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Upgrade de grupo Shimano Alivio para Deore

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Maquarte Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Faz sentido usar no k7 menos que 11 dentes com duas coroas?


Faz! O cara que vem do 3x9 com coroa 42, vai sentir falta indo para um 2x9 com coroa 36 

Leigo no assunto, mas acho que uma final com 36/11 numa MTB já é mais que o suficiente, não?
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ghd Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 09:59
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Faz sentido usar no k7 menos que 11 dentes com duas coroas?


Não, mas a pessoa insiste que precisa ter um "ganho" no range pra justificar a mudança.
Eu não concordo. E aliás de que adianta um ganho que não faz sentido?


Atributos de qualidade de uma relação:

- Durabilidade/Custo
- Precisão/Funcionamento
- Escalonamento
- Range

Sair de um alívio 2x9 para um Deore 2x10, perde em durabilidade/custo (dura o mesmo e custa mais). Precisão e funcionamento fica empatado. Ganha no escalonamento. O RANGE é o atributo que desempata a decisão! 

A não ser que entre na avaliação o STATUS. O status de ter um DEORE é muito maior que um alívio, aí na roda de amigos vc fica mais bruto!

Precisão e funcionamento empata? Tá de sacanagem né?

O grande salto na Shimano sempre foi do Alívio pro Deore. É justamente onde separam os grupos recreativos dos demais.

Editado por ghd - 26 Nov 2020 as 09:59
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Farroupilha
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 09:59
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:


O ghd se refere especificamente no range.
Aliás, única perda de relação 1X é range, o resto só se ganha

Sim, o ganho que me refiro (e que inclusive está no tópico inicial) ou é em range ou em simplicidade de operação! dificilmente se consegue os dois!


Gabriel Pires
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gm1987 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 10:00
Agora essa mesma análise na troca de um alívio 2x9 por um deore 1x11

Durabilidade: Perde
Funcionamento: Ganha
Escalonamento: Ganha
Range: Perde

Como desempata isso? Colocando pesos em cada atributo. Qual o mais importante?

Pra min (e toda a torcida do flamengo), o funcionamento é o mais importante. Por isso ele tem maior peso na decisão e uma troca para sistemas 1X se tornam sensatas mesmo perdendo durabilidade e range.

Agora trocar 2x9 por 2x10... 
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gm1987 Ver Drop Down


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Sapucaia do Sul
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 10:04
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Faz sentido usar no k7 menos que 11 dentes com duas coroas?


Não, mas a pessoa insiste que precisa ter um "ganho" no range pra justificar a mudança.
Eu não concordo. E aliás de que adianta um ganho que não faz sentido?


Atributos de qualidade de uma relação:

- Durabilidade/Custo
- Precisão/Funcionamento
- Escalonamento
- Range

Sair de um alívio 2x9 para um Deore 2x10, perde em durabilidade/custo (dura o mesmo e custa mais). Precisão e funcionamento fica empatado. Ganha no escalonamento. O RANGE é o atributo que desempata a decisão! 

A não ser que entre na avaliação o STATUS. O status de ter um DEORE é muito maior que um alívio, aí na roda de amigos vc fica mais bruto!

Precisão e funcionamento empata? Tá de sacanagem né?

O grande salto na Shimano sempre foi do Alívio pro Deore. É justamente onde separam os grupos recreativos dos demais.

Usou a palavra certa: recreativo! Para um pedal recreativo, o alívio atende muito bem, não terá ganho nenhum indo para um deore 2x10 em termos de funcionalidade. Tenho uma bike com alívio e outra com deore... Ambas trocam as marchas com 1 clique no passador... funcionamento igual.
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ghd Ver Drop Down
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Eu até poderia concordar com você, mas aí seria nós dois falando merda...
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Maquarte Ver Drop Down
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:


O ghd se refere especificamente no range.
Aliás, única perda de relação 1X é range, o resto só se ganha


Sim, o ganho que me refiro (e que inclusive está no tópico inicial) ou é em range ou em simplicidade de operação! dificilmente se consegue os dois!



