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UPGRADES - Consiga resultados sem jogar $$$ fora

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Gui Marques Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Abr 2003
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    Postado: 10 Abr 2012 as 01:07

Devido ao grande número de posts com dúvidas sobre compra de bikes e upgrades, resolvi colocar aqui alguns pontos importantes, que poderão ser úteis especialmente para os novatos.

O objetivo principal aqui é conseguir a bike que você quer sem ficar jogando dinheiro fora.

 

Upgrades

Existe hoje uma interminável lista de opções sobre equipamentos, capaz de deixar qualquer um coçando a cabeça por semanas a fio. Para encurtar a angústia, e evitar jogar dinheiro fora, aqui vão alguns pontos importantes:

1.      1. Onde você quer chegar ? Defina exatamente qual tipo de bike você quer.

Antes de sair comprando peças aqui e ali, tenha claramente na cabeça a sua “bike ideal”. É uma bike super leve dedicada a competição ? uma bike um pouco mais robusta para pedais longos e trilhas técnicas ? uma bike confiável e leve para trabalhar ?

Definido isso, você terá uma ideia do todo do tipo de bike que precisa, e o nível de desempenho que cada conjunto de peças deve ter, de cara já eliminando grande número de peças que só serviriam para lhe confundir.

Uma vez definida a bike, faça os upgrades seguindo o plano e resista à tentação de desviar e comprar peças só porque estavam na promoção, ou na hora pareceu um bom negócio, ou seu vizinho chegou na ultima trilha com um cambio XXY na bike dele e vc achou bacana e ficou morrendo de vontade de ter um.

Se no meio do caminho você perceber que a “bike ideal” que você quer não é bem o que planejou (por exemplo, resolveu competir com mais afinco e quer uma bike de corrida) não tem problema, volte ao estágio anterior, redefina a bike e continue. O que você deve evitar a todo custo é ficar comprando peças sem saber direito qual tipo de bike você quer montar.

2.      2. Não confunda falta de manutenção/ajuste com falta de desempenho

Muitas vezes a razão pela qual o desempenho do teu freio ou garfo está deixando a desejar é simplesmente desajuste ou falta de manutenção. Nesse caso o teu destino é o mecânico e não a loja online. Se a peça tiver mesmo que ser trocada, faça a substituição seguindo o seu plano definido no item 1. 


3.      3. Considere uma bike nova

Depois de definida a sua “bike ideal”, analise friamente o quão distante ela está da sua bike atual. Se a distância for grande, envolvendo inclusive troca de quadro, o que você vai fazer na pratica não é upgrade, é uma troca de bike parcelada. Bem, nesse ponto quase todos sabem que acaba saindo mais barato vender a bike e comprar logo uma nova, mas...na vida real muitas vezes não temos grana para fazer isso. Se for o caso, tudo bem, faça do jeito que der. Mas considere a opção. Se você tiver paciência e disciplina para juntar a grana durante um ano e trocar tudo de uma vez, garanto que vale a pena.


4.      4. Fique atento às prioridades

Vai andar de guidon de carbono e rodas deore que pesam 2,4kg ? páre e pense...

Uma vez montado o “plano” para sua bike ideal, siga a lista de prioridades para conseguir o melhor retorno possível ao seu $$$. A seguir vai uma lista que organizei depois de muito experimentar com equipamentos diversos. Embora possa não servir para todos, acredito que dá bons resultados para a grande maioria dos casos. Voce deve seguir a lista de prioridades comprando o melhor que puder na ordem da lista, porém sem criar uma distância muito grande entre as peças (a corrente só é tão forte quanto o elo mais fraco) de modo que uma peça anule a vantagem da outra.

Ao seguir a lista, tenha em mente o plano e propósito da sua “bike ideal” e resista à tentação de gastar dinheiro com um componente que não esteja alinhado com esses objetivos.

1.      a) Pneu. É o único contato da sua bike com chão, precisa dizer mais ?  

