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Upgrade de Cassete 8v

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righetti Ver Drop Down


Registrado: 04 Nov 2013
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de righetti Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Upgrade de Cassete 8v
    Enviado: 01 Set 2020 as 17:33
Galera, estou querendo alterar minha relação, minha bike atual é uma Rockrider ST500, e não tenho interesse em modificar para 9V pois as peças/manutenção já ficam acima do que eu posso investir e manter.

Fiz uma breve análise abaixo sobre as opções de cassete que tem:

Atualmente:
Pe de vela Atual (FC-TY301): 42-34-24
Shimano 8v 12/32: 12-14-16-18-21-24-28-32 

Opções de Upgrade:
Shimano 8v 11/34: 11-13-15-17-20-23-26-34
Sunrace 8v 11/34: 11-13-15-18-21-24-28-34


Relação mais Pesada
Shimano 11/34: 3,8
Sunrace 11/34: 3,8
Shimano 12/32: 3,5

Relação do Meio (cog 4 + Coroa meio):
Shimano 11/34: 2
Sunrace 11/34: 1,88
Shimano 12/32: 1,88

Relação mais Leve
Shimano 11/34: 0,705
Sunrace 11/34: 0,705
Shimano 12/32: 0,750

Tem algum outro modelo de k7 que me traria mais "diferença"?
Esse da Sunrace parece seguir uma linha mais "suave" de trocas.

Vale a pena investir no 11/40? 
Meu cambio traseiro é o Altus M310... vai precisar de um alongador de gancheira provavelmente... 
Ou é melhor ja investir em outro cambio com cage maior para evitar usar esse prolongador?

Tentei deixar o mais explicado possível, assim outros foristas podem aproveitar para esclarecer dúvidas parecidas com a minha.


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cdamaso Ver Drop Down
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Registrado: 31 Dez 2018
SJC - SP
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Mensagens:216
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de cdamaso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2020 as 18:46
Eu iria de Shimano, a diferença do Shimano pro Sunrace você só deve sentir na durabilidade. De qualquer forma, eu não faria essa alteração, ao menos não agora, como é uma alteração que vai influenciar muito pouco e não vai envolver troca de outros componentes eu aguardaria uma troca por desgaste do cassete atual. Dependendo do que você espera para seu pedal pode ser mais interessante segurar o dinheiro para fazer upgrade em outros componentes como pneus ou caso você só ande na cidade pode ser interessante trocar a suspensão por um garfo rígido pra reduzir peso(não acredito que estou sugerindo garfo rígido).
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Marcosmarte Ver Drop Down
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Registrado: 25 Dez 2018
Feira de Santan
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Mensagens:9
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marcosmarte Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2020 as 23:27
Boa noite. Eu uso na bike híbrida uma relação de 24v tbm. Uso o cassete Sram PG 820 11/32 e me atende muito bem.
Segue o escalonamento dele: 11,12,14,16,18,21,26,32.
Concordo com a opinião do outro colega; eusendo vc não faria esse upgrade agora, mas entre Shimano e Sunrace, eu prefiro o Shimano pela durabilidade maior.
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Marcosmarte Ver Drop Down
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Registrado: 25 Dez 2018
Feira de Santan
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Mensagens:9
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marcosmarte Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2020 as 23:27
* eu sendo vc...
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alant Ver Drop Down


Registrado: 19 Ago 2020
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Mensagens:93
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alant Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Set 2020 as 03:08
Olá!

Não me parece ser uma troca que vá oferecer muita diferença e sentido a não ser que fosse por desgaste, qual é o seu objetivo? Você costuma usar atualmente qual a relação de coroa e cog para pedalar na maior parte do tempo? O uso vai ser mais urbano ou para trilha? Você quer mais velocidade final, mais força para vencer subidas ou transições mais suaves entre cada relação?

É bom já ter uma ideia para saber se vai ser útil para você essa mudança, de acordo com o seu uso atual é possível ter uma boa ideia já.

Para mais velocidade acho que seria interessante a troca do pedivela por um de coroa de 48, já para ter mais força na subida não vejo muita diferença entre 32 e 34 dentes nos cogs. Se quiser mais suavidade na troca de marchas acho que não tem como fugir muito de um upgrade para cassetes de 9v ou 10v.

Abcs
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dwsmartins Ver Drop Down
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Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
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Mensagens:1507
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Set 2020 as 05:31
Cara, a minha experiência com os componentes da SunRace foi, e ainda tá sendo, ruim. Tem resumo no final, se não tiver paciência de ler o relato todo.

========

Eu tinha uma bike desde 2011, uma Caloi Aspen basicona, que tava com um pedivela Shimano FC-M131 que quase virou highlander: rodou uns quase 10000km, sobreviveu a uma catraca 7v arrebentada e um upgrade pra cassete (Shimano CS-HG50-8 de 8v 11-34d, outro highlander) em outubro de 2018. Não fazia as coisas direito na época e não troquei a corrente KMC Z-seiláoquê que era original da bike (tinha uns 1500km a mais que o pedivela Shimano).

