Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - " vacuo " no MTB
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


" vacuo " no MTB

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
adalberto melo Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Mar 2006
sao paulo - sao paulo
Offline
Mensagens:1864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adalberto melo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: " vacuo " no MTB
    Postado: 20 Jun 2012 as 20:26
procurei e nao achei nada sobre o tema.
Alguem faz uso dessa pratica em provas de MTB, eu praticamente nao vejo muito isso nao... nao sei se pq nao tem muito espaço ou pq é perigoso mesmo... é valido utilizar em provas, ganha-se tempo e poupa o atleta ??
Voltar ao Topo
Fabiof8 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:898
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiof8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2012 as 20:34
ih rapaz, isso aqui nas provas de mtb marathon (speed com poeira lascara rsrs) rola direto.
volta e meia tem um na minha roda, sangue-suga...
bem comum nos estradões, em trecho plano, falso plano.
morro abaixo ou em trilhas e trechos de xco dai nao rola né
Voltar ao Topo
ruiz107 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2012
Vinhedo
Offline
Mensagens:415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ruiz107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2012 as 20:38
Para o vácuo funcionar vc precisa desenvolver uma certa velocidade  (+ou- acima de 20km/h) então o vácuo até funciona, mas só em provas em estradão.

Em provas de XCO não tem como pois os circuitos são sempre em terrenos íngremes e inconstantes. Na subida a velocidade é muito baixa pra fazer qualquer diferença, e nas descidas o vácuo se torna perigoso.

Editado por ruiz107 - 20 Jun 2012 as 20:39
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2012 as 20:42
Oi Adalberto
Nunca senti benefício de vácuo em XCM. Deve haver, certamente, mas a buraqueira e os desvios bruscos do cara que puxa, joga o trem pra dentro de buracos e isso é perigoso. Sempre percebi o vácuo em XCM mais como uma motivação do que como trazendo um ganho aerodinâmico. 
Gostaria de ouvir algo dos caras prós que andam mais rápido.

Voltar ao Topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2008
RJ
Offline
Mensagens:1228
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robervalpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2012 as 21:00
Em maratonas eu vejo grande vantagem, principalmente se tiver vento contra. Dá pra descansar um pouco e nos trechos abertos de estradão plano ou falso plano acho bem-vindo.
Tem gente que acha ruim, acha que quem vem atrás é sangessuga, tem gente que convida, tem horas que formam grupos espontâneos, tem hora que o cara é sanguessuga mesmo.
Uma vez passaram dois, ou melhor um cara e uma garota revezando e falaram "reveza aê, somos de categoria diferente" e isso me rendeu uma posição e um quinto lugar - passamos voados pelo sexto na minha categoria que não conseguiu acompanhar o "pelotão".
Teve outra em que num trecho de um vento muito chato fui chegando aos poucos em dois, no que passei falaram "ajuda a gente". Um grudou na minha roda, o outro cara sumiu. Eu fui cansando e cheguei pra direita esperando ele tomar a frente, mas continuou atrás.  Numa chegyei a frear, quase parando e mesmo assim não se mancou... ou vai ver tava muito cansado pra ficar com a cara no vento.
Agora quem anda na frente eu não sei como é não...



Editado por robervalpedal - 20 Jun 2012 as 21:02
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 02:32
Em MTB é comum ver o povo andando na roda do outro, mas não por questão de vácuo e sim por tática ou por motivação... repare como todo mundo quer "colar" nos bikers mais top, assim que dá a largada. Para quem tem preparo e fôlego, até rola fazer isso - mas quem tá um nível abaixo e tenta acompanhar um cara mais forte, pode acabar se dando mal por forçar demais e ficar sem gás pro final.

Já entre atletas de alto desempenho e em corridas de circuito fechado com várias voltas (XCO), também rola isso de andar um na roda do outro, mas daí é para analisar o adversário... você dá umas duas ou três voltas atrás do adversário para analisar em qual ponto da pista ele tá sobrando e em qual ele tá passando mais aperto, para bolar uma tática de ataque eficiente para as voltas finais.

