Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Urbana com suspa?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Urbana com suspa?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Urbana com suspa?
    Postado: 23 Dez 2021 as 09:29
Quando não se pode ter 2 bikes, uma urbana e uma mtb, é comum ver-se bikes mtb "urbanizadas" com pneus finos, e em alguns casos até com troca doa suspa por um garfo rígido. Já fiz isso, com o inconveniente da frente ficar mais baixa, e os pedais rasparem no chão às vezes. 

Mas pergunto: o inverso seria melhor? Ou seja, pegar uma urbana/híbrida e colocar uma suspa, apenas quando fosse para fazer trilha?  Quais seriam os inconvenientes? Esclarecendo que meu perfil de uso é 90% urbano, trilhas são ocasionais e nunca são aquelas de muita dificuldade.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2021 as 09:35
Se for uma bicicleta urbana de verdade a frente vai ficar muito alta , podendo inclusive quebrar o quadro.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2021 as 11:58
Originalmente postado por edd edd escreveu:

Quando não se pode ter 2 bikes, uma urbana e uma mtb, é comum ver-se bikes mtb "urbanizadas" com pneus finos, e em alguns casos até com troca doa suspa por um garfo rígido. Já fiz isso, com o inconveniente da frente ficar mais baixa, e os pedais rasparem no chão às vezes. 

Mas pergunto: o inverso seria melhor? Ou seja, pegar uma urbana/híbrida e colocar uma suspa, apenas quando fosse para fazer trilha?  Quais seriam os inconvenientes? Esclarecendo que meu perfil de uso é 90% urbano, trilhas são ocasionais e nunca são aquelas de muita dificuldade.


Urbana não faz trilha e mtb nao rende em trecho urbano. Sem milagres.
Se for ter uma só bike, vai de MTB simples e pedale sofridamente pela cidade e estrada. As hibridas possuem movimento central mais baixo e traseira longa, de forma que será muito lenta para subir e pegara ainda mais o pedivela em curvas.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2021 as 18:56
MTB com garfo que corrige a altura vai ser bem mais versátil que uma urbana. Posição não tão confortável mas o ato de pedalar é mais eficiente, especialmente no fora de estrada.

No caso da urbana com suspensão,  você teria que usar uma de curso bem curto (max 60mm) para não alterar tanto a geometria do quadro. Uma suspensão de 100mm num quadro não pensando para isso vai forçar a região da caixa de direção além daquilo que ela foi pensada.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2021 as 21:26
Além do que já foi dito, devemos lembrar que, normalmente, quadros de urbanas são mais "fininhas" do que os quadros de MTB; com isso (no meu ver) vão sofrer mais as tensões da prática do que um quadro mais "mtb-zado".

Edd, poderia dizer qual é a sua bike, tipo marca e modelo?
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2021 as 21:35
Uma Caloi Elite 2.4, 2012, aro 26", com a suspa trocada por um garfo rígido (primeiro usei um FIB, a frente ficou mto baixa, depois consegui um maior, não sei a marca, ficou bem melhor); atualmente com pneus de uso misto. Como já disse , ando basicamente na cidade e adjacências, máximo até agora 120 km totais. Pego trechos de terra/cascalho, mas são pequenos. Eventualmente faço uma trilha, não aquelas mais "cascudas" - a idade também não recomenda, rsss... - . Não tenho como guardar 2 bikes, então é uma só mesmo para todos os percursos. Tinha pensado em pegar uma City Tour  ou equivalente e uma suspa só para uso eventual, mas ao que tudo indica não seria uma boa estratégia. Melhor ficar do jeito que est,á ou pegar a City e botar nos mesmos percursos, sem modificar a bike.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2021 as 21:37
Não sei se ficou claro, 120 km foi o máximo que eu pedalei de uma vez só. Em geral fico bem abaixo disso.
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2021 as 22:40
Existe urbana com suspensao dianteira mas acho que não vale a pena, visto que seu uso off road é exporádico e leve. Eu continuaria com garfo rigido.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2021 as 07:30
Agora a coisa muda de figura, a sua bike seria essa aqui (a original)?



Eu sou daqueles que não vejo nada de mais em usar suspensão para usar na cidade, há lugares que são quase um ambiente de mtb de tantos buracos e desníveis no percurso, sem dizer que se não é pra procurar desempenho escandaloso tipo NASA (os "Stravacetas", hehehe...), eu prefiro então conforto. Sua bike já vinha com suspensão, o problema é achar uma com bom custo x benefício para aro 26 e freio a disco. 

Originalmente postado por edd edd escreveu:

Uma Caloi Elite 2.4, 2012, aro 26", com a suspa trocada por um garfo rígido (primeiro usei um FIB, a frente ficou mto baixa, depois consegui um maior, não sei a marca, ficou bem melhor); atualmente com pneus de uso misto. Como já disse , ando basicamente na cidade e adjacências, máximo até agora 120 km totais. Pego trechos de terra/cascalho, mas são pequenos. Eventualmente faço uma trilha, não aquelas mais "cascudas" - a idade também não recomenda, rsss... - . Não tenho como guardar 2 bikes, então é uma só mesmo para todos os percursos. Tinha pensado em pegar uma City Tour  ou equivalente e uma suspa só para uso eventual, mas ao que tudo indica não seria uma boa estratégia. Melhor ficar do jeito que est,á ou pegar a City e botar nos mesmos percursos, sem modificar a bike.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2021 as 09:31
Depende da cidade. Aqui em BSB o piso é geralmente bom, e eu me adaptei plenamente à bike com garfo rígido, não tenho problema com trechos acidentados. Nem penso em voltar p suspa.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2021 as 11:01
Mais se vc já tem essa bike e tá usando garfo rígido seria só ter uma suspensão pra usar se for fazer trilha.

Pelo que vc falou do uso que faz não vejo motivo pra gastar , o incoveniente é ter que trocar o garfo e depois voltar , mais no caso parece que isso vai acontecer muito pouco.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2021 as 11:04
Certo, eu guardei a suspa original que veio nela, e se a trilha for mais acidentda eu até troco. Se for trilha leve vai de garfo rígido mesmo, sem problemas. É que eu tinha pensado se o contrário seria viável, mas pelas opiniõe até agora parece que não, melhor ficar como está.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2021 as 11:06
Colegas, obrigado pelas contribuições, juntando todas as informações recebidas parece melhor continuar com a bike atual e deixar essa idéia de urbana/híbrida com suspa de lado.  
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2021 as 13:28
Agora que você deu mais detalhes, não faz sentido fazer o que você tá pensando. É melhor rodar com a bike do jeito que está ou voltar com a suspensão.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X