixa na mão!
|
|
![]() |
|
LuisFelipe ![]() ![]() Registrado: 26 Jan 2010 São Caetano SP Desconectado Mensagens:498 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Cara, vc disse tudo.... o fato é que o freio a disco chama muuuuuito mais atenção do que os v-brake. Quantas vezes vcs já escutaram "A bike é boa, tem suspensão e freio a disco" e quando vai ver a bike é uma m..... |
|
![]() |
|
b3r ![]() ![]() Registrado: 09 Mar 2013 BH MG Desconectado Mensagens:27 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Minhas primeiras mtbs tinham cantilever, de modo que quando passei para V-Brake melhorou muito. A última bike que tive era uma trek Y 1998 com manetes e freios xt, sempre com koolstop, que funcionavam excelentemente bem.
Não sei se outras manetes tinha este dispositivo, mas essa tinham um artefato que não tenho certeza para que servia, mas acho que era para dar a tal da modulação ao freio. O cabo não era preso diretamente à manete, e sim a uma peça em forma de meia-lua, que quando a manete era apertada, ela "girava" no compartimento que ficava, funcionando como uma mola que tirava a ligação direta entre o cabo e a manete. Se alguém souber mais sobre isso, por favor me explique se servia para isso mesmo. Além disso, as pastilhas duravam muito, em qualquer condição, manutenção simpless, eu mesmo ajustava e trocava. Troquei de bike e veio com discos hidráulicos. É melhor? É, dá para usar só um dedo, coisa que com o V-Brake é difícil. Mas junto com isso vem mais manutenção, custo, etc.
|
|
![]() |
|
algold ![]() ![]() Registrado: 03 Abr 2013 Rio de Janeiro Desconectado Mensagens:38 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Olha, eu nunca andei numa com freio a disco bom, e nem mesmo um ruim. Eu gosto do meu v-brake e olha que ele é aquele que vem na linha básica da caloi (no meu caso é caloi terra, porém o vreio é de aluminio, pois isto era o mínimo rs). Sempre gostei dos v-brakes e pro uso que eu faço, são os ideais. São fáceis de ajusar além da manutenção pequena. |
|
![]() |
|
TFHG ![]() ![]() Registrado: 19 Ago 2011 SP, Interior Desconectado Mensagens:990 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Eu quase fiz up do freio da miha MTB. Mas ia para um Avid BB7 com rotores G2, mecânico mesmo (cheguei a comprar, mas passei para um amigo). Como teria que alterar as rodas desisti.
Meus V-brake shimano com manetes Alivio me atendem bem. São bem adequados ao meu "pangaré style". Na última incursão off road que fiz precisei freiar forte e ele se portou muito bem. Abandonei a idéia do up |
|
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele! |
|
![]() |
|
ricardoxem ![]() ![]() Registrado: 22 Set 2009 Rio Claro Desconectado Mensagens:972 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Uso V-brake em minhas 3 bikes. Não os trocarei por nenhum outro freio tão cedo.
Para o uso na cidade, ele é pouco chamativo para ladrões e dá conta do recado tranquilamente. Para o uso em cicloturismo, mais ainda. Para o uso em trilhas também. Já peguei trilhas molhadas e nunca tive problemas com eles. Em todos os casos, a manutenção é extremamente simples, podendo ser utilizada apenas o canivete de ferramentas para manutenção. A manutenção é extremamente mais barata, tanto das sapatas, quanto cabos e reparos. Abraço, Ricardo.
|
|
![]() |
|
b3r ![]() ![]() Registrado: 09 Mar 2013 BH MG Desconectado Mensagens:27 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Algold, agora que vi que minha mensagem ficou meio confusa, mas o freio xt que tinha na bike, com o esquema da manete que falei, era V Brake. E sempre funcionou perfeito em qualquer condição, com facilidade de manutenção e troca das sapatas kool stop. Nunca senti necessidade de "upgrade" para disco. Era completamente satisfeito com ele.
Somente agora, e porque fui obrigado a aposentar a minha bike, comprei outra com disco (hayes). Realmente é um pouco melhor de usar, permite frear com um dedo apenas, mas tem o ônus de custar mais caro, de necessitar de mais manutenção, com custo maior, de precisar levar no mecânico para trocar óleo, pastilha, etc. Ou seja, meu V-Brake está guardadinho para futura utilização! |
|
![]() |
|
Guendor ![]() ![]() Registrado: 13 Mai 2013 Brasil Desconectado Mensagens:225 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Uso v-brake avid sd7, é monstruosa a frenagem dele, se brincar capota feio. Deixa até uns hidráulicos meia boca passarem vergonha, sem falar que ganho na questão do peso, com relação aos a disco mecânicos, melhor nem comparar. O uso de freios a disco virou modismo, só isso. Ou se pega um hidráulico bom, ou vai de v-brake (avid ou shimano) com sapatas kool stop ou mesmo baradine.
|
|
"Seu caráter é aquilo que você é quando pensa que ninguém está te olhando."
|
|
![]() |
|
Fabiof8 ![]() ![]() Restrito Registrado: 28 Set 2011 Curitiba Desconectado Mensagens:898 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Eu sou um eterno defensor dos V-brake, pra mim é a melhor opção de freio em pelo menos 90% dos casos (mas é uma pena que os fabricantes praticamente abandonaram nas bikes intermediárias pra cima). Usei V-brake e pelo menos umas 8 bikes que tive, sempre deu conta do recado com excelente custo/benefício. Inclusive na ultima MTB 29er que tive fiz a proeza de usar V-brake (quadro Soul / Garfo Surly / rodas montadas com aro Speed700), acompanhadas de freios Avid SD7, era uma beleza!!