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 07:49
Li uma reportagem, sobre o chamado "vácuo psicológico" que nada mais o que já foi dito, andar atrás de alguém mais forte pra "pegar" o passo dele.
Não há beneficio aerodinamico como no ciclismo de estrada, somente motivacional mesmo.
Voltar ao Topo
Fabiof8 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:898
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiof8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 10:07
quando se passa dos 30km/h andar na roda começa a fazer uma diferença (pequena) que vai aumentando conforme sobe a velocidade. Em cascalho mais solto quem vai atras acaba levando umas pedradas, ficando na poeira.
esses dias numa prova de marathon do metropolitano, um biker ficou uns 5km de plano e falso plano na minha roda, eu falei pra alternar e ele nem deu bola, dai  numa subida curta e puxada (daquelas que o povo mais morto vai na corionha) resolvi dar uma sapatada: joguei uma 32X25 e sentei a bota, o cara ficou pra tras e nao conseguiu vir na roda mais (e  meu polar quase bateu 200bpm..rsrs). Terminei a prova uns 10 minutos na frente dele.
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 10:50
Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

quando se passa dos 30km/h andar na roda começa a fazer uma diferença (pequena) que vai aumentando conforme sobe a velocidade. Em cascalho mais solto quem vai atras acaba levando umas pedradas, ficando na poeira.
esses dias numa prova de marathon do metropolitano, um biker ficou uns 5km de plano e falso plano na minha roda, eu falei pra alternar e ele nem deu bola, dai  numa subida curta e puxada (daquelas que o povo mais morto vai na corionha) resolvi dar uma sapatada: joguei uma 32X25 e sentei a bota, o cara ficou pra tras e nao conseguiu vir na roda mais (e  meu polar quase bateu 200bpm..rsrs). Terminei a prova uns 10 minutos na frente dele.
Acho que você está meio equivocado nessa velocidade de 30km/h....Digo isso pois afirmo, seguramente, que emprovas de maratona (especialmente aquelas de "speed de poeira"), 20km/h já faz muita diferença.
Sobre os "sangue sugas", tem que ficar esperto mesmo. Acontece direto comigo em provas de maratona. Eu faço questão de formar um bom grupinho e ir alternando. Mas quando aparece uns malas desses, eu combino com os outros companheiros que estão revesando de sentar a bota e fazer o cara sobrar. Esse negócio de sangue suga é uma atitude meio anti-desportista no meio. Depois que eu perdi uma corrida para um cara que andou a prova inteira na minha roda e no final ganhou no sprint, eu nunca mais deixei ninguém fazer isso....
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
JordaozinhoMTB Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Cambuí MG
Offline
Mensagens:1212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JordaozinhoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 11:35
Entrar em um vacuozinho é tudi bao sô, aqui um video que fiz a tempos que mostra um pouco disto ai.
Voltar ao Topo
gersonpp Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jan 2011
são roque - sp
Offline
Mensagens:159
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gersonpp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 12:22
EM PROVAS DE MARATONAS COM CERTEZA O VÁCUO FAZ DIFERENÇA E NO FINAL PODE LHE RENDER ALGUNS MINUTOS, SEMPRE QUE POSSIVEL UTILIZO ESTE ARTIFICIO REVEZANDO COM OUTROS COMPETIDORES, SE O CARA NÃO REVEZA JOGO A BIKE DE LADO E FALO PARA REVEZAR, CASO CONTRARIO FREIO OU FAÇO UMA FUGA, AGORA COMO JÁ DITO EM XC NÃO TEM BENEFICIO A NÃO SER ESTRATÉGICO;
specialized stumpjumper marathon 29 carbon
Voltar ao Topo
paulo marcel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 30 Nov 2011
rio de janeiro
Offline
Mensagens:270
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulo marcel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 13:02
Vácuo no MTB é bem relativo, no xcm com certeza é muito usado sim, mas também existe vácuo no XCO. Em determinadas situações é sim usado o vácuo no XCO,exemplo disso é nas subidas! sim nas subidas! é usado pra não desgarrar do atleta da frente, é claro que tem que estar bem preparado fisicamente. Outro ponto é quando não existe muita diferença entre os atletas e na chegada é usado o vácuo, exemplo disso é no campeonato europeu de 2012 onde o MORITZ MILATZ usou o vácuo pra vencer o espanhou SÉRGIO GUTIERREZ que perdeu a corrida por apenas 1 segundo de diferença.
digo isto porque tenho o video da corrida completa e vi o quanto foi dificil esta competição.
Então o veredicto é que o vácuo sim é usado no XCO, mas é muito mais usado no XCM que na minha opinião é muito mais fácil de se praticar pois o atleta só tem que possuir a característica de um PASSISTA.
abraço
Voltar ao Topo
Fabiof8 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:898
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiof8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 15:49
poxa Psylo, 20km/h é quase parado né.... se arrastar nesse ritmo e sugar a roda alheia tem que ser bem pangaré! rsrs
essa velocidade só em subida e das médias pra fortes, falso plano é 30km/h mesmo, reta 35 pelo menos..rsrs
é aquela coisa, até em baixa velocidade existe o "vácuo", mas ele se torna significativo com o aumento da velocidade.
pra quem ta puxando tem que ficar de olho se aparece um buraco maior os uma curva fechada e lisa, pra nao frear no susto e levar uma porrada na roda traseira (vi isso esses tempos numa prova, um big one de uns 5 bikers que estavam num trenzinho). E quem vai atras, ficar cabreiro tbm e nao baixar mto a cabeça senão vira passageiro de qualquer escapada.
Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 17:40
Vacuo no minuto 10:22 no GP Ravelli

