| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Upgrade 3 coroas para 1 X Compatibilidade
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Upgrade 3 coroas para 1 X Compatibilidade

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ThiagoSouto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Jun 2020
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:10
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoSouto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Upgrade 3 coroas para 1 X Compatibilidade
    Enviado: 01 Dez 2020 as 23:01
Boa noite, 

Vou fazer um breve resumo:

Minha relação é:
Cambio dianteito/traseiro Shimano Acera M3000
K7 Shimano Acera 12/36
Pedivela Sunrace M9 40/32/22

Minha duvida.

Gostaria de simplificar minha bike, não to vendo necessidade para tantas marchas.

No caso do pedivela q já possuo alguém sabe se é apenas remover as coroas e adicionar uma a minha escolha (no caso 34 ou 36 dentes).


Segue fotos:


Voltar para o topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Set 2018
vitoria es
Desconectado
Mensagens:366
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Maquarte Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Dez 2020 as 23:29
Vai faltar marcha pra todo lado
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Mai 2014
Natal/RN
Desconectado
Mensagens:2823
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Dez 2020 as 07:16
bicho... 

esse conselho é tão bom que vou até cobrar... Manda R$ 50,00 para o meu pix pois agora vou te dizer:


Faça isso e você fará uma merda felomenal, daquelas que é até triste de ver. Vai faltar marcha, vai ficar cara, tua bike não vai aumentar de valor e você ainda precisa comprar uma terceira pedivela pois 3x não dá alinhamento com 1x direito.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:2038
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Dez 2020 as 08:00
depende o pedal que o cara faz... se for pedal urbano, vai ficar bom... 
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Mar 2019
Farroupilha
Desconectado
Mensagens:1711
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Dez 2020 as 08:58
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

depende o pedal que o cara faz... se for pedal urbano, vai ficar bom... 

CONCORDO!

estou em testes para avaliar a migração para o sistema 1x.

Com meu 3x9 estou mantendo só na coroa do meio. Até agora, pra movimentação diária, tudo tranquilo!

cada estilo de pedal exige uma configuração específica!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Out 2015
são paulo
Desconectado
Mensagens:2060
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Dez 2020 as 09:00
Vai ter que trocar por uma coroa narrow pra corrente não cair, com mesmo bcd das suas, mas provavelmente vai ter problemas no chain LINE, além do risco por não ser pé de vela próprio pra 1x , onde fixa a coroa no pé de vela, a corrente pegar em cima.

Se mora numa cidade praticamente plana, talvez fique bom
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar para o topo
ThiagoSouto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Jun 2020
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:10
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoSouto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Dez 2020 as 11:43
Esqueci de mencionar, 

Meu pedal é urbano, algumas subidas leves q só uso a coroa do meio, as demais eu nunca troquei...

A ideia era deixar ela mais enxuta mesmo.
Voltar para o topo
brunomedina Ver Drop Down


Registrado: 22 Jul 2020
Niteori
Desconectado
Mensagens:55
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de brunomedina Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2020 as 20:18
Faz isso não

A relação vai ficar sem marcha leve , sem marcha pesada

Na minha cabeça p usar uma coroa,alguns preceitos devem ser seguidos
1) Não fumar 
2) usar cassete no minimo 11-46( o ideal é 11-51/11-50)
3) Usar pe de vela com coroa entre 32 e 36 
4) Usar cambio de cage longo, se a relação for de 10v usa cambio p 10v e assim vai, não inventa mt moda.


Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Out 2015
são paulo
Desconectado
Mensagens:2060
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2020 as 21:00
Originalmente Postado por brunomedina brunomedina Escreveu:

Faz isso não

A relação vai ficar sem marcha leve , sem marcha pesada

Na minha cabeça p usar uma coroa,alguns preceitos devem ser seguidos
1) Não fumar 
2) usar cassete no minimo 11-46( o ideal é 11-51/11-50)
3) Usar pe de vela com coroa entre 32 e 36 
4) Usar cambio de cage longo, se a relação for de 10v usa cambio p 10v e assim vai, não inventa mt moda.



Mas ai essa alteração fica mais cara que a bike do cara, ele pelo que entendi quer gastar o minimo possível para ficar viável.

Na cidade coroa 32 com cassete 11-36, não é tão ruim assim, quando estiver no cassete 11 dá para manter uma cadencia viável nuns 40 km/h facil, e subir alguns morros com 32 x 36 também é viavel, se fosse terra ai certeza que ficava ruim.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:2038
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Dez 2020 as 08:03
Originalmente Postado por brunomedina brunomedina Escreveu:

Faz isso não

A relação vai ficar sem marcha leve , sem marcha pesada

Na minha cabeça p usar uma coroa,alguns preceitos devem ser seguidos
1) Não fumar 
2) usar cassete no minimo 11-46( o ideal é 11-51/11-50)
3) Usar pe de vela com coroa entre 32 e 36 
4) Usar cambio de cage longo, se a relação for de 10v usa cambio p 10v e assim vai, não inventa mt moda.



