Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vamos falar de rodas "top "
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vamos falar de rodas "top "

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
papiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
Offline
Mensagens:386
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Vamos falar de rodas "top "
    Postado: 20 Jun 2016 as 16:31
Boa pessoal !, temos um tópico de " Vamos falar de rodas de entrada " muito legal ele e que leio ate hoje  mas como eu, tem muitos que querem fazer um up nas rodas e já passou desta fase de rodas de entrada e gostaria de ver rodas que variam de  3000,00 para cima.
Gostaria de ouvir relatos de quem tem rodas mais top , ( carbono , aero, baixa , alta , leve,  etc) ate fotos delas  se possível, mas aquelas de sonhos sejam clincher ou  tubulares ... não faço competições mas gosto de ir evoluindo junto com meu pedal ,e gosto muito de novidades ... mesmo que não me sirvam ..gosto de observar, se este tópico não for legal peço que os moderadores cancelem.
  
spex
Voltar ao Topo
FERNANDO PF Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jul 2012
.
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FERNANDO PF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2016 as 22:27
Tenho dois pares.

As Vision 55 são em carbono clincher, largas comparadas as outras rodas que tive, perfil arredondado (em U), roda muito forte, extremamente forte, já caí com elas quando peguei uma pedra na estrada do tamanho de um abacate, fui ejetado, quebrei costelas e clacivula. Elas não tem um arranhão ou desalinhamento sequer, são duráveis, para toda a vida. Pesam cerca de 1560gr. Devido a largura maior, senti elas melhores com pneus 25mm de largura, os 23mm deixam as bordas das rodas aparecendo para quem olha de cima para baixo.


Tenho as Fulcrum Racing ZERO, são polivalentes, leves (1430gr), em alumínio, rolamentos USB (cerâmica de fácil manutenção). Visivelmente mais frágeis, qualquer pancada mais forte entortam, porém rodam muito suave, dirigibilidade incomparável as de carbono além de rigidez e aceleração. Nesse tipo de concepção de montagem dos rolamentos com esferas e "panelinhas", uma eventual pancada forte danifica a pista de rodagem e compromete facilmente o conjunto em poucos quilômetros. Custo de reposição dos rolamentos é altíssimo (+R$380,00 cada).. ou seja, necessita de dono cuidadoso. Rodas escalam muito bem, é notável a diferença de desempenho para as Vision. São em torno de 3 a 4mm mais estreitas que as Fulcrum, tenho que compensar consideravelmente o ajuste das pinças de freio quando monto, e pneus 25mm nelas parecem um balão.




Comparando as duas em custo x benefício x desempenho as Fulcrum ganham disparado, no caso as Vision se sobressaem bem em treinos de crono em regiões planas e sem vento lateral.


Voltar ao Topo
papiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
Offline
Mensagens:386
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2016 as 07:51
Fernando pf estas "vision"............. lindas estas rodas Thumbs Up , a bike fica show !... freiam bem ... pois parece que as bordas de frenagem são de carbono .. é isso ?
spex
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2016 as 19:29
Eu sou da época que rodas eram montadas, não existiam as "prontas" como é comum hj em dia. Vc escolhia o aro (sempre de alumínio e geralmente de perfil baixo), os raios (butted, double-butted, depois aero, etc.), os niples e os cubos, e montava vc mesmo ou pedia a um mecânico. Assim, já tive de quase tudo: rodas altas, baixas, fechadas; aros de carbono ou carbono com parede de alumínio; raios de carbono, inox, alumínio e até kevlar, tubulares e clinchers, já usei de tudo em testes, treinos e competições de speed e MTB.

Aos poucos, fui me livrando de todas as minhas, principalmente das tubulares, que são maravilhosas pra rodar mas nas estradas europeias e não nas nossas estradas sujas e esburacadas. Os problemas e dificuldades nunca compensam os eventuais benefícios, o custo é alto e a manutenção complexa, eu cansei de abrir e costurar tubular rsss... Se alguém aparece com roda tubular pra treinar conosco na estrada, eu já aviso que se furar a gente larga o cara sozinho. Não é frescura, mas é falta de noção ir treinar ou curtir no acostamento da Anhanguera com tubular. 