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/-OMiyZaN_bc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 17:42
Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
diegommsk8 Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Abr 2012
Lapa PR
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diegommsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 21:10
O vacuo é significativo em todas as velocidades, eu acho que apartir de uns 12km/h, 15km/h, tem que ser bem pertinho, mais com cuidado, é normal dar umas batidinhas na bike da frente, com o tempo diminui as batidas, eu corro no metropolitano e sempre procuro alguém no mesmo ritimo para revezar, geralmente um de nois vaza na frente depois de um tempo...
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2012 as 12:44
Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

poxa Psylo, 20km/h é quase parado né.... se arrastar nesse ritmo e sugar a roda alheia tem que ser bem pangaré! rsrs
essa velocidade só em subida e das médias pra fortes, falso plano é 30km/h mesmo, reta 35 pelo menos..rsrs
é aquela coisa, até em baixa velocidade existe o "vácuo", mas ele se torna significativo com o aumento da velocidade.
pra quem ta puxando tem que ficar de olho se aparece um buraco maior os uma curva fechada e lisa, pra nao frear no susto e levar uma porrada na roda traseira (vi isso esses tempos numa prova, um big one de uns 5 bikers que estavam num trenzinho). E quem vai atras, ficar cabreiro tbm e nao baixar mto a cabeça senão vira passageiro de qualquer escapada.
Cara.... pegue um trecho com a terra um pouco mais fofa (ou com costelas de vaca) e um bom vento e pode ser plano o que for. 20km/h é muito. Digo isso pois tem uma prova clássica aqui na região com um pedaço que ocorre exatamente essa condição. É inacreditável na força que se faz para manter uma velocidade baixa. E o pior de tudo: se vc não se esforar para ficar no pelotão, vai ter que fazer muito mais força pra andar sozinho....justamente pela falta de vácuo.
E posso afirmar com toda certeza que isso é para todas as categorias... e não só os "pangarés"....
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Alewx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2010
Diamantina MG
Offline
Mensagens:314
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alewx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2012 as 14:13
Bem li uma matéria sobre isso a algum tempo no espirito outdoor e achei legal http://www.espiritooutdoor.com/vacuo-no-mountain-bike-use-e-vera-as-vantagens/#axzz1yXbdgZjz

Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2012 as 22:07
Setenta a noventa % da energia é usada para vencer a resistência aerodinâmica. Estou com preguiça de ir procurar valores teóricos ou medidos mas pode ter certeza que a 20 por hora andar na roda já dá uma vantagem bem significativa. Mesmo em velocidades menores nas subidas dá para perceber a diferença.

Para um pangaré idoso como eu chupinhar roda é fundamental em provas maratona de 50km e, principalmente, nas de 100km.
Voltar ao Topo
bcpinhead Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 17 Abr 2010
Santa Maria
Offline
Mensagens:539
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcpinhead Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2012 as 15:48
Realmente funciona sim o vácuo nas provas de maratona, eu depois que perdi o medo de andar colado com roda do cara da frente nos estradoes o cara consegue da uma descançada!
"A dor é passageira. Desistir dura pra sempre." [Lance Armstrong]
www.xc3.com.br
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X