Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upgrade SPZ Rockhopper
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upgrade SPZ Rockhopper

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
victorhpr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2022
Belém
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victorhpr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upgrade SPZ Rockhopper
    Postado: 01 Jun 2022 as 21:05
Fala galera, beleza? Sou relativamente novo no esporte (ciclismo/mountain bike) e gostaria da ajuda de vocês. Meses atrás comprei uma Rockhopper sport com grupo Shimano altus fechado seminova (9 velocidades,cassete 11-36 e câmbio dianteiro) e já está quase na hora de trocar devido ao desgaste. Quero colocar um grupo Sram nx e queria saber o que devo comprar/trocar em relação a cubo, movimento central e pedivela. Me ajudem, por favor
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2022 as 23:50

Sua transmissão atual é 2x possivelmente com coroas 36-22 e cassete 11-36 9v que possui uma boa gama de marchas, de leve a pesada.

Se mudar para 1x12 com SRAM NX Eagle com coroa 34 e cassete 11-50, vai faltar marcha leve para subir morro com forte e longa inclinação e pesada para velocidade no plano e descida.

Mesmo que você queira mudar o pedivela para 1 coroa só (1x), eu acho melhor o grupo Shimano M5100 com cassete 11-51 de 11v.

Em ambos os casos, o menor cog do cassete é de 11 (ONZE) dentes

Na minha opinião, só vale mudar para 12v se usar um cassete com cog menor 10 (DEZ) dentes e isso exige a mudança no cubo da roda para um que tenha freehub padrão xD SRAM ou Microspline Shimano.


Voltar ao Topo
AndreKC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:616
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar AndreKC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2022 as 23:52
Essa Rockhopper vem com central ponta quadrada e pedivela sem coroas removíveis, então precisará de um pedivela para 1x e central compatíveis. O mais recomendado é adquirir o kit inteiro Sram

Pedivela eu optaria por um SX Dub, pq é mais barato e a diferença pro NX é praticamente nenhuma além de um ganho marginal no peso

Se você optar por um cassete 11-50 não precisará trocar os cubos, se optar por um 10-50 precisará de um freehub padrão XD

Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 03:01
Pondere a necessidade do upgrade. As Spz basicas tem freios e suspensoes limitantes. Um upgrade que contemple tudo pode superar o valor da bike facilmente e por vezes, um upgrade de bike e mais viável.

Considere que um grupo de 12v tem manutenção muito mais cara. Pode ser tarde pra se arrepender.

Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1089
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 10:18
Essa rockhopper deve ser o mesmo modelo que eu comprei a um tempo atrás, mas eu comprei pq queria o quadro dela, mais atualizado que o meu Active da First.
Na minha bike antiga eu estava usando um Deore M6100 com cassete 11/52 da Sunshine e pedivela 34, que foi tudo migrado pra Rockhopper com sucesso e a bike ficou animal. Inclusive o chainstay é mais curto o que sobrou corrente, coloquei uma coroa 36 pra testar a perna e ai ajustou.
Conjunto 1x12/11 vc sempre vai perder de um lado pra ganhar do outro, a menos que tenha grana pra pegar um cassete 10/51, ai vc faz tudo de boas com uma 34. Mas mesmo uma coroa razoavel exige mais capacidade física do ciclista. Vc sai de uma relação com coroas pequenas e ir pra coroas maiores e isso acaba pesando um pouco, mesmo que a relação seja parecida na divisão.

Um exemplo, eu já subi usando bike com 34/50, a divisão é 0,68. E hoje usando uma relação 36/52 divisão 0,69, praticamente a mesma, porém com a 36 é preciso fazer mais força pra girar na mesma cadência do 34. Então mesmo sendo a mesma relação de marchas o tamanho das coroas influencia sim. Vc perde na alavanca que se faz no pedivela.

Mas acredito que vc consegue por um M6100 na sua bike de boas, só usar um cassete 11/50 ou 11/52, a Sunrace tem um 11/51, todos de 12v. E a troca de marchas não fica devendo nada pra um original. O Sram já é mais chato pq não aceitam cassete maior que 50 dentes, a não ser os mais novos. E pelo custo benefício eu ainda acho um SLX mais em conta que o NX. Sram eu só cogitaria do GX pra cima, ai fica boa e cara a brincadeira.


Editado por Pabloebani - 02 Jun 2022 as 10:22
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1089
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 10:26
Outra coisa que seria viável e interessante.
O quadro da Rockhopper é bem honesto pra geometria, ele é um bom quadro então acho válido fazer certos upgrades.
Em termos de relação é interessante trocar o pedivela por um integrado e terá de trocar o movimento central tbm.

