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Vamos juntos montar um 'guia de relação'!

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Rodrigofonsecca Ver Drop Down
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Cadastrado em: 28 Nov 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigofonsecca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Vamos juntos montar um 'guia de relação'!
    Postado: 23 Mar 2017 as 09:45
A ideia desse tópico é focar no pessoal que usa MTB para pedalar no asfalto.

Sou iniciante nos pedais e ainda não sei muito sobre como manter um giro decente por um longo período, em vários momentos de meus percursos me deparo com situações das quais não sei lidar, e portanto resolvi criar esse tópico pra desvendarmos juntos como se preparar para combater esses momentos antes mesmo de iniciar o pedal. 

Partindo do pressuposto que nossas bicicletas tem marchas, e cada uma delas terá uma efetividade minima/máxima diferente para cada tipo de situação gostaria de dividir o que pretendemos desvendar com tópicos e sub-tópicos da seguinte forma:

Asfalto
Plano 
Subida muito leve
Subida leve
Subida média 
Subida forte
Descida
retomada da descida para uma reta
retomada da descida para um subida (leve, media e forte)

Pode ser de forma genérica. Gostaria de saber qual relação de marchas devemos utilizar para cada situação dessas. Existe algum guia de qual cog x coroa (são esses os termos?) meter para cada tipo de 'obstaculo' e assim não precisar se preocupar se está na relação errada, focando apenas na melhora do giro?!


Vou fazer um pedal teste hoje e trazer novas informações que na minha cabeça precisam ser desmiuçadas. Não sou um cara que consegue simplesmente sair para pedalar, gosto de saber o que estou fazendo. E se um dia quiser enfrentar meus limites nos pedais, primeiro preciso ter a exata noção de quais são eles. Ou mesmo usar essas informações para pedalar com maior segurança. 
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_danielcorrea Ver Drop Down
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Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 10:17
Rodrigo, acho que suas respostas serão das mais variadas possíveis, pois a relação, não só depende do nivelamento do piso, mas também do condicionamento físico do ciclista.

No meu caso, com uma Supra 26", relação 48-38-28 x 12-32, 21v, em terrenos planos vou de 48x14 ou 48x12, dependendo do estado das canelas. Para morros, BH tem muitos, uso em geral 28x28, mesmo tendo a opção 28x34, que só fica para os piores dias, afinal sempre temos alguns. Em descidas, poxa, se a pista estiver livre 48x12 descendo o pé, com trânsito, o mais comum é deixar por conta da física.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
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Daniel Moreira Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 10:29
Legal!

vamo lá:

1º o mais importante é saber usar as combinações que deixaem a corrente "o mais reta possível". Tipo: Você não colocar a corrente na primeira coroa (menor) com o cog mais pesado do cassete (o menorzinho) E vise versa. Isso diminui o tempo de vida util da corrente. E de qualquer maneira, a própria bike "avisa" que vc tá fazendo merda, pq a corrente fica encostando no cambio dianteiro quando ta assim, ou simplesmente fica fazendo u m barulinho bem de leve, que da pra ouvir quando você olha pro lado pedalando no plano.


Como usar as marchas em cada situação:

Coloca uma coisa na cabeça: Não precisa ficar fritando o cérebro achando que há combinações perfeitas pra cada situação. Vai depender do quão preparado fisicamente vc se encontra no momento.

Um sedentário vai precisar da marcha mais leve pra pegar uma subida ingrime, enquanto um cara mais preparado consegue botar uma marcha mais pesadinha e consequentemente subir mais rápido.

Sua pedalada tem que estar confortável. Exemplo, se você tá colocando força de mais no pedal, significa que vc tá numa marcha muito pesada pra situação em que se encontra. Isso além de fazer você suar de mais atoa, ainda vai forçar muito seu mov central, guidão, pedivela, corrente...

então o principal aqui é o bom senso..

A minha dica de ouro é: Conhecer bem seu percurso.

Eu conheço cada centímetro do caminho de casa pro trabalho.Isso me permite saber qual marchas usar em cada rua. Isso não algo super complexo. Você pega a manha em meno de uma semana.

As combinações que eu uso em cada situação:

Em plano: coroa do meio, cog 4 no cassete. Se eu tiver com pressa, boto a coroa maior, desço pro cog 5 ou 6, fico em pé, e mando bala!

Em subida: Depende da pressa, do cansaço... Geralmente eu boto na combinação mais leve possível (cocoa menor, cog cassete maior), e vou só na paz, dou uns pulinhos na calçada pra me divertir e tornar a subida menos estressante, e é basicamente isso. Se não for tão ingrime, e eu estou com pressa, coloco na relação que uso pra correr n o plano, fico em pé e mando bala!

Em descida: no meu caso, eu sempre coloco na marcha mais pesada, pq logo depois eu dou uma sprintada pra subir mais rápido. Se tiver um farol fechado depois da descida, aí eu já coloco uma relação mais leve antes de abrir o farol.

Acho que é isso. 

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newhouse Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 11:20
Essa questão depende um pouco do objetivo. Existe algumas regras de ouro pra pedalar mais tranquilo, não forçar a corrente, preservar a bike, mas elas são bem genéricas. No plano por exemplo é bom ter uma relação curta, pra pedalar sempre num ritmo constante, na subida é essencial ter marchas leves, pra não subir fazendo muita força, etc. Mas indicar uma relação padrão pra cada situação depende do condicionamento físico de cada um, das condições do pedal, do tipo da bike, etc.