Um teste que fiz antes da troca foi usar no 30v os limites que teria no 12v. Ou seja, aboli o uso da coroa maior. Era 32/11 e 22/36 e vi que me atendia pela proposta do meu tipo de pedal.
Sugiro fazer o mesmo, se 90% do seu pedal estiver dentro da proposta da relação 1X manda bala que é só alegria

Editado por Maquarte - 26 Nov 2020 as 10:25
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Farroupilha
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Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:


Um teste que fiz antes da troca foi usar no 30v os limites que teria no 12v. Ou seja, aboli o uso da coroa maior. Era 32/11 e 22/36 e vi que me atendia pela proposta do meu tipo de pedal.
Sugiro fazer o mesmo, se 90% do seu pedal estiver dentro da proposta da relação 1X manda bala que é só alegria

Tá ai um teste interessante!

Estou indo trabalhar diariamente com a bike, vou aplicar esta "restrição" e fazer uns desvios no final do dia para verificar a estratégia! 

obrigado pela dica!


Editado por GabrielSL329 - 26 Nov 2020 as 15:48
Gabriel Pires
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Eu até poderia concordar com você, mas aí seria nós dois falando merda...

então pergunta pro criador do tópico se ele tem problema de funcionalidade com o alívio dele, pro pedal que ele faz...

Trocar um alívio 2x9 por um deore 2x10 é torrar dinheiro... A não ser que seja por status... Aí sim, de deore vc é muito mais brutão na roda de amigos.

Agora trocar por um deore 1x11 ou 1x12 é outro assunto. Essa seria a segunda opção do criador do tópico e pra min a mais acertada. 
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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Buenas pessoal

Estou aqui me questionando sobre um futuro upgrade na transmissão da bike (é a unica coisa, além do quadro e do cockpit ainda "original").

Hoje, tenho o grupo Alívio 27v apenas com o cambio Deore m592 substituindo o Alívio devido a uma queda.

Pensei em dois upgrades:
opção 1: grupo deore m5100 2x11 com o cassete ZTTO 9-42 e coroas 36-26.
opção 2: grupo deore m6100 com cassete sunrace 11-51 ou NX 11-50. e coroa 32 ou 34

avaliando a questão, o grupo 2x11 teria a maior amplitude possível (mas teria que trocar o freehub), já o 1x12 eliminaria peso e teria menos componentes pra incomodar.

E ai? 



Que eu saiba, 27 é igual a 3x9

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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Farroupilha
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

então pergunta pro criador do tópico se ele tem problema de funcionalidade com o alívio dele, pro pedal que ele faz...

Até agora, único problema de funcionalidade é na subida da marcha, de 6ª para 5ª tem que avançar um pouco mais o trocador! Tive esse detalhe no Alivio m4000 e no Deore m592 (atual). isso desde NOVA! parece problema de projeto!

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Trocar um alívio 2x9 por um deore 2x10 é torrar dinheiro... A não ser que seja por status... Aí sim, de deore vc é muito mais brutão na roda de amigos.

Tá aí uma coisa que não fará a menor importância! ser o brutão do pedal! 

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Agora trocar por um deore 1x11 ou 1x12 é outro assunto. Essa seria a segunda opção do criador do tópico e pra min a mais acertada. 

Aos poucos estou me convencendo disso!


Editado por GabrielSL329 - 26 Nov 2020 as 11:14
Gabriel Pires
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Salvador
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Fabriciogc Fabriciogc escreveu:

Um detalhe a se observar é que quanto menor o pinhão pior a transferência de energia. 
O esforço que você vai fazer com uma relação coroa/pinhão 32x9 (3,55) acaba sendo maior do que em uma relação 36x10 (3,6), por exemplo, devido aos poucos dentes do cassete em contato com a corrente. O que também acentua e muito o desgaste da relação. 
Sempre ouvi falar mal desses cassetes ZTTO. Principalmente ao longo prazo. Desgaste acentuado com pouca quilometragem, principalmente no cog 9, e folga nos rebites.



Ponto contra o 2x11!


só se for contra um 3x10, 3x9... se você usar uma coroa maior no pedivela pode usar cogs maiores no cassete e gastar o cassete mais lentamente, isso é devido a melhor distribuição da força pela coroa que também permite melhor transferência de energia.

aliado a isso ainda dá pra perder menos energia da pedalada pelo vetor força ser mais alinhado com o movimento da bicicleta.