Uma relação massa e depois uma suspa a ar já da vida a bike. E nem precisa ser a melhor suspensão do mundo. A minha veio com uma Suntour XCT que foi pra bike da patroa. Recebeu uma RST Aerial.


Editado por Pabloebani - 02 Jun 2022 as 10:28
Voltar ao Topo
victorhpr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2022
Belém
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victorhpr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 19:57
Fala Furukawa,beleza? É isso aí mesmo, mi na transmissão é 2x com cassete 11-36 9v.

Sobre a falta de marchas leves e pesadas aqui em minha cidade não temos morros, pedalo somente em asfalto e estradão, infelizmente. Caso eu sinta a falta marchas pesadas no plano, uma possibilidade seria uma coroa de 36, certo?

Irei estudar a possibilidade de colocar um cassete com menor cog com 10 dentes, mas caso eu não queira trocar de cubo eu consigo colocar o cassete com menor cog de 11 dentes (nesse caso trocaria só o freehib?)?
Voltar ao Topo
victorhpr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2022
Belém
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victorhpr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 20:00
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Sua transmissão atual é 2x possivelmente com coroas 36-22 e cassete 11-36 9v que possui uma boa gama de marchas, de leve a pesada.

Se mudar para 1x12 com SRAM NX Eagle com coroa 34 e cassete 11-50, vai faltar marcha leve para subir morro com forte e longa inclinação e pesada para velocidade no plano e descida.

Mesmo que você queira mudar o pedivela para 1 coroa só (1x), eu acho melhor o grupo Shimano M5100 com cassete 11-51 de 11v.

Em ambos os casos, o menor cog do cassete é de 11 (ONZE) dentes

Na minha opinião, só vale mudar para 12v se usar um cassete com cog menor 10 (DEZ) dentes e isso exige a mudança no cubo da roda para um que tenha freehub padrão xD SRAM ou Microspline Shimano.




Fala Furukawa,beleza? É isso aí mesmo, mi na transmissão é 2x com cassete 11-36 9v.

Sobre a falta de marchas leves e pesadas aqui em minha cidade não temos morros, pedalo somente em asfalto e estradão, infelizmente. Caso eu sinta a falta marchas pesadas no plano, uma possibilidade seria uma coroa de 36, certo?

Irei estudar a possibilidade de colocar um cassete com menor cog com 10 dentes, mas caso eu não queira trocar de cubo eu consigo colocar o cassete com menor cog de 11 dentes (nesse caso trocaria só o freehib?)?
Voltar ao Topo
victorhpr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2022
Belém
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victorhpr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 20:03
Originalmente postado por AndreKC AndreKC escreveu:

Essa Rockhopper vem com central ponta quadrada e pedivela sem coroas removíveis, então precisará de um pedivela para 1x e central compatíveis. O mais recomendado é adquirir o kit inteiro Sram

Pedivela eu optaria por um SX Dub, pq é mais barato e a diferença pro NX é praticamente nenhuma além de um ganho marginal no peso

Se você optar por um cassete 11-50 não precisará trocar os cubos, se optar por um 10-50 precisará de um freehub padrão XD



Agradecido pela ajuda, André! A ideia é justamente essa, adquirir o jogo completo Sram. Pelas minhas pesquisas irei precisar de um movimento central padrão Sram dub BSA 29mm, certo?
Quanto ao cubo a ideia é optar por um cassete 11-50 justamente para não trocar cubos no momento, nesse caso meu cubo atual aceita numa boa o cassete 11-50?
Voltar ao Topo
victorhpr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2022
Belém
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victorhpr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 20:06
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Outra coisa que seria viável e interessante.
O quadro da Rockhopper é bem honesto pra geometria, ele é um bom quadro então acho válido fazer certos upgrades.
Em termos de relação é interessante trocar o pedivela por um integrado e terá de trocar o movimento central tbm.

Uma relação massa e depois uma suspa a ar já da vida a bike. E nem precisa ser a melhor suspensão do mundo. A minha veio com uma Suntour XCT que foi pra bike da patroa. Recebeu uma RST Aerial.



Penso da mesma forma Pablo, obrigado pelas dicas! Quando você trocou a relação da sua rockhopper para 1-12 você precisou mudar o cubo ou freehub?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 20:49
Tem 2 modelos de quadro, visualmente similares. O modelo Pro com tapered, traseira boost e aluminio E5 e o modelo basico sem boost e sem aluminio E5. As modelo 2021 em diante não são boost e todas tem quadro não-boost e com alumínio "comum", bem genéricas.

