| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Upgrade saber a hora de parar.
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

Upgrade saber a hora de parar.

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Gtsukamoto Ver Drop Down

sao paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gtsukamoto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Upgrade saber a hora de parar.
    Enviado: 08 Ago 2023 as 22:10
Olá amigos, 

Sou novo de pedal e comprei uma Cannondale trail 6, porém comecei a fazer alguns upgrades e não sei ate quando vale a pena.

As configuração de bicicleta: 

Quadro Cannondale Trail 6 - Smartform C3 Alloy - 1-1/8" - Cabeamento interno - 9x135mm;
Suspensão SR Suntour XCT - 100mm de curso - trava no ombro - 9x100mm;
Aro WTB SX19 - 32 raios - Parede dupla - Alumínio;
Pneus DSI Tires MTB 29x2.10;
Câmbio traseiro MicroShift Mezzu - 8 velocidades;
Câmbio dianteiro MicroShift;
Cassete Sunrace - 11-13-15-18-21-24-28-34 dentes - 8 velocidadades
Alavancas de câmbio MicroShift - 16 velocidades;
Freios Tektro - hidráulico;

Upgrades já efetuado:

Transmissão completo Deore 6100 1x12

Já investi R$4.900,00 na bicicleta, queria trocar os freios por Deore e a suspensão. mas tenho receio do aumento de custo e se realmente esta valendo a pena fazer os upgrades.

Sou novo de pedal, porem quero uma bicicleta apta para oq der e vier.

Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 07:04
Esse valor contempla os upgrades e a compra da bike?

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar para o topo
Gtsukamoto Ver Drop Down

sao paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gtsukamoto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 07:11
Sim,

Paguei R$2000 na bike
Coloquei pedal clip Shimano, Troquei os cubos por mt009 e troquei a transmissão completa por deore 6100 juntamente com pé de vela. Isso totalizou R$4.900.

Queria colocar os freios shimano deore ou xt e a suspensão.
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 08:05
Se a relação não estava gasta, já começou pelo upgrade errado, mas se grana não é problema, próximo passo é pneus, uma suspensão a ar( se for Absolute é downgrade tá), e depois freios( na minha opinião considerando que os freios trekkto são usáveis)

Se está preocupado em reaver seu investimento, está na atividade errada, bike é hobby, tudo que gastar nela será para investimento na sua qualidade/conforto/segurança de pedal e realização pessoal, só gente que não conhece bike valoriza upgrade, quando vc compra a bike, está comprando ela no estado, tanto faz que o cara gastou 6mil nela, ela não valoriza 20% desse gasto.

Pedal clip não é upgrade, é escolha, geralmente por falta de técnica com pedais flat, eu prefiro trilhas de pedal clip, apesar de ter a técnica, gosto da sensação de estar "preso" a bike

No mais, use a bike antes de sair torrando grana pra melhorar aquilo que efetivamente ainda não chegou ao limite de uso na sua técnica e/ou capacidade física.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 09:13
A ordem correta (ao meu ver), apesar de a maioria fazer errado, seria:

>> Pneus, rodas e tubeless;
>> Freios
>> Suspensão
>> transmissão

Pneus sempre ande com o melhor que teu orçamento suportar, pois é a peça de ligação entre você e o pavimento.

Boas rodas e pneus te permitem uma melhora na rolagem e aderência!

Bons freios garantem segurança: pode ser a diferença entre parar e arrebentar a cara.

Uma boa suspensão absorve melhor os impactos e de deixa "menos cansado" no final do pedal.

A transmissão é de longe o upgrade que menos agrega! 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 09:19
São bons upgrades os freios, Deore já fica muito bom. Acredito que se não compete em XCO ou coisa pior não precisa de um XT. Lembre-se que a manutenção é mais cara. PAstilhas Deore R$120 o jogo. Pastilhas Ice do XT R$180 cada freio. Tem um colega meu chorando por isso. Quiz freio "top", agora mantém né. Ou coloca as pastilhas do Deore mesmo e seja feliz.

