| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Upgrade x Bike Nova
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Upgrade x Bike Nova

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Tiollops Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Set 2019
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:1
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Tiollops Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Upgrade x Bike Nova
    Enviado: 23 Set 2019 as 01:21
Fala pessoal, beleza ?

Estou com algumas dúvidas e preciso de ajuda, gostaria que alguém me ajudasse a pensar no que fazer, então vamos lá!

Tenho uma GROOVE SKA 70 aro 29 modelo do ano de 2018, quadro tamanho 19, a bike está com a configuração original de fábrica.(Grupo Shimano Altus 3x9 com o cambio traseiro Alívio, Suspensão Suntour XCM30 com trava no guidão, freios shimano M315 com rotores 160mm Obs: o trocador de marcha e o freio são integrados e pneus Choayang 2.0 atrás e na frente. (14kg a bike).

O que eu to pensando em fazer:

A primeira ideia é trocar o pedivela Altus de eixo quadrado de 3 velocidades (22/30/40) por outro da Altus de 2 velocidades (22/36) com sistema de hollowtech, eu pensei em mudar pra aliviar o peso de uma coroa, aliviar peso e sair do sistema de eixo quadrado que é algo do período jurássico, depois disso eu quero colocar uma suspensão manitou Markhor (aquela da espiga azul) ou uma KAPA RC6, ambas a ar e óleo e bem mais leves, depois um pneu 2.20 cravudo na frente pra ter mais estabilidade, um disco de 180mm na frente e um banco confortavel, se eu fizer isso com a suspensão manitou eu gastaria aproximadamente R$2.250, se for com a kapa é 500 reais a menos;

A segunda ideia seria vender essa minha groove e comprar outra bike melhor, Pensei em uma oggi 7.3 modelo 2020 ou uma caloi elite 2020 ou uma sense impact pro 2020.

O que me faz ficar em dúvida é o seguinte: vendo a minha e junto mais grana pra pegar uma 2020 melhor ou faço os upgrades ? (eu tentei vender a minha por 2200 reais e tive dificuldades) Se eu vender a minha por esse valor eu vou ter que completar aproximadamente 4000 reais e isso é mta grana, por outro lado faço os ugrades, mas se fizer ainda vou continuar com uma bike de freio basico, suspensão de mola, pesada e sem boost e rodas relativamente pesadas. Com ops Ups a bicicleta não emagreceria muito não, já a bike nova eu conseguiria algo na casa de 12kg.

Ou seja Gasto mta grana pra pegar algo mais refinado(bike nova) ou gasto menos pra pegar algo mais ("simples") ???

Sou Amador e me considero peba, porém, gosto de pedalar. Faço pedais mistos de aproximadamente 50 km (geralmnte asfalto e estradões de terra).

Uma vez eu estava conversando com umas pessoas na internet e ouvi as seguintes frases: Não é pq o cara é iniciante que ele tem que andar com bicicleta básica e pesada, já ouvi também que os iniciantes não precisam de coisas como suspeões a ar e eixo boost ou bicicleta "leve".

O que vcs acham disso tudo ? agradeço a ajuda de vcs e desculpem pelo longo texto!

Obrigado!
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Mai 2014
Natal/RN
Desconectado
Mensagens:1984
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Set 2019 as 07:55
compre uma speed, guarde a antiga para mtb.

bicicletas são para fazer coleção mesmo...

brincadeiras a parte, gastar isso tudo na bike não vai valorizar ela muito... você vai usar esse dinheiro e vai perder depois na venda. Não vejo sentido em trocar a pedivela para 2x (se vier ok é bom, gastar pra isso é... não vale a pena) suspensão ok, dá uma melhorada boa mas é uma pancada.

O que você tem que pensar é o seguinte, se vc fizer isso quanto tempo vai ficar com a bike? vai valer a pena? se vc vender a sua por 2000 e pegar a SL329 sx por 5000 ou a GT expert por 4000 não vai ser melhor? olhe abaixo, por 4000 você teria quase tudo que vai ter na bike velha com um quadro melhor.


meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
christianmdt Ver Drop Down


Registrado: 08 Out 2017
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:943
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de christianmdt Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Set 2019 as 08:39
essas opinioes que perde muito na venda sao totalmente inuteis.
quem compra bike pensando em vender?
o garoto nao perguntou se valoriza ou nao a bike, mas o que ficaria melhor na pedalada dele.


respondendo: nao faria nenhum dois dois. pedale a bike que tem...esses ups ou a mudanca da bike nao farao tanta diferenca.
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Out 2015
são paulo
Desconectado
Mensagens:705
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Set 2019 as 09:19
Vou te falar para uso misto e trilhas, Trocar suspensão vale a pena, mais leve e uma leitura absurdamente melhor, de quebra ganha uma leve diminuição do peso da bike.