Ponto contra o 2x11 com cassete ZTTo, no caso!


Deixa eu falar um pouco como engenheiro. (sem tentar parecer metido )

Do ponto de vista de engenharia em relação a robustez o sistema com várias coras vai ser sempre melhor. As forças nos dentes das engrenagens são menores, a corrente fica mais reta, o sistema tem mais extensão, exige menos do câmbio, etc etc etc.

O lance é que pro usuário de MTB principalmente, ficar trocando coroa pode atrapalhar o rendimento geral, simplesmente porque demora mais pra passar, o cara tem que tirar a atenção dos obstáculos por frações de segundo, às vezes tem que aliviar o pedal pra subir uma coroa... são pequenas coisas mas que podem fazer diferença entre passar, não passar ou cair.

Pro usuário menos experiente, pedalar sem ter que trocar coroa é muito mais tranquilo também pois é muito mais intuitivo.

As bikes Road quase não vêem obstáculos e precisam de extensão, por isso elas mantém as duas coroas sem que o usuário reclame, eles tem tempo pra passar a coroa...
Já nas gravel, que tem obstáculos, o povo já tá querendo coroa única.

Então, como tem mercado, uma engenharia pesada foi aplicada pra viabilizar sistemas de 11, 12v. Os ligas são mais nobres e mais controladas, a tempera tem que ser melhor, o câmbio tem que ser mais preciso pra passar as pequenas distância e ao mesmo tempo robusto, mas sem ganhar tanto peso, a corrente fina tem que ser muito bem feita pra durar um pouco mais... e por aí vai.

EU não sei se vcs sabem, mas a têmpera distorce um pouco a peça, então fazer peças precisas e temperadas ao mesmo tempo é um processo complexo e caro.

Aí no final das contas fica o resumo:

- Várias coroas é melhor pro engenheiro que faz e mecanicamente mais eficiente na bancada;
- Uma coroa é melhor pro usuário e mais eficiente na prática quando o terreno tem obstáculos. Mas é inevitavelmente mais caro de fabricar.

Disso tudo deriva situações inusitadas como por exemplo, no cicloturismo ainda tem muita gente usando 3x8 com câmbio de 9v que tende a ser mais preciso e mais robusto. (além que que se quebrar uma corrente vc encontra em qualquer esquina).

E recentemente temos o desenvolvimento de câmbios eletrônios inteligentes pra road, onde as engrenagens são escalonadas pra ter o mínimo de repetição e o ciclista pode configurar pra que o sistema troque os dois câmbios ao mesmo tempo com um único comando, mantendo uma cadencia mais regular e a eficiencia de cogs maiores e chainline mais reto.
São ganhos marginais, mas numa prova de 100Km faz diferença.
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Farroupilha
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Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Buenas pessoal

Estou aqui me questionando sobre um futuro upgrade na transmissão da bike (é a unica coisa, além do quadro e do cockpit ainda "original").

Hoje, tenho o grupo Alívio 27v apenas com o cambio Deore m592 substituindo o Alívio devido a uma queda.

Pensei em dois upgrades:
opção 1: grupo deore m5100 2x11 com o cassete ZTTO 9-42 e coroas 36-26.
opção 2: grupo deore m6100 com cassete sunrace 11-51 ou NX 11-50. e coroa 32 ou 34

avaliando a questão, o grupo 2x11 teria a maior amplitude possível (mas teria que trocar o freehub), já o 1x12 eliminaria peso e teria menos componentes pra incomodar.

E ai? 



Que eu saiba, 27 é igual a 3x9


Acredito que apenas o gm1987 digitou errado!
Gabriel Pires
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 11:08
Lembro de ter lido em 1996 na revista Moto! na ocasião do lançamento da GSX-R 750 que vinha revolucionar o segmento. Estava escrito: "Andar, todas esportivas andam. A questão é como andam. E essa moto anda pornograficamente, a vontade é de dizer um palavrão daqueles bem cabeludos."