Outro tipo de roda que me livrei e não quero mais saber ao menos por enquanto são as altas (40+), principalmente as de carbono. São lindas, deixam a bike maravilhosa e estética é importante. Mas além de serem mto duras e não frearem como as de alumínio, são mais pesadas e afetadas pelo vento do que de perfil baixo. Pra quem pedala sozinho ou compete e vive em fugas pode ter alguma vantagem. É discutível. Eu pedalo 99% do tempo com amigos, no pelote ou na roda de alguém e mesmo qdo estou puxando, não sinto tanta falta de "vantagem aerodinâmica" de rodas altas, mesmo se estou competindo, pq não sou profissional.

Recentemente eu fiz o Paris-Roubaix Challenge com uma bike emprestada que tinha rodas 55 de carbono. Depois fomos rodar nos bergs e planos infinitos da Bélgica.Lindas de morrer. Mas um inferno de tão duras, e horríveis de controlar no vento durante os trechos de paralelepípedo e mesmo no asfalto liso. Senti saudades das minhas Ardennes rsss...

Além dessas questões práticas (pelo menos pra mim), a escolha das rodas está relacionada a alguns outros critérios bem objetivos. Um deles é Custo: o que vc pode comprar (e manter) sem precisar vender um filho ou um rim. Outro é justamente a Manutenção: não adianta comprar uma roda top top top e ficar sem usar metade do ano pq tem que esperar um raio, niple, cubo, aro ou qualquer coisa chegar de Marte.

Outro critério importante é seu peso e habilidade na bike, e tb o tipo de asfalto que vc pedala. Quem é pesado ou pouco técnico, ou pedala em asfalto mto ruim, tem que tomar cuidado com rodas muito leves, tipo as carbono com poucos raios. 

Outro critério que eu considero importante é o Estilo de pedal: não compro rodas para momentos de exceção  ou muito específicos (competições, escaladas, CR, viagens ao exterior, etc.) e sim pro que eu faço na maior parte do tempo. Que no meu caso, é pedalar com amigos em treinos variados na estrada 4 ou 5 vezes por semana, viajar de vez em qdo, uma disputa aqui ou ali, relevo diverso, coisas do tipo. Pra isso estou mto bem servido com rodas leves e boas, porém comuns.

Mas eu faço questão de usar rodas top, ou as mais top que posso. Atualmente, roda top pra mim é aro de alumínio de perfil baixo com raios aero comuns de inox (J bend ou retos), niples comuns de alu e qualquer cubo, roletado ou de bilha (tipo Shimano). No momento, tenho um par de Dura Ace C24 e HED Ardennes. Ambas são leves (menos de 1.400g o par), tem aros mais largos do que 17mm (pneus mais redondos e largos mesmo se usar 23C), são rígidas e resistentes, rodam bem em subidas, descidas, na chuva e no vento. E são fáceis e baratas de manter. Pra mim, considerando os critérios que eu coloquei e deixando de lado a estética (não acho feias mas não são bonitas tb rsss....), são perfeitas.

E nem são tão caras, na média entre US$ 1.000 e 1.500. Eu teria outras rodas, gosto das Roval de carbono de perfil baixo embora o niple dentro do aro torne a manutenção (eventual ou de emergência) complicada pois precisa tirar o pneu, a fita e ainda exige uma ferramenta específica - problema que tb me afastou das Mavic. Tb gosto das Fulcrum (Racing Zero, rodam mto bem e são rígidas), das Zipp (202) mas eu peso 80kg e acho elas pouco rígidas lateralmente, além de serem mto caras pro que oferecem. Idem pras Enve e Reynolds de perfil baixo, que eu gosto mas como eu disse não oferecem frenagem como as de alu principalmente no molhado. 
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
FERNANDO PF Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jul 2012
.
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FERNANDO PF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2016 as 20:45
Originalmente postado por papiba papiba escreveu:

Fernando pf estas "vision"............. lindas estas rodas Thumbs Up , a bike fica show !... freiam bem ... pois parece que as bordas de frenagem são de carbono .. é isso ?

Infelizmente rodas de carbono freiam muito pouco comparadas as de aluminio.. não tem milagre :(
Voltar ao Topo
papiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
Offline
Mensagens:386
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2016 as 08:49
O relato do  " alex SP  foi bem interessante  Thumbs Up é de se pensar
spex
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2016 as 15:05
Alex SP esgotou o assunto!