 

2.      b) Rodas. Vou poupar os matadores de aula e dispensar as fórmulas de momento angular, etc e tal. Voce ganha velocidade com menos esforço usando rodas mais leves. Quanto mais longe do eixo você reduzir o peso, melhor (aro ->nipples ->raios->cubo->blocagem).

 

3.      c) Garfo. Um bom controle da bike depende da dianteira. Se for uma bike pro trabalho, vai de garfo rígido. É leve, rígido, desenvolve bem no asfalto e não dá manutenção. Garfos bons e ultraleves para competição custam caro, e, se o uso principal não for competir, dá para economizar uma boa grana pegando uma REBA no lugar de uma SID, ou uma FOX 32 usada.

 

4.      d) Passadores de marcha e cambios. Quanto melhores esses componentes, mais suaves e rápidas serão as trocas, e por mais tempo continuarão assim (resistência ao desgaste). Um conjunto que troca as marchas sem percalços torna a trilha muito mais prazerosa.

 

5.      e) Freios. Se você tem um bom conjunto de vee brakes experimente colocar sapatas de qualidade (ex: koolstop vermelha, ou “Salmao) e ajuste os freios corretamente (leve a um mecânico experiente que saiba fazer o ângulo correto “toe in” nas sapatas). Depois coloque conduites e cabos novos, de boa qualidade. Um vee brake de boa qualidade e bem ajustado freia muito. Se suas trilhas tem muitas descidas (ou você é muito pesado) o freio a disco pode ser uma opção interessante devido à sua modulação. Mas veja bem, estamos na posição 5 da lista ! Considere os discos depois de ter passado pelos demais itens.

 

Depois disso vem todo o resto. Alguns usuários certamente destacariam outros componentes, mas eu colocaria por último na lista: guidon, canote, selim**, mesa, caixa de direção...quem nunca babou numa Chris King ?

É claro que quanto mais leves/duráveis esses componentes melhor, mas se você seguir a lista de prioridades, terá mais desempenho por R$ gasto.

Lembre-se, tenha em mente o todo da bike que voce quer montar e siga à risca o plano.

É a melhor forma de não terminar o processo com uma caixa de peças na garagem...vários R$ a menos na conta bancária, e, o pior, ainda insatisfeito com a bike.


Gui Marques

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RodrigoPRM Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoPRM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 01:35
muito bom seu texto! estou nesse momento matutando como farei para diminuir o peso da minha bike e apesar de achar que é o quadro que está pesando, acho que se trocar as rodas consigo abaixar bem...estou com uma VZAN EXTREME, roda barata de 40,50 reais.....está com cubos deore 2012.....qual vc me recomenda que abaixe bem o peso?
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vynnycyhus Ver Drop Down
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boa, gostei do texto, só acrescentaria uma coisa, na minha opinião antes dos garfos viria o movimento central, eu tive uma bike com o movimento central ruim e sinceramente desistimulava você de andar, a bike não rendia nada, mais nada mesmo, e por ser uma peça relativamente barata (tem movimento central shimano cabeça quadrada por 30 reais) é uma peça que nao vale a pena economizar.
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luia Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 05:17
Originalmente postado por vynnycyhus vynnycyhus escreveu:

boa, gostei do texto, só acrescentaria uma coisa, na minha opinião antes dos garfos viria o movimento central, eu tive uma bike com o movimento central ruim e sinceramente desistimulava você de andar, a bike não rendia nada, mais nada mesmo, e por ser uma peça relativamente barata (tem movimento central shimano cabeça quadrada por 30 reais) é uma peça que nao vale a pena economizar.

De fato.
É terrível pedalar com aqueles "tec tecs", ou com medo que o movimento central quebre..
Experiência própria! Wink


Mas parabéns pelo texto, está ótimo.
São "ups" baratos, que certamente deixam a bike muito melhor.. e o pedal mais prazeroso, por consequência :)
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stevenson Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stevenson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 05:34
Bom texto.....bem esclarecedor.
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shayne Ver Drop Down


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Muito bom o tópico como iniciante ja me ajudou muito estava indo em outra direção  
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pedrozaha Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrozaha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 08:56
movimento central é sinistro mesmo.... e olha q um mecânico me disse, 'sabiamente, um dia desses que ''não faz diferença o movimento central'' (sic)...
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Gui Marques Ver Drop Down
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Veja que eu não coloquei o quadro na lista dos upgrades. Bom, o quadro seria o item "zero", é a fundação da bike.