SIM! Na decathlon, quando eles vendem a TRIBAN 100 eles fazem todo esse questionário e não te vendem a bike se não cumprir os requisitos.

Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:2038
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Dez 2020 as 08:06
Na real a decathlon não vende nenhuma TRIBAN 100, pois a bike é 1x7 com roda livre 14x32. Impossível de usar assim!!!! Não atende os requisitos mínimos do fórum de internet!!!!!
Voltar para o topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Desconectado
Mensagens:419
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gustavoct Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Dez 2020 as 12:22
Originalmente Postado por brunomedina brunomedina Escreveu:

Faz isso não

A relação vai ficar sem marcha leve , sem marcha pesada

Na minha cabeça p usar uma coroa,alguns preceitos devem ser seguidos
1) Não fumar 
2) usar cassete no minimo 11-46( o ideal é 11-51/11-50)
3) Usar pe de vela com coroa entre 32 e 36 
4) Usar cambio de cage longo, se a relação for de 10v usa cambio p 10v e assim vai, não inventa mt moda.



Acho que isso ai está longe de ser uma regra. Eu uso 1x10 na mtb, 32 x 11-42, e me atende muito bem. Poderia ter mais marchas ?? Poderia, mas muito longe de fazerem falta. E mesmo que fosse 9-53 ainda ia ter momentos de querer mais marcha.
Cambio cage longo é para sistemas 2x e 3x. Eu tenho um grupo M6000 10v, com cage GS que é o recomendado pela Shimano.
novamente, depende do uso que terá da bike.
Na minha speed, to com problema no cambio dianteiro e só tenho rodado na coroa 39, com 11-28. Tem sido bem interessante pedalar assim, mas já mandei arrumar.

Bons pedais ! 
Att.
Gustavo
Voltar para o topo
brunomedina Ver Drop Down


Registrado: 22 Jul 2020
Niteori
Desconectado
Mensagens:55
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de brunomedina Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Dez 2020 as 15:47
Originalmente Postado por Gustavoct Gustavoct Escreveu:

Originalmente Postado por brunomedina brunomedina Escreveu:

Faz isso não

A relação vai ficar sem marcha leve , sem marcha pesada

Na minha cabeça p usar uma coroa,alguns preceitos devem ser seguidos
1) Não fumar 
2) usar cassete no minimo 11-46( o ideal é 11-51/11-50)
3) Usar pe de vela com coroa entre 32 e 36 
4) Usar cambio de cage longo, se a relação for de 10v usa cambio p 10v e assim vai, não inventa mt moda.



Acho que isso ai está longe de ser uma regra. Eu uso 1x10 na mtb, 32 x 11-42, e me atende muito bem. Poderia ter mais marchas ?? Poderia, mas muito longe de fazerem falta. E mesmo que fosse 9-53 ainda ia ter momentos de querer mais marcha.
Cambio cage longo é para sistemas 2x e 3x. Eu tenho um grupo M6000 10v, com cage GS que é o recomendado pela Shimano.
novamente, depende do uso que terá da bike.
Na minha speed, to com problema no cambio dianteiro e só tenho rodado na coroa 39, com 11-28. Tem sido bem interessante pedalar assim, mas já mandei arrumar.

Bons pedais ! 

Essa parte de relação e complicada essa minha configuração eu penso q atende bem tanto em marcha leve como marcha pesada ( velocidade final).
Mas como falei preceitos, não é uma lei na minha visão são orientações , Guide lines. Mas deve-se estudar caso a caso.


Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Dez 2020 as 06:52
Sou da turma que não vai com a cara do 1x. E meu motivo pra isso é bastante pratico: Belo Horizonte tem morro pra todo lado! E na volta o que era subida vira descida, que eu curto pedalar tb.

Com esse perfil, se uma relação 2x ficaria limitada em comparação à que eu tenho hoje, imagina uma 1x então? Definitivamente não é pra mim.

Mas é o caso de cada um. Reduzir coroas é uma troca: fica mais leve e fácil de operar, mas perde amplitude. Peso a menos na minha bike não é meu foco atual (eu tenho mais de 30kg pra perder antes de me preocupar com isso), a complexidade não me atrapalha no meu uso, então a perda de amplitude me parece somente isso: uma perda.

Avalie o que vc prioriza e manda ver! Lembra de colocar tb o custo da migração, que pode ser bastante significativo nesses dias. Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
ThiagoSouto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Jun 2020
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:10
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoSouto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2020 as 10:09
Decidido, 

Com a ajuda de vcs resolvi manter do jeito q está... Trocar tudo iria sair caro demais, pois minhas peças todas são novas, não tem nem 100km rodados

Vou montar outra com 1 coroa e k7 46 no mínimo.

Apareceu um quadro Oggi 7.0 novo por 300 reais, acho q o preço está bom.

Obrigado a todos!!!
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X