Se eu quisesse baixo custo, não tenham dúvidas que hoje iria de Shimano 2x9 com 36/22 e 11-36. O grupo que se dane, seria o mais barato que achasse no momento da compra. Altus, Acera ou Alivio. Pode até ser ponta quadrada, não estou nem aí. Mas eu não ia me enganar dizendo que não tem diferença para os Shimano Deore para cima. Não querer gastar não é sinônimo de se enganar.


Editado por Fabio - 26 Nov 2020 as 11:47
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Fabio Ver Drop Down


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Lembando que as correntes que mais duram são as Sram 12V, mesmo com o lance do tal desalinhamento. 
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Sigue Ver Drop Down


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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Tá aí uma coisa que não fará a menor importância! ser o brutão do pedal! 

https://sp.olx.com.br/grande-campinas/ciclismo/bike-personalizada-epic-m-17-1x12-leia-a-descricao-793987409 - https://sp.olx.com.br/grande-campinas/ciclismo/bike-personalizada-epic-m-17-1x12-leia-a-descricao-793987409


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Joao Angú Ver Drop Down


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Vou dar meus 2 Cents de contribuição, eu vim de um alivio 3X8 que durou uns 13 ou 14 anos mais ou menos e resolvi colocar um deore m590 3X9 que está rodando comigo á quase 1 ano e digo que ele é muito preciso, suave e não engasga as marchas. O finado alívio não era ruim, mas 1 vez ou outra ele engasgava para trocar marchas no cassete e isso em uma subida te mata na cadencia ou voce simplesmente tem que descer da bike para mudar a marcha e arrancar de onde parou. Ao autor do tópico, quando tomar a sua decisão nos conte como foi e o feedback do grupo, bons pedais á todos.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 13:43
Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

Vou dar meus 2 Cents de contribuição, eu vim de um alivio 3X8 que durou uns 13 ou 14 anos mais ou menos e resolvi colocar um deore m590 3X9 que está rodando comigo á quase 1 ano e digo que ele é muito preciso, suave e não engasga as marchas. O finado alívio não era ruim, mas 1 vez ou outra ele engasgava para trocar marchas no cassete e isso em uma subida te mata na cadencia ou voce simplesmente tem que descer da bike para mudar a marcha e arrancar de onde parou. Ao autor do tópico, quando tomar a sua decisão nos conte como foi e o feedback do grupo, bons pedais á todos.



Eu ainda tenho o primeiro XT de 8V. 3x8. Funciona até hoje. Mas não posso dizer que isso significa que durou até hoje, pois já não é igual quando novo. Então dizer que está durando só porque ainda não explodiu não é um bom argumento.

Outra coisa também é dizer que antigamente a sua bike sem marcha durava para sempre a corrente e agora a 1x12 não. É comparar maçã com banana. Agora é mais leve, mais preciso, mais rápido, etc.


Logo, o que é durar? É até o câmbio explodir? Até roubarem sua bike e seu câmbio junto (ainda apode dizer que ia durar mais)? Até a primeira incerteza na mudança de marchas? Meu XT 2x10 com embreagem caía a corrente das coroas de vez em quando em descidas muito irregulares. Eagle X01 nunca caiu, desde que lançaram em 2016.

Editado por Fabio - 26 Nov 2020 as 13:46
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ajunio3 Ver Drop Down


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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Eu, particularmente, gostei mais do grupo 1x12 do que do 2x10. Vou dizer que prefiro ainda o 3x10 do que o com 2 coroas (na minha Scoot eu tinha o XT 3x10), fora o peso a mais (que não sei se é muito) e o fato de ficar feioso para os padrões de beleza atuais, não me incomoda.

Moramos na mesma região, então você sabe que o terreno não é muito, digamos, amigável. O cassete 10-50 com a coroa 32 tá bem de boa pra mim, não sinto falta pra subir e nem pra andar no plano. Onde eu não subia de 3x10, não subia de 2x10 e continuo não subindo.

Ah, sim, a simplicidade e o visual limpo do guidão e um cabo a menos é legal também. Olhar pra baixo e não ver o câmbio e coroas não tem preço LOL

Pena é o custo das peças que sofrem desgaste.....



pois é!
morro para nós é algo básico a encarar num pedal!