Agora, se a ideia é pedalar cada vez mais e melhor, existem formas de coordenar seu pedal a fim de obter o melhor resultado possível, geralmente usando as famosas planilhas de treino. Pra isso, atletas fazem uso de medidores de potencia pra poder coordenar seus pedais, como medidores de potencial são caros, também é possível fazer isso usando os batimentos cardíacos. Se vc tiver um medidor cardíaco e conta-giros pro pedivela, é possível delimitar uma faixa de potencia que vc vai usar independe das condições do pedal, se for esse o caso tem tópicos aqui no fórum bem detalhados sobre esse assunto.
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rlmaciel Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Jan 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlmaciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 21:07
Gostei das explanações e experiências. Sobre relação tem um tópico antigo: https://www.pedal.com.br/forum/42-34-24-ou-48-38-28_topic50229.html

Já li muitas vezes. Cheguei a conclusão que o negócio é experimentar e ver instalações com sucesso.
Tem um gringo que colocou uma coroa de 53 e um cassete de 8 v, se não me engano, em uma dobrável aro 20 e chegou a 60 km constantes na cidade.
 Estou inclinado a usar uma coroa 50/39/30 e cassete de 8 ou 9 MTB ou Speed, em uma Caloi Aspen Sport 1996. Atualmente, como comprei de outro experimentador, tem um pedivela Shimano Exage Ex 500 BCD 110 sem a coroa menor BCD 74, e uma roda livre Shimano de 6v. Coloquei rodas aro 26x1x1/2 e pneus Kenda Kwest 1.35, ficando 5 mm  mais alto que 26x1.5, mas com arrasto menor, poderia ter colocado aro 700, como o projeto Caloi 700 do SilvioSa. O freio cantilever ainda funciona. Falta pedal na reta da ciclovia.
Com coroa 48 ficaria melhor, mas numa T-Type que tive, 48 já não eram suficientes na reta. Talvez porque a roda livre tenha a menor de 14 dentes.
Atualmente, os chineses não obedecem mais aos padrões Shimano. Já tem no Aliexpress roda livre de 8, 9 e 10v, MTB ou Speed, 11, 12 ou 13 na menor. Precisa medir no quadro se cabe até 45 mm.
Sedentário ou preparado, as opções estão aí. Se for pro asfalto terra, como recomendam, tenha mais de uma bicicleta ou jogo de rodas montadas com todas as peças, seja disco ou v-brake.


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rafael_rtg Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Fev 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 22:07


Em relação qual combinação usar, depende muito de você mesmo, única dica é evitar cruzar a corrente excessivamente (coroa menor com k7 menor ou coroa maior com k7 maior)...

Difícil medir a cadência sem um medidor, mas tem que manter acima de 75rpm, ideal dizem que é cerca de 90... Aí as trocas de marchas vc vai fazendo de acordo com seu esforço físico para manter a rotação, velocidade, fôlego... Isso vai se tornando automático, não tem uma fórmula...

Editado por rafael_rtg - 23 Mar 2017 as 22:09
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Rodrigofonsecca Ver Drop Down
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Cadastrado em: 28 Nov 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigofonsecca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 22:40
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:



Em relação qual combinação usar, depende muito de você mesmo, única dica é evitar cruzar a corrente excessivamente (coroa menor com k7 menor ou coroa maior com k7 maior)...

Difícil medir a cadência sem um medidor, mas tem que manter acima de 75rpm, ideal dizem que é cerca de 90... Aí as trocas de marchas vc vai fazendo de acordo com seu esforço físico para manter a rotação, velocidade, fôlego... Isso vai se tornando automático, não tem uma fórmula...
Pois é.. estou acompanhando as resposta e gostei muito de cada posicionamente, todos sempre me levando para mais fontes de pesquisamente, direta ou indiretamente! 

Ainda vou assimilar melhor essas novas informações para ter algum novo posicionamento sobre o assunto.. Também pretendo fazer um teste na bike e trazer aqui os detalhes de minha experiencia com algumas observações, ces vão ver...

Fiquei muito puto sobre isso!! (negrito) Assim que comprei a bike e estava indo atrás dos acessórios era minha prioridade. Mas deixei que me 'passassem a perna' e acabei pegando um que não marca os rpm..

Bom.. para todos, um até breve!
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rlmaciel Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Jan 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlmaciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 23:22
Taí o link do cara da dobrável. Usou coroa de 52 dentes:

http://handsonbike.blogspot.com.br/2013/03/guide-to-upgrading-your-dahon-tern.html?m=1
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Rodrigofonsecca Ver Drop Down
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Cadastrado em: 28 Nov 2016
Natal
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigofonsecca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2017 as 22:49
Originalmente postado por rlmaciel rlmaciel escreveu:

Taí o link do cara da dobrável. Usou coroa de 52 dentes:

http://handsonbike.blogspot.com.br/2013/03/guide-to-upgrading-your-dahon-tern.?m=1 - http://handsonbike.blogspot.com.br/2013/03/guide-to-upgrading-your-dahon-tern.html?m=1
achei bem legal, porém pense num investimento louco q seria em solo brasileiro.. rsrs

Ainda vou atualizar o tópico com novas dúvidas em breve, de qualquer forma encontrei um site que pode me ajudar e vou compartilhar com vocês:
http://www.surplace.fr/ffgc/

O que mais quero é ter uma noção de que ritmo manter em cada situação q for enfrentar, me baseando nessas informações consigo ter uma noção (apesar da cagada com a compra do ciclocomputador).


ps: Alguém sabe dizer pq nas opções não tem as 29er?! O calculo com 700x35 ou 700x38 seria aproximado?
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