Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vamos falar de Garfo Rígido?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vamos falar de Garfo Rígido?

 Responder Página  <12345 12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
BrunoPincinato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2013
Jundiaí
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar BrunoPincinato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2014 as 08:55
caio ele não veio com essa peça , tive que comprar aqui mesmo 20 dilmas me custou...
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2014 as 13:46
Originalmente postado por caioagri caioagri escreveu:

opa, valeu as experiencias, bruno e tiger, sempre tive receio de carbono e quando vejo alguma foto de bike de carbono quebrado dá até arrepio kkkk... esse garfo hylix vem com algum calço interno p instalar? a niner vem com uma peça q vai por dentro da espiga.



Uploaded with ImageShack.us

Essa peça é o expander, espigas de carbono (sejam de garfos rígido, sejam de suspensão) precisam ser montadas com ela, ela também pode ser usada em espigas de alumínio, mas o mais comum é utilizar aranhas em espigas de alumínio. O contrário porém não é válido: as aranhas não podem ser utilizadas em espigas de carbono, um dos motivos de algumas quebras é por montarem com aranha.

"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2014 as 13:52
Originalmente postado por caioagri caioagri escreveu:

Posta foto do seu garfo Tiger, tem um garfo no ml marca Fib, será q aguenta o tranco?


O meu é um Flyxii.
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
alexandre33 Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Mai 2014
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandre33 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 22:18
Pessoal,

Postando pela primeira vez aqui no fórum.

Meu conhecimento não é muito aprofundado, então, por favor, deem um desconto qualquer equívoco.

Tinha uma Caloi City Tour antiga e o quadro quebrou. Peguei um quadro da Caloi 29er e vou usar ele mantendo as peças de antes, já que tem os furos para v-break.
MAS, por motivos pessoais (vai ser minha bicicleta reserva, etc etc), quero colocar um garfo rígido. E manter os freios v-break.

Então pergunto:
Alguém sabe de algum garfo rígido que siga os requisitos:
1) rodas 700 
2) furação v-break 
3) over
4) uns 200 reais no máximo?

Acho que é isso.
=)

Valeu!!



Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2014 as 01:11
Respondendo tardiamente(so vi hoje,dando uma volta pelo forum)
Ate 200tão??vixi.
Tem algumas opçoes sim,na verdade...2.No ML(pode procurar ai pela sua cidade tbm)tem uma da FIB e um da GTS,ambos "calçao" tamanho 29,o vendedor me disse q o FIB tem 440mm de eixo-coroa e o GTS M1 tem 450mm(este eu tive um e medi),tem tbm o Mosso MD2,mas com seus 415mm A-C(tbm tive um)e pode raspar penus muito grandes,alem de baixar muito a frente da bike.Se for montar com pneus 23 ate 35/622 nao tem problema,fica com a frente mais parecida com uma spedd(garfos de speed tem 390mm A-C
Basta ir ao Ml e digita FIB 29 e/ou GTS M1 29,ou simplemente "garfo rigido 29",ambos tem bose pra Vbrake.

Atualmente estou com um Mosso M3,ele tem 435mm A-C,alem de ser mosca branca,nao tem bose pra Vbrake.
Voltar ao Topo
VaLima37 Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jun 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VaLima37 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 13:25
Gostaria de uma ajuda,

estou pensando em montar uma bike com garfo rígido, A possibilidade de aparecerem trincas no quadro é grande ?
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 12:58
Originalmente postado por VaLima37 VaLima37 escreveu:

Gostaria de uma ajuda,

estou pensando em montar uma bike com garfo rígido, A possibilidade de aparecerem trincas no quadro é grande ?
Acho que o garfo não influencia nisso, desde que se mantenha a geometria da bike, ou seja, use um garfo com altura correta. No mais, vai exigir mais braço do piloto.
Voltar ao Topo
LucasLokos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2014
Salvador
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasLokos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2014 as 17:57
Boa tarde galera, estou usando um garfo rígido full carbon na minha 29 tem 1 mês e estou muito satisfeito com os resultados! Ele é da marca Hylix, uso tanto na cidade quanto em trilha, muito satisfeito com o desempenho! Não sinto nenhuma falta da suspa, e fora que tirei quase 2kg da bike!! Segue a foto
http://shack.us/photo/my-s/834/zytfx.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2014 as 18:15
Eu comprei um garfo rígido de CrMo pra minha caloi 700, mas ainda to esperando a RFB terminar de brincar com ele e me entregar.
Como é uma híbrida, é bem complicado encontrar algo a venda, pois precisa ter pivôs pra v-brake pra aro 700 e a distância axle-to-crown precisa ser maior que um garfo de speed (cyclocross).
Acabei encontrando um na rose versand, com 415mm de a2c, e comprei um caixa de direção da on-one com 20mm de altura no stack inferior.
Tiago
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2014 as 12:00
Eu quero! 27,5.
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2014 as 12:01
Originalmente postado por sidneisp sidneisp escreveu:

Acabei de instalar, vou testar amanhã, garfo PZ Racing Carbono B1FK, 830 gramas.
Eu estava usando um Mosso MD5, sem reclamações, espero que o carbono fique melhor!!!

http://shack.us/photo/my-s/534/iozk.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us



Eu quero! 27,5.
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2014 as 10:27
Originalmente postado por alexandre33 alexandre33 escreveu:

Pessoal,

Postando pela primeira vez aqui no fórum.

Meu conhecimento não é muito aprofundado, então, por favor, deem um desconto qualquer equívoco.

Tinha uma Caloi City Tour antiga e o quadro quebrou. Peguei um quadro da Caloi 29er e vou usar ele mantendo as peças de antes, já que tem os furos para v-break.
MAS, por motivos pessoais (vai ser minha bicicleta reserva, etc etc), quero colocar um garfo rígido. E manter os freios v-break.

Então pergunto:
Alguém sabe de algum garfo rígido que siga os requisitos:
1) rodas 700 
2) furação v-break 
3) over
4) uns 200 reais no máximo?

Acho que é isso.
=)

Valeu!!




O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2014 as 19:12
Falando de garfo rígido, falando de fully rigid.

NO carbon fiber - titanium - front or rear suspension - clipless pedals - telescopic seatposts - tubeless tires - yada yada yada PQP VTNC willbe seen in this video.

JUST OLD SCHOOL, RIGID, SINGLE SPEED MTB ACTION

https://www.youtube.com/watch?v=KgzqBhYY6TQ




Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2014 as 19:20
Após vários anos sem pedalar e sem acompanhar as novidades do mercado comprei esses dias por indicação uma OGGI BIG WHELL 27,5.

Catálogo da OGGI:http://issuu.com/isapa_bicicleta/docs/cat__logo_web_oggi_junho?e=6477021/8631843

Veio com suspensão Rock Shox XC30.

Nunca usei suspensão na minha vida e não estou gostando. Tudo bem que ela tem ajuste, mas não fica 100% rígida como garfo. Pretendo trocar por garfo rígido, mas não estou conseguindo encontrar garfo rígido 27,5.

Tem gente me dizendo que dá para usar 26 no lugar. Estou pensando a respeito.

Mas gostaria de saber também se uma suspa 27,5 pode ser trocada por um garfo rígido 29.
Voltar ao Topo
BrunoPincinato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2013
Jundiaí
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoPincinato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 11:24
Originalmente postado por giba1963 giba1963 escreveu:

Após vários anos sem pedalar e sem acompanhar as novidades do mercado comprei esses dias por indicação uma OGGI BIG WHELL 27,5.

Catálogo da OGGI:http://issuu.com/isapa_bicicleta/docs/cat__logo_web_oggi_junho?e=6477021/8631843

Veio com suspensão Rock Shox XC30.

Nunca usei suspensão na minha vida e não estou gostando. Tudo bem que ela tem ajuste, mas não fica 100% rígida como garfo. Pretendo trocar por garfo rígido, mas não estou conseguindo encontrar garfo rígido 27,5.

Tem gente me dizendo que dá para usar 26 no lugar. Estou pensando a respeito.

Mas gostaria de saber também se uma suspa 27,5 pode ser trocada por um garfo rígido 29.