Clap
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
istvan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar istvan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2016 as 11:26
Originalmente postado por márcio rahal márcio rahal escreveu:

Alex SP esgotou o assunto!

Clap


Como sempre.
Voltar ao Topo
papiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
Offline
Mensagens:386
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2016 as 08:15
Blz galera ! acabei trocando minha roda ...... sai kysirium elite ..entra cosmic carbone sls !, estou gostando muito da roda, gira bem , embala bem mas um pouco mais pesada ... e deixou a bike mais bonita Approve
spex
Voltar ao Topo
Kassio Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 26 Nov 2012
CURITIBA PR
Offline
Mensagens:78
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kassio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2016 as 19:42
Galera preciso de umas ideias e ajuda refente a 3 modelos de roda de carbono. 
Estou na duvida em qual comprar, custo beneficio... manutenção.
os modelos são estes: 
Campagnolo Bullet 50 Carbon Clincher
Mavic Cosmic Pro Carbon 50mm
Shimano WH-RS81 C50 Carbon Clincher

Voltar ao Topo
brunocouto Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Out 2016
RJ
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunocouto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2016 as 02:50
Alex, boa noite.
Tô ha dias procurando resposta pra roda de carbono e seu texto foi o mais completo que achei.
Como vv conhece e já usou de tudo, sabe se roda de carbono estala ou faz barulho normalmente?
Sou novo no speed e comprei uma bike com grupo tiagra pra começar os treinos. Ela veio com rodas Spinergy Rev X, de carbono com 4 raios..
A traseira não tem barulho, mas a dianteira faz barulho, tipo um estalo.
Já vi post de gente dizendo q eh normal, pois seria uma ajuste da roda ao peso, sobretudo porque a base faz uma caixa de ressonância do som. E tb já li que pode ser o bico fininho pra encher a roda, visto que o perfil de carbono é alto e acaba ressonando qualquer ruído. .
Você já passou por isso? É normal fazer barulho mesmo?
Voltar ao Topo
brunocouto Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Out 2016
RJ
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunocouto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2016 as 02:51
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

<span style="line-height: 1.4;">Eu sou da época que rodas eram montadas, não existiam as "prontas" como é comum hj em dia. Vc escolhia o aro (sempre de alumínio e geralmente de perfil baixo), os raios (butted, double-butted, depois aero, etc.), os niples e os cubos, e montava vc mesmo ou pedia a um mecânico. </span><span style="line-height: 1.4;">Assim, já tive de quase tudo: rodas altas, baixas, fechadas; aros de carbono ou carbono com parede de alumínio; raios de carbono, inox, alumínio e até kevlar, tubulares e clinchers,</span><span style="line-height: 16.8px;"> já usei de tudo em testes, treinos e competições de speed e MTB.</span>

<span style="line-height: 16.8px;">Aos poucos, fui me livrando de todas as minhas, principalmente das tubulares, que são maravilhosas pra rodar mas nas estradas europeias e não nas nossas estradas sujas e esburacadas. Os problemas e dificuldades nunca compensam os eventuais benefícios, o custo é alto e a manutenção complexa, eu cansei de abrir e costurar tubular rsss... Se alguém aparece com roda tubular pra treinar conosco na estrada, eu já aviso que se furar a gente larga o cara sozinho. Não é frescura, mas é falta de noção ir treinar ou curtir no acostamento da Anhanguera com tubular. </span>
<span style="line-height: 16.8px;">
</span>
<span style="line-height: 1.4;">Outro tipo de roda que me livrei e não quero mais saber ao menos por enquanto são as altas (40+), principalmente as de carbono. São lindas, deixam a bike maravilhosa e estética é importante. Mas além de serem mto duras e não frearem como as de alumínio, são mais pesadas e afetadas pelo vento do que de perfil baixo. Pra quem pedala sozinho ou compete e vive em fugas pode ter alguma vantagem. É discutível. Eu pedalo 99% do tempo com amigos, no pelote ou na roda de alguém e mesmo qdo estou puxando, não sinto tanta falta de "vantagem aerodinâmica" de rodas altas, mesmo se estou competindo, pq não sou profissional.</span>

