Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upgrade rodas Vzan Overland XCLI vale a pena ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upgrade rodas Vzan Overland XCLI vale a pena ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rmichaelsen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2015
Nova Petrópolis
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmichaelsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upgrade rodas Vzan Overland XCLI vale a pena ?
    Postado: 28 Nov 2016 as 12:49
Gente! Finalmente me decidi pelo combo de pneus Ardent/Aspen. Pois está chegando a hora de trocar os meus antigos (ainda são os originais da Merida). No entanto, tenho algumas dúvidas, pois preciso melhorar o desempenho nas subidas principalmente (aonde tenho mais dificuldade). 

Pedalo principalmente em estradões de terra, com algumas trilhas leves a moderadas, no máximo. Normalmente ficando ao redor dos 30km por pedalada.

1) Vale trocar as rodas originais da Merida, pelas VZAN OVERLAND XCLI (peso ao redor de 110kg)?

Ou seja, em pedais mais longos e nas subidas, essas rodas me darão alguma vantagem perceptível, em relação ao desempenho?

2) Realmente vale a pena o tubeless?? 
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2016 as 13:10
Quanto pesam suas rodas originais ? Esse é o primeiro ponto. Tente descobrir o peso para comparar, de preferência os aros.

O melhor lugar pra tirar peso da bike é na parte mais externa das rodas... ou seja, primeiro pneus, depois camaras, depois aros. É bem mais barato trocar pneus e câmaras do que aro, então tem que ver quanto tem de diferença.

Vai trocar as rodas pra no final economizar 50g em cada aro ? não vale... Mas que isso ? Depende... se já tá na hora de trocar as rodas também, etc.

Sobre tubeless... a vantagem é que você poderá usar pressão mais baixa sem furar pneu. E também, numa corrida, se o seu pneu furar, tem chance de remendar sozinho. Mas...  alguns pneus específicos são mais pesados e também o líquido mais fita selante pode pesar até mais que câmaras de ar leves. Na verdade, tem que pesquisar mais, essas coisas mudam todo ano e o pessoal faz muitas gambiarras. Também dá mais trabalho.

Então, sobre tubeless, avalie se você fura muito pneu. Se você compete. Se você gostaria de usar pressão mais baixa do que você já usa, etc.


Editado por Pedro Cury - 28 Nov 2016 as 13:10
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
rmichaelsen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2015
Nova Petrópolis
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmichaelsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2016 as 13:17
Vou pesar as rodas e ver a diferença. As overland dão em torno de 1900g. 

Quanto ao tubeless, não faço competição. E com câmara, uso ao redor de 37/40 de pressão.
Voltar ao Topo
rmichaelsen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2015
Nova Petrópolis
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmichaelsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2016 as 13:22
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Se você gostaria de usar pressão mais baixa do que você já usa, etc.

Qual a diferença em usar uma pressão mais baixa?
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2016 as 14:15
Originalmente postado por rmichaelsen rmichaelsen escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Se você gostaria de usar pressão mais baixa do que você já usa, etc.

Qual a diferença em usar uma pressão mais baixa?

Pressão mais baixa = fadiga menos o seu corpo por impactos + maior tração + maior rolagem dependendo do caso.

Masss... para estradão, se você não passa por buraqueira nem nada, uma maior pressão vai te dar maior rolagem. Em geral, quanto mais liso o terreno, mais vantagem em ter maior pressão.

Como eu não me importo com subidas e quero o melhor desempenho possível em descidas, considerando as descidas bem técnicas, eu prefiro usar o mínimo de pressão em que o pneu não vá furar ou dobrar... então, para pneus 29 x 2.3 eu uso de 21 a 23 psi.

Sim, é pouco, mas estamos falando de um pneu 2.3 montado em geral em aros mais largos. E eu tb peso 70 e andando em full suspension.