Nao vejo vantagem em trocar o 3x para 2x, sem trocar o cassete, esse não é um bom upgrade se for somente sair do 3x para o 2x, principalmente se for um cassete de 9v de 11x36. Se for 8v vai passar raiva, se for 10v dependendo da relação do cassete valha a pena.

A troca do pneu e do freio melhora muito o desempenho, mas um pneu maior, gera mais peso, em uma das minhas faço alguns testes, tenho pneus tubless que pesam modicos 980g cada, e tenho pneus de kevlar que nao chegam a 520g é uma diferença absurda de rendimento, mas perde muito a "segurança" nos de kevlar, eles "dobram" nas curvas perigosamente.

Bike não é investimento, é hobby e como todo hobby voce perde dinheiro, mas ganha "experiências".

Cada um tem uma solução de acordo com seu bolso, geralmente quem fala esse papo de que bike boa pra iniciante é bobagem, geralmente tem a grana mais curta, ai a prioridade muda, tenha em mente que menos peso na bike ajuda um pouco, mas antes de tirar peso da bike, tire de você treinando mais, é mais barato e voce vai se divertir mais.



Editado por hurry-gurits - 23 Set 2019 as 09:21
scott single track 95 cromo
khs 204 full 2012 - R.I.P.
khs sixfifty 2500 - 2014
Mongoose XR PRO - 2016
GT Sanction Pro - 2015
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Conectado
Mensagens:384
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Set 2019 as 10:37
Duas situações:

- Tem todo o dinheiro disponível neste momento? Venda sua bike e compre outra com configuração melhor, de preferência USADA. 

- Não tem todo o dinheiro disponível no momento? Vai fazendo os UPs na sua bike, seguindo essa linha:
1: Selim;
2: Suspensão;
3: Freios;
4: Pneus e rodas (quando terminar a vida dos itens atuais);
5: Câmbio/K7/Pedivela (somente quando moer os atuais e necessitar troca);

Movimento central tu não irá ganhar quase nada de performance trocando um ponta quadrada para um hollowtech (no seu uso é claro, não competitivo) e ainda perderá em durabilidade.

Outros itens como passadores, guidon, canote, etc... Desperdício de dinheiro para uso recreativo/entusiasta.

Quanto ao eixo "boost", não tem necessidade para seu uso em "estradão". Eixo boost começa a valer em uso mais pesado.


Voltar para o topo
edvar Ver Drop Down


Registrado: 02 Jun 2016
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:88
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de edvar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Set 2019 as 13:04
na MINHA opinião, nunca vale a pena a grana gasta pra fazer muitos upgrades na bike.

melhor negocio é "empurrar" sua bike como parte do pagamento na bike com as peças que vc quer ou a que tiver mais perto disso.
ai fica faltando as vezes um aro, uma suspensa que vc pode usar a que vier na nova como moeda de troca tbm e economizar granas.

vc mesmo disse ai, vai gastar uma nota e continuar com uma bike sem boost, talvez sem tapared e outra tecnologias e geometrias que as novas bikes tem.

Sense Impact Pro
Voltar para o topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Out 2017
Santo André-SP
Desconectado
Mensagens:390
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael88 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Set 2019 as 13:02
Se nenhuma bike nova (montada) te agrada 100%, o que vc pode fazer é um upgrade/troca de bike.

Vá fazendo os ups conforme tiver tempo ($$$), mas já pensando na compatibilidade com um quadro futuro que te agrade (p.ex.: seria besteira pegar uma suspensão com espiga reta agora se o futuro quadro for cônico), ao mesmo tempo em que junta uma grana.

Eu manteria as peças antigas guardadas e, quando fechar o conjunto/grana p/ fazer toda a troca, "remonte" a bike antiga na configuração original e a venda, ao mesmo tempo em que compra os peças faltantes p/ montar a nova.

Financeiramente pode sair mais caro que uma bike pronta, porém essa que for montada terá exatamente as peças que vc quer, o que pode não ocorrer numa bike pronta (sempre há o sentimento de trocar uma peça X ou Y).
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   


Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.