Recentemente eu fiz o Paris-Roubaix Challenge com uma bike emprestada que tinha rodas 55 de carbono. Depois fomos rodar nos bergs e planos infinitos da Bélgica.<span style="line-height: 16.8px;">Lindas de morrer.</span><span style="line-height: 16.8px;"> Mas u</span><span style="line-height: 1.4;">m inferno de tão duras, e horríveis de controlar no vento durante os trechos de paralelepípedo e mesmo no asfalto liso. Senti saudades das minhas Ardennes rsss...</span>
<span style="line-height: 16.8px;">
</span>
<span style="line-height: 16.8px;">Além dessas questões práticas (pelo menos pra mim), a escolha das rodas está relacionada a alguns outros critérios bem objetivos. Um deles é </span><span style="line-height: 1.4;">Custo: o que vc pode comprar (e manter) sem precisar vender um filho ou um rim. Outro é justamente a </span><span style="line-height: 1.4;">Manutenção: não adianta comprar uma roda top top top e ficar sem usar metade do ano pq tem que esperar um raio, niple, cubo, aro ou qualquer coisa chegar de Marte.</span>

Outro critério importante é seu peso e habilidade na bike, e tb o tipo de asfalto que vc pedala. Quem é pesado ou pouco técnico, ou pedala em asfalto mto ruim, tem que tomar cuidado com rodas muito leves, tipo as carbono com poucos raios. 

Outro critério que eu considero importante é o Estilo de pedal: não compro rodas para momentos de exceção  ou muito específicos (competições, escaladas, CR, viagens ao exterior, etc.) e sim pro que eu faço na maior parte do tempo. Que no meu caso, é pedalar com amigos em treinos variados na estrada 4 ou 5 vezes por semana, viajar de vez em qdo, uma disputa aqui ou ali, relevo diverso, coisas do tipo. Pra isso estou mto bem servido com rodas leves e boas, porém comuns.

<span style="line-height: 16.8px;">Mas eu faço questão de usar rodas top, ou as mais top que posso. Atualmente, roda top pra mim é aro de alumínio de perfil baixo com raios aero comuns de inox (J bend ou retos), niples comuns de alu e qualquer cubo, roletado ou de bilha (tipo Shimano). No momento, tenho um par de Dura Ace C24 e HED Ardennes. Ambas são leves (menos de 1.400g o par), tem aros mais largos do que 17mm (pneus mais redondos e largos mesmo se usar 23C), são rígidas e resistentes, rodam bem em subidas, descidas, na chuva e no vento. E são fáceis e baratas de manter. Pra mim, considerando os critérios que eu coloquei e deixando de lado a estética (não acho feias mas não são bonitas tb rsss....), são perfeitas.</span>
<span style="line-height: 16.8px;">
</span>
<span style="line-height: 16.8px;">E nem são tão caras, na média entre US$ 1.000 e 1.500. Eu teria outras rodas, gosto das Roval de carbono de perfil baixo embora o niple dentro do aro torne a manutenção (eventual ou de emergência) complicada pois precisa tirar o pneu, a fita e ainda exige uma ferramenta específica - problema que tb me afastou das Mavic. Tb gosto das Fulcrum (Racing Zero, rodam mto bem e são rígidas), das Zipp (202) mas eu peso 80kg e acho elas pouco rígidas lateralmente, além de serem mto caras pro que oferecem. Idem pras Enve e Reynolds de perfil baixo, que eu gosto mas como eu disse não oferecem frenagem como as de alu principalmente no molhado. </span>


Alex, boa noite.
Tô ha dias procurando resposta pra roda de carbono e seu texto foi o mais completo que achei.
Como vv conhece e já usou de tudo, sabe se roda de carbono estala ou faz barulho normalmente?
Sou novo no speed e comprei uma bike com grupo tiagra pra começar os treinos. Ela veio com rodas Spinergy Rev X, de carbono com 4 raios..
A traseira não tem barulho, mas a dianteira faz barulho, tipo um estalo.
Já vi post de gente dizendo q eh normal, pois seria uma ajuste da roda ao peso, sobretudo porque a base faz uma caixa de ressonância do som. E tb já li que pode ser o bico fininho pra encher a roda, visto que o perfil de carbono é alto e acaba ressonando qualquer ruído. .
Você já passou por isso? É normal fazer barulho mesmo?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X