Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upgrade dúvida sobre compatibilidade de peças
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upgrade dúvida sobre compatibilidade de peças

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
leo0oh Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Nov 2015
Tubarão/sc
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leo0oh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upgrade dúvida sobre compatibilidade de peças
    Postado: 19 Abr 2021 as 11:23
Bom dia a Todos

Estou estudando fazer um upgrade em minha bike,
porém restam algumas dúvidas, e se realmente valeria a pena.
Atualmente minha bicicleta está como veio original.

Caloi Moab
Quadro: Quadro de alumínio 6061 tratado, conformado, com suporte de freio a disco standard e gancheira removível
    Passadores: Shimano Alivio - M4000
    Suspensão dianteira: Rock Shox XC30 - 100mm com trava Guidão
    Mesa: MTB Alumínio 31.8x680mm
    Pneus: MTB - 29X2.10
    Manoplas: Velo
    Pedais: MTB - Gage de aço
    Caixa de direção: Semi integrado
    Pevidela: Shimano Alivio - 175mm - 40/30/22
    Roda:     
    Movimento central: Shimano - integrado
    Corrente: KMC - X9
    Selim: Selle Royal
    Cassete traseiro: 9 Velocidades 11/32 Shimano
    Canote: Alumínio - 27.2x400 mm
    Câmbio traseiro: Alivio RD-M4000SG 9V
    Câmbio dianteiro:Alivio FD-M4000          
    Freios: Hidráulico Shimano MT400

Gostaria de colocar um câmbio deore M6100 12v
segue relação de peças.

01 Câmbio Deore 12v M6100
01 Passador Deore 12v
01 Cassete Absolute 12v 11 / 50 ( escolhi esse cassete pq servirá no meu cubo)
se fosse usar o microspline teria que trocá-lo )
01 Coroa Narrow Wide
01 Corrente compatível

A questão é se esse cassete se sairá bem com esse Câmbio.

Ainda tenho alguns problemas que teria que resolver.
Para utilizar meu pé de vela terei que colocar uma Coroa Narrow Wide 34t.
E também teria que por manetes de Freio novos, pois os meus são integrados com os passadores.

A minha esposa tem uma Caloi atacama, pensei em até aproveitá-los e passar o meu kit alivio para a bicicleta dela... porém o freio dela não possui nenhuma referência nele, só sei que ele é Shimano Hidráulico, os manetes são muito parecidos com o do MT200, a questão é, será q são compatíveis com o meu mt400.

Enfim são muitas coisas para se analisar, mas minha dúvida maior seria se vale a pena esse investimento, eu paguei um preço muito bom nessa bicicleta R$ 3.000,00 a 1 ano atrás, e acredito que um investimento desse ia deixar ela bem legal, mas são algumas coisas para serem trocadas... Gostaria da opinião do pessoal mais experiente.

Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 12:26
Eu venderia a bicicleta e compraria outra, a suspensão Rockshox XC30 apesar de você não especificar, acredito que seja a mola, acredite, você vai sentir a necessidade de troca-la em seguida. Eu nunca utilizei componentes da Absolute, mas a galera comenta que não dura nada, imagina um cassete que desgasta facilmente. Se eu fosse você faria os cálculos, só em suspensão e grupo você gasta facilmente uns R$ 4.000,00 e ainda não teria componentes bons. Tem bikes muito boas que estão vindo com o Shimano Deore, como a Caloi Elite, Sense Impact Evo, Oggi 7.3, Audax ADX 400, Soul SL529, todas na faixa de 7 a 8 mil reais,  por falar nisso esse grupo é fantástico, único problema dele é a corrente que oxida rápido mas isso não é o suficiente para desaboná-lo de forma geral.
Voltar ao Topo
leo0oh Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Nov 2015
Tubarão/sc
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leo0oh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 13:50
Então também não sei dizer se é mola, e eu achei que com ela não precisava me preocupar,
tem se mostrado bem eficiente. kkkk'
Voltar ao Topo
dudaoklein Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2021
Igrejinha/RS
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudaoklein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 14:34
Na minha opinião esse nível de upgrade não vale a pena, vai ter custo, vai ter problemas de compatibilidade de peças, por exemplo os itens que você mesmo citou, como manetes de freios, pedevela uma coroa avulsa custa mais caro, ainda tem que ver o alinhamento da corrente, tem o chamado Q factor da caixa de centro, pois a coroa dianteira precisa alinhar com as traseiras, se for trocar o pedevela precisará trocar caixa de centro também, enfim... e depois de fazer tudo isso vai continuar com uma bike usada e simples, como o Guiomar citou, essa suspensão dianteira, apesar de ser Rock Shox é bem simples. Vale mais a pena vender essa Caloi e procurar uma outra bike pronta um nível acima, como Oggi, GT ou até mesmo uma Caloi Elite (a de alumínio) que aí terá um conjunto inteiro superior ao que tem hoje.
Voltar ao Topo
leo0oh Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Nov 2015
Tubarão/sc
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leo0oh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 15:18
no caso ali, eu usaria o mesmo pedivela Alivio, somente colocaria a coroa única, custa barato, mas ainda sim seria uma adaptação podendo não dar a centralização correta.
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 15:19
Como o pedivela tm 3 coroas, não deverá ter problemas de chainline.  
Eu fiz algo parecido na minha bike, tava na hora de trocar o cassete ea corrente, aí troquei cambio, passador, cassete e corrente, tudo M6000 1x10 (2 anos atrás), e o cambio antigo era um Torney TX. Coloquei um Pedivela triplo MT-300, tirei as coroas e coloquei uma Narrow Wide 32T e para mim funcionou tudo muito bem. O cambio tem trava, balança bem pouco a corrente.
Só acho que você vai gastar muito para não ter tanto ganho (Alivio x Deore), vai perder no Range de marchas (para mim não atrapalhou) e vai usar um cassete que pode prejudicar o funcionamento do conjunto.
Talvez a troca da bike seja melhor.
 
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
leo0oh Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Nov 2015
Tubarão/sc
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leo0oh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 15:34
É, acredito que esse seja o ideal mesmo, vou aguardar mais para frente,
e investir numa bike melhor.


Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 21:46
K7 só shimano, SRAM e Campagnolo....

Essas outras ai (sunrace, ztto, zrace, absolute, sunshine....) jogar $ fora.
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X