A suspensão, pra valer a pena o upgrade, coloca no mínimo uma Suntour Raidon, Manitou Markhor, Proshock Onix, ou Judy. Menos que isso não valeria muito apena eu acho. E se possivel já com eixo 15mm pela melhor rigidez, caso não precise trocar o cubo dianteiro.

Depois disso é só ser feliz com a bike. Vai ficar caro no fim das contas, vai. Mas pelo preço que ela ficará no total vc não encontra bike alguma nova equipada com freios Deore. Tem bikes de R$10 mil sendo vendidas novas com MT200/410.

Editado por Pabloebani - 09 Ago 2023 as 09:21
Voltar para o topo
Solito Ver Drop Down

Tremembe SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Solito Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 12:22
O primeiro passo é andar uns meses nessa bike, como você disse, é novo no pedal, não sabe o que precisa...
Se usa mais no estradão, pneu com cravas pequenas e próximas, dando maior rolagem, se usa mais em trilha, pneus com cravas maiores e mais espaçadas, dando maior aderência no sujo...
Freio é segurança, mas dificilmente um iniciante vai precisar mais que um Shimano MT200 com discos de 180mm, manutenção MUITO simples e barata (eu uso essa configuração)...
Suspensão é o que disseram acima...
Valorização ???
Imagine que com esse R$ 5000 você poderia ter comprado uma bike muito superior, já com Deore 1X12, freios Shimano, quadro Boost e suspensão melhor...
A verdade é que mesmo com vários upgrades, dificilmente você encontra alguém que pague o valor da sua bike na loja, sem upgrade algum...
Vamos treinar, que sem "motor" a bike não anda...
Voltar para o topo
Gtsukamoto Ver Drop Down

sao paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gtsukamoto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 12:49
Entendo, fiz o upgrade na transmissão por conta de sentir muitos estalos e alguns gargalos ao passar a marcha, tbm estava me atrapalhando com 2x8, cheguei até estourar uma corrente por conta de passagem errada de marcha.

Não tenho objetivo de reaver o investimento, minha dúvida maior é se está sendo válido os upgrades.
Voltar para o topo
Gtsukamoto Ver Drop Down

sao paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gtsukamoto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 12:51
Entendo, troquei a transmissão devido a sentir que ela é muito frágil e estava me atrapalhando com 2x8 cheguei até estourar uma corrente devido a passagem de marcha errada.

Não tenho objetivo em reaver o investimento, mas saber se estou no caminho certo e a sequência de upgrades está correta.
Voltar para o topo
Gtsukamoto Ver Drop Down

sao paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gtsukamoto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 12:53
Não tinha pensando em trocar os pneus, senti que a bike pula demais.

Será que é devido a suspensão de mola ou pneus?
Voltar para o topo
Gtsukamoto Ver Drop Down

sao paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gtsukamoto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 12:55
Entendo, acredito que os freios vou optar pelo deore msm, xt acredito que para o meu uso é algo desnecessário.

Sobre a suspensão me ajudou muito, estava com dúvida sobre qual marca escolher, quase fui de absolut.
Voltar para o topo
Gtsukamoto Ver Drop Down

sao paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gtsukamoto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 12:56
O upgrade na bike ajuda no psicológico na hora do pedal kkkkk, ainda falta um pouco de perna porém a bike já tá bem encaminhada.
Voltar para o topo
Solito Ver Drop Down

Tremembe SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Solito Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 13:39
Originalmente Postado por Gtsukamoto Gtsukamoto Escreveu:

Vai primeiro no mais simples, pressão dos pneus...
Não existe um numero "magico", os fabricantes normalmente colocam na lateral do pneu a pressão sugerida de uso, tipo 35/52 psi, 32/55psi ou a somente a máxima, que varia muito, 45psi, 60psi...
Dá para ficar testando, pressão alta normalmente é interessante no estradão, mais baixas na trilha, trilheiro de pedra normalmente usam um pouco mais de pressão, e por ai vai...
Uma boa bomba com manômetro ajuda nessa hora, até você ter a sensação de que o pneu precisa de mais ou menos pressão, andando ou mesmo apertando com a mão...
Em tempo, pressão sugerida não é uma obrigatoriedade, muita gente usa (eu inclusive), menos pressão que a sugerida em alguns lugares...