Pressão é muito pessoal, mas é importante experimentar. O seu estilo de pilotagem, peso, etc, pode mudar muita coisa. Faça uns rolés experimentando 5 psi a menos de cada vez... ve como vc se sente e se conseguir medir o desemepnho, melhor ainda!
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
rmichaelsen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2015
Nova Petrópolis
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmichaelsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2016 as 16:17
Valeu! Trilhas mais técnicas, subidas ou descidas ainda me intimidam (e deixam com medo mesmo kkkk). Acho que vou primeiro trocar os pneus e ver a diferença de cada mudança. Se mudar tudo de uma vez, fica mais difícil de avaliar.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2016 as 15:56
Originalmente postado por rmichaelsen rmichaelsen escreveu:

Valeu! Trilhas mais técnicas, subidas ou descidas ainda me intimidam (e deixam com medo mesmo kkkk). Acho que vou primeiro trocar os pneus e ver a diferença de cada mudança. Se mudar tudo de uma vez, fica mais difícil de avaliar.

Questão de costume... o importante é que seja gradativo e com segurança...

Sim, avalia uma coisa de cada vez... e vale a pena dar uma brincada com a pressão.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
afonsogrf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2013
Niterói
Offline
Mensagens:308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afonsogrf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2016 as 15:37
Amigo, qual a sua bike? Eu tenho uma Merida tb e no futuro vou fazer up de rodas e já estou decidido pelas Everest.

Vi que você quer a Overland em função de seu peso certo? Caso não seja isso vai nas Everest, são mais baratas e mais leves.


Agora me diga sobre essa escolha de pneus, é o Maxxis 29x2.25 Ardent? Se for, pelo que pesquisei ele é de arame e custa em torno de 180 reais, é isso mesmo?

Caso seja, eu aconselharia a pesquisar mais, como já falaram o mais barato é diminuir o peso dos pneus, e pelo que vi estes pesam em torno de 770 gramas, além de terem cravos bem salientes e como vc disse que não faz trilha tecnica isso nao seria necessário.

Pneu leve com preço bom é o Continental Race King de kevlar, e se vc nao abusa nas trilhas vai com 29x2.0 que ja vai sentir uma rodagem melhor.

Existem câmaras leves também, mas pelo que já vi custam bem caro e são mais finas, não sei se valem a pena.


Sobre as rodas, as minhas também são pesadas, originais da Merida por isso pretendo trocá-las no futuro.

Algo que você pode ver para reduzir peso da bike, mas que não influenciaria tanto já que é peso estático é a suspensão.

A minha veio com uma Suntour e é bem pesadinha, se quer custo x benefício, as Proshock são excelentes, se não fizer questão de trava vc pega uma em torno de 950 reais e que pesa 1,8 kg, são muito leves, caso a sua suspensão seja simples vc vai diminuir 1 kg fácil ai.


É isso ai, avise das novidades, abraços!
Afonso,

https://www.instagram.com/afonsogrf/
https://www.strava.com/athletes/10471406

Niterói, RJ.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2016 as 14:29
tenho esses aros Overland, gostei deles. parecem resistentes, embora tenho usado até agora só na frente. .(pois a roda original giant quebrou e eu montei só o dianteiro pra repor). Ontem mesmo montei o aro traseiro na roda mas ainda não rodei com ele.

Não são tão leves mas por serem 21mm nesse peso acredito serem fortes. Montam tubeless fácil.

Só acho meio caro o que  a Vzan cobra pela roda montada,  e já que você é pesado, não pegaria as rodas Everest. Elas são leves por terem aros estreitos, e caso queira usar peneus maiores, podem sair do aro usando menos pressão.

por isso segue a sugestão: 

Par de aros overland = R$280 ja com frete no site vzan = ~1kg
Par de cubos novatec 771/772 = R$400 a R$500 no ebay =  ~440g
56 raios inox preto comum (se n me engano 292mm) =mais ou menos 1 real cada  R$56  =  ~430g com nipples

Valor entre 750 e 900, dependendo do custo de importação e da montagem. Peso em torno de 1850g e acredito serem muito resistentes se bem montadas.

se quiser reduzir mais uns 200g no peso pode comprar raios DT trefilados com nipples de alumínio, mas aí o custo benefício cai bastante. Nem sei quanto custa isso no Brasil, acredito que uns 400 reais só de raios.