Somente em 2 situações eu vejo uma leve desvantagem: Cislista que tem a tendencia a entortar aro com frequência (falta de técnica? Sobrepeso? aros fracos?) dai é uma desgraça mesmo, e andar muito em saibro debaixo de chuva (a areia simplesmente come as sapatas e o aro). Uma pena que a MTB que estou montando agora vou ter que usar disco (Avid BB7) pois tá difícil de achar quadro bom e leve, rodas mais top e bons garfos pinos p/ V-brake (mas na minha fixa/ SS eu adaptei V-brakes!) |
|
![]() |
|
LucasC ![]() ![]() Registrado: 10 Jun 2012 Uruaçu - Goiás Desconectado Mensagens:674 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Eles deixaram de usar o sistema do XTR no XT e no SLX(antigo LX). Era muito bom, tenho um v-brake XTR 98 e um LX 20XX ambos com sapatas móveis, MUITO melhor que freio hidraulico DEORE que só triscar a roda trava, modulação de coisa alguma.
Além do v-brake ser muito mais barato e simples de mexer. Pena que os fabricantes estão deixando de fazer quadros e suspas/garfos com boss para v-brake. |
|
![]() |
|
Ararao ![]() ![]() Registrado: 10 Jul 2013 Espirito Santo Desconectado Mensagens:94 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Eu não troco os meus V-BRAKE pelo disco de jeito nenhum.
Ele são mais leves, mais baratos e eu mesmo consigo dar manutenção. Abraço a todos.
|
|
![]() |
|
BIRA ![]() ![]() Registrado: 10 Ago 2009 PARANA Desconectado Mensagens:2751 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
A tendencia dos vebreikis é sumir, que pena, prefiro muito mais um bom vebreiki do que um disco, por mais top que seja. |
|
![]() |
|
Oliva ![]() ![]() Registrado: 10 Ago 2011 Rio de Janeiro Desconectado Mensagens:2670 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
cada vez que alguém escreve v-break, morre um peixinho dourado.
|
|
É nóis que avoa pedalando de boa.
|
|
![]() |
|
haole ![]() ![]() Registrado: 31 Jul 2013 SG / CF -RJ Desconectado Mensagens:65 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
AHAHAHAHA...o bira então matou uma "manada" de peixinhos...manada ??? kkkkk...mais peixinhos mortos...
Abraço
|
|
![]() |
|
mi ![]() ![]() Registrado: 30 Jan 2010 Guarujá Desconectado Mensagens:258 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Nunca usei freio a disco, não sinto falta.
Pras bandas de cá, toda vez que o povo vê minha bike perguntam: "Tá muito boa, por que não coloca um freio a disco nela?" Dá até raiva!rsrs |
|
Sempre de bike por aí.
|
|
![]() |
|
G4rF13ld ![]() ![]() Registrado: 30 Out 2010 formosa-go Desconectado Mensagens:1915 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
conheço um camarada trilheiro que foi obrigado a montar bike nova porque a dele foi roubada, ano passado.
comprou um quadro astro, grupo deore, suspensão rst first e detalhe: fez questão de manter V-BREAK. perguntei o porque, ele disse que era questão de peso. hoje em dia vejo muito nego com bike mtb top com discos hidraulicos, que tem dó de andar na terra, pedala só em asfalto. e conheço "trilheiros" como o cara acima. nisso percebi que o fator "opiniao propria" é algo cada vez mais raro atualmente. notem que ter opiniao propria inclui conhecimento e discernimento, inclusive sobre o uso que fará da bike. bem diferente dos bikers "mauricinhos", cada vez mais numerosos. |
|
Eterno aprendiz
|
|
![]() |
|
LuisD ![]() ![]() Registrado: 22 Out 2007 Campinas-SP Desconectado Mensagens:475 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Tenho duas bikes com v-brake (aqui o peixinho dourado não morreu) Alivio, sendo uma com manetes Avid SD 7 e outra com FR 5. As duas tem uma frenagem excelente. Já fiz o Caminho da Fé e a Estrada Real com a bike com o SD 7 e não tenho de quê reclamar, muito pelo contrário, frenagem e modulação excelentes.
Comprei o par de manetes Avid FR 5 na JensonUSA pela barbada de US$ 10,99 e não fica devendo muito para o SD 7, não. Tem muito marketing aí para nos convencer a gastar mais e comprar um produto novo, seja um freio a disco ou uma aro 29". Editado por LuisD - 16 Ago 2013 as 19:35 |
|
![]() |
|
Zerewitinoff ![]() Registrado: 30 Dez 2011 Recife-PE Desconectado Mensagens:335 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Morreu mais um peixinho dourado.....
![]() ![]() ![]() |
|
Viva com saúde. Use sua BIKE!
Caloi ELITE 2.7 2012 |
|
![]() |
|
| |
PauloBC ![]() Registrado: 03 Mai 2012 Brusque Desconectado Mensagens:3637 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
A um tempo atras ( nem tanto tempo ) , todo mundo usava v brake e ninguém reclama nem sentia falta de nada. Como garfos , não tinha suspa e todo mundo andava.
Não será um disco , mesmo hidráulico , que fará vc ir mais longe ou pedalar mais , porém é uma questão de escolha e conhecimento. Somente um total leigo prefere um disco mecanico genérico a um v brake deore para cima. |
|
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.” Paulo Paulada |
|
![]() |
|
| |
Responder ![]() |
|
Ir para | Permissões do Fórum ![]() Você no pode enviar novos tópicos neste fórum Você no pode responder os tópicos neste fórum Você no pode deletar suas mensagens neste fórum Você no pode editar suas mensagens neste fórum Você no pode criar enquetes nesse fórum Você no pode votar enquetes nesse fórum |