O cassete padrão 11-50 (seja sunrace ou Sram) tem um "buraco" ao meu ver, saindo de 42 para 50 direto!
enquanto o 1x12 shimano não tem esse buraco! pena que teria que trocar o cubo, pois ainda não vi freehub microspline para Novatec 792!




Aqui

https://pt.aliexpress.com/i/1005001301050014.html?spm=a2g03.12057483.0.0.8deb7b36jc4HiQ
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Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Aqui


Esse aparentemente é para cubo 12x142 boost, meu é 10x135.


Editado por GabrielSL329 - 26 Nov 2020 as 15:49
Gabriel Pires
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ajunio3 Ver Drop Down


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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Eu, particularmente, gostei mais do grupo 1x12 do que do 2x10. Vou dizer que prefiro ainda o 3x10 do que o com 2 coroas (na minha Scoot eu tinha o XT 3x10), fora o peso a mais (que não sei se é muito) e o fato de ficar feioso para os padrões de beleza atuais, não me incomoda.

Moramos na mesma região, então você sabe que o terreno não é muito, digamos, amigável. O cassete 10-50 com a coroa 32 tá bem de boa pra mim, não sinto falta pra subir e nem pra andar no plano. Onde eu não subia de 3x10, não subia de 2x10 e continuo não subindo.

Ah, sim, a simplicidade e o visual limpo do guidão e um cabo a menos é legal também. Olhar pra baixo e não ver o câmbio e coroas não tem preço LOL

Pena é o custo das peças que sofrem desgaste.....



pois é!
morro para nós é algo básico a encarar num pedal!

O cassete padrão 11-50 (seja sunrace ou Sram) tem um "buraco" ao meu ver, saindo de 42 para 50 direto!
enquanto o 1x12 shimano não tem esse buraco! pena que teria que trocar o cubo, pois ainda não vi freehub microspline para Novatec 792!
Aqui

https://pt.aliexpress.com/i/1005001301050014.html?spm=a2g03.12057483.0.0.8deb7b36jc4HiQ

Esse aparentemente é para cubo 12x142 boost, meu é 10x135.

142mm não é boost, é o mesmo que 135mm so que pra eixo passante

O cubo é o mesmo, o freehub é o mesmo, é so achar o eixo pra blocagem QR
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

142mm não é boost, é o mesmo que 135mm so que pra eixo passante

O cubo é o mesmo, o freehub é o mesmo, é so achar o eixo pra blocagem QR

Existe a possibilidade de usar o mesmo que uso hoje?


Editado por GabrielSL329 - 26 Nov 2020 as 15:49
Gabriel Pires
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 15:13
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Eu, particularmente, gostei mais do grupo 1x12 do que do 2x10. Vou dizer que prefiro ainda o 3x10 do que o com 2 coroas (na minha Scoot eu tinha o XT 3x10), fora o peso a mais (que não sei se é muito) e o fato de ficar feioso para os padrões de beleza atuais, não me incomoda.

Moramos na mesma região, então você sabe que o terreno não é muito, digamos, amigável. O cassete 10-50 com a coroa 32 tá bem de boa pra mim, não sinto falta pra subir e nem pra andar no plano. Onde eu não subia de 3x10, não subia de 2x10 e continuo não subindo.

Ah, sim, a simplicidade e o visual limpo do guidão e um cabo a menos é legal também. Olhar pra baixo e não ver o câmbio e coroas não tem preço LOL

Pena é o custo das peças que sofrem desgaste.....



pois é!
morro para nós é algo básico a encarar num pedal!

O cassete padrão 11-50 (seja sunrace ou Sram) tem um "buraco" ao meu ver, saindo de 42 para 50 direto!
enquanto o 1x12 shimano não tem esse buraco! pena que teria que trocar o cubo, pois ainda não vi freehub microspline para Novatec 792!
Aqui

https://pt.aliexpress.com/i/1005001301050014.html?spm=a2g03.12057483.0.0.8deb7b36jc4HiQ

Esse aparentemente é para cubo 12x142 boost, meu é 10x135.

