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Vamos falar de escalonamento de marchas para MTB

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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Abr 2017
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    Postado: 24 Nov 2017 as 18:28
Eu ando encucado com isso, e já faz tempo! A praticidade de uma coroa é inegável, e ainda é aliada a uma certa redução no peso. É discutível, afinal ganhou-se um cog, e se perdeu uma coroa...
Porém é problemático para quem está limitado quanto ao número de cog's no cassete, e principalmente pelo fator "dinheiros" disponíveis para investir.

Noto que há gaps absurdos nas trocas de coroas, e isso cria alguns problemas além da cadência, como a troca de marchas. Isso já está bem discutido pelo fórum, não é minha ideia.

TUDO BEM, a queda na cadência, pode ser encarada como um " descanso ", após uma subida hercúlea... O que justifica usar a relação como achamos no mercado...
Seguem alguns pontos que estou refletindo, e vale lembrar que minha ótica é de XC e CX... Nada de enduro, free ride, downhill, etc...

Todos os print's são seguidos do link direto para cada configuração.

THE POBREMA (erro proposital)

Na passagem mais próxima, prezando pela progressividade da relação, se precisaria reduzir 3 marchas na traseira (!!!) usando um sistema 2x10 com coroas 22-36 (mais usual na minha região)



http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=22,36&RZ=11,13,15,18,21,24,28,32,36,42&UF=2309&TF=90&SL=2.1&UN=KMH

Outro exemplo com 3 coroas, onde se precisaria reduzir 2 marchas atrás...



http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=24,34,44&RZ=11,13,15,18,21,24,28,32,36,42&UF=2309&TF=90&SL=2.1&UN=KMH

Não seria mais interessante buscar relações linearmente progressivas, ou seja, que passando "uma a uma", como que se tem no ciclismo de estrada para as bikes de montanha?
Noto que o usual em MTB, sempre peca no meio do caminho, que (em tese, ao menos) é onde mais se usa, já que nem só se tem subidas extremas e nem só se tem planos para velocidade máxima.
E note-se que estou sendo generoso, considerando coroas 26-32, tem muita gente que pedala no 22



http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=26,30&RZ=11,13,15,18,21,24,28,32,36,42&UF=2309&TF=90&SL=2.1&UN=KMH

OU ASSIM, que no papel ao menos, me pareceu melhor. LOL



http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=26,32&RZ=11,13,15,18,21,24,28,32,36,42&UF=2309&TF=90&SL=2.1&UN=KMH

Sram Eagle XX1 em 1x12 vs Sunrance 11-42 em 2x10



http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=32&RZ=10,12,14,16,18,21,24,28,32,36,42,50&UF=2309&TF=90&SL=3.4&UN=KMH&GR2=DERS&KB2=27,32&RZ2=11,13,15,18,21,24,28,32,36,42&UF2=2309

Note-se também, que a diferença nos extremo de velocidade, não é TÃO absurdo, quanto a discrepância nos preços... Pra mim já é um bom motivo para dispensar as duas "rodinhas" a mais. LOL

Editado por Ismah/Cabelo - 24 Nov 2017 as 18:36
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newhouse Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2017 as 08:33
Essas questões de escalonamento são problemáticas mesmo. Eu mesmo acostumei a trocar as duas marchas ao mesmo tempo. Por exemplo se vc está subindo de 24x15 e vai ganhar o plano, subo pra 34x18 que seria o equivalente a próxima marcha na coroa menor, com um pouco de treino dá pra fazer a troca com precisão.
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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2017 as 11:50
Mais vc tem que ver que as relações foram desenhadas para ambientes diferentes , se vc for pegar uma bike de estrada e colocar ela na estrada e pegar uma mtb de xc e colocar ela numa trilha comum de xc a relação funciona bem.
No mtb o terreno varia muito mais e a mudanca geralmente é rápida , nesse ambiente vc ter marchas muito próximas só faria vc ter de trocar de marchas mais frequentemente.
Vc ta vindo num retão e de repente vem uma pirambeira pra subir , nesse caso vc cair de 3.20 pra 2.80 e depois 2.20 1.60 não é absurdo , vc tem que lembrar que na hora de passar a marcha (que no caso já está ficando pesada e seu rpm está caindo) vc vai ter que aliviar a força no pedal pra marcha passar suavemente (independente de ser 1x12 2x10 3x 8 9 10) , e nisso a sua velocidade que ja vinha caindo vai cair mais ainda.
Ai vc acabou de sair da subida passar de 0.8 pra 1.40 pode parecer absurdo mais a mudanca no peso de vc sair de subida forte pro plano tbm é grande então não existe uma dificuldade na aceleração.
Agora o kra ta na estrada e ai tem aquela importância de manter uma cadência x , vindo embalado muitas vezes ele vai pegar subidas leves mudança bem gradual ou falso plano , ai ele precisa de marchas próximas pra ir mantendo o embalo e cadência o máximo de tempo possível.
Mais tudo tbm é costume , com o tempo vc já sabe o "peso" de cada marcha e a velocidade que vc põe nelas e acaba sendo intuitivo , vc bate o olho numa subida e ja sabe mais ou menos qual marcha vai precisar.
Eu tbm nunca entro numa subida já com a leve engatada logo de cara , venho vindo e a medida que a bike vai perdendo embalo vou reduzindo porque é mais fácil vc reduzir uma marcha suavemente (seja descendo uma coroa ou subindo uma no cassete)do que passar pra uma mais pesada na subida.
Mais quase nada te impede de montar uma relação pro seu gosto que vai ser melhor pro uso que vc faz , a limitação ai ficaria por conta da diferença mínima que tem que ter entre as coroas da frente caso vc opte por usar 2x ou 3x , a menor que eu conheco é 8 dentes mais pode ser que funcione com 5.
Já no caso do 1x vc vai ficar preso mesmo entre as opções que tem de cassete no mercado e escolher a coroa que mais lhe convém ou partir pra um cassete frankstein.
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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2017 as 13:20
Quem sabe no futuro essa vai ser a solução.
Eu sempre sonhei em ter esse sistema na bike.

https://www.youtube.com/watch?v=kN8CCY1vFC8

Nos eua uma bike com esse sistema custa 1000 doláres , eu imagino quanto custa só esse cubo aqui...

Visão interessante do cubo , veja quantos ajustes o ciclista faz na marcha em uma cidade plana e imagina no mtb.
Seria coroa pra mudança subita no terreno e catraca pra ajuste fino.

https://www.youtube.com/watch?v=XLSt90G-E5c

Alguém aqui comprou esse cubo em 2012 , infelizmente não falou quanto custou nem relatou a experiência...
https://www.pedal.com.br/forum/cambio-nuvinci-n360_topic48460.html

E aqui um quebrando no mato .

https://www.youtube.com/watch?v=5AMAXM5W2OU

Editado por misera - 27 Nov 2017 as 13:45
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