Editado por TheLittle - 02 Dez 2016 as 14:57
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
S.Q.N. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2015
Paraná
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Q.N. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2016 as 18:35
TheLittle, sabe me dizer se o cubo Novatec de 28 furos aceita raios aero? Procurei umas fotos na internet e parece que de 24 e 28 furos aceitam, já o de 32 não.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2016 as 22:03
Originalmente postado por S.Q.N. S.Q.N. escreveu:

TheLittle, sabe me dizer se o cubo Novatec de 28 furos aceita raios aero? Procurei umas fotos na internet e parece que de 24 e 28 furos aceitam, já o de 32 não.


não sei.. os dois pares que tenho são 32 furos.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
kekeroseberg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
João Pessoa-PB
Offline
Mensagens:617
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kekeroseberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2016 as 17:50
Também estou curioso sobre as rodas Vzan Everest XCLI.

Atualmente uso rodas de fábrica Specialized Stout SL 29 (vieram na minha Epic HT de alumínio). O peso estimado segundo alguns sites é de 2.200g

Em alguns sites vi que o peso estimado do par de Vzan Everest XCLI é de 1835g. Seria uma diferença de peso razoável.

Peso 90 kg e já tive Vzan Everest. Adora o jogo de rodas, mas "aqui acolá" partia um raio traseiro. Por isso, estou cogitando a Vzan Overland XCLI. O único ponto contratário aparente para mim é estético. Ela só vem com cubo branco. Minha bike é toda preta.

Cheguei a pensar na Mavic Crossride modelo 2014. Alguns amigos possuem. Parece inquebrável. Contudo, não é muito mais leve que as Stout. Parece que pesam 2.000g.
Specialized Epic Hardtail 2017
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2016 as 07:38
Originalmente postado por kekeroseberg kekeroseberg escreveu:

Também estou curioso sobre as rodas Vzan Everest XCLI.

Atualmente uso rodas de fábrica Specialized Stout SL 29 (vieram na minha Epic HT de alumínio). O peso estimado segundo alguns sites é de 2.200g

Em alguns sites vi que o peso estimado do par de Vzan Everest XCLI é de 1835g. Seria uma diferença de peso razoável.

Peso 90 kg e já tive Vzan Everest. Adora o jogo de rodas, mas "aqui acolá" partia um raio traseiro. Por isso, estou cogitando a Vzan Overland XCLI. O único ponto contratário aparente para mim é estético. Ela só vem com cubo branco. Minha bike é toda preta.

Cheguei a pensar na Mavic Crossride modelo 2014. Alguns amigos possuem. Parece inquebrável. Contudo, não é muito mais leve que as Stout. Parece que pesam 2.000g.

eu acho que muita gente só olha peso total da roda sem considerar os componentes.

aros (folhas): um aro resistente com uma largura boa (21mm) vai pesar em torno de 480-500g, exceto se for alguma liga especial como no ZTR Crest. Mas o custo disso é alto, hoje no Brasil chega a custar entre 400~500 cada aro, sendo que um comum custa até 150. E já ouvi falar que o Crest não é tão resistente, então se você for pesado, esqueça aros super leves, especialmente se for andar em trilha.

raios: de inox comum custam entre 0.80 até 1.50 (varia de região) e pesam em torno de 7g cada no comprimento 290mm. Ou seja, um conjunto de 64 raios vai pesar em torno de 450g. Caso quiser tirar peso aí, tem que partir pro DT trefilado (butted) que pode chegar a 290g o conjunto. Novamente, o custo disso é altíssmo, e certos raios não são recomendados pra ciclistas pesados.

cubos: aí que a maioria das rodas pecam. Já tive par de cubos pesando de 600 a 850g o par, e isso é bem comum especialmente em bikes de entrada.
Você pode comprar no ebay os excelentes novatec 771/772 por 100 dólares, com várias opções de cores, furações e eixos. Pesam 430g o par, e com eles é possível até tirar 400g das rodas gastando muito pouco se comparado ao preço de rodas novas.