Editado por Solito - 09 Ago 2023 as 13:41
Voltar para o topo
dmt06 Ver Drop Down

Brasília, DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dmt06 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 14:31
Pelo valor gasto e quantidade de peças trocadas, teria valido mais a pena comprar uma nova. É importante saber que nunca vale a pena trocar muitas peças de uma bicicleta, se esse for o caso é melhor partir para uma nova e vender a usada. 

Editado por dmt06 - 09 Ago 2023 as 23:19
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 16:24

Ajuste a pressão de maneira adequada e a Bike vai parar com isso.

https://silca.cc/pages/sppc-form

Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 16:49
Devia ter parado antes do Deore. Um Alivio 2x9 com freios hidraulicos já estaria de ótimo tamanho. Pra ir adiante tubeless vai caro, com pneus e aros tubeless custando mais 1k, boa suspensão vai pelo menos 1.5k, k7 e cubo microspline mais 1k, freios e discos 700 contos... e já vão ser mais de R$8.500,00 numa bike de espiga reta, quadro pesado, canote, selim, guidão e mesa praticamente genéricos e com resultado improvável.

O segredo e partir de uma boa base. O desejável é pelo menos quadro tapered, boost e aros tubeless, se possível todos equipamentos de qualidade superior.

Investir em quadro de entrada não vale a pena. Falo isso pois tenho uma Rockhopper Pro 2019 com 12.5kg, já com boost 141, RsRecon de 32mm, tapered e com Slx e freios MT200 e não invisto 1 real em upgrade pois não vale a pena e numa venda baloriza zero. Não vendo também pq me atende 100% do que preciso, a unica coisa que troquei foram os pneus para tubeless e só.

É difícil resistir a tentação de ter uma bike com componentes top, mas com o tempo a gente aprende se controlar.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
Davi Silva Ver Drop Down

Dublin
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Davi Silva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 16:53
Se você estiver fazendo esses ups em casa e tem as peças originais guardada, quando for vender coloca eles novamente, talvez consiga vender mais facilmente.

A realidade de cada pessoa é diferente e é difícil comparar. Pra mim por exemplo todas as bikes de entrada e intermediária vem com rodas e pneus questionáveis e se puder vender eles novos e investir em algo melhor já vai melhorar a bike pra caramba.

Relação eu só trocaria quando realmente precisar.
Kr >>> DV
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2023 as 22:32

O upgrade na bike ajuda no psicológico na hora do pedal kkkkk, ainda falta um pouco de perna porém a bike já tá bem encaminhada.

Cuidado, que o que tem que ajudar o psicológico, é a felicidade de rodar com sua bike, independente do que tem nela.... O equipamento principal é o ciclista, o resto da pra ajustar com o tempo
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BrunoRHCP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2023 as 07:40
Originalmente Postado por Pabloebani Pabloebani Escreveu:

São bons upgrades os freios, Deore já fica muito bom. Acredito que se não compete em XCO ou coisa pior não precisa de um XT. Lembre-se que a manutenção é mais cara. PAstilhas Deore R$120 o jogo. Pastilhas Ice do XT R$180 cada freio. Tem um colega meu chorando por isso. Quiz freio "top", agora mantém né. Ou coloca as pastilhas do Deore mesmo e seja feliz.

A suspensão, pra valer a pena o upgrade, coloca no mínimo uma Suntour Raidon, Manitou Markhor, Proshock Onix, ou Judy. Menos que isso não valeria muito apena eu acho. E se possivel já com eixo 15mm pela melhor rigidez, caso não precise trocar o cubo dianteiro.