142mm não é boost, é o mesmo que 135mm so que pra eixo passante

O cubo é o mesmo, o freehub é o mesmo, é so achar o eixo pra blocagem QR

Existe a possibilidade de usar o mesmo que uso hoje?

É uma excelente pergunta

Eu Usei o 792SB com eixo passante. Depois vendi as rodas pro meu irmão, que so trocou o eixo pelo QR pra usar no quadro dele

Esse aqui

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1081856433-novatec-eixo-adaptador-converso-qr-9mm-d772sb-d792sb-_JM?matt_tool=30756085&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=6542955276&matt_ad_group_id=75369125701&matt_match_type=&matt_network=u&matt_device=c&matt_creative=385102943737&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=&matt_merchant_id=282139237&matt_product_id=MLB1081856433&matt_product_partition_id=316266735085&matt_target_id=pla-316266735085&gclid=Cj0KCQiAwf39BRCCARIsALXWETxgBTEqO1ogFKFlUxdc3N6cDKlsZc4k8KcwZACZPGs93ozVWiJJ_MIaAsBfEALw_wcB

Ou seja. Em tese, trocando o freehub mantendo o eixo deveria funcionar. Contudo, como eles estão enviando o freehub junto com um novo eixo, deve haver alguma alteração da ponta que vai em contato com o freehub, afinal, porque mandariam um eixo novo?
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Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Esse aqui


Ou seja. Em tese, trocando o freehub mantendo o eixo deveria funcionar. Contudo, como eles estão enviando o freehub junto com um novo eixo, deve haver alguma alteração da ponta que vai em contato com o freehub, afinal, porque mandariam um eixo novo?

400 e poucos do freehub + 200 e poucos do adaptador = preço de um cubo novo!


Editado por GabrielSL329 - 26 Nov 2020 as 15:48
Gabriel Pires
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Pessoal, usem a "citação" somente quando necessário. As mensagens estão ficando totalmente poluídas e ruim de ler o tópico.

Quanto ao gap do 42-50 isso não existe.
Qd se usa o 42 e passa pro 50 a velocidade da bike é extremamente baixa.
Já nos 3 cogs anteriores ao 42 o escalonamento da Sram é superior ao Shimano, que na prática é onde se mais usa e a cadência é mais importante.
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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Pessoal, usem a "citação" somente quando necessário. As mensagens estão ficando totalmente poluídas e ruim de ler o tópico.

Editei os excessos, me desculpe!
 

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Quanto ao gap do 42-50 isso não existe. 
Qd se usa o 42 e passa pro 50 a velocidade da bike é extremamente baixa. 
Já nos 3 cogs anteriores ao 42 o escalonamento da Sram é superior ao Shimano, que na prática é onde se mais usa e a cadência é mais importante.

O escalonamento da shimano nos cassetes de 12v para os ultimos, se não me engano é 10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51T (retirado de anuncio do AliExpress).

Não configuraria um esclonamento mais linear?
Gabriel Pires
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Pessoal, usem a "citação" somente quando necessário. As mensagens estão ficando totalmente poluídas e ruim de ler o tópico.

Editei os excessos, me desculpe!
 

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Quanto ao gap do 42-50 isso não existe. 
Qd se usa o 42 e passa pro 50 a velocidade da bike é extremamente baixa. 
Já nos 3 cogs anteriores ao 42 o escalonamento da Sram é superior ao Shimano, que na prática é onde se mais usa e a cadência é mais importante.

O escalonamento da shimano nos cassetes de 12v para os ultimos, se não me engano é 10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51T (retirado de anuncio do AliExpress).

Não configuraria um esclonamento mais linear?

Eagle: 11-13-15-17-19-22-25-28-32-36-42-50

Shimano: 11-13-15-18-21-24-28-33-39-45-51

Eles vão subindo quase igual, nas 3 últimas muda da água pro vinho. Shimano pula 6 dentes a cada troca. Sram pula 4, 6 e 8.

Ou seja, na marcha 3 o sram tem menos gap, na marcha 2 é igual e somente na 1 que o SRAM tem mais gap, de 8 dentes.