Giba bom dia, uso um garfo rígido da Hylix 450g em rodas 26 ele fica com a altura de uma suspa 100mm nas 29er 80mm provavelmente na 27,5 vai ficar mais perto dos 100mm, espero ter te ajudado ! abraço 


Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 11:51
O que importa é a altura do garfo. Eu uso um Mob El Tenedor na 29 e ele tem altura próxima a uma suspa de 80mm 29. Usei o mesmo garfo na 26 pois nesse caso ficou próximo a altura de uma suspa de 100mm. E aposto que conseguiria usar em uma 27.5 tb sem alteração significativa da geometria.
Esse Oggi é muito baixo, tem só 395mm do eixo a caixa, ele não corrige a geometria.
Pra vc ter uma ideia de como fica com um garfo com altura correta:
Na 26:
Khs com garfo rígido Mob El Tenedor 29.

Na 29:
Vista da Serra da Piedade.



Editado por lemarco - 24 Jul 2014 as 11:53
Voltar ao Topo
milodon Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 11 Mar 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar milodon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 13:13
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Respondendo tardiamente(so vi hoje,dando uma volta pelo forum)
Ate 200tão??vixi.
Tem algumas opçoes sim,na verdade...2.No ML(pode procurar ai pela sua cidade tbm)tem uma da FIB e um da GTS,ambos "calçao" tamanho 29,o vendedor me disse q o FIB tem 440mm de eixo-coroa e o GTS M1 tem 450mm(este eu tive um e medi),tem tbm o Mosso MD2,mas com seus 415mm A-C(tbm tive um)e pode raspar penus muito grandes,alem de baixar muito a frente da bike.Se for montar com pneus 23 ate 35/622 nao tem problema,fica com a frente mais parecida com uma spedd(garfos de speed tem 390mm A-C
Basta ir ao Ml e digita FIB 29 e/ou GTS M1 29,ou simplemente "garfo rigido 29",ambos tem bose pra Vbrake.

Atualmente estou com um Mosso M3,ele tem 435mm A-C,alem de ser mosca branca,nao tem bose pra Vbrake.


Aproveitando a sua citação; alguém já usou estes garfos FIB 29 e GTS M1 29? Sei que são de alumínio, e exatamente por isso fico com o pé atrás. Não consigo acreditar que um garfo de alumínio aguente pancas do dia-a-dia, mesmo para quem faz uso urbano. Pelo tipo de material (alumínio), e pelo o garfo ser uma peça que sofre muito estresse, acredito que com o tempo a alumínio sofra fadiga e quebre.
Infelizmente é muito difícil encontrar um garfo rígido de cromo ou de aço para 29er. Parece que a industria está realmente apostando, infelizmente, em garfos de alumínio.
Prezo mais pela segurança do que pela redução de peso, e por isso, até que alguém me esclareça sobre a segurança de garfos de alumínio vou continuar com a minha suspensão simples e pesada.
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 13:27
Originalmente postado por milodon milodon escreveu:

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Respondendo tardiamente(so vi hoje,dando uma volta pelo forum)
Ate 200tão??vixi.
Tem algumas opçoes sim,na verdade...2.No ML(pode procurar ai pela sua cidade tbm)tem uma da FIB e um da GTS,ambos "calçao" tamanho 29,o vendedor me disse q o FIB tem 440mm de eixo-coroa e o GTS M1 tem 450mm(este eu tive um e medi),tem tbm o Mosso MD2,mas com seus 415mm A-C(tbm tive um)e pode raspar penus muito grandes,alem de baixar muito a frente da bike.Se for montar com pneus 23 ate 35/622 nao tem problema,fica com a frente mais parecida com uma spedd(garfos de speed tem 390mm A-C
Basta ir ao Ml e digita FIB 29 e/ou GTS M1 29,ou simplemente "garfo rigido 29",ambos tem bose pra Vbrake.

Atualmente estou com um Mosso M3,ele tem 435mm A-C,alem de ser mosca branca,nao tem bose pra Vbrake.