Vejo muita gente trocar os excelentes ZTR Rapid que vem em algumas bikes, montados com cubos mais simples, por rodas completas vzan everest, que tem aros finos e frágeis pra quem é pesado ou anda mais forte em trilhas. Bastaria trocar os cubos pra ter uma roda mais leve e continuaria muito resistente.


então, pra concluir, no seu caso eu tentaria descobrir quais são os componentes da roda. Talvez os cubos originais são muito pesados e trocando somente eles vai gastar pouco e continuar com a roda muito resistente. Se você estava quebrando raios da Everest eu não insistiria nela, o modelo XCLI vai continuar quebrando já que muda somente os cubos.



---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2016 as 07:51
vou repetir o que já disse em vários tópicos:

a tendência hoje é usar rodas mais largas, e isso além de melhorar o conforto e rolagem da bike permite usar pneus mais largos sem risco de sairem do aro em curvas mais fortes. algumas bikes de XC atuais vem com aros com 29mm de largura interna pra se ter uma idéia. Até as bikes de entrada estão vindo com rodas de 21mm de largura interna.

mas vejo que no Brasil as pessoas insistem em continuar comprando vzan everest que tem menos de 17mm de largura interna por que é leve. Sim, elas são leves, tem cubos de boa qualidade, mas o maior motivo de serem leves são os aros estreitos e com pouco material. segue a especificação dos aros:

Tamanho: 29" - 622 x 16,87mm

considero que a vzan esteja bem atrasada em relação ao que se tem no mercado hoje, e não sei o quanto eles conseguirão melhorar na largura dos aros sem aumentar muito o peso ou o preço. um exemplo são os aros Overland, que apesar de serem bem mais largos que everest (21mm) o peso não é lá muito competitivo, em torno de 500g por aro (sei por que tenho um par e pesei). A título de comparação o ZTR crest também tem 21mm de largura interna e pesa somente 380g. Aí que vem a "liga especial" que torna o aro muito mais caro, infelizmente.a

antes que os donos de everest me xinguem, eu compreendo que as rodas atendam bem principalmente por que maioria usa pneus 2.0 a 2.2, e a grande maioria dos usuários estão satisfeitos com as rodas.
Mas se fosse pra comprar uma roda HOJE eu tentaria seguir as tendências mais modernas dos aros mais largos, por isso não recomendo.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2016 as 10:06
Bom dia,

Só para dar um relato, tenho um conjunto de rodas ZTR Rapid com cubos SLX que vieram na Vitus 29.

Iniciei o pedal esse ano com 106kg e não deu outra, raios traseiros de qualidade duvidosa iam quebrando um a um à medida que eu "abusava" mais da bike. Veja que iniciei o pedal esse ano, e "abusar" era simplesmente aumentar velocidade e perde o medo nos estradões.

Depois de trocar 2 raios, decidi trocar todos os raios da roda traseira pelos DT Swiss Champion (o mais barato). Paguei 150 reais pelo serviço completo.

Nunca mais quebrou nenhum raio.

Aproveitando o tópico, esses cubos Novatec citados são melhores que o SLX? Eu ganharia em peso, somente?

flw
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2016 as 10:43
Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Bom dia,

Só para dar um relato, tenho um conjunto de rodas ZTR Rapid com cubos SLX que vieram na Vitus 29.

Iniciei o pedal esse ano com 106kg e não deu outra, raios traseiros de qualidade duvidosa iam quebrando um a um à medida que eu "abusava" mais da bike. Veja que iniciei o pedal esse ano, e "abusar" era simplesmente aumentar velocidade e perde o medo nos estradões.

Depois de trocar 2 raios, decidi trocar todos os raios da roda traseira pelos DT Swiss Champion (o mais barato). Paguei 150 reais pelo serviço completo.

Nunca mais quebrou nenhum raio.