A verdade é que tu vai entrar o 50 só quando a coisa ficar preta, então perder cadência não é um problema tão grande. O ruim é para descer para a 2, vai diminuir 8 dentes e ficar beeem mais pesada. Mas a ideia é colocar na 50 e zerar a subida.


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Quem já usou megarange em bike de peba sabe o que é um gap de 6 dentes... Quando entra ali, fica ali... é pq a alma já abandonou o corpo faz tempo. Coloca a vovózinha e só vai pra não dizer que empurrou. 
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

O escalonamento da shimano nos cassetes de 12v para os ultimos, se não me engano é 10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51T (retirado de anuncio do AliExpress).
Não configuraria um esclonamento mais linear?
Acho que precisaria de muita sensibilidade e preciosismo para sentir essa diferença, não sera um dente a mais ou a menos de um cog que vai determinar algo. Foca nas extremidades, ai sim faz diferença.
Como dito, na pratica não se sente a "grande" diferença do 42 para 50.



Editado por Maquarte - 26 Nov 2020 as 16:32
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Eagle: 11-13-15-17-19-22-25-28-32-36-42-50

Shimano: 11-13-15-18-21-24-28-33-39-45-51

Eles vão subindo quase igual, nas 3 últimas muda da água pro vinho. Shimano pula 6 dentes a cada troca. Sram pula 4, 6 e 8.

Ou seja, na marcha 3 o sram tem menos gap, na marcha 2 é igual e somente na 1 que o SRAM tem mais gap, de 8 dentes.

A verdade é que tu vai entrar o 50 só quando a coisa ficar preta, então perder cadência não é um problema tão grande. O ruim é para descer para a 2, vai diminuir 8 dentes e ficar beeem mais pesada. Mas a ideia é colocar na 50 e zerar a subida.


Um cassete NX e corrente SRAM, com câmbio/passador Deore/SLX/XT ficaria num patamar interessante de upgrade?

Porque aí mantem-se os gastos em poucos componentes!


Editado por GabrielSL329 - 26 Nov 2020 as 16:36
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Eagle: 11-13-15-17-19-22-25-28-32-36-42-50

Shimano: 11-13-15-18-21-24-28-33-39-45-51

Eles vão subindo quase igual, nas 3 últimas muda da água pro vinho. Shimano pula 6 dentes a cada troca. Sram pula 4, 6 e 8.

Ou seja, na marcha 3 o sram tem menos gap, na marcha 2 é igual e somente na 1 que o SRAM tem mais gap, de 8 dentes.

A verdade é que tu vai entrar o 50 só quando a coisa ficar preta, então perder cadência não é um problema tão grande. O ruim é para descer para a 2, vai diminuir 8 dentes e ficar beeem mais pesada. Mas a ideia é colocar na 50 e zerar a subida.


Um cassete NX e corrente SRAM, com câmbio/passador Deore/SLX/XT ficaria num patamar interessante de upgrade?

Porque aí mantem-se os gastos em poucos componentes!

E o que vc pretende fazer no pedivela/coroa?

Reza a lenda que os 12v shimano e Sram tem uma pequena diferença de espaçamento entre os cogs... Sinceramente nunca peguei em mãos os dois para comparar, e já li bastante nos fóruns gringos o pessoal fazendo essa salada e avaliando positivamente...
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

E o que vc pretende fazer no pedivela/coroa?

Reza a lenda que os 12v shimano e Sram tem uma pequena diferença de espaçamento entre os cogs... Sinceramente nunca peguei em mãos os dois para comparar, e já li bastante nos fóruns gringos o pessoal fazendo essa salada e avaliando positivamente...

Dizem que pra corrente Shimano só pedivela/coroa Shimano funciona bem, dizem....

Já pra SRAM, as coroas de reposição Deckas do AliExpress dizem que funciona bem! meu amigo tem pra 11v e sem reclamações!
e tem versões para pedivela Alivio.

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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Quem já usou megarange em bike de peba sabe o que é um gap de 6 dentes... Quando entra ali, fica ali... é pq a alma já abandonou o corpo faz tempo. Coloca a vovózinha e só vai pra não dizer que empurrou. 


KKKK Era isso mesmo! Mas megarange é um gap de 42%, de 50 pra 42 são "apenas" 19%.