Aproveitando a sua citação; alguém já usou estes garfos FIB 29 e GTS M1
29? Sei que são de alumínio, e exatamente por isso fico com o pé atrás.
Não consigo acreditar que um garfo de alumínio aguente pancas do
dia-a-dia, mesmo para quem faz uso urbano. Pelo tipo de material
(alumínio), e pelo o garfo ser uma peça que sofre muito estresse,
acredito que com o tempo a alumínio sofra fadiga e quebre.
Infelizmente
é muito difícil encontrar um garfo rígido de cromo ou de aço para 29er.
Parece que a industria está realmente apostando, infelizmente, em garfos
de alumínio.
Prezo mais pela segurança do que pela redução de peso, e
por isso, até que alguém me esclareça sobre a segurança de garfos de
alumínio vou continuar com a minha suspensão simples e pesada.


Bobagem, cara.
Acho que um quadro sofre um estresse maior que um garfo. To usando um garfo de alumínio e faço trilhas e ate hoje não apresentou nada. Acho realmente muito difícil que com o uso urbano ele possa vir a quebrar. Eu iria de mosso pela maior reputação e o peso bem baixo.
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 18:22
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

O que importa é a altura do garfo. Eu uso um Mob El Tenedor na 29 e ele tem altura próxima a uma suspa de 80mm 29. Usei o mesmo garfo na 26 pois nesse caso ficou próximo a altura de uma suspa de 100mm. E aposto que conseguiria usar em uma 27.5 tb sem alteração significativa da geometria.
Esse Oggi é muito baixo, tem só 395mm do eixo a caixa, ele não corrige a geometria.
Pra vc ter uma ideia de como fica com um garfo com altura correta:
Na 26:
Na 29:


Esse El Tenedor tem dimensões bastante parecidas com a suspa Rock Shox XC 30

http://www.kfbikes.com.br/det_produto.php?pro=1074

O braço tem 455 mm, a suspa tem um pouco mais que isso - uns 490 no máximo.

Estou inclinado a colocar um Mosso 26

http://www.adrianshop.com.br/ecommerce_site/produto_17886_7204_Garfo-Mosso-Rigido-Aluminio-7005-MTB-Preto

Mas ainda não decidi. E o El Tenedor entrou na fila de opções, pelas medidas.
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 18:25
Originalmente postado por BrunoPincinato BrunoPincinato escreveu:

Originalmente postado por giba1963 giba1963 escreveu:

Giba bom dia, uso um garfo rígido da Hylix 450g em rodas 26 ele fica com a altura de uma suspa 100mm nas 29er 80mm provavelmente na 27,5 vai ficar mais perto dos 100mm, espero ter te ajudado ! abraço 



Toda sugestão é bem vinda e vou pesquisar esse garfo.

Mas, por hora, numa busca superficial, não encontrei nada a respeito.

Mas continuarei na busca.

Grato.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2014 as 11:37
Originalmente postado por giba1963 giba1963 escreveu:

Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

O que importa é a altura do garfo. Eu uso um Mob El Tenedor na 29 e ele tem altura próxima a uma suspa de 80mm 29. Usei o mesmo garfo na 26 pois nesse caso ficou próximo a altura de uma suspa de 100mm. E aposto que conseguiria usar em uma 27.5 tb sem alteração significativa da geometria.
Esse Oggi é muito baixo, tem só 395mm do eixo a caixa, ele não corrige a geometria.
Pra vc ter uma ideia de como fica com um garfo com altura correta:
Na 26:
Na 29:


Esse El Tenedor tem dimensões bastante parecidas com a suspa Rock Shox XC 30

http://www.kfbikes.com.br/det_produto.php?pro=1074

O braço tem 455 mm, a suspa tem um pouco mais que isso - uns 490 no máximo.

Estou inclinado a colocar um Mosso 26

http://www.adrianshop.com.br/ecommerce_site/produto_17886_7204_Garfo-Mosso-Rigido-Aluminio-7005-MTB-Preto

Mas ainda não decidi. E o El Tenedor entrou na fila de opções, pelas medidas.
O meu é um 29, modelo antigo, de cromo. Ele é mais alto por ser 29.
A altura é parecida com o atual de 29 que tem 482mm: http://www.kfbikes.com.br/det_produto.php?&pro=2171&pn=Garfo-Aro-29-MOB-El-Tenedor
Eu acho melhor vc colocar ele pois ele vai deixar a geometria mais próxima do que vem de fábrica com a suspensão.
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2014 as 13:08
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:


Eu acho melhor vc colocar ele pois ele vai deixar a geometria mais próxima do que vem de fábrica com a suspensão.