Aproveitando o tópico, esses cubos Novatec citados são melhores que o SLX? Eu ganharia em peso, somente?

flw

bom é uma questão até meio polêmica..
não sei exatamente quanto pesam os SLX (uns 550~600?) mas a diferença de peso não seria tão significativa pois os novatec pesam em torno de 440g. Talvez ainda ganharia nos discos, pois os discos center lock devem ser mais pesados.

a questão polêmica é em relação aos cubos rolamentados vs esferas. eu não gosto muito de cubos shimano, mas tem quem prefira. eu prefiro rolamentados.
e também tem a questão dos eixos, com os cubos novatec 771/772 vc consegue colocar eixo QR e 15mm dianteiro (acho que até 20 se não me engano), e 135 QR, 135X10 e 142x12 na traseira, então são rodas bem vindas em um eventual upgrade de quadro e suspensão, só comprar o eixo novo.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
kekeroseberg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
João Pessoa-PB
Offline
Mensagens:617
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kekeroseberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2016 as 15:14
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por kekeroseberg kekeroseberg escreveu:

Também estou curioso sobre as rodas Vzan Everest XCLI.

Atualmente uso rodas de fábrica Specialized Stout SL 29 (vieram na minha Epic HT de alumínio). O peso estimado segundo alguns sites é de 2.200g

Em alguns sites vi que o peso estimado do par de Vzan Everest XCLI é de 1835g. Seria uma diferença de peso razoável.

Peso 90 kg e já tive Vzan Everest. Adora o jogo de rodas, mas "aqui acolá" partia um raio traseiro. Por isso, estou cogitando a Vzan Overland XCLI. O único ponto contratário aparente para mim é estético. Ela só vem com cubo branco. Minha bike é toda preta.

Cheguei a pensar na Mavic Crossride modelo 2014. Alguns amigos possuem. Parece inquebrável. Contudo, não é muito mais leve que as Stout. Parece que pesam 2.000g.

eu acho que muita gente só olha peso total da roda sem considerar os componentes.

aros (folhas): um aro resistente com uma largura boa (21mm) vai pesar em torno de 480-500g, exceto se for alguma liga especial como no ZTR Crest. Mas o custo disso é alto, hoje no Brasil chega a custar entre 400~500 cada aro, sendo que um comum custa até 150. E já ouvi falar que o Crest não é tão resistente, então se você for pesado, esqueça aros super leves, especialmente se for andar em trilha.

raios: de inox comum custam entre 0.80 até 1.50 (varia de região) e pesam em torno de 7g cada no comprimento 290mm. Ou seja, um conjunto de 64 raios vai pesar em torno de 450g. Caso quiser tirar peso aí, tem que partir pro DT trefilado (butted) que pode chegar a 290g o conjunto. Novamente, o custo disso é altíssmo, e certos raios não são recomendados pra ciclistas pesados.

cubos: aí que a maioria das rodas pecam. Já tive par de cubos pesando de 600 a 850g o par, e isso é bem comum especialmente em bikes de entrada.
Você pode comprar no ebay os excelentes novatec 771/772 por 100 dólares, com várias opções de cores, furações e eixos. Pesam 430g o par, e com eles é possível até tirar 400g das rodas gastando muito pouco se comparado ao preço de rodas novas.

Vejo muita gente trocar os excelentes ZTR Rapid que vem em algumas bikes, montados com cubos mais simples, por rodas completas vzan everest, que tem aros finos e frágeis pra quem é pesado ou anda mais forte em trilhas. Bastaria trocar os cubos pra ter uma roda mais leve e continuaria muito resistente.


então, pra concluir, no seu caso eu tentaria descobrir quais são os componentes da roda. Talvez os cubos originais são muito pesados e trocando somente eles vai gastar pouco e continuar com a roda muito resistente. Se você estava quebrando raios da Everest eu não insistiria nela, o modelo XCLI vai continuar quebrando já que muda somente os cubos.




Cara,

Muito obrigado pelas orientações quanto ao peso do Cubo. Vou dar uma olhada. E sai bem mais barato do que trocar um jogo de rodas todo.
Specialized Epic Hardtail 2017
Voltar ao Topo
S.Q.N. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2015
Paraná
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Q.N. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2016 as 13:02
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


considero que a vzan esteja bem atrasada em relação ao que se tem no mercado hoje, e não sei o quanto eles conseguirão melhorar na largura dos aros sem aumentar muito o peso ou o preço. um exemplo são os aros Overland, que apesar de serem bem mais largos que everest (21mm) o peso não é lá muito competitivo, em torno de 500g por aro (sei por que tenho um par e pesei). A título de comparação o ZTR crest também tem 21mm de largura interna e pesa somente 380g. Aí que vem a "liga especial" que torna o aro muito mais caro, infelizmente.a


Também considero o mercado nacional atrasado, mas o ZTR crest só serve de comparativo de peso, pois a resistência é péssima. Pra mim, no conjunto peso e resistência, a ZTR está muito atrás das Crank Cobalt ou Mavic Crossmax. 

