Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Uso em rolo de equilíbrio afeta as rodas?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Uso em rolo de equilíbrio afeta as rodas?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
montegrotto Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2004
Natal/RN
Offline
Mensagens:214
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar montegrotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Uso em rolo de equilíbrio afeta as rodas?
    Postado: 18 Fev 2021 as 08:22
Pessoal, comprei uma roda de carbono no Aliexpress (eu sei, muamba daquele lugar não presta...o barato sai caro, não adianta se iludir) para usar numa bicicleta cujo uso predominante é em rolo de equilíbrio.

Depois de apenas 188 km o cubo traseiro (acredito ser de rolamento - marca Novatec), do dia para o outro, sem motivo aparente, travou. A roda só gira se fizer esforço.

Teria o uso no rolo de equilíbrio ajudado nesse desgaste?  Ele simula o cenário real, mas as torções que a roda traseira sofre entre os dois pontos de contato não afetaria um sistema de cubo?

Alguém já teve experiência no longo prazo?

Me serviu de alerta, pois se fez isso com uma roda de baixa qualidade, certamente também o fará com uma de melhor qualidade, porém num intervalo de tempo maior. 

Já usei outras rodas (de qualidade superior) no mesmo rolo por quilometragem superior, porém nada observado.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2021 as 08:42
um novatek não tem nada de baixa qualidade... Verifique o nível do piso onde montou o rolo, se ficar desnivelado vai forçar só um rolamento do cubo. 
Voltar ao Topo
paulohn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2014
SP
Offline
Mensagens:215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulohn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2021 as 09:12
Originalmente postado por montegrotto montegrotto escreveu:

Pessoal, comprei uma roda de carbono no Aliexpress (eu sei, muamba daquele lugar não presta...o barato sai caro, não adianta se iludir) para usar numa bicicleta cujo uso predominante é em rolo de equilíbrio.

Depois de apenas 188 km o cubo traseiro (acredito ser de rolamento - marca Novatec), do dia para o outro, sem motivo aparente, travou. A roda só gira se fizer esforço.

Teria o uso no rolo de equilíbrio ajudado nesse desgaste?  Ele simula o cenário real, mas as torções que a roda traseira sofre entre os dois pontos de contato não afetaria um sistema de cubo?

Alguém já teve experiência no longo prazo?

Me serviu de alerta, pois se fez isso com uma roda de baixa qualidade, certamente também o fará com uma de melhor qualidade, porém num intervalo de tempo maior. 

Já usei outras rodas (de qualidade superior) no mesmo rolo por quilometragem superior, porém nada observado.

É rolo de equilíbrio ou rolo fixo?

Já vi no canal Pedaleria que no rolo fixo é desaconselhável pedalar de pé como se fazendo sprint ou enfretando uma subida. Aquele 'gingado' de um lado para outro acaba gerando um esforço para o qual o quadro não foi projetado. Imagino que pode acabar tendo algum reflexo na roda também...

Mas no rolo de equilíbrio, em tese, é muito mais parecido com andar num plano infinito. O único contato é entre os pneus e os rolos... Não vejo nenhum esforço além dos habituais...
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2021 as 09:16
por partes..
como o GM comentou, Novatec é uma boa marca sim, não é pra dar problema assim rápido
não sei sobre isso de rodar no rolo, msm com 2 pontos de apoio isso não devia ser um problema tão grave, mas claro que depende tb do modelo do teu rolo pq se forem muito espaçados pode sim ser problema
eu tenho um rolo de equilibrio da Absolute, rodei uns 2.000km nele e não tive problema algum com a bike (com o rolo é outra historia haha).. compara então com Pros ou com gente que vive em locais que no inverno é impossível rodar fora, e roda milhares de km em rolo sem problema nenhum tb..

você chegou a levar a roda em algum mecânico pra dar uma olhada? se só tá girando com você forçando o pedal, pode ser problema nos rolamentos do cubo ou do rotor do cassete
sendo algum problema grave ou não, já manda msg na loja do Aliexpress pedindo explicações, enviando fotos e tal, pode ser que te ajudem com algo


agora, sobre compras do Ali, tem muito item bom, marcas boas (chinesas), inclusive de componentes como rodas de carbono.. mas também tem muita tranqueira sim e por isso tem que ficar atento
o ponto é sempre pesquisar (muito), verificar se a empresa/marca faz os testes necessários se o componente é mais crítico.. dá pra comprar muita coisa boa lá sim! tem que largar essa ideia de que se é chinês é zoado.
até pq qse tudo vem de lá, e os itens de entrada que encontra em lojas aqui no BR, de marcas brasileiras como Absolute, TSW, HighOne, Atrio, é TUDO chinês com marca estampada.. e nem é feito da maneira correta, fabricando lá mas com controle de qualidade em cima (como é o caso de marcas grandes que tb fabricam lá)

Originalmente postado por montegrotto montegrotto escreveu:

Aliexpress (eu sei, muamba daquele lugar não presta...o barato sai caro, não adianta se iludir)
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X