Não sei se fiz a coisa certa mas levei para colocar um Mosso, que tem disponível aqui em Curitiba. Já está dando uma pontinha de arrependimento. O El Tenedor que está instalado na sua bike aparenta ser bem robusto, apesar de dar a impressão de ser uma bike mais para uso urbano. Não sei se o Mosso vai dar conta do recado quando eu pegar pedreira. Segundo avaliações aqui do fórum, ele aguenta.

Em todo caso, creio que amanhã vai dar para ter alguma impressão acerca da geometria - se alterou ou não. Pelo que vi na loja, não vai alterar quase nada.

Também senti uma certa resistência do pessoal do comércio a respeito do garfo rígido. Eles não gostam muito de conversar a respeito do tema, não gostam de dar ideias ou sugestões. Não ajudam muito. O ideal seria ter modelos para colocar em cima do balcão e então decidir. 

O PZ RACING que é possível ver fazendo a rolagem da página para cima também seria uma boa opção, mas não achei para comprar.

Bom, por hora o objetivo é me livrar da maldita suspensão. Vamos


Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2014 as 16:56
Ela tb roda em trilhas, mas nada muito técnico, só estradão mesmo:
Saga Capuccino
Serra da Piedade ao fundo
Saga Capuccino
Saga Capuccino
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2014 as 18:46
Quanto a resistência dos vendedores, só vc pensa em 2 coisas, o cara teria que ter mais um produto em estoque na loja, travando capital de giro e o principal, onde ele ganha mais, ao vender um garfo rígido ou uma suspensão?...

Editado por lemarco - 25 Jul 2014 as 18:49
Voltar ao Topo
Rai7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2014
Trairi - CE
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rai7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2014 as 22:12
Pessoal, qual garfo seria melhor para asfalto e terra batida: o Mosso MD-2 ou MD-5 ?
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2014 as 22:53
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Quanto a resistência dos vendedores, só vc pensa em 2 coisas, o cara teria que ter mais um produto em estoque na loja, travando capital de giro e o principal, onde ele ganha mais, ao vender um garfo rígido ou uma suspensão?...

Há suspensões caras e garfos baratos. Assim como há baratas e garfos caros.

Espia um de 500 doletas ----> http://www.sixfifty.com/63-796941340601-ritchey-wcs-carbon-650b-fork.aspx

Tem pra todos os gostos e bolsos. Mas garfo, uma vez que você coloca, é que nem o quadro: vitalício.

Já a minha suspa Rock Shox XC 30, olha a rotina recomendada de manutenção:

Inspeção do tubo da direção de fibras de carbono - cada vez que usar a bike
Limpeza dos detritos e sujeira dos tubos superiores - cada vez que usar a bike
Inspeção dos tubos superiores, procurando arranhões - cada vez que usar a bike
Lubrificação dos vedantes contra pó e os tubos superiores - cada vez que usar a bike
Mude o banho de óleo Speed Lube - a cada 25 horas de uso
Verificação do momento de torção correto dos pernos e porcas - a cada 25 horas de uso
Limpeza e lubrificação do cabo e da banha da tranca remota - a cada 25 horas de uso
Retirada da proteção inferior do amortecedor, limpeza e verificação dos casquilhos e troca de óleo - a cada 50 horas de uso
Limpeza e lubrificação do conjunto amortecedor pneumético - a cada 100 horas de uso 
Mudança do óleo no sistema amortecedor - a cada 100 horas de uso

Alguns itens o ciclista leigo pode fazer sozinho. Outros requerem prática E habilidade, requerendo um profissional capacitado para tanto:

https://www.youtube.com/watch?v=NzjNbWnZQcQ

Quem não tem prática nem habilidade nem ferramentas tem que pagar para um bom profissional fazer o serviço. E eu acho que aí é que a coisa fica atraente para os mecânicos de bicicleta, que torcem o nariz para o garfo rígido.




Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2014 as 12:50
Giba, muito bem lembrado. A manutenção tb é muito maior, então ele terá muito mais $$$$ do cliente durante a vida útil do produto.
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2014 as 15:42
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Giba, muito bem lembrado. A manutenção tb é muito maior, então ele terá muito mais $$$$ do cliente durante a vida útil do produto.

Pus garfo e postei um vídeo com as primeiras impressões:

https://www.youtube.com/watch?v=9B_M5zBKRvY&feature=youtu.be
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2014 as 22:02
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

O que importa é a altura do garfo. Eu uso um Mob El Tenedor na 29 e ele tem altura próxima a uma suspa de 80mm 29. Usei o mesmo garfo na 26 pois nesse caso ficou próximo a altura de uma suspa de 100mm. E aposto que conseguiria usar em uma 27.5 tb sem alteração significativa da geometria.
Esse Oggi é muito baixo, tem só 395mm do eixo a caixa, ele não corrige a geometria.
Pra vc ter uma ideia de como fica com um garfo com altura correta:
Na 26:

Na 29:

Tem grande chance que eu coloque um El Tenedor 29 na minha OGGI. Descobri um lugar que vende aqui por perto.

O 26 da Mosso ficou melhor que a suspensão. Dá a impressão que tirou a metade do peso da bike. Lógico que não foi tanto assim. Mas passa a impressão que tirou uma tonelada do peso.

Mas... a frente ficou um pouco baixa e está passando a impressão de uma certa instabilidade em descidas.



Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2014 as 16:03
Giba, eu já esperava que vc sentisse isso. Com o garfo mais baixo vc acaba deslocando o peso mais pro guidon e principalmente a mudança no ângulo da direção deixa a frente mais arisca. 
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2014 as 00:27
Garfo rígido Niner:

https://www.youtube.com/watch?v=ch8oSrpGboM
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2014 as 21:25
Troca de suspensão por garfo rígido. Parâmetro a ser observado: distância do eixo à coroa.

Garfo rígido Niner Over Carbon vs suspensão Rock Shox XC 32. Compatibilidade.

https://www.youtube.com/watch?v=PEOEEjfsmsk

O garfo rígido da Niner é capaz de substituir suspensões de bicicletas aro 26 e 27,5 com 100 mm de curso, sem alterar significativamente a geometria da bike.

Importante, para não alterar a geometria da bike, antes de mais nada tirar as medidas do eixo à coroa para haver compatibilidade com o garfo da Niner, que tem essa distância padronizada em 470 mm. A suspensão deve ter uma distância aproximada de 490 mm, pois deve se descontar 20 mm de encurtamento quando o ciclista sobe na bike.

O único inconveniente é que o garfo Niner custa os olhos da cara. Fora isso, é feito sob medida para substituir as suspas que tenho visto por aí.

Importante que o garfo seja o OVER, pois os TAPERED só tem compatibilidade com quadros da própria Niner.

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2014 as 21:56
giba1963,

um amigo meu comprou um garfo Niner RDO tapered e eu mesmo instalei na sua Specialized Stumpjumper Comp Carbon 2014 sem problema.

Não vi nada de diferente na espiga tapered (cônica) que confirme sua afirmação: "pois os TAPERED só tem compatibilidade com quadros da própria Niner".

Editado por furukawa - 24 Ago 2014 as 21:57
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2014 as 22:32
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

giba1963,

um amigo meu comprou um garfo Niner RDO tapered e eu mesmo instalei na sua Specialized Stumpjumper Comp Carbon 2014 sem problema.

Não vi nada de diferente na espiga tapered (cônica) que confirme sua afirmação: "pois os TAPERED só tem compatibilidade com quadros da própria Niner".

Acho que eu realmente passei uma informação incompleta.

Os garfos TAPERED na realidade não são compatíveis com quadros da própria Niner, mas com ALGUNS tipos de quadro. De fato os TAPERED não são compatíveis com minhas duas bikes, apena o OVER.

Fiz essa consulta ao representante da Niner em minha cidade - sobre se o garfo que eu adquirira teria compatibilidade com minhas duas bikes - Oggi e Merida.