VC pode montar o aro ZTR crest com qualquer configuração que ele não suportará mais de 100kg. Estou chutando alto 100kg, pq no mundo real quem compra um aro tão leve vai usar cubos e raios também leves, o que deixará o sistema super frágil. 

Peso do aro Crank Cobal 3: 441g
Peso do aro Mavic Crossmax: 425g



Editado por S.Q.N. - 30 Dez 2016 as 13:07
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2016 as 16:06
pois é, vejo esses aros rodando nas bikes da galera de xc e sempre tem um reclamando que entorta.
a verdade é que não existe milagre, não tem como ser super resistente sendo super leve.
talvez o q vai resolver a questão de peso vs resistência é o carbono mas o custo disso é alto, ainda mais numa peça tão sujeita a quebra como o aro
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
marcao Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Ago 2011
Curitiba, PR
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2017 as 09:25
Originalmente postado por S.Q.N. S.Q.N. escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


considero que a vzan esteja bem atrasada em relação ao que se tem no mercado hoje, e não sei o quanto eles conseguirão melhorar na largura dos aros sem aumentar muito o peso ou o preço. um exemplo são os aros Overland, que apesar de serem bem mais largos que everest (21mm) o peso não é lá muito competitivo, em torno de 500g por aro (sei por que tenho um par e pesei). A título de comparação o ZTR crest também tem 21mm de largura interna e pesa somente 380g. Aí que vem a "liga especial" que torna o aro muito mais caro, infelizmente.a



Também considero o mercado nacional atrasado, mas o ZTR crest só serve de comparativo de peso, pois a resistência é péssima. Pra mim, no conjunto peso e resistência, a ZTR está muito atrás das Crank Cobalt ou Mavic Crossmax. 

VC pode montar o aro ZTR crest com qualquer configuração que ele não suportará mais de 100kg. Estou chutando alto 100kg, pq no mundo real quem compra um aro tão leve vai usar cubos e raios também leves, o que deixará o sistema super frágil. 

Peso do aro Crank Cobal 3: 441g
Peso do aro Mavic Crossmax: 425g





O ZTR crest é para até 90Kgs.
Voltar ao Topo
RafhaCorreia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2015
V. da Conquista
Offline
Mensagens:280
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafhaCorreia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2017 as 09:26
Originalmente postado por marcao marcao escreveu:

Originalmente postado por S.Q.N. S.Q.N. escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


considero que a vzan esteja bem atrasada em relação ao que se tem no mercado hoje, e não sei o quanto eles conseguirão melhorar na largura dos aros sem aumentar muito o peso ou o preço. um exemplo são os aros Overland, que apesar de serem bem mais largos que everest (21mm) o peso não é lá muito competitivo, em torno de 500g por aro (sei por que tenho um par e pesei). A título de comparação o ZTR crest também tem 21mm de largura interna e pesa somente 380g. Aí que vem a "liga especial" que torna o aro muito mais caro, infelizmente.a



Também considero o mercado nacional atrasado, mas o ZTR crest só serve de comparativo de peso, pois a resistência é péssima. Pra mim, no conjunto peso e resistência, a ZTR está muito atrás das Crank Cobalt ou Mavic Crossmax. 

VC pode montar o aro ZTR crest com qualquer configuração que ele não suportará mais de 100kg. Estou chutando alto 100kg, pq no mundo real quem compra um aro tão leve vai usar cubos e raios também leves, o que deixará o sistema super frágil. 

Peso do aro Crank Cobal 3: 441g
Peso do aro Mavic Crossmax: 425g





O ZTR crest é para até 90Kgs.

Eu uso ZTR Crest com Raios Dt Champion c/ cubos XT. Já rodei +- 1500km e não tive nenhum problema de raio ou empeno. Meu peso 95/98KG.