Esse pedivela só rachou em torno da rosca do pedal numa pancada que quebrou o eixo do pedal junto, isso na virada de setembro pra outubro de 2019. O cassete havia rodado uns 6000km até então e não dava sinais de cansaço, mas a vontade de upgrade (leia-se: fogo no rabo) falou mais alto...

Troquei o pedivela por um SunRace FCM918 48-36-26d, o que me forçou a trocar o câmbio dianteiro por um Shimano FD-M371, e o cassete por um SunRace CSM680 de 8v 11-40d, daí aproveitei e troquei o câmbio traseiro por um Shimano RD-M370-SGS e a corrente por uma SunRace CNM84. Pedivela, cassete e corrente SunRace, anote aí.

Reparei que a coroa raspava no câmbio e achei que fosse o central, que havia sido instalado com o pedivela anterior e mostrava uma leve folga. Programei a troca mais pra frente.

Rolou uma quebra do quadro pouco depois, não relacionada, então em novembro eu tava de bike nova, mas era época de chuva aqui em BH, não rodei tanto quanto antes (normalmente mais de 500km/mês). Aproveitei o 13º pra comprar um central novo e descobri que não era ele: o pedivela veio com o furo fora do centro!

Nesse meio eu já penava pra regular o câmbio traseiro, que não parava entre a 5ª e 6ª marcha. A coisa foi piorando até que eu dobrei (literalmente) o 5º cog em cima do 6º, com menos de 1000km. Sem grana (começo de ano) desempenei o melhor que pude os cogs um a um (única vantagem do cassete SunRace: desmonta todo só soltando um parafuso) só pra conseguir dobrar os dentes do 5º cog pra frente, duas semanas depois (nunca vi isso antes).

Voltei o CS-HG50-8 à ativa e sentei a bota: semanas depois a corrente arrebentou!

Volta a corrente KMC Z* pra ativa, pq o cassete não casava com nenhuma corrente nova. Ela estava bem gasta, claro, mas no meu ódio contra aquele pedivela eu nem ligava. Aí veio a pandemia e eu tive que me virar, pq a grana encurtou.

Passei a pensar mais racionalmente: consegui um cog SunRace idêntico ao que empenou os dentes pra frente e recondicionei o cassete 11-40d. Comprei uma corrente KMC Z8.1 nova e fui usando a bike como meio de transporte na pandemia. A coroa 36d chegou a empenar tb, mas dei meu jeito de acertar ela. Consegui um pedivela hollowtech literalmente do lixo, só com as coroas de 32d e 44d gastas, e dei um trato nele, passando as coroas do SunRace pra ele e instalando na bike. Aproveitei a coroa 22d e ainda montei um pedivela 48-36-22d, que tá leve até demais com o cassete 11-40d.

O resultado dessa odisseia: agora que a grana tá voltando, estou planejando me livrar das peças SunRace que ainda restam (cassete e coroas 48d e 36d). Nunca mais coloco essa bosta!

========

Resumo:
Componentes SunRace que eu comprei vieram com defeito de fabricação ou desgastaram muito rápido, com durabilidade na ordem de menos de 25% dos Shimano e KMC que substituíram, sendo que custam a metade. Só valem a pena se quiser uma configuração diferente do cassete, mas mesmo assim eu evitaria.
Bora pedalar, senão estressa!
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gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Set 2020 as 08:11
Se custa a metade, e dura 25% menos, é lucro!!!

Exemplo: Shimano custa R$100 e Sunrace R$50. Shimano dura 1000km e Sunrace dura 750km

- com 1000 kms: Troca 1 Shimano e 1 Sunrace (R$100 x R$50)
- com 1500 Km: Troca 1 Shimano e 2 sunrace (R$100 x R$100)
- com 2000 km: Troca 2 Shimano e 1 Sunrace (R$200 X R$100)
- Com 3000km: Troca 3 Shimano e 4 Sunrace (R$300 x R$200)

A matemática não mente. Para o meu uso, que é longe de ser soviético, o Sunrace me atende e me salva uns pilas.
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gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Set 2020 as 08:18
Originalmente Postado por righetti righetti Escreveu:

Galera, estou querendo alterar minha relação, minha bike atual é uma Rockrider ST500, e não tenho interesse em modificar para 9V pois as peças/manutenção já ficam acima do que eu posso investir e manter.

Fiz uma breve análise abaixo sobre as opções de cassete que tem:

Atualmente:
Pe de vela Atual (FC-TY301): 42-34-24
Shimano 8v 12/32: 12-14-16-18-21-24-28-32 

Opções de Upgrade:
Shimano 8v 11/34: 11-13-15-17-20-23-26-34
Sunrace 8v 11/34: 11-13-15-18-21-24-28-34


Relação mais Pesada
Shimano 11/34: 3,8
Sunrace 11/34: 3,8
Shimano 12/32: 3,5

Relação do Meio (cog 4 + Coroa meio):
Shimano 11/34: 2
Sunrace 11/34: 1,88
Shimano 12/32: 1,88

Relação mais Leve
Shimano 11/34: 0,705
Sunrace 11/34: 0,705
Shimano 12/32: 0,750

Tem algum outro modelo de k7 que me traria mais "diferença"?
Esse da Sunrace parece seguir uma linha mais "suave" de trocas.

Vale a pena investir no 11/40? 
Meu cambio traseiro é o Altus M310... vai precisar de um alongador de gancheira provavelmente... 
Ou é melhor ja investir em outro cambio com cage maior para evitar usar esse prolongador?

Tentei deixar o mais explicado possível, assim outros foristas podem aproveitar para esclarecer dúvidas parecidas com a minha.



FUJA de cassetes "megarange". Eles te dão um alívio no COG maior, mas a quebra da cadência é horrível. Vc está no COG 34, girando leve demais, troca pro 28 e fica pesado demais. O que era pra ser algo pra facilitar a subida, acaba complicando a subida!!!!

O Sunrace tentou resolver isso, escalonando melhor (menos pior). Só que daí estendeu o problema para as 3 marchas mais leves!!!! Tenho um K7 parecido de 7V e me dá mais raiva subir com ele do que facilita!!!! 

Dentre os dois, eu pegaria o Sunrace... Mas o melhor upgrade seria um Pedivela 22-32-42 e manter o K7 12-32.

Assim ficaria a mais leve com 0,6875 e um escalonamento menor ruim.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Registrado: 16 Abr 2018
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Set 2020 as 02:01
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Se custa a metade, e dura 25% menos, é lucro!!!

Exemplo: Shimano custa R$100 e Sunrace R$50. Shimano dura 1000km e Sunrace dura 750km

- com 1000 kms: Troca 1 Shimano e 1 Sunrace (R$100 x R$50)
- com 1500 Km: Troca 1 Shimano e 2 sunrace (R$100 x R$100)
- com 2000 km: Troca 2 Shimano e 1 Sunrace (R$200 X R$100)
- Com 3000km: Troca 3 Shimano e 4 Sunrace (R$300 x R$200)

A matemática não mente. Para o meu uso, que é longe de ser soviético, o Sunrace me atende e me salva uns pilas.

Não, ele não dura 75% (3/4), ele dura menos de um quarto e custa mais da metade. Seria o seguinte, com números até reais pro meu caso:

O Shimano custa R$160,00 e dura mais de 6000km, enquanto o SunRace custa R$100,00 e dura na faixa de 1500km.

Edit: Coloquei exemplo.

Editado por dwsmartins - 03 Set 2020 as 02:39
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dwsmartins Ver Drop Down
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Quanto ao escalonamento, ele é mesmo uma bosta nos atuais CS-HG31-8 e CS-HG41-8, que são 11-13-15-17-20-23-26-34 e tem um pulo de 26 pra 34 da primeira pra segunda:

26/34=76%
23/26=88%
20/23=87%
17/20=85%
15/17=88%
13/15=87%
11/13=85%

O (saudoso) CS-HG50-8 era 11-13-15-18-21-24-28-34, basicamente uniformizava isso com um cog 28 antes do 34, mas não achava isso muito exagerado. Na verdade, o pulo da 5ª pra 6ª marcha é quase tão grande quanto o da 1ª pra 2ª, veja só:

28/34=82%
24/28=86%
21/24=88%
18/21=86%
15/18=83%
13/15=87%
11/13=85%

No final das contas, não tem como ter um escalonamento ideal com menos marchas. Cassetes 9v e 10v tem gaps menores, ponto. Mas eu acho que até 20% bem distribuídos está OK pra mim.
Bora pedalar, senão estressa!
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Arrebola Ver Drop Down
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Minha experiência com Sunrace também não foi boa, o câmbio traseira que comprei espanou o parafuso que encaixa na gancheira... Já tive um Shimano 8v e fiz Upgrade para megarange, como aqui em Bragança Paulista tem muito morro ajudou bem, mas realmente com essa grande diferença nas duas últimas marchas, mas quando você está apurado na subida e coloca a última marcha compensa pois te deixa muito aliviado, kkk
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righetti Ver Drop Down


Registrado: 04 Nov 2013
Londrina - PR
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Vlw pela ajuda galera... acabei desistindo de trocar o k7 e peguei um canivete novo que estava precisando... o investimento foi melhor! Rs!
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