Voce nunca vai ficar satisfeito com upgrade nenhum se começar com um quadro que não lhe agrada. O quadro ideal não é necessariamente o mais leve, veja também a geometria, rigidez, qual o curso de suspensao ele aceita (alguns quadros tem geometria acertada para 80mm, outro para 100 ou 120) e, principalmente, o tamanho adequado.

Antes de partir para as rodas, certifique-se se voce está ou não satisfeito com o quadro atual. Se NÃO estiver satisfeito, guarde a grana e troque o quadro antes.

Gui Marques


Originalmente postado por RodrigoPRM RodrigoPRM escreveu:

muito bom seu texto! estou nesse momento matutando como farei para diminuir o peso da minha bike e apesar de achar que é o quadro que está pesando, acho que se trocar as rodas consigo abaixar bem...estou com uma VZAN EXTREME, roda barata de 40,50 reais.....está com cubos deore 2012.....qual vc me recomenda que abaixe bem o peso?
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Gui Marques Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gui Marques Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 14:39
Talvez ele estivesse se referindo aos movimentos centrais da Shimano. De fato, a menos que você rode uma quilometragem muito alta por ano, ou fique dando banho com jato d'água no coitado toda semana, mesmo um central Shimano no nível do Deore vai durar bastante.

Gui Marques


Originalmente postado por pedrozaha pedrozaha escreveu:

movimento central é sinistro mesmo.... e olha q um mecânico me disse, 'sabiamente, um dia desses que ''não faz diferença o movimento central'' (sic)...
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caioha Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 14:59
Nossa este seu texto veio em boa hr parabens.
Pois estou montando minha nova bike, logico td bem devagar e procurando o melhor para o que desejo.
Mais tem coisas que é fogo de comprar pra montar um bike e o tamanho da mesa 90, 100 ou 110 mm tem alguma dica como consigo saber o tamanho de mesa ideal para mim.
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Puga Ver Drop Down
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caro amigo Gui Marques, seu Post foi daqueles ¨ Direto ao assunto¨, vale tanto para iniciante até os profissionais. So acrecento um coisa para facilitar: Após definir seus objetivos, faça uma planilha do que deseja trocar, colocando as prioridades na troca...
valeu!!!!
um abraço
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lemarco Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 15:53
Originalmente postado por caioha caioha escreveu:

Nossa este seu texto veio em boa hr parabens.
Pois estou montando minha nova bike, logico td bem devagar e procurando o melhor para o que desejo.
Mais tem coisas que é fogo de comprar pra montar um bike e o tamanho da mesa 90, 100 ou 110 mm tem alguma dica como consigo saber o tamanho de mesa ideal para mim.
Pesquise sobre bike fit, acho que vai responder sua duvida (ou criar outras hehehe)
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Gui Marques Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gui Marques Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 16:23
Olha, o ideal mesmo é fazer um bikefit, como o Lemarco recomendou.

Se o bikefit não for viável pra voce, aqui vão algumas recomendações gerais. Atenção, não valem se o quadro for geometria Genesis ou G2 Gary Fisher.

Se voce tiver o corpo com proporções mais próximas à média (explicando, não tiver o torso ou braços muito compridos em relação às pernas) muito provavelmente 100mm será um tamanho "neutro" e dará bons resultados. 

Se voce gosta mais de descer, e prefere a bike mais "na mão", 90mm é bom. 

Se você prefere privilegiar as subidas, 110mm é um pouco melhor.


Agora, uma opção interessante é procurar uma bike shop (de preferencia onde voce vai comprar a maior parte das peças) e pedir ao mecânico alguns avanços usados emprestados (eles sempre tem um caixa cheia desse negocio) para testar na bike. Teste com 90, 100, 110 e veja o que mais lhe agrada (mas atenção para nao testar avanços com inclinacoes diferentes, senão não dá para comparar).