Alguns cubos aceitam apenas 10v e não são compatíveis com o padrao HG de 11 e 12v. Pode ser necessário trocar o cubo.

O movimento central e o uso de espacadores neste será diferente para o quadro boost e comum. A linha de corrente muda.

Fonsiderando que na minha região se encontra Rockhopper Pro 2x com SLX 2x10 e suspensão Rockshox Recon 32mm por R$6.000,00 ja com rodas Stout com aro mais largo e pronta pra tubeless, tem que ver se o upgrade vale a pena ou uma eventual troca é mais vantajosa.



Editado por dimas2dimas - 02 Jun 2022 as 20:50
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1089
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 23:29
Se for utilizar cassete 11/50 ou 11/52 utiliza o mesmo freehub HG padrão da Shimano, só troca se for colocar um 10 dentes.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1089
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 23:33
Mesmo as Rockhopper mais básicas, a minha no caso, modelo 2019, veio com rodas Stout já prontas para TBL, seria só montar. E o freehub dela aceitou cassete de 12v de boas. Mas foi um teste, como já tinha as minhas rodas MT500, acabei por colocar as Stout na bike da minha esposa. As Stout vinham montadas com cubos TX505, jamais trocaria meus MT500 por elas kk.Wink

Não sei os modelos mais novos, as vezes pra baixar o preço tiram alguns caprichos dos modelos anteriores.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 23:35
Originalmente postado por victorhpr victorhpr escreveu:

Fala Furukawa,beleza? É isso aí mesmo, mi na transmissão é 2x com cassete 11-36 9v.

Sobre a falta de marchas leves e pesadas aqui em minha cidade não temos morros, pedalo somente em asfalto e estradão, infelizmente. Caso eu sinta a falta marchas pesadas no plano, uma possibilidade seria uma coroa de 36, certo?

Irei estudar a possibilidade de colocar um cassete com menor cog com 10 dentes, mas caso eu não queira trocar de cubo eu consigo colocar o cassete com menor cog de 11 dentes (nesse caso trocaria só o freehib?)?


Sim, uma coroa 36 combinado com um cassete 11-50 ou 11-51 é muito bom, eu uso essa configuração na minha bike de treinos urbanos.

Nas minhas rodas Vzan Overland e Everest, os núcleos de cada roda aceitam cassetes 8, 9, 10 e 11v. Na roda Everest usei por muito tempo cassete 11-34 de 9v e depois instalei sem problema um cassete 11-50 e 11-51 de 11v. Para um cassete com cog menor de 10 dentes, realmente tem que trocar o freehub e existem 2 opções: xD da SRAM e Microspline da Shimano cada um com o seu respectivo cassete.

Alguns cubos traseiro que usam freehub padrão Shimano de cassetes até 11v
permitem a troca do freehub por um do padrão xD ou Microspline. É preciso conferir a marca e modelo do cubo traseiro para saber desse recurso.

Os meus cubos traseiros da Vzan Everest e Overland tem essa opção de troca mas é caro.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 23:41

Não sei se minha roda traseira com freehub padrão Shimano comum aceita cassete de 12v com cog menor de 11 dentes.

Pode até ser que aceite mas não vejo necessidade de usar um cassete 12v 11-50, 11-51 ou 11-52 pois estou bem satisfeito com o cassete 11v Shimano M5100 11-51.



Editado por furukawa - 02 Jun 2022 as 23:42
Voltar ao Topo
flaviosplatter Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2009
Guarulhos
Offline
Mensagens:1063
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flaviosplatter Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2022 as 00:21
Esse quadro vale muito a pena....Na minha coloquei sram 10v 38/24 - 11/36. Subi o pico olho Dágua em mairiporã e foi otimo o desempenho. Pode investir que vale....
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1089
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2022 as 09:16
Originalmente postado por flaviosplatter flaviosplatter escreveu:

Esse quadro vale muito a pena....Na minha coloquei sram 10v 38/24 - 11/36. Subi o pico olho Dágua em mairiporã e foi otimo o desempenho. Pode investir que vale....


Não fazia ideia e quando estava montando a bike no quadro da Rockhopper descobri a rota pra canote retratil, ai fiquei feliz mesmo, um quadro, diga-se, de entrada com uma rota pra canote é uma maravilha.Big smile
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X