Depois disso é só ser feliz com a bike. Vai ficar caro no fim das contas, vai. Mas pelo preço que ela ficará no total vc não encontra bike alguma nova equipada com freios Deore. Tem bikes de R$10 mil sendo vendidas novas com MT200/410.
Corrigindo "enquanto isso, é só ser feliz com a bike" LOL
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BrunoRHCP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2023 as 07:50

Qual seu peso e qual pressão está usando?

Não encha o pneu no posto de gasolina.

Procure/crie um vínculo com uma boa oficina e calibre seu pneu lá a cada 15 dias no compressor deles com manômetro ou na bomba de pé dele. Sempre que encher, aperte com o dedo e memorize essa sensação, com o tempo, você se guia pelo manômetro, mas confia mais no seu dedo e sabe o melhor para seu rolê. Se tiver $ compre uma boa bomba de mão com manômetro +-$150 ou uma de pé +-$250, assim vai ter sempre a calibragem correta e vai poder ir testando sem ficar refém de ninguém.
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BrunoRHCP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2023 as 07:51

Olá amigos, 

Sou novo de pedal e comprei uma Cannondale trail 6, porém comecei a fazer alguns upgrades e não sei ate quando vale a pena.

As configuração de bicicleta: 

Quadro Cannondale Trail 6 - Smartform C3 Alloy - 1-1/8" - Cabeamento interno - 9x135mm;
Suspensão SR Suntour XCT - 100mm de curso - trava no ombro - 9x100mm;
Aro WTB SX19 - 32 raios - Parede dupla - Alumínio;
Pneus DSI Tires MTB 29x2.10;
Câmbio traseiro MicroShift Mezzu - 8 velocidades;
Câmbio dianteiro MicroShift;
Cassete Sunrace - 11-13-15-18-21-24-28-34 dentes - 8 velocidadades
Alavancas de câmbio MicroShift - 16 velocidades;
Freios Tektro - hidráulico;

Upgrades já efetuado:

Transmissão completo Deore 6100 1x12

Já investi R$4.900,00 na bicicleta, queria trocar os freios por Deore e a suspensão. mas tenho receio do aumento de custo e se realmente esta valendo a pena fazer os upgrades.

Sou novo de pedal, porem quero uma bicicleta apta para oq der e vier.

Quando comprou a bike já pensava nos upgrades ou foi pesquisar isso/sentir essa necessidade só após adquirir a bike?
Voltar para o topo
fzpereira Ver Drop Down

Lages/SC
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de fzpereira Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2023 as 08:58
Originalmente Postado por BrunoRHCP BrunoRHCP Escreveu:

Quando comprou a bike já pensava nos upgrades ou foi pesquisar isso/sentir essa necessidade só após adquirir a bike?

ótima pergunta! se comprou a bike, usou por um tempo e ai sim sentiu a necessidade de trocar o grupo, show! vc teve uma usabilidade dela e viu que o microshift de 8v não estava mais lhe atendendo, então fez um upgrade justo e necessário para o deore 12v.

quanto aos demais ups... mano, se vc gosta da sua bike e está encaixado na geometria dela... faz o upgrades sim!!! obviamente sabendo que este "investimento" seu não terá o retorno desejado quando for trocar a magrela. porém nada vai substituir o seu prazer em estar/ter pedalado a bike do jeito que você montou e queria.

ainda vai uma baba de dinheiro, principalmente na suspensão. se estiver pegando no ali e está ciente das possíveis taxação, ainda sim está saindo mais barato do que pegar no BR.

no seu lugar, trocaria agora a suspensão. após colocaria umas boas rodas e pneus e por fim os freios.
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2023 as 11:06
Não existe limite até porque caro e barato é subjetivo.

Aqui no fórum já ví gente colocando sram eagle em uma cecizinha ou barra forte pra andar na ciclovia do parque. A bike é sua a grana é sua então vc que sabe.

O importante é lembrar que a bicicleta não faz o ciclista , é o contrário.

https://www.youtube.com/watch?v=zce4OVDb9Qw
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X