Gui Marques


Originalmente postado por caioha caioha escreveu:

Nossa este seu texto veio em boa hr parabens.
Pois estou montando minha nova bike, logico td bem devagar e procurando o melhor para o que desejo.
Mais tem coisas que é fogo de comprar pra montar um bike e o tamanho da mesa 90, 100 ou 110 mm tem alguma dica como consigo saber o tamanho de mesa ideal para mim.
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Gui Marques Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gui Marques Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 16:35
Tem um outro aspecto interessante sobre os upgrades que esqueci de mencionar.

Se voce planejar direito, seguir o plano e economizar grana, vai ter sempre algum sobrando quando quebrar algo inesperado na bike. Assim vai poder substituir a peça por uma de mesmo nível, mantendo a bike sempre no nível que voce quer. 

Se ficar toda semana torrando grana com upgrade sem sentido, voce pode ser pego de surpresa e ser forçado a comprar uma peça inferior por falta de grana, comprometendo todo o conjunto.

Nada pior do que voce estar pagando prestação a perder de vista daquele par de rodas UBER-caras, benzidas pelo papa, que estão muito além do resto da bike (mas pelo menos serviram para matar a galera da trilha de inveja né...) aí você leva um tombo na trilha e quebra o passador de marcha...

Se o cara tiver um pouco de bom senso e planejamento, dá pra transformar o processo de upgrade em algo divertido, no lugar de ficar estressando com dinheiro e eternamente insatisfeito com a bike.

Gui Marques


Editado por Gui Marques - 10 Abr 2012 as 16:36
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caioha Ver Drop Down
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Valeu galera pela dica.
Melhor opção vai ser o bike fit mesmo só vou comprar a mesa depois disso.
Mais dicas interessantes mesmo que vc postou, Como estou montando minha bike já tenho algumas partes quadro, suspa que acabei de comprar, cambio traseiro, e cubos falta apenas algumas partes, mais assim que ficar pronta posto aqui agradeço as dicas como sempre show
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caioha Ver Drop Down
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Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Originalmente postado por caioha caioha escreveu:

Nossa este seu texto veio em boa hr parabens.
Pois estou montando minha nova bike, logico td bem devagar e procurando o melhor para o que desejo.
Mais tem coisas que é fogo de comprar pra montar um bike e o tamanho da mesa 90, 100 ou 110 mm tem alguma dica como consigo saber o tamanho de mesa ideal para mim.
Pesquise sobre bike fit, acho que vai responder sua duvida (ou criar outras hehehe)

Valeu meu amigo já em uma ocasião me tirou uma duvida de uma suspa que me foi muito util, que por sinal deixei de comprar e agora comprei uma na medida certa para o que desejava 
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FPavão Ver Drop Down
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Muito bom o tópico. Só discordo da parte do mov. da direção. Já me incomodei muito por não fazer esse up.

Acho que vou criar um sobre bicicletas novas de entrada, já que tem muita gente perguntando sobre elas também.
Fernando Pavão
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lemarco Ver Drop Down
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Originalmente postado por caioha caioha escreveu:

Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Originalmente postado por caioha caioha escreveu:

Nossa este seu texto veio em boa hr parabens.
Pois estou montando minha nova bike, logico td bem devagar e procurando o melhor para o que desejo.
Mais tem coisas que é fogo de comprar pra montar um bike e o tamanho da mesa 90, 100 ou 110 mm tem alguma dica como consigo saber o tamanho de mesa ideal para mim.
Pesquise sobre bike fit, acho que vai responder sua duvida (ou criar outras hehehe)

Valeu meu amigo já em uma ocasião me tirou uma duvida de uma suspa que me foi muito util, que por sinal deixei de comprar e agora comprei uma na medida certa para o que desejava 
Por nada, o fórum é pra isso mesmo, um ajuda o outro e todo mundo aprende um pouco mais. Claro que as vezes tem algumas discursões mais acalouradas e algumas pegações no pé, mas no geral a coisa vai bem.
Que bom que a suspa deu certo.


