Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Usar raias finas em cubos para raias grossas???
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Usar raias finas em cubos para raias grossas???

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Usar raias finas em cubos para raias grossas???
    Postado: 18 Jun 2015 as 16:49
Galera , eu arrumei um jogo de rodas e a mesma veio com raiação grossa( Cubo rodan de rosca roletado em ótimo estado e sem folgas, mas é para raiação grossa, o cubo está com a furação original, e não teve os furos aumentados)  .... As aros dessas rodas estão ovais apesar de estarem em bom estado, sem amassados  pouco desgastado,  os raios estão um pouco oxidados,  principalmente os niples.... Hoje de tarde eu comprei um par de aro aero da vzan e um jogo de raias comuns pretas com niples pretos......Eu pedi raias grossas, mas o vendedor se confundiu e me deu raias finas( fui ver quando cheguei em casa).. A minha duvida é se eu posso montar as raias no cubo mesmo sendo finas..... Se não der eu vou passar na loja no sábado para trocar as raias por grossas......
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2015 as 16:56
Se os cubos não foram furados como você citou e os aros novos já vem pra raio fino dá certo sim.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2015 as 16:59
A furação du cubo é original para raia grossa , eu sei que eles não foram aumentados porque ainda tem tinta dentro dos furos  porque o cubo é preto....Mas de qualquer forma eles são mais largos que os furos dos cubos para raias finas por isso que eu estou perguntado..
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2015 as 20:17
Como a cabeça do raio não vai sair pelo buraco do cubo, você pode utilizar arruelas de raio (spoke washers) feitas de latão.



http://roadcyclinguk.com/how-to/maintenance/winter-wheelbuild-part-seven-spoke-washers.html#saEeRvXlJZsmr4EX.97

Tem as dos fabricantes de raios, que costumam custar um fortuna, e as genéricas que podem ser compradas no tamanho M2 para raios de até 2.0mm ou M2.5 para raios mais grossos.

Se você achar que assim resolverá o problema, e não encontrar as arruelas perto de casa, eu posso te dar algumas se você pagar o custo da carta registrada, é claro.

Todas as minhas rodas montadas recentemente tenho usado as arruelas, que eliminam o jogo entre a cabeça dos raios e os buracos do cubo, ajudando a prevenir as quebras, que normalmente acontecem na cabeça dos cubos por fadiga.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2015 as 15:20
Fab100 muito obrigado pela oferta... Eu estava observando os raios e a cabeça dos raios não passam pelos furos do cubo... Essa noite eu acabei as rodas assim mesmo para ver como que iam ficar.... Depois eu vou levar para alinhar porque não tenho como fazer isso em casa..... Assim que estiver pronto eu postarei o resultado para saber se ficou bom ou não....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
IMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2010
São Gonçalo RJ
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2015 as 08:28
FAB1000,lojas que vendem parafusos tem essa arruelas?Vou procurar já acreditando que não as encontre.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2015 as 13:08
Eu rodei aquelas na região da Uruguaiana, e nas da Rua Buenos Aires, e só achei arruelas com medidas em polegadas de tamanhos maiores do que aqueles que escrevi acima como sendo as corretas, M2 ou M2.5 para raios mais grossos, depois de ler muitas informações em fóruns internacionais de ciclismo como sendo opções mais baratas para as arruelas dos fabricantes de produtos para ciclismo. O material é o mesmo, latão/bronze, o que muda são alguns décimos de milímetros, que nesse caso não fazem a menor diferença.

Talvez naquelas lojas especializadas em parafusos ali perto da Praça da Cruz Vermelha encontre. Nessas eu não fui procurar porque ainda não sabia que era uma região de lojas especializadas em parafusos e porcas, quando quis comprar as arruelas.

As minhas eu importei pelo Aliexpress, mas demorou muuuuuuuito tempo pra chegar. Shocked
Acredito que a longo prazo vão valer a pena, e para os preocupados com peso, 64 delas + 64 M5 de aço para os aros, não chegou nem a 1g na minha balança.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2015 as 13:13
Um  Update:  Eu peguei as rodas hoje de manhã  e deu alinhamento e centralização perfeita em ambas.... Agora só falta montar na bike para testar...heheheh
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X