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2017 as 10:01
faz trilhas?
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
RafhaCorreia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2015
V. da Conquista
Offline
Mensagens:280
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafhaCorreia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2017 as 10:06
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

faz trilhas?

Sim, no entanto não participo de competições. Mas a rolagem é muito boa.
Voltar ao Topo
bilneto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2015
Itarare
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bilneto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2017 as 11:21
bom dia galera do pedal.... estou ressuscitando um tópico aqui do grupo!!
Estou procurando um par de rodas pra minha bike e encontrei essa rodas novatec dragon com o peso de 1,6kg, essa roda aguenta ate quanto kg? ela é boa? o que vcs me indicam? tenho um 1,86 de altura e com peso de 100kg, essa rodas vai ser uma boa pra mim, ou vai me causar dor de cabeça no futuro? obrigado pela ajuda.

Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2017 as 17:16
Não conheço e não acha facil essa informação de peso.... mas com 100kg tem que ter cuidado mesmo, as Cobalt de um amigo não aguentaram...

Essa roda é bem estreita como as everest, depende do pneu pode ser ruim.
Voltar ao Topo
marcao Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Ago 2011
Curitiba, PR
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2017 as 21:11
Pessoal... sobre esse aro... quero colocar tubeless. Devo usar a fita de 21mm mesmo ou comprar uma maior? de 25 mm por exemplo?
Voltar ao Topo
guilhermemtb29 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Nov 2015
RS
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilhermemtb29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2017 as 09:18
Alguém ai já colocou essa roda completa Overland em trilhas mais pesadas e técnicas? To de olho num jogo de rodas mas não conheço ninguém que use e nenhuma opinião ou review na internet...
OBS: quero usar elas em bike Trail/AM
Voltar ao Topo
marcao Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Ago 2011
Curitiba, PR
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2017 as 09:25
Originalmente postado por guilhermemtb29 guilhermemtb29 escreveu:

Alguém ai já colocou essa roda completa Overland em trilhas mais pesadas e técnicas? To de olho num jogo de rodas mas não conheço ninguém que use e nenhuma opinião ou review na internet...
OBS: quero usar elas em bike Trail/AM



Guilherme, já fiz em trilhas bem pesadas e estou gostando bastante. O Cubo é excelente e não tive problemas com ele ainda, apesar de ter rodado uns 2mil km com eles e faço revisão bem constante.
O Aro é de 21, coloquei uma fita de 21 e está com tubeless. Coloco 35 de libra e está bem show no momento.
O aro desalinhou algumas vezes, mas de acordo com o mecânico é normal. Quando faço campeonatos sempre dá uma desalinhada. Quando vou normal é mais difícil acontecer.
Voltar ao Topo
guilhermemtb29 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Nov 2015
RS
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilhermemtb29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2017 as 09:34
Obrigado marcao! Esses desalinhamentos que me preocupam, sou muito cavalo nas trilhas kkk. Bem que a Vzan poderia fazer uma versão com 32 furos, nem que fosse só na traseira.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2017 as 09:40
não recomendo pra trilhas pesadas, enduro e DH.

ele é fraco pra isso.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rlandrade Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2018
BAHIA
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlandrade Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2018 as 21:33
TheLittle qual sua opinião sobre esses cubo novatec?
Querendo montar um par de rodas pensando neles.
Mais não conheço ninguém que use,pesquisando vejo bons relatos.
Voltar ao Topo
rlandrade Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2018
BAHIA
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlandrade Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2018 as 21:58
TheLittle qual sua opinião sobre esses cubo novatec?
Querendo montar um par de rodas pensando neles.
Mais não conheço ninguém que use,pesquisando vejo bons relatos.
Voltar ao Topo
Dhiogo_RJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mar 2010
RJ
Offline
Mensagens:296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dhiogo_RJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2018 as 19:32
Uso estas rodas com tubeless desde o início de 2016.
Recomendo muito!
Já andei com a pressão baixa e não deu nada nos aros.
MTB: TSW Pro Elite - 10.6Kg
Road: Caloi Strada R - 9.75Kg

https://www.strava.com/athletes/8609351
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X