Ele me respondeu assim:

Os modelos Taper e RDO da Niner se diferem apenas no diâmetro eixo.
Os 2 tem tubo de direção cônicos (Tapered). o Modelo Taper tem eixo de 9/100mm e o Modelo RDO tem eixo de 15/100mm

Para os quadros da Oggi e Merida que você tem somente o Over é compatível.

Você pode usar um garfo Over num quadro com tubo de direção cônico ( tapered ) mas não há como usar um modelo cônico ( tapered ) num tubo de direção over.

Veja nas fotos anexas as diferenças entre os dois tubos de direção ( Over e Taper )
No Over o Tubo de direção tem o mesmo diâmetro em toda a extensão.
No Modelo Taper e no Modelo RDO, O diâmetro é maior na parte de baixo. 
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2014 as 22:42
Originalmente postado por giba1963 giba1963 escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

giba1963,

um amigo meu comprou um garfo Niner RDO tapered e eu mesmo instalei na sua Specialized Stumpjumper Comp Carbon 2014 sem problema.

Não vi nada de diferente na espiga tapered (cônica) que confirme sua afirmação: "pois os TAPERED só tem compatibilidade com quadros da própria Niner".

Acho que eu realmente passei uma informação incompleta.

Os garfos TAPERED na realidade não são compatíveis com quadros da própria Niner, mas com ALGUNS tipos de quadro. De fato os TAPERED não são compatíveis com minhas duas bikes, apena o OVER.

Fiz essa consulta ao representante da Niner em minha cidade - sobre se o garfo que eu adquirira teria compatibilidade com minhas duas bikes - Oggi e Merida.

Ele me respondeu assim:

Os modelos Taper e RDO da Niner se diferem apenas no diâmetro eixo.
Os 2 tem tubo de direção cônicos (Tapered). o Modelo Taper tem eixo de 9/100mm e o Modelo RDO tem eixo de 15/100mm

Para os quadros da Oggi e Merida que você tem somente o Over é compatível.

Você pode usar um garfo Over num quadro com tubo de direção cônico ( tapered ) mas não há como usar um modelo cônico ( tapered ) num tubo de direção over.

Veja nas fotos anexas as diferenças entre os dois tubos de direção ( Over e Taper )
No Over o Tubo de direção tem o mesmo diâmetro em toda a extensão.
No Modelo Taper e no Modelo RDO, O diâmetro é maior na parte de baixo. 

O garfo tapered da niner é igual a todos os outros garfos tapared. Só é compativel com quadros tapared ou com o uso de adaptadores.
Quadro:

Adaptadores:
Tapered fork on Bike.JPG
XX44.JPG


Editado por MTBRS - 24 Ago 2014 as 22:43
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2014 as 22:48

O link para a imagem que ele me enviou é https://imageshack.com/i/ez6ox0vMj

Não estou conseguindo carregar.

Voltar ao Topo
soneca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2014
Brazil
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soneca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2014 as 09:56
I ae pessoal , tudo em riba!!!
Tenho uma duvida vou sair da suspensão para o garfo rigido e gostaria de saber qual seria o mais indicado.
tenho uma mosso 26 e ando praticamente na cidade (por isso decidir vende a suspa), so que fiquei na duvida de qual escolher 
Mosso MD5 aluminio(vou dizer que a restrição aqui e pelo tipo de material =/ alguns NÃO indicam) 
mais pesa 815 grmas custando 330,00 pilas

ou um Surly 1x1 (com correção para suspa de 100mm)

370,00 importado com frete mais imposto e cafezinho

http://www.jensonusa.com/Bicycle-Rigid-Forks/Surly-1X1-26-100mm-Fork?cu=BRL

e tem a opção mais barata com correção para 80mm(será que fica muito baixo?)

http://www.jensonusa.com/Bicycle-Rigid-Forks/Surly-1X1-Fork

pesando 1Kg e saindo 310 pilas

 O que indicam?
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2014 as 10:35
Originalmente postado por soneca soneca escreveu:

I ae pessoal , tudo em riba!!!
Tenho uma duvida vou sair da suspensão para o garfo rigido e gostaria de saber qual seria o mais indicado.
tenho uma mosso 26 e ando praticamente na cidade (por isso decidir vende a suspa), so que fiquei na duvida de qual escolher 
Mosso MD5 aluminio(vou dizer que a restrição aqui e pelo tipo de material =/ alguns NÃO indicam) 
mais pesa 815 grmas custando 330,00 pilas

ou um Surly 1x1 (com correção para suspa de 100mm)

370,00 importado com frete mais imposto e cafezinho

http://www.jensonusa.com/Bicycle-Rigid-Forks/Surly-1X1-26-100mm-Fork?cu=BRL

e tem a opção mais barata com correção para 80mm(será que fica muito baixo?)

http://www.jensonusa.com/Bicycle-Rigid-Forks/Surly-1X1-Fork

pesando 1Kg e saindo 310 pilas

 O que indicam?

Soneca.

Seja menos sonolento LOL e faça a rolagem alguns posts acima que falam do garfo rígido Niner e tem um post meu que fala a respeito da distância do eixo à coroa.

Ao trocar a suspensão original da bike por um garfo rígido você deve respeitar o máximo possível a distância, sob pena de: (i) deixar a dianteira muito baixa se a distância for reduzida, acarretando problemas como o pedal raspar no chão em algumas situações; ou (ii) concentrar o peso da bike na roda traseira, acarretando problemas como a dianteira empinar em subidas íngremes. NOS DOIS CASOS A DIANTEIRA DA BIKE FICA MEIO ABOBADA.

Os dois modelos que você indica tem as seguintes especificações: 

http://www.jensonusa.com/Bicycle-Rigid-Forks/Surly-1X1-Fork

  • CroMoly tubing, butted blades
  • Suspension-corrected for 80mm travel forks,
  • fits wide 2.7" tires with clearance
  • FK0003 has ISO disc tabs and removable canti pivots
  • Fork Rake: 45 mm
  • Steerer Tube Length: 260 mm
  • Wheel Size: 26"
  • Weight: 1030 g
  • Steerer Tube: 1-1/8" Threadless
  • 413mm axle to crown
http://www.jensonusa.com/Bicycle-Rigid-Forks/Surly-1X1-26-100mm-Fork?cu=BRL

  • Suspension "corrected" for 100mm
  • SHIS clamp diameter: 28.6
  • Crown Race: 30.0
  • Fork Rake: 40mm
  • Brake Type: Disc/ Linear Pull
  • Material: Chromoly
  • Front Axle Type: 9x1
  • Maximum tire size: 2.7
  • Weight: 2.8 lbs (claimed)
  • Axle to Crown: 453mm
Então.

Repare no primeiro caso a distância 413 mm axle to crown.

No segundo caso 453 mm axle to crown.

Meça a distância na sua suspensão. Acredito que vai dar algo em torno de 490 mm.

Desconte o recuo que essa distância sofre quando você sobe na bike. Uns 20 mm.

SE forem essas as suas medidas, o garfo mais barato vai rebaixar sua dianteira uns 6 cm. Acho muito.

O garfo mais caro vai rebaixar sua dianteira no máximo 2 cm. Acho aceitável.

No entanto, este é APENAS UM DOS critérios a serem observados na substituição de uma suspa por garfo rígido. 

Tem pessoas que postam aqui que tem mais conhecimento do que eu e podem falar melhor a respeito. Mas me parece que tem que verificar se há compatibilidade com o eixo da sua roda, no tocante à largura do garfo. Além da largura dos pneus suportados.

Abraços.
Voltar ao Topo
soneca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2014
Brazil
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soneca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2014 as 11:56
Ia e valeu pela reposta. 
Estranho segundo li o MD5 da mosso tem 410mm sendo menor até que o 1 º garfo da Surly, mais vejo em muitas bikes ae, 
Vou atras da especificação do quadro mosso odyssey e vou verificar isso.

Voltar ao Topo
soneca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2014
Brazil
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soneca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2014 as 11:58
Poxa nem editar posso mais, enfim.
Tirando o fato da geometria existe muita diferença entre Cromo e Aluminio?

Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345 12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X