Editado por lemarco - 10 Abr 2012 as 18:25
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Osvaldo de Souza Ver Drop Down
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Bem que a Vida poderia ser sempre assim cheio de pessoas gentis, preocupadas com o proximo sempre tentando ajudar isso é muito bom faz agente acreditar que um dia tudo vai ser melhor. Gostei do Post e mais ainda dos contribuintes do post parabéns a todos, continuem assim...

Viva intensamente cada segundo de sua vida!
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Gui Marques Ver Drop Down
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A vantagem do bikefit é que voce vai acertar nao apenas o avanço, mas toda a posição na bike, incluindo assento, espaçadores na espiga do garfo e até a posição do taco na sapatilha.

Então, faça valer a sua grana pergunte tudo isso ao profissional quando for fazer o fit.

Gui Marques



Originalmente postado por caioha caioha escreveu:

Valeu galera pela dica.
Melhor opção vai ser o bike fit mesmo só vou comprar a mesa depois disso.
Mais dicas interessantes mesmo que vc postou, Como estou montando minha bike já tenho algumas partes quadro, suspa que acabei de comprar, cambio traseiro, e cubos falta apenas algumas partes, mais assim que ficar pronta posto aqui agradeço as dicas como sempre show
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caioha Ver Drop Down
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Originalmente postado por Gui Marques Gui Marques escreveu:

A vantagem do bikefit é que voce vai acertar nao apenas o avanço, mas toda a posição na bike, incluindo assento, espaçadores na espiga do garfo e até a posição do taco na sapatilha.

Então, faça valer a sua grana pergunte tudo isso ao profissional quando for fazer o fit.

Gui Marques



Originalmente postado por caioha caioha escreveu:

Valeu galera pela dica.
Melhor opção vai ser o bike fit mesmo só vou comprar a mesa depois disso.
Mais dicas interessantes mesmo que vc postou, Como estou montando minha bike já tenho algumas partes quadro, suspa que acabei de comprar, cambio traseiro, e cubos falta apenas algumas partes, mais assim que ficar pronta posto aqui agradeço as dicas como sempre show

Com certeza Gui Marques afinal e para isso que serve o bike fit tirar nossas duvidas e colocar numa posição mais confortavel para o pedal, mais queria chegar lá com mesa comprada mais isso sem problemas arrumo uma aqui pra deixar na medida hehehehe
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Oliva Ver Drop Down
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só um adendo no excelente tópico, há upgrades que são realmente upgrades independentemente de quanto se vá gastar em uma nova bike...

Creio que os exemplos mais clássicos são pneus e selim.
Nenhuma bike vendida por aqui, por mais cara que seja, vai vir com selim brooks por exemplo...
Assim como vai ser MUITO difícil achar uma com pneus schwalbe marathon... Ou até com pneus dobráveis.
Então esse tipo de upgrade merece uma atenção especial, já que provavelmente são peças que você vai carregar de bike pra bike independentemente de qual comprar.
É nóis que avoa pedalando de boa.
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Gui Marques Ver Drop Down
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Um comentário adicional sobre a lista de prioridades.

Como eu coloquei lá encima, a lista não é perfeita para todos.

Por exemplo, em algumas situações pode ser interessante trocar o garfo antes das rodas. Eu sempre fiz assim em todo upgrade.

Ciclistas que gostam de trilhas mais técnicas e valorizam mais o controle da bike sobre o peso sempre acabam trocando a suspensão antes de qualquer coisa. 


Gui Marques
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dupedal Ver Drop Down


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manaus-am
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parabéns  Gui "master" Marques !!!
este forum foi meu guia quando "upei" de uma caloi aluminum para uma da bomb tora-bora xc que hoje está toda xt com suspa rs reba race .
toninho du pedal

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zeca Ver Drop Down
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são paulo - sp
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Moderadores, "Melhores Tópicos" já!
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