Chega deu saudade da minha Elite 2.1 lá nos idos de 2006. Aquele Megarange era uma benção pra a época!
Logo depois eu vendi prum amigo e peguei a 2.4.
Vinha com pneus Maxxis de banda leve... pro que eu conhecia, as rodas pareciam plumas de tão leves. Essa bike rendia um absurdo pros padrões nacionais da época.

Meu amigo tem essa 2.1 ate hoje pra passear sem mudar absolutamente NADA e a minha 2.4 virou minha bike híbrida de cidade.
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

E o que vc pretende fazer no pedivela/coroa?

Reza a lenda que os 12v shimano e Sram tem uma pequena diferença de espaçamento entre os cogs... Sinceramente nunca peguei em mãos os dois para comparar, e já li bastante nos fóruns gringos o pessoal fazendo essa salada e avaliando positivamente...

Dizem que pra corrente Shimano só pedivela/coroa Shimano funciona bem, dizem....

Já pra SRAM, as coroas de reposição Deckas do AliExpress dizem que funciona bem! meu amigo tem pra 11v e sem reclamações!
e tem versões para pedivela Alivio.


Deixa eu ver se entendi: Vc quer manter seu pedivela alivio 2x porém usando somente uma coroa narrow?

Esses grupos 1x12 já são famosos por pedalar pra trás e sair do cog 50 devido ao chainline... Se usar pedivela 2x, a chance de azia é alta!

Eu faria assim somente como paliativo até pegar um pedivela próprio para 1X
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Fabio Ver Drop Down


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Famosos????
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

E o que vc pretende fazer no pedivela/coroa?

Reza a lenda que os 12v shimano e Sram tem uma pequena diferença de espaçamento entre os cogs... Sinceramente nunca peguei em mãos os dois para comparar, e já li bastante nos fóruns gringos o pessoal fazendo essa salada e avaliando positivamente...


Dizem que pra corrente Shimano só pedivela/coroa Shimano funciona bem, dizem....

Já pra SRAM, as coroas de reposição Deckas do AliExpress dizem que funciona bem! meu amigo tem pra 11v e sem reclamações!
e tem versões para pedivela Alivio.



Deixa eu ver se entendi: Vc quer manter seu pedivela alivio 2x porém usando somente uma coroa narrow?

Esses grupos 1x12 já são famosos por pedalar pra trás e sair do cog 50 devido ao chainline... Se usar pedivela 2x, a chance de azia é alta!

Eu faria assim somente como paliativo até pegar um pedivela próprio para 1X


Aí eu discordo.. Chainline é uma medida, ajustou já foi. Pode usar qualquer pedivela, pode colocar espaçadores, usar pedivela quadrado com central curto... desde que ajuste coroa na distância correta pro centro do quadro, vai funcionar.
Usar o pedivela próprio é mais pra ganhar peso, rigidez, beleza etc.

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Fabriciogc Ver Drop Down
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Editado por Fabriciogc - 28 Nov 2020 as 00:44
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Fabio Ver Drop Down


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Sim, tamanho do chainstay curto gera ângulo maior.
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Famosos????



Só numa rápida busca, dentro de dois tópicos vários relatos. 

Vejo muita gente tentando "baratear" esses grupos, reaproveitando pedivela, adaptando coroa, colocando arruela e tudo mais que imaginar... Aí começam estes problemas citados. Por isso, meu comentário é no sentido de usar o grupo todo fechado, para evitar problemas.
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Deixa eu ver se entendi: Vc quer manter seu pedivela alivio 2x porém usando somente uma coroa narrow?

Esses grupos 1x12 já são famosos por pedalar pra trás e sair do cog 50 devido ao chainline... Se usar pedivela 2x, a chance de azia é alta!

Eu faria assim somente como paliativo até pegar um pedivela próprio para 1X


A ideia é fazer isso, ao menos por enquanto. Até porque um pedivela próprio é capaz de custar mais que o conjunto câmbio/trocador/cassete/coroa nw.

E a título de exemplo, pedivela XT m8000 era sempre de coroas parafusadas, seja 1